Paraty é um destino do Rio de Janeiro que nos encantou profundamente. Sabe aquela cidade que tem uma variedade de atrações que incluem praias, cachoeiras, trilhas, mirantes e não podemos esquecer do Centro Histórico impressionante (veja os pontos turísticos de Paraty).
E para quem gosta de curtir a natureza, vai encontrar na cidade uma variedade de cachoeiras. Por isso, separamos as melhores cachoeiras de Paraty para você curtir durante a viagem e ter boas lembranças.
1. Cachoeira Pedra Branca e Poço da Usina

E a nossa primeira dica de cachoeira em Paraty é a Cachoeira Pedra Branca. Essa é uma das cachoeiras mais bonitas da cidade, mas também uma das mais movimentadas. Então se prepare para encontrar a atração com muitos turistas. Quando conhecemos essa cachoeira, ela estava bem cheia. Mas isso não nos atrapalhou a aproveitar o local.
Formada por duas quedas d’água e algumas piscininhas rasas e tranquilas, a Cachoeira Pedra Branca é perfeita para tomar banho e curtir a natureza.
Mas um pouco antes da Cachoeira Pedra Branca você vai encontrar o Poço da Usina, um poço com 6 metros de profundidade que marca o local onde foi construída a primeira usina da cidade. E no local também tem uma casa com objetos da primeira usina de força de Paraty, vale a pena dar uma conferida.
O Poço da Usina é uma parada para apreciação e tirar fotos, sendo proibido tomar banho. Mas para curtir uma boa cachoeira é só continuar a trilha até a Cachoeira Pedra Branca.

Para chegar até a Cachoeira Pedra Branca e o Poço da Usina é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 10 minutos, mas ela é bem fácil e tranquila.
E essas duas atrações fazem parte do roteiro do passeio de Jeep, um dos melhores passeios de Paraty.
E para quem quer conhecer esses pontos turísticos de Paraty, certamente contratar o Jeep Tour é uma ótima opção. Mas você também pode chegar até o local por conta própria, já que no jeep tour o tempo de permanência na cachoeira é de aproximadamente 40 minutos.
Contrate aqui seu Jeep Tour em Paraty e conheça as melhores cachoeiras da região, inclusive a Cachoeira Pedra Branca e o Poço da Usina.
2. Cachoeira do Tobogã

A Cachoeira do Tobogã também é muito procurada em Paraty. Por isso, o local costuma ficar bem cheio e não podia ficar de fora da nossa lista de melhores cachoeiras em Paraty.
A Cachoeira do Tobogã é famosa por ter uma pedra que serve como tobogã natural, onde os aventureiros descem escorregando. Assim, o local costuma estar sempre cheio e com fila para descer na pedra, principalmente no horário que os passeios chegam. Então, se prepare para pegar uma fila, caso queira curtir o tobogã.
Mas essa cachoeira não é ideal para tomar banho e relaxar, apenas se divertir no tobogã natural. Até porque ela está sempre bem cheia e movimentada.
Para chegar até a Cachoeira do Tobogã você deve fazer uma trilha de aproximadamente 5 minutos, partindo da Igreja Nossa Senhora da Penha. Mas essa é uma trilha bem tranquila e fácil. E o passeio de jeep também passa nessa cachoeira.
Veja também: O que fazer em Paraty à noite.
3. Poço do Tarzan

E após se divertir no tobogã natural você pode conhecer o Poço do Tarzan, um lugar ideal para relaxar e curtir a natureza.
Por ficar bem próximo à Cachoeira do Tobogã, o Poço do Tarzan também é um ponto turístico bem popular e frequentado em Paraty. Além disso, essa cachoeira é parada do Jeep Tour. Então é bem provável que você encontre a atração bem cheia.
E para chegar até o Poço do Tarzan, basta seguir a trilha depois da Cachoeira do Tobogã. Essa trilha é uma pequena subida, mas é bem tranquila e rápida.
Ao final da trilha você vai encontrar uma pequena queda d’água que forma um poço envolto por pedras com águas esverdeadas e cristalinas, um lugar bem lindo. Então, o Poço do Tarzan não podia ficar de fora da nossa lista de melhores cachoeiras de Paraty. E no local ainda tem um restaurante, mas para acessar ele é necessário atravessar o Poço por uma ponte de corda e madeira.
4. Cachoeira do Saco Bravo

Localizada na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, a Cachoeira do Saco Bravo é uma atração incrível para você conhecer durante a viagem para Paraty. Desse modo, a atração é formada por uma pequena queda d’água em meio às pedras que forma uma piscina natural.
Além de ser uma cachoeira linda para você curtir a natureza, o mais interessante da Cachoeira do Saco Bravo é que ela deságua no mar. E no local, enquanto você toma um delicioso banho de cachoeira, pode apreciar a bela vista para o mar. Sem dúvida, uma vista incrível para curtir em Paraty.
Mas para chegar até a Cachoeira do Saco Bravo é necessário contratar um guia e fazer uma trilha de aproximadamente 8 km, a partir da Praia da Ponta Negra. Essa trilha é de nível difícil com subidas e descidas.
Veja também: O que fazer em Paraty com chuva.
5. Pedra que Engole

Por fim, a nossa última dica de cachoeira em Paraty é a Pedra que Engole, uma atração bem divertida e diferente para você curtir na cidade. Essa cachoeira fica em Trindade e o seu acesso é feito a partir da Praia do Meio.
Na Pedra que Engole, você literalmente vai ser engolido pela pedra e sair em um poço. E apesar de parecer um pouco estranho ser engolido pela pedra, essa é uma atração super divertida e que atrai muitos turistas.
A trilha para chegar até a Pedra que Engole dura aproximadamente 30 minutos e tem algumas subidas. Então se prepare para caminhar um pouquinho. Mas durante o trajeto você vai encontrar vários poços e até outras cachoeiras para tomar banho e descansar um pouco.
Ainda não decidiu a sua hospedagem? Então veja as nossas dicas de melhores pousadas em Paraty. E para quem quer ficar no burburinho da cidade, separamos uma lista com as melhores pousadas do Centro Histórico de Paraty.
*Salve no Pinterest para ler depois

Para ler em seguida:
- Hotéis em Paraty: 8 opções que valem a pena.
- Passeio para o Saco do Mamanguá em Paraty.
- Passeio de Escuna em Paraty – Rio de Janeiro.
- Melhores hotéis com piscina privativa no RJ.