Carnaval de Vitória

Um guia com o que você precisa saber sobre o Carnaval oficial de Vitória. Conheça um pouco das escolas de samba, saiba onde comprar o ingresso e a ordem dos desfiles.

Para quem quer aproveitar o Carnaval de Vitória separamos algumas informações básicas para você curtir o Carnaval sem estresse.

Se preferi vá direto ao tópico desejado sobre o Carnaval de Vitória:

Chegando aquela época em que muitos passam o ano inteiro se preparando, enquanto outros apenas preparam suas fantasias e partem para diversão. É isso aí, estamos falando do tão esperado Carnaval. Época de se divertir muuuuiito e se jogar no samba.

Então se você adora curtir o Carnaval, vamos te apresentar o Carnaval Oficial de Vitória. Não pense que desfiles de escolas de samba acontecem apenas no Rio de Janeiro e São Paulo. Por que em Vitória nós temos desfiles de Carnaval sim, Brasil.

Aliás, já pode ir preparando suas fantasias, escolher sua escola de samba preferida e simbora cair na folia no carnaval de Vitória.

Por que conhecer o Carnaval capixaba

Em primeiro lugar, o Espírito Santo é um estado lindo e o Carnaval de Vitória não deixa nada a desejar.  Então, além de aproveitar o Carnaval capixaba você já aproveita para conhecer um pouco da cidade, comer a moqueca capixaba, pegar um bronze nas lindas praias de Vitória, conhecer o Convento da Penha e muito mais.

E podemos garantir, tem muitas atrações interessantes que irão te encantar. Mas esses não são os únicos motivos para você curtir o Carnaval de Vitória. Porque se fossemos falar das belezas capixabas não caberia nesse artigo. Então vamos focar no Carnaval.

O Carnaval de Vitória acontece uma semana antes do Carnaval oficial em todo o país que é dia 25 de fevereiro. É isso mesmo, o Carnaval capixaba 2020 acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Assim, você poderá curtir o Carnaval em Vitória nos dias 13, 14 e 15, e depois curtir o Carnaval dos outros estados. Desse modo, você poderá curtir dois carnavais no mesmo ano, não tem coisa melhor.

Mas se quiser ficar por aqui e aproveitar mais do Carnaval capixaba, bloquinhos de rua para você aproveitar bastante, não irão faltar.

Aliás, os bloquinhos são bem animados e divertidos. Então se você curte bloquinhos, mas não está a procura de lugares tão agitados como o Rio de Janeiro e São Paulo, Vitória é o lugar certo.

Onde acontecem os desfiles do Carnaval de Vitória

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória acontecem no Sambódromo Walmor Miranda, o Sambão do Povo. Dessa forma, ele fica localizado na Rua Dário de Lourenço Souza, bairro Mario Cypreste, Vitória.

Aliás, o Sambão do Povo fica próximo a Rodoviária de Vitória.

As escolas de samba que participam do desfile

Para você ficar por dentro dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, vamos te apresentar um pouquinho de cada uma.

Você pode visitar a página de cada uma delas e conhecer melhor a escola de samba, bem como seu samba enredo.

Andaraí

O bloco Andaraí chegou à condição de escola de samba em 1975, representando os moradores do bairro Santa Martha e região. Mas a Andaraí sempre fez parte da folia capixaba.

Para mais informações acesse o Facebook da Andaraí.

Novo Império

Essa é uma das escolas de samba mais antigas e mais tradicionais do Espírito Santo. Assim, a Novo Império foi fundada em 1956, quando ainda utilizava o nome Império da Vila Rubim.

Ainda mais, a escola de samba Novo Império fica localizada no bairro Caratoíra, em Vitória. Para ouvir o samba enredo desse ano e ficar por dentro de tudo sobre a escola de samba acesse seu site.

Tradição Serrana

No ano de 2000, o bloco Tradição Serrana se transformou em escola de samba, recebendo o nome de Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Tradição Serrana.

Em 2012 a escola de samba foi campeã ao homenagear todas as escolas de samba que desfilaram aquele ano.

Unidos de Barreiros

A escola de samba Unidos de Barreiros foi fundada em 09 de janeiro de 1972, no bairro São Cristóvão. Desse modo, seus enredos trazem as tradicionais personalidades de São Cristóvão.

Então se quiser conferir mais sobre a escola de samba, acesse o Facebook da Unidos de Barreiros.

Rosas de Ouro

A escola de samba Rosas de Ouro foi fundada em 1984, no bairro Serra Dourada II. Contudo, sua estreia no Carnaval de Vitória aconteceu em 1985, quando foi campeã e repetiu o título em 1987 e 1989.

Para mais informações acesse o Facebook da Rosas de Ouro.

Imperatriz do Forte

A Imperatriz do Forte foi fundada em 1972, no Forte São João. Desse modo, seu desfile oficial aconteceu somente em 1974, já que em 1973 em sua primeira participação no Carnaval de Vitória ela desfilou como estagiária e sem verbas.

Para mais informações acesse o Facebook da Imperatriz do Forte.

Independentes de São Torquato

A Independentes de São Torquato fica localizada no bairro São Torquato, Vila Velha.

Desse modo, a escola é pentacampeã do carnaval de Vitória e surgiu do Bloco Caveira que se tornou escola de samba em 1974. Para mais informações acesse o Facebook da Independentes de São Torquato.

Os eventos e ensaios da Independentes de São Torquato acontecem na Av. Anézio José Simões, bairro São Torquato, Vila Velha.

Chega Mais

A escola de samba Chega Mais foi fundada em 1980, nas comunidades do Morro do Quadro.

Assim, a escola de samba começou a desfilar no carnaval de Vitória no mesmo ano em que foi fundada. Contudo, deixou de se apresentar em 1992, retornando apenas em 2013.

A escola fica localizada no bairro do Quadro, em Vitória. Para saber mais informações acesse o Facebook da Chega Mais.

Chegou o que Faltava

A Chegou o que Faltava surgiu em 1973, quando era o Bloco do Hi-Fi. A agremiação somente começou a desfilar no Carnaval de Vitória três anos depois, e apenas se apresentou como escola de samba em 1984.

Para mais informações acesse o Facebook da Chegou o que Faltava.

Unidos da Piedade

A Unidos da Piedade surgiu em 1955 na Fonte Grande, em Vitória. Desse modo, a Unidos da Piedade é um das mais antigas escolas de samba do carnaval de Vitória. Sendo a escola de samba foi 15 vezes campeã do Carnaval de Vitória.

Uma característica dessa escola de samba é que ela realiza iniciativas que buscam contribuir para inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos residentes nos morros da Fonte Grande, Moscoso, Rosário, entre outros locais.

Para mais informações acesse o Facebook da Unidos da Piedade.

Independente de Boa Vista

O bloco Boa Vista nasceu em 1975 na cidade de Cariacica, e mais tarde se tornou a escola de samba Independentes de Boa Vista. Assim, a escola desfilou no primeiro grupo em 1984. Aliás, a Boa Vista foi 4 vezes campeã do Carnaval de Vitória.

Para mais informações acesse o Facebook da Independentes de Boa Vista.

Mocidade Unida da Glória

A Mocidade Unida da Glória, também conhecida como MUG é uma escola de samba de Vila Velha que surgiu em agosto de 1980. Desse modo, a escola de samba soma sete títulos do Carnaval de Vitória, conquistados nos anos de 2003, 2005, 2011, 2013, 2015, 2016 e 2018.

Se você quiser acompanhar eventos e ensaios da escola de samba, eles acontecem na Quadra Mocidade da Glória, localizada na Rua Mourisco, s/nº, Glória, Vila Velha. Para mais informações sobre a MUG, acesse seu site ou o Facebook da Mocidade Unida da Glória.

Pega no Samba

A Pega no Samba teve início em um bloco carnavalesco em 1976, mas somente em 1981 a escola de samba surgiu oficialmente. Nesse mesmo ano, a escola conquistou o título de campeã do Carnaval capixaba.

A escola de samba fica localizada na Rua Doutor Amédico de Oliveira, 445, Consolação, Vitória. Para mais informações acesse o Facebook da Pega no Samba. 

Unidos de Jucutuquara

O bloco Unidos de Jucutuquara nasceu em 1972. Contudo, apenas em 1987 o então bloco, virou escola de samba. Assim, em 1990 a escola de samba conquistou seu primeiro título carnavalesco.

Para ficar por dentro de tudo sobre a escola de samba, bem como seu samba enredo, acesse o site da Unidos de Jucutuquara ou o Facebook da Unidos da Jucutuquara.

Império de Fátima

A Império de Fátima é uma escola mais nova, uma vez que surgiu em 2013.

A escola Império de Fátima fica localizada na Rua C Três, bairro de Fátima Serra. Para mais informações acesse o Facebook da Império de Fátima. 

Mocidade Serrana

A Mocidade Serrana foi fundada em 1980 no bairro José de Anchieta, no município da Serra. Desse modo, suas corres são verde e Branco. Ainda mais, o símbolo da escola de samba é o Morro do Mestre Álvaro, um ponto turístico bem conhecido na Serra.

Para mais informações acesse o Facebook da Mocidade Serrana. 

Mocidade da Praia

A Mocidade da Praia foi fundada em 06 de junho de 1947. Portanto, a escola de samba é uma agremiação sediada no bairro Praia do Canto e suas cores são azul, vermelho e branca.

Para mais informações acesse o Facebook da Mocidade da Praia. 

União Jovem de Itacibá

A União Jovem de Itacibá é mais uma escola de samba de Cariacica. Desse modo, ela foi fundada em 1976, sendo a primeira escola de samba da cidade.

Veja aqui opções de onde se hospedar em Vitória para aproveitar o Carnaval.

Independente de Eucalipto

Finalmente, a Independente de Eucalipto é uma escola de samba da Grande Vitória, que ficou alguns anos sem participar do Carnaval. Contudo, retornou no ano de 2018.

Assim, a escola de Samba surgiu em 2 de julho de 1982, no bairro Maruípe.

Para mais informações acesse o Facebook da Independente de Eucalipto. 

Ordem dos desfiles do Carnaval de Vitória em 2020

No Carnaval de Vitória 2020, a ordem de desfile das escolas de samba será:

13/02/2020 – Tradição Serrana, União Jovem de Itacibá, Mocidade Serrana, Independente de Eucalipto e Imperio de Fátima;

Na quinta-feira a abertura do Sambódromo é às 19:00hrs e o início do desfile ás 21:00hrs.

14/02/2020 – Pega no Samba, Chega Mais, Andaraí, Rosas de Ouro, Chegou o que Faltava, Barreiros e Mocidade da Praia;

Na sexta-feira a abertura do Sambódromo é às 20:00hrs e o início do desfile ás 22:00hrs.

15/02/2020– Unidos da Piedade, Unidos de Jucutuquara, MUG, Boa Vista, Novo Império, Imperatriz do Forte e Independentes de São Torquato.

Por fim, no sábado a abertura do Sambódromo também é às 20:00hrs e o início do desfile ás 22:00hrs.

Onde comprar os ingressos

Se você pretende curtir o Carnaval de Vitória, lembre-se que ele está chegando e os ingressos são vendidos bem rápidos. Então corre para comprar seu ingresso que as vendas para conferir os desfiles das escolas de Samba no Carnaval de Vitória 2020 já se iniciaram.

Assim, você poderá optar por comprar o ingresso único, que te dá direito a assistir um dia de desfile. Ou ainda, optar pelo passaporte que te dá acesso a todos os dias de desfile.

Aliás, você também poderá optar em comprar o ingresso para mesas e arquibancada, confira tudo

Desse modo, você poderá adquirir os ingressos  online no site da Le Billet.

Informações importantes sobre o Carnaval de Vitória

A classificação para o carnaval de Vitória é livre. Contudo, menores de 16 anos, apenas terão acesso ao local, desde que acompanhados exclusivamente do pai, mãe, tutor, guardião ou responsável legal. Ou ainda, autorizado pelos pais, por declaração com firma reconhecida em cartório. Nesse caso, deverá portar documento de identificação.

Fique ligado que o local do evento não é coberto, exceto os camarotes.

Aliás, o Sambódromo possui acesso para deficientes.

Quanto à comida, o acesso ao local somente será permitido se você estiver portando até duas garrafas plásticas de água de 500 ml e lanches em recipiente descartável.

Por fim, é necessário documento de identificação para acessar o evento.

Estacionamento

O Sambódromo não possui estacionamento. Então, encontrar um local para estacionar próximo ao Sambão do Povo, principalmente em dias de desfiles de escolas de samba se torna “Missão Impossível”.

Desse modo, a melhor forma para você chegar ao sambódromo será de Uber ou táxi, talvez seja preciso descer um pouco longe do sambódromo, devido ao trânsito do local. Mas nada que uma caminhadinha resolva.

Acesse o site do Carnaval Oficial de Vitória para conferir mais informações.

Veja também: Como sobreviver ao Carnaval no Rio de Janeiro pelo Blog Receitinhas e Viagens.

Para ler em seguida: