Atualizado:

Guia de viagem para Colonia del Sacramento, Uruguai

Com encantadoras ruas de pedras, arquitetura única, bons restaurantes e lindas paisagens, Colonia del Sacramento é uma das cidades mais incríveis do Uruguai, sendo um destino imperdível para conhecer.

A cidade, colonizada por espanhóis e portugueses, reflete em sua arquitetura e cultura, as características de ambos os países, tornando Colonia del Sacramento um destino único e cheio de histórias.

TOP 11 coisas para fazer em Colonia del Sacramento

As principais atrações de Colonia del Sacramento ficam no Bairro Histórico, mas a cidade também tem passeios interessantes para fazer em seus arredores. Confira as nossas dicas de melhores coisas para fazer em Colonia del Sacramento:

Mulher caminhando pelas ruas de paralelepípedos do Centro Histórico de Colonia del Sacramento.

1. Caminhar pelo Bairro Histórico

O Centro Histórico de Colonia del Sacramento é onde se concentram os principais pontos turísticos, restaurantes e bares da cidade. Portanto, esse é o ponto de partida para conhecer o destino.

O Bairro Histórico é a parte mais antiga e charmosa de Colonia. Nele você vai encontrar lindas ruas, construções com arquitetura única, além de pontos turísticos importantes para a história da cidade.

No Centro Histórico encontra-se a Basílica do Santíssimo Sacramento, considerada a igreja mais antiga do Uruguai, juntamente com outras atrações imperdíveis, que devem ser visitadas.

Uma mulher explorando a Calle de los Suspiros, uma atração imperdível para visitar em Colonia del Sacramento em um dia.

2. Conhecer a Calle de los Suspiros

Localizada no Bairro Histórico, a Calle de los Suspiros é uma das ruas mais bonitas e fotogênicas de Colonia del Sacramento. A rua de pedras, que também é uma das mais antigas da cidade, é repleta de lendas, histórias e construções antigas que refletem a arquitetura portuguesa e espanhola, se transformando em construções únicas.

Mulher atravessando o Portón de Campo em Colonia del Sacramento com sua majestosa estrutura de pedras.

3. Visitar o Portón de Campo

Localizado no Bairro Histórico, o Portón de Campo é um monumento de grande importância histórica para Colonia del Sacramento. O monumento foi inaugurado no ano de 1745, sendo o principal acesso para a cidade durante a dominação portuguesa.

O portal, acompanhado de uma muralha de pedras e uma ponte formando o Bastión de San Miguel, é um dos pontos turísticos mais visitados de Colonia. Por isso, dependendo do dia, pode ser até difícil conseguir uma foto sozinha no portal.

Mulher apreciando a deslumbrante paisagem de Colonia del Sacramento do cume do Farol.
Mulher contemplando o Rio da Prata a partir do cume do Farol.
Imagem de uma mulher caminhando entre as ruínas do Convento, situado aos pés do Farol.

4. Subir no Farol de Colonia del Sacramento

Erguido em 1857, em meio as ruínas do Convento de San Francisco Javier, do Farol de Colonia del Sacramento é possível ter uma vista privilegiada da cidade e do Rio de la Plata.

Atualmente, ele é um dos pontos turísticos mais visitados do destino, pois o cenário formado pelas ruínas do convento, que foi destruído por um incêndio, se integra com o Farol, tornando-o um cartão postal da cidade.

Dependendo do dia, você pode enfrentar uma fila para subir no topo da atração, pois o número de pessoas que podem subir em simultâneo, é pequeno. Para subir no topo do farol é cobrada uma pequena taxa de 50 pesos uruguaios.

Foto de uma mulher diante da construção avermelhada do Museu Casa Portuguesa.

5. Visitar um museu de Colonia

Colonia del Sacramento tem mais de 6 museus que relatam a história e a cultura da cidade, através de suas exposições. Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre a origem, história e a influência dos espanhóis e portugueses em Colonia, é interessante visitar ao menos um museu. Os principais museus para conhecer é a Vivienda PortuguesaEspacio Dr. B. RebuffoEspacio del AzulejoEspacio IndígenaArchivo Histórico Regional e o Espacio Español.

Imagem de uma Parrilla Uruguaia apresentando uma variedade de cortes de carne.

6. Provar a parrilla uruguaia

Aproveite sua visita à Colonia del Sacramento para provar a parrilla uruguaia, um churrasco bem típico do país com diversas carnes, que vem acompanhado de arroz branco e salada. Mas para acompanhar o seu churrasco, sugerimos um vinho uruguaio ou uma sangria/clericó, as quais são bebidas bem populares e deliciosas da cidade, ideais para beber nos dias mais quentes.

Imagem do típico sanduíche uruguaio, o chivito, onde a gema de ovo escorre delicadamente sobre os demais ingredientes, realçando o apetitoso conjunto de sabores.

7. Provar a culinária do Uruguai

Além da parrilla, não deixe de provar outras comidas típicas do Uruguai, como o chivito, um sanduíche muito popular feito com carne bovina (em forma de bife), ovo frito, bacon, queijo, salada e molho.

A empanada, sangria/clericó e o vinho uruguaio também são opções gastronômicas bem interessantes para provar na sua viagem. Confira onde comer em Colonia del Sacramento com dicas dos melhores restaurantes e os pratos mais típicos de cada estabelecimento. 

Imagem do pôr do sol em Colonia del Sacramento, acentuado pelas tonalidades alaranjadas que pintam o céu e criam um espetáculo visual deslumbrante no Río de la Plata.

8. Ver o pôr do sol

O pôr do sol em Colonia del Sacramento é simplesmente perfeito. Então, se na sua viagem o dia estiver ensolarado, não deixe de apreciar esse espetáculo, que é o sol se ponto no Rio de La Plata e iluminando as ruínas e monumentos da pequena cidade com seus tons dourados. Indicamos dois bons lugares para ver o pôr do sol no destino, o Bastión de San Pedro e o Bastión de San Miguel.

Imagem de uvas entre folhas, em uma parreira.

9. Visitar uma vinícola

Você sabia que na viagem para Colonia del Sacramento é possível fazer um passeio para vinícola? Se você planeja permanecer mais de um dia no destino, desfrute de vinícolas incríveis nos arredores da cidade. Em Carmelo, a cerca de uma hora de Colonia, você encontrará belíssimas vinícolas, acessíveis por conta própria, mas é recomendável estar de carro.

Imagem de uma praia de Carmelo, cercada por uma exuberante paisagem natural.

10. Fazer um bate e volta em Carmelo

Que tal aproveitar sua viagem para Colonia del Sacramento e conhecer mais um destino super charmoso do Uruguai? Carmelo é uma pequena cidade, que fica a cerca de 1 hora de carro de Colonia. Ela é pouco visitada pelos turistas, porém, é um destino encantador com lindas vinícolas, lagos e belas paisagens.

11. Andar de bicicleta em Colonia del Sacramento

Uma das melhores coisas para fazer em Colonia del Sacramento é andar de bicicleta, por permitir conhecer mais do destino com facilidade. Você pode alugar uma bicicleta ou contratar o tour de bike, mas alguns hotéis também oferecem bicicleta gratuita para seus hóspedes.

Dica extra: a Plaza de Toros fica um pouco afastada do Bairro Histórico, mas vale a visita. Inaugurada em 1910, ela funcionou por apenas dois anos, sendo fechada devido à proibição de touradas no Uruguai. A atração passou por uma restauração e refuncionalização entre 2019 e 2021, tornando-se uma arena cultural que promove uma diversidade de shows e espetáculos. O local também proporciona visitas guiadas, que devem ser reservadas online ou na hora (caso haja disponibilidade).

Como chegar em Colonia del Sacramento?

Imagem de uma pessoa sentada na janela do ferry em um dia nublado, uma das formas mais práticas de como chegar em Colonia del Sacramento.

Localizada a sudoeste do Uruguai, Colonia del Sacramento fica às margens do Rio de la Plata e você pode chegar até o destino de ônibus, carro ou ferry. A cidade é bem pequena e não tem aeroporto, mas o acesso por terra ou água é bem fácil, tanto das cidades uruguaias como de Buenos Aires.

Colonia del Sacramento fica a cerca de 2 horas de carro ou ônibus de Montevidéu, no Uruguai, e 1 hora de Buenos Aires, na Argentina. Neste último caso, a viagem é feita de barco pelo Rio de La Plata. Além disso, o percurso preferido dos turistas é ir de Buenos Aires para Colonia del Sacramento em ferry.

O melhor modo de ir para Colonia del Sacramento vai depender do seu ponto de partida, gosto pessoal e estilo de viagem. Veja o nosso texto como chegar em Colonia del Sacramento, saindo de Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este com todas as formas de se locomover e preços.

Onde ficar em Colonia del Sacramento?

Imagem da entrada do Charco Hotel em Colonia del Sacramento, situado em uma rua de paralelepípedos movimentada.

Colonia del Sacramento é uma cidade pequena, mas com ótimas opções de hospedagens. Se você está sem carro, recomendo que se hospede em algum hotel no Centro Histórico para ficar próximo das principais atrações, como Portón de Campo e Calle de los Suspiros.

O Centro Histórico é onde se concentra a maioria dos atrativos de Colonia del Sacramento, além dos principais bares, cafés e restaurantes. Portanto, ao se hospedar no centro, você vai ficar perto de tudo e poderá conhecer praticamente todos os atrativos da cidade a pé.

Para ver mais opções de hospedagens, veja o texto de hotéis em Colonia del Sacramento, mas se você planeja viajar no inverno, não perca as nossas dicas de hotéis com piscina aquecida em Colonia del Sacramento.

Quando ir para Colonia del Sacramento?

Imagem de Colonia del Sacramento em um dia ensolarado de verão.

As estações do ano são bem definidas no Uruguai. Por isso, qualquer época do ano é boa para conhecer Colonia del Sacramento, pois as condições climáticas não afetam muito os atrativos da cidade. Separamos as principais características de cada estação para você escolher a que mais te agrada.

  • Colonia del Sacramento no inverno: para quem ama o frio, o inverno é perfeito para visitar o destino. Por ser uma cidade litorânea, a incidência de ventos deixa o clima mais frio com sensação térmica negativa. O inverno no Uruguai é de junho a setembro, sendo julho o mês mais frio. No inverno é baixa temporada no Uruguai, então, Colonia del Sacramento está mais vazia e os preços mais baixos.
  • Colonia del Sacramento na primavera: com temperaturas amenas e ruas floridas, Colonia fica incrivelmente linda na primavera. A primavera, que vai de setembro a dezembro, é perfeita para quem deseja encontrar as ruas da cidade cheias de flores e com aquele ar alegre.
  • Colonia del Sacramento no verão: o verão é alta temporada no Uruguai, sendo a época em que Colonia está mais cheia e os preços mais altos. As temperaturas no verão também são bem altas, principalmente durante o dia, quando costumam variar entre 20 °C e 30 °C.
  • Colonia del Sacramento no outono: outra estação onde a cidade se transforma em um cenário lindo, pois as folhas amarronzadas estão caindo. As temperaturas no outono, que vai de março até junho, também são bem agradáveis para curtir uma viagem incrível.

Como se locomover em Colonia

Panorama da cidade de Colonia del Sacramento inserida na paisagem natural ao seu redor.

A maioria dos atrativos e pontos turísticos de Colonia del Sacramento ficam no Centro Histórico, então, você pode conhecer grande parte do destino a pé. Mas a cidade tem alguns meios de transportes bem interessantes para se locomover e conhecer os atrativos mais afastados e até o Bairro Histórico.

  • Transporte público: esse é um meio de transporte indicado para quem vai conhecer os arredores de Colonia del Sacramento. Para conhecer o Centro Histórico, ele é dispensável.
  • Táxi: ao utilizar o táxi, você deve tomar bastante cuidado para não cair em um golpe. Eles não costumam utilizar o taxímetro, então, você deve combinar o valor da corrida no início, senão, ao final, eles vão cobrar um valor bem alto.
  • Aluguel de bicicleta: a bicicleta é um meio de transporte bem interessante em Colonia del Sacramento e você vai encontrar vários lugares para alugar. Além de alugar ela por conta própria, você pode contratar o tour de bicicleta para conhecer o destino, a partir de R$ 380,00.
  • Aluguel de carros de golfe: outra opção interessante para se locomover em Colonia del Sacramento é o carro de golfe, o valor do aluguel é a partir de R$ 350,00. Inclusive, esse é um meio de transporte muito utilizado pelos turistas.
  • Aluguel de carro: é interessante para quem está viajando em grupo e vai conhecer os arredores de Colonia del Sacramento. Para conhecer a cidade, ele é dispensável. Para alugar um carro no Uruguai é necessário ter 21 anos e não necessita da Permissão Internacional para Dirigir (veja dicas para alugar um carro mais barato).

Se você comprar o passeio com o ônibus turístico para ficar em Colonia del Sacramento apenas um dia, não é preciso se preocupar com a sua locomoção.

Quantos dias ficar em Colonia?

Uma mulher caminhando em direção ao Rio de la Plata em Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento é uma cidade onde é possível visitar seus principais atrativos (Centro Histórico) em apenas um dia, mas ela tem algumas atrações nos arredores, indicadas para quem vai ficar mais dias no destino.

Se você não tem disponibilidade para ficar mais de um dia, vale muito a pena fazer um bate e volta ou dormir apenas uma noite. Mas se você tem disponibilidade, recomendo ficar pelo menos 3 dias para conhecer tudo com calma e fazer outros passeios, como conhecer Carmelo e visitar uma vinícola.

Para quem quer tirar uns dias de férias para descansar em um lugar tranquilo e charmoso, enquanto se delicia com a culinária e a beleza do local sem seguir um roteiro, pode ficar quantos dias quiser, pois Colonia é um lugar realmente lindo e agradável para relaxar.

Onde comer em Colonia del Sacramento?

Mulher caminhando em frente ao restaurante La Locanda, uma excelente opção de onde comer em Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento tem ótimos restaurantes, onde você vai desfrutar o melhor da culinária uruguaia. Além disso, você pode provar os pratos mais típicos do Uruguai, como parrilla, alfajor, empanada, sangria/clericó e o tradicional chivito. Confira alguns restaurantes incríveis de Colonia.

  • La Bodeguita: localizado no Centro Histórico, o restaurante tem vista para o Rio de La Plata e oferece um cardápio bem diversificado.
  • Bohemia Bistro: um restaurante ideal para quem ama a culinária italiana, localizado no Centro Histórico.
  • Charco Bistro: o restaurante do Charco Hotel tem vista para Rio de la Plata com ambientes e pratos bem sofisticados, sendo um dos melhores do destino.
  • La Locanda: um restaurante e bar bem interessante para curtir a noite em Colonia del Sacramento, pois tem música ao vivo e um ambiente agradável. 

Confira nossas dicas de onde comer em Colonia del Sacramento com uma seleção completa de restaurantes incríveis e os pratos típicos de cada estabelecimento.

Onde beber em Colonia?

A parede de um estabelecimento em Colonia del Sacramento exibe uma imagem de Frida Kahlo.

Colonia del Sacramento não é um destino muito badalado para curtir a noite, mas a cidade tem ótimos bares, além dos restaurantes incríveis que citamos acima. Para quem curte algo mais animado, a cidade possui alguns bares maravilhoso (não prometo agitação, mas dá para tomar uma cervejinha, uns vinhos ou uns drinks e se divertir muito).

Custos da viagem para Colonia del Sacramento

  • Preços de hospedagens: em Colonia tem muitas opções de hospedagens, incluindo hotéis maravilhosos com vista para o Rio de la Plata. Uma cama em dormitório de 6-8 pessoas, custa em média R$ 150 a noite, enquanto um quarto em um hotel simples, custa em média R$ 400. Se você optar por uma hospedagem de luxo, a diária pode sair a partir de R$ 900.
  • Transporte: a maioria das atrações do destino fica no Centro Histórico, sendo possível conhecer a pé. Além disso, o Porto de Colonia fica bem próximo do Centro Histórico. Uma boa opção de transporte para conhecer o destino é alugar uma bicicleta ou carrinho de golfe (a partir de R$ 350).
  • Comida: para quem gosta de mergulhar na gastronomia local, separe um bom orçamento para a comida. E pela nossa experiência na cidade, você vai gastar praticamente o mesmo valor em um lanche e um prato em um restaurante. Nos restaurantes, você encontra pratos que variam entre R$ 30 e R$ 100. Nos bares, os drinks ficam entre R$ 30 e R$ 60 e a cerveja R$ 15.
  • Passeios: em Colonia tem diversos passeios para você fazer, sendo que a maioria são para conhecer o Centro Histórico. O free tour é uma boa opção para quem quer economizar, mas para conhecer os arredores de Colonia, recomendamos que você compre um passeio ou alugue um carro.

Orçamento sugerido para sua viagem

Tipos de viagemHospedagemTransporteComidaPasseiosCusto médio diário
EconômicoR$ 150,00R$150,00R$ 300,00
NormalR$ 400,00R$ 300,00R$ 50,00R$ 770,00
LuxoR$ 900,00R$ 600,00R$ 400,00R$ 1.900,00
*Todos os valores são aproximados, isso não quer dizer que você vai gastar exatamente este valor na sua viagem para Colonia. Optamos por não especificar um valor para transporte, pois ele é dispensável para conhecer o Centro Histórico.

Para a viagem econômica, sugerimos um orçamento de ao menos R$ 300 ao dia. Nesse orçamento, estamos considerando que você vai se hospedar em um hostel em quarto compartilhado e conhecer o Centro Histórico a pé ou com o free tour, não gastando com transporte nem passeios.

Na viagem normal, o orçamento que sugerimos para o seu dia é de R$ 770. Nele você pode ficar em hotéis com serviços básicos e café da manhã. Os restaurantes são boas opções, já que tem pratos com ótimos preços durante o almoço. Para o transporte, não separamos nenhum valor, pois você pode andar tranquilamente pelo Centro Histórico de Colonia a pé.

No orçamento luxo de R$ 1.900, consideramos ficar em um hotel com bons serviços e localização, comer em bons restaurantes e frequentar bares para aproveitar as suas tardes e noites com bons drinks. No transporte, você pode alugar um carro, bicicleta ou carro de golfe, mas não indicamos um valor para esse fim. E no passeio é interessante visitar uma vinícola, que custa a partir de R$ 350.

Saiba antes de ir

Mulher apreciando a vista do alto do Bastión de San Miguel em Colonia del Sacramento..
  • A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio, mas muitos comércios de Colonia del Sacramento aceitam o real e o peso argentino. Recomendo fazer câmbio e usar a moeda local caso vá ficar mais de um dia, pois a cidade tem casas de câmbio com preços bem justos e caixas eletrônicos.
  • Turistas brasileiros não precisam de visto, nem passaporte para entrar no Uruguai, quando a viagem é de até 90 dias, mas você deve ter a passagem de saída do país.
  • Em algumas compras no Uruguai feitas no cartão de crédito, os turistas podem receber o estorno do IVA.
  • A voltagem no Uruguai é de 220v. Portanto, fique atento aos aparelhos que levar. Além disso, o padrão de tomadas é de 3 pinos grossos e alinhados. Então, veja se você precisará de adaptador.
  • As ruas do Bairro Histórico são com pedras irregulares. Então, o uso de sapatos confortáveis são indispensáveis para uma caminhada mais tranquila e evitar acidentes, como uma torção no pé.
  • Contrate um seguro viagem para o Uruguai, pois ele pode evitar aquele perrengue de viagem que ninguém deseja, como cancelamento de passagem.
SEGURO VIAGEM

O seguro viagem vai te auxiliar em caso de doenças, acidentes, roubos e cancelamentos. Nós nunca viajamos sem seguro e recomendamos a todos que também não deixe de contratá-lo. 

Nossa empresa preferida é a Seguros Promo, pois nela sempre encontramos uma ampla oferta de seguros com os melhores preços e descontos.

O que levar na mala para Colonia del Sacramento?

O Uruguai é um país com as estações bem definidas, então você deve fazer a mala conforme a época da viagem. Confira o nosso artigo lista de viagem com um checklist de tudo que não pode faltar em sua mala de viagem, incluindo itens para o verão e inverno.

Ao viajar para Colonia del Sacramento, não se esqueça de contratar a VPN (rede privativa virtual). A VPN é indispensável em nossas viagens, pois deixa as conexões em redes de Wi-Fi mais seguras e permite acessar qualquer site ou aplicativo dos países. Já tivemos problemas para acessar aplicativos de banco estando em outros países e a VPN possibilitou o acesso de forma rápida e segura.

É seguro viajar para o Uruguai?

A maioria dos destinos do Uruguai são seguros para viajar, incluindo Colonia del Sacramento, sendo uma cidade histórica bem tranquila para conhecer. Em nossas viagens para Colonia, não vimos nenhuma situação que colocasse em dúvida a nossa segurança.

Confira as nossas dicas para você viajar com segurança em Colonia del Sacramento:

  • Nunca volte tarde da noite a pé para a sua hospedagem, principalmente quando a região não é movimentada e você tiver que caminhar muito.
  • Faça uma cópia de todos os seus documentos e deixe sempre em local seguro.
  • Sempre mande o seu roteiro de viagem para um familiar. Apesar de o Uruguai ser um país seguro, é sempre importante as pessoas saberem o que você está fazendo.
  • Ao chegar na sua hospedagem, veja se o local é seguro. Se você não se sentir seguro, troque de hospedagem. Quando ficamos em dúvida sobre a segurança de uma hospedagem, reservamos apenas uma diária. Assim, podemos sair da hospedagem sem muito prejuízo.
  • Se você passar por uma emergência e precisar de ajuda, disque 911.

Quer mais informações sobre o destino? Então, confira todos os artigos que escrevemos sobre viajar para Colonia del Sacramento e continue planejando a sua viagem:

PLANEJE SUA VIAGEM PARA O URUGUAI

Reserve seu hotel no Uruguai

Para reservar seu hotel no Uruguai, indicamos usar o Booking, um site de reservas que sempre usamos em nossas viagens. Além da grande oferta de hospedagens, ele possui os melhores preços. Nossos hotéis preferidos no Uruguai são:

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

O seguro viagem para o Uruguai é indispensável e vai te assegurar em casos de doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e cancelamento de voos. As empresas que indicamos para contratar seguro viagem são:

Alugue um carro no Uruguai

O Uruguai é um ótimo país para explorar de carro. Portanto, se você planeja conhecer mais de uma cidade, uma das melhores opções, para mais conforto e comodidade, é alugar um carro. A empresa que indicamos para aluguel de carro é a Rentcar.

Reserve seus passeios e experiências

Contratar seus passeios com antecedência pode economizar muito tempo durante a sua viagem. Além disso, você pode contratar seus passeios no conforto de sua casa e pagar com o cartão de crédito. As empresas que usamos e indicamos para contratar passeios e comprar ingressos são a Civitatis e a Get Your Guide.

Quer mais informações sobre o Uruguai?

Não deixe de visitar nosso guia dos melhores lugares para conhecer no Uruguai para obter ainda mais dicas de destinos para visitar em sua próxima viagem!

Para ler em seguida: