Está planejando alguma viagem nacional ou internacional? Então você já ouviu falar sobre as exigências de estar imunizado contra a Covid-19 para visitar determinados lugares ou países. E para comprovar essa imunização, você deve ter em mãos o Certificado de Vacina do Covid-19.

Por isso, o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 se torna cada vez mais indispensável para quem está planejando uma viagem. Então, se você quer saber o que é esse certificado e como emitir o seu, nesse post vamos tirar todas as dúvidas.

O que é o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19?

Em primeiro lugar, o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova que o cidadão está imunizado com dose integral da vacina contra o Covid-19.

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é aceito para viagens internacionais?

O certificado é um documento reconhecido em território nacional. Porém, mesmo não existindo uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, como comprovante de vacinação.

Então fique atento as regras do país a ser visitado e consulte em algum órgão oficial se o certificado nacional serve como comprovante de vacinação.

Veja também: Seguro viagem barato – 5 dicas para contratar o seu.

Quem pode emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19?

Todos os cidadãos que já tomaram as duas doses de vacina contra a COVID-19 ou dose única e tem o seu registro de vacinas disponíveis no Conecte SUS Cidadão podem emitir o certificado.

Onde emitir o certificado?

O Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 poder ser emitido tanto pelo aplicativo do Conecte SUS Cidadão, disponível para android e IOS, quanto pelo site Conecte SUS. Então é só escolher a melhor forma para você.

O que é o Conecte SUS e como se cadastrar?

O Conecte SUS é uma plataforma criada para unificar as informações relacionadas a saúde do cidadão. Nesta plataforma é possível ver o seu histórico de vacina, assim como, emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Ainda mais, na plataforma você pode ver o resultado de exames realizados pelo SUS, medicamentos prescritos e dispensados, atendimentos realizados, informações sobre doação de sangue e acompanhamento, entre outros serviços.

O acesso à plataforma do Conecte SUS é feito através do site gov.br (mesmo site usado para emitir o certificado internacional de vacinação). Portanto, se você já tem cadastro no site do governo é só clicar em “entrar com Gov.br” na página inicial do Conecte SUS, que você vai ser redirecionado para a página de login. Depois é só entrar no site do governo como de costume, com seu CPF e senha, que você vai ser redirecionado para a página inicial do Conecte SUS.

Caso ainda não tenha cadastro no site Gov.br, é necessário seguir as instruções do site para criar o seu cadastro, antes de prosseguir para o Conecte SUS.

Veja também: Melhores sites e dicas para encontrar passagem aérea barata.

Como obter o certificado digital de vacina contra Covid-19? Passo a passo

1° Se vacinar contra a Covid-19

O primeiro passo para emitir o Certificado de Vacinação Nacional Covid-19 e tomar a dose integral da vacina (duas doses ou dose única, a depender do imunizante).

Então, caso ainda não tenha se vacinado, fique atento ao calendário de vacinação da sua cidade.

2° Esperar o registro de vacina ser validado no Conecte SUS

Se você já tomou a dose integral da vacina contra a Covid-19, basta acompanhar pelo aplicativo do Conecte SUS ( na aba “vacinas”) para ver se a vacina já foi lançada no sistema.

Caso a vacina que você tomou seja composta por duas doses, só é possível emitir o certificado após tomar a segunda dose.

Mas o registro da vacina pode demorar até 10 dias, após a data de vacinação, para ser inserido no sistema do Conecte SUS. Então, não se preocupe se você tomou a vacina e ela ainda não foi lançada no sistema.

3° Emitir o certificado de vacina contra Covid-19

Com o registro de vacina lançado no sistema, é hora de emitir o certificado. Assim, para emitir o certificado é só seguir os próximos passos.

1 – Em primeiro lugar, entre no aplicativo do Conecte SUS e clique no ícone vacinas, na página inicial.

Como emitir o certificado de vacina contra Covid-19
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

2 – Na aba “vacinas”, clique no ícone “carteira de vacinação digital”.

Como emitir o certificado de vacinação contra Covid-19
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

3 – Agora você já tem o seu certificado de vacinação, mas é necessário validar. Você pode validar tanto pelo site, quanto aplicativo.

Certificado de Vacinação
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

4° Validar o certificado de vacina contra Covid-19

Para validar o seu certificado, basta clicar no site indicado, ao lado do QRCode, ou ler o QRCode.

Para validar pelo site, é só acessar o “https://validacertidao.saude.gov.br/” e em seguida clicar no botão “próximo”. Na próxima página, basta clicar em “Certificado de Vacinação”.

Como validar o certificado de vacina contra Covid-19
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação
Como validar o certificado de vacina contra Covid-19
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

Por fim, basta digitar o código indicado no seu certificado de vacinação, no campo “utilize o código” ao lado do QRCode ou ler o QRCode. Agora é só clicar em validar e pronto, seu documento está validado e disponível na aba ‘vacinas” do Conecte SUS.

Certificado Nacional de Vacinação
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

Agora o seu certificado está emitido e válido. Portanto, você pode acessar ele quantas vezes desejar, pelo site e aplicativo, na aba “vacinas”. Mas você também pode salvar o documento em PDF e imprimir.

Veja também: Como tirar o passaporte pela primeira vez – passo a passo.

Como emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em inglês e espanhol.

Como emitir o certificado digital de vacina contra Covid-19 em Inglês e em Espanhol.
Escolhas do idioma para o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (passo 5).

Além de emitir o seu Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 na língua portuguesa, você também pode emitir ele em inglês e espanhol.

Então, caso você vá fazer uma viagem internacional é recomendado emitir o certificado em inglês ou espanhol, conforme o idioma do país a ser visitado.

Para emitir o certificado em outro idioma é bem simples e o processo pode ser feito tanto no aplicativo do Conecte SUS quanto no site. Para isso basta seguir os passos que listamos abaixo.

  1. Acessar o site ou o aplicativo do Conecte SUS e fazer login.
  2. Clicar na aba de vacinas.
  3. Clique nos ícones referentes as vacinas para Covid-19.
  4. Clique em certificado de vacinação.
  5. Por fim, é só clicar na bandeira do Brasil na parte superior da tela. Após isso, uma aba com outros idiomas vai expandir (inglês e espanhol). Então, escolha o idioma que você quer o certificado e clique. Após isso, o seu certificado já vai ser exibido no idioma escolhido e pode ser salvo em PDF e impresso. Mas se você quer imprimir, clique no ícone “PDF”.

*Salve no Pinterest para ler depois

Certificado digital de vacina Covid-19

Para ler em seguida: