Com encantadoras ruas de pedras, arquitetura única, bons restaurantes e lindas paisagens, Colonia del Sacramento é uma das cidades mais incríveis do Uruguai, sendo um destino imperdível.

Grande parte das características de Colonia del Sacramento se dá por ela ter sido colonizada por espanhóis e portugueses. Assim, a cidade reflete em sua arquitetura e cultura, as características de ambos os países, o que torna Colonia del Sacramento um destino único e cheio de histórias.

Caminhar pelas ruas da cidade é como andar em um cenário de filme romântico antigo. Então, se você gosta de cidades charmosas, calmas e com cenários lindos, Colonia del Sacramento é um destino perfeito para conhecer.

Colonia del Sacramento, Uruguai: roteiro, dicas, hotéis e preços

E para você organizar uma viagem incrível, fizemos um guia com dicas imperdíveis. Então confira o que fazer, como chegar, quando ir, roteiro de viagem, melhores hotéis e dicas para aproveitar ainda mais a sua viagem para Colonia del Sacramento.

O que você vai ver neste guia de viagem:

Como chegar em Colonia del Sacramento

Como chegar em Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, vista do farol

Localizada no sudoeste do Uruguai, a cidade fica às margens do Rio de la Plata. Assim, você pode chegar à Colonia del Sacramento de ônibus, carro ou ferry.

Como já falamos, a cidade é bem pequena. Portanto, não tem aeroporto. Mas o acesso por terra ou por água é bem fácil, tanto das cidades uruguaias como de Buenos Aires.

Então, veja como ir para Colonia del Sacramento partindo do Brasil, de Buenos Aires ou de Montevideo. Assim, você pode escolher a rota que faz sentido para a sua viagem.

1. Do Brasil até Colonia del Sacramento

A forma mais fácil de chegar à Colonia del Sacramento saindo do Brasil é pegar um voo até o aeroporto de Montevideo (Aeroporto Internacional de Carrasco). E ao chegar no destino, você pode seguir as instruções de como ir de Montevideo até Colonia del Sacramento.

Mas nesse caso, sugerimos que você aproveite para ficar alguns dias na capital do Uruguai, caso ainda não conheça ou queira visitar a cidade novamente.

2. De Montevideo até Colonia del Sacramento

De Montevideo até Colonia del Sacramento você pode ir de carro ou ônibus. Ambas as opções são boas, então a escolha vai depender do seu gosto ou orçamento de viagem.

A opção mais confortável é alugar um carro, pois você não vai depender dos horários de transporte. E ao chegar em Colonia você vai ter mais comodidade, caso queira visitar os atrativos mais distantes do Bairro Histórico. A viagem de carro até Colonia demora em média 2 horas.

Contudo, a opção mais barata é ir de Montevideo até Colonia de ônibus, sendo que as principais empresas que fazem essa linha são a TURIL e a COT. A viagem de ônibus dura em média 2h e 50 min e a passagem é o mesmo preço em ambas as empresas, custando em média R$ 55 ($ 424 Pesos Uruguaios em março de 2021). Você também pode conferir as tarifas atualizadas nos sites das empresas.

3. De Buenos Aires até Colonia del Sacramento

Ferry de Buenos Aires a Colonia del Sacramento
Travessia de ferry de Buenos Aires para Colonia

A melhor opção para ir de Buenos Aires até Colonia del Sacramento é de ferry. Esse é um trajeto bem comum que os turistas fazem, principalmente quem opta por fazer um bate e volta de Buenos Aires a Colonia del Sacramento, um dos melhores passeios em Buenos Aires.

O trajeto de ferry é feito por três empresas, sendo elas: a Buquebus, a Seacat e a Colônia Express.

A travessia de ferry dura em média 1h e 15 minutos, e o preço pode variar de acordo com a empresa e a classe escolhida. Você pode conferir os valores atualizados nos sites das empresas.

Quando fomos de Buenos Aires para Colonia, fizemos o trajeto com a Buquebus e pagamos R$ 260,00 na cabine turística com direito a um ônibus turístico (veja nosso post com mais detalhes sobre a travessia e como é o bate e volta de Buenos Aires para Colonia del Sacramento).

Dica: se você está em outras cidades do Uruguai e pretende ir até Colonia del Sacramento de ônibus, recomendamos que acesse o site de Turismo do Uruguai para ver qual empresa é a melhor opção para a sua viagem.

Como se locomover em Colonia del Sacramento

Como se locomover em Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento – Uruguai

Colonia del Sacramento é uma cidade muito pequena. Então a melhor opção para explorar o Bairro Histórico é a pé.

Para quem vai ficar alguns dias na cidade e deseja conhecer as atrações mais afastadas do Bairro Histórico, como a Plaza de Toros, sem dúvida as melhores opções são: alugar um carro, comprar o passeio com ônibus turístico ou usar transporte público.

E novamente reiteramos, alugar um carro é a opção mais cômoda para seguir o seu roteiro sem depender de horários de ônibus ou qualquer outro meio de transporte.

Mas outra opção é comprar o passeio com o ônibus turístico, que é mais viável para quem vai ficar um ou dois dias na cidade. O ônibus passa nos principais pontos turísticos e você pode descer e subir em qualquer ponto, quantas vezes quiser.

Ao contratar o passeio com o ônibus turístico, você recebe um mapa com os pontos de parada e os horários. E caso opte pelo bate e volta saindo de Buenos Aires também é possível comprar o day use no ônibus turístico junto com a passagem do ferry.

Você também pode usar o transporte público na cidade. Não podemos falar muito sobre valores e eficiência desta opção de transporte, pois não usamos. Mas essa é uma opção viável para quem não quer alugar carro ou comprar o day use no ônibus turístico.

Em Colonia vimos táxis pela cidade, mas não usamos esse meio de transporte para saber o valores. Contudo, esse também pode ser um meio para você se locomover na cidade.

Quando ir para Colonia del Sacramento

Quando ir para Colônia del Sacramento
Colonia del Sacramento no Uruguai

Qualquer época do ano é boa para conhecer Colonia del Sacramento, pois as condições climáticas não afetam os atrativos da cidade. Porém, as estações do ano são bem definidas no Uruguai. Assim, o cenário que você vai encontrar na cidade é bem diferente em cada estação. Mas já adiantamos que em todas as estações ela é igualmente linda e surpreendente.

As estações do ano em Colonia del Sacramento

Separamos as principais características de cada estação para você escolher a que mais te agrada.

  • Colonia del Sacramento no inverno: para quem ama um friozinho, o inverno é perfeito para visitar a cidade. Em Colonia as temperaturas são bem baixas no inverno. E por ser uma cidade litorânea, a incidência de ventos deixa o clima ainda mais frio com sensação térmica negativa. O inverno no Uruguai é de junho a setembro, sendo julho o mês mais frio. No inverno é baixa temporada no Uruguai, então a cidade está mais vazia e os preços mais baixos que na alta temporada.
  • Colonia del sacramento na primavera: com temperaturas amenas e ruas floridas, Colônia fica incrivelmente linda na primavera. A primavera, que vai de setembro a dezembro, é perfeita para quem deseja encontrar as ruas da cidade cheias de flores e com aquele ar alegre.
  • Colonia del Sacramento no verão: O verão é alta temporada no Uruguai. Portanto é a época em que a cidade está mais cheia e os preços mais altos. As temperaturas no verão também são bem altas, principalmente durante o dia, quando costumam variar entre 20 °C e 30 °C.
  • Colonia del Sacramento no outono: O outono é outra estação onde a cidade se transforma em um cenário lindo, pois as folhas amarronzadas estão caindo no chão. Assim, as temperaturas no outono, que vai de março até junho, também são bem agradáveis para curtir uma viagem.

Então, agora é só você escolher como quer encontrar o destino durante a sua viagem.

Você gosta de cidades com lindas paisagens? Então conheça também Mendoza, na Argentina, um destino surpreendente conhecido pela produção de vinho.

Quantos dias ficar

Quantos dias ficar em Colonia del Sacramento
Bairro Histórico de Colonia

Colonia del Sacramento é uma cidade onde é possível visitar seus principais atrativos em apenas um dia. Mas ela também pode ser explorada em mais dias, pois é um lugar agradável para ficar e com muitas atrações para conhecer.

Se você não tem disponibilidade para ficar mais de um dia, vale muito a pena fazer um bate e volta ou dormir apenas uma noite no destino.

Mas se você tem disponibilidade, recomendamos ficar pelo menos 3 dias para conhecer tudo com calma.

E para quem quer tirar umas férias para descansar em um lugar tranquilo e charmoso, enquanto se delicia com a culinária e a beleza do local sem seguir um roteiro, pode ficar quantos dias quiser, pois Colonia é um lugar realmente lindo e perfeito para relaxar.

Se você pretende fazer o bate e volta ou ficar apenas um dia na cidade, recomendamos que veja nosso roteiro de Colonia del Sacramento em um dia.

Onde ficar em Colonia del Sacramento

O Bairro Histórico e suas proximidades é a melhor região para ficar em Colonia del Sacramento. Nessa região, além de se hospedar em um charmoso hotel ou pousada de arquitetura europeia, você ainda vai ficar perto dos principais pontos turísticos, bares e restaurantes.

Na cidade você também vai encontrar hotéis e pousadas incríveis, com uma bela arquitetura ou até mesmo uma vista incrível para o Rio de La Plata. Assim, separamos 3 dicas incríveis de hospedagens em Colonia que valem a pena ficar.

 Charco Hotel

Hotel em Colonia Del Sacramento
Foto: divulgação booking.com

Além da linda arquitetura e decoração, o Charco Hotel tem uma bela vista, bom café da manhã e espaços amplos e aconchegantes para seus hóspedes (ver mais fotos e preços).

Posada de la Flor

Pousada em Colonia Del Sacramento
Foto: divulgação booking.com

Com uma bela vista para o Rio de La Plata, a Posada de la Flor tem ambientes aconchegantes e ainda oferece bicicletas gratuitas para os seus hóspedes (ver mais fotos e preços).

El Viajero Colonia

Hostel em Colonia Del Sacramento
Foto: divulgação booking.com

E para quem procura um hostel, o El Viajero oferece quartos privativos e compartilhados com bons preços, além de uma decoração bem alegre (ver mais fotos e preços).

Ver mais hospedagens em Colonia del Sacramento

O que fazer em Colonia del Sacramento

O que fazer em Colonia del Sacramento
Margens do Rio de la Plata em Colonia del Sacramento

As principais atrações de Colônia del Sacramento ficam no Bairro Histórico. Mas a cidade tem muitas atrações em seus arredores que valem a pena ser visitadas.

Colônia del Sacramento, que chama a atenção por sua arquitetura, cultura e história, possui muitas opções de o que fazer. Desse modo, a cidade tem passeios culturais, belas paisagens e boa gastronomia para você aproveitar durante a viagem.

Pontos turísticos imperdíveis de Colonia del Sacramento

Então, vamos conferir os pontos turísticos imperdíveis para conhecer em Colonia del Sacramento, no Uruguai.

1. Bairro Histórico

Bairro histórico
Bairro Histórico de Colonia del Sacramento

O Bairro Histórico é a parte mais antiga e charmosa da cidade. Aliás, é nele onde ficam muitos dos pontos turísticos e atrações de Colonia.

No Bairro Histórico você vai encontrar lindas ruas, construções com arquitetura única, além de pontos turísticos importantes para a história da cidade.

Sem dúvida, o Bairro Histórico é a principal atração de Colonia e um passeio incrível e indispensável em qualquer roteiro de viagem.

2. Calle los Suspiros e Avenida General Flores

Avenida General Flores
Avenida General Flores

Localizadas no Bairro Histórico, a Calle los Suspiros e Avenida General Flores são as duas ruas mais bonitas e fotogênicas de Colonia del Sacramento.

Claro que a cidade é repleta de lugares fotogênicos, mas essas duas ruas são realmente incríveis.

A Calle los Suspiros é uma das ruas mais antigas da cidade.

Assim, a rua de pedras é repleta de lendas, histórias e construções antigas que refletem a arquitetura portuguesa e espanhola, se transformando em construções únicas.

Existem muitas lendas sobre a origem do nome da Calle los Suspiros. Uma delas é que os condenados à morte que eram levados ao rio para serem fuzilados, passavam por essa rua dando seus últimos suspiros de vida. Mas outra lenda mais popular é que no local funcionavam casas de prostituição e os suspiros que originaram o nome da rua eram das moças ou dos rapazes que suspiravam por elas.

A Av. General Flores é um dos lugares mais fotogênicos da cidade. Desse modo, a avenida que é cercada por árvores em ambos os lados tem belas construções históricas, sendo um cenário perfeito para uma caminhada tranquila e tirar muitas fotos. Ainda mais, nessa avenida você vai encontrar ótimos bares, restaurantes e lojinhas.

3. Portón de Campo

Localizada no Bairro Histórico, a Portón de Campo é um monumento de grande importância histórica para Colonia del Sacramento.

Desse modo, o monumento foi inaugurado no ano de 1745, sendo o principal acesso para a cidade durante a dominação portuguesa.

O portal, que é acompanhado de uma muralha de pedras e uma ponte, é um dos pontos turísticos mais visitados de Colonia. Dependendo do dia pode ser até difícil conseguir uma foto sozinha no portal.

Portón de Campo
Portón de Campo

4. Farol de Colonia del Sacramento

Farol de Colonia del Sacramento
Farol de Colonia del Sacramento

Do Farol de Colonia del Sacramento é possível ter uma vista privilegiada da cidade e do Rio de la Plata.

Desse modo, o farol que fica junto às ruínas do Convento de São Francisco é uma atração muito procurada na cidade.

Mas dependendo do dia, você pode ter que enfrentar uma fila para subir no topo, visto que o número de pessoas que podem subir ao mesmo tempo é pequeno.

Para subir no topo do farol é cobrada uma pequena taxa, pagamos R$ 6,00. O valor pode ser pago em Real, Peso Argentino ou Peso Uruguaio, mas o troco é sempre dado em Peso Uruguaio.

Caso seja um dia ensolarado, prefira subir o farol ao entardecer, pois a vista fica sensacional.

5. Ruínas do Convento são Francisco

As Ruínas no Convento de São Francisco ficam junto ao farol, que foi construído dentro das ruínas do convento. Assim, as ruínas e farol formam uma única paisagem.

O único atrativo das ruínas é admirar a construção, junto ao farol. Mas ainda assim vale a pena a visita, pois o local rende ótimas fotos.

Ruínas do Convento são Francisco
Ruínas do Convento são Francisco

6. Museu Português

O Museu Português foi inaugurado em 1977 e fica em uma casa de arquitetura portuguesa construída no século XVIII.

Entre os itens expostos no museu você vai encontrar mobiliários português, armas, artesanatos e reproduções de cartografias dos séculos XVI e XVII. Ainda mais, é nesse museu que fica o escudo original do Portón de Campo.

7. Museu Municipal

O Museu Municipal fica em uma construção portuguesa do século XVIII, que sofreu modificações pelos espanhóis.

Inaugurado em 1941, o museu expõe objetos herdados, utilizados ou descobertos pela comunidade de Colonia del Sacramento.

8. Museu do Azulejo

O Museu do Azulejo também fica em uma construção portuguesa do século XVIII.

O museu, que preserva grande parte da construção original, possui em seu acervo uma coleção de azulejos de origem francesa e espanhola que foram utilizados na arquitetura local, desde o século XIX.

E se você é um amante de história e cultura, saiba que Colonia tem muitos museus, além dos que citamos. Assim, outros museus interessantes na cidade são: Archivo Histórico Regional, Museo Español, Museo Indígena e Museo Casa de Nacarello.

9. Basílica do Santíssimo Sacramento

A Basílica do Santíssimo Sacramento é considerada a Igreja mais antiga do Uruguai. Assim, a Basílica que fica localizada do Bairro Histórico e já passou por diversas reformas, possui traços da arquitetura espanhola e portuguesa.

Ainda mais, nesta basílica ficam os túmulos de Domingo Rama e do Padre Barredo, figuras de importante atuação na Igreja.

10. Plaza de Toros

Plaza de Toros
Plaza de Toros

A Plaza de Toros fica um pouco afastada do Bairro Histórico, mas vale a visita. Inaugurada em 1910, ela funcionou por apenas dois anos, sendo fechada devido à proibição de touradas no Uruguai.

As ruínas da construção que se assemelham às praças de touro da Espanha, se destacam na paisagem e podem ser apreciadas pelo lado de fora, pois não é possível entrar no local.

Onde comer em Colonia del Sacramento

Outro atrativo imperdível em Colonia del Sacramento é se deliciar com a culinária local. Assim, a cidade tem ótimos restaurantes onde você vai desfrutar o melhor da culinária uruguaia.

Dentre as opções mais populares da cidade, a Parrilla Uruguaia é um dos pratos mais famosos da região e é servido em quase todos os restaurantes. Mas a Paella Uruguaia também é um prato bem famoso que vale a pena provar.

E claro que você não pode deixar de se deliciar com o doce de leite e o alfajor do Uruguai. Apesar da Argentina ser mais conhecida pela produção de doce de leite e do alfajor, o Uruguai produz doces igualmente deliciosos.

Parrila Uruguaia
Parrila Uruguaia
Clericot
Clericot

E nada melhor que um bom vinho para acompanhar todas essas delícias gastronômicas do Uruguai. Então, não deixe de provar os vinhos uruguaios. Mas outra bebida que é bem popular na região é o Clericot, uma mistura de vinho com frutas, que é uma delícia.

Alguns restaurantes incríveis para se deliciar com a gastronomia de Colonia del Sacramento são: Charco Bistrô (restaurante do Charco Hotel), La Casa de Jorge Paez Vilaró e o Lentas Maravillas.

E para quem procura por um café bem charmoso ou algum lugar para fazer um lanche, o Bike & Coffee e Queriendote são uma ótima opção.

Você também pode caminhar pelas ruas de Colonia e escolher o restaurante que mais te agrada. Desse modo, a Av. General Flores conta com muitos restaurantes bem legais.

Contudo, próximo ao farol também tem alguns restaurantes com um estilo mais romântico que são incríveis.

O que fazer a noite em Colonia del Sacramento

Colônia del Sacramento não é um destino muito badalado, no sentido de bares e baladas. Mas claro que a cidade também oferece um pouco de diversão para quem quer curtir a noite.

Então, se você não gosta muito de festas e baladas, pode aproveitar a noite para jantar em um bom restaurante, como o Charco Bistrô, que possui vista para o Rio de La Plata.

Mas para quem curte algo mais animado, a cidade possui alguns bares (não prometemos agitação, mas dá para tomar uma cervejinha, uns vinhos ou uns drinks e se divertir muito).

O Mojito Bar, Reina Café-Bar e La Locanda Bar são algumas opções de bares para curtir a noite em Colonia.

Dicas para sua viagem a Colonia del Sacramento no Uruguai

E para ajudar você a organizar a sua viagem para Colonia del Sacramento e ela ser ainda mais incrível, separamos algumas dicas super úteis.

1. Câmbio e dinheiro em Colonia del Sacramento

  • A moeda oficial do Uruguai é o Peso Uruguaio.
  • Em muitos comércios de Colonia del Sacramento o Real e o Peso Argentino são aceitos, mas recomendamos fazer câmbio e usar a moeda local, caso vá ficar mais de um dia.
  • A cidade tem casas de câmbio com preços bem justos.
  • Em compras no Uruguai específicas feitas no cartão de crédito, os turistas podem receber um estorno de 22% referente ao IVA.

Veja mais dicas de câmbio e dinheiro em Colonia del Sacramento

2. Tomadas e voltagem em Colonia del Sacramento

  • A voltagem no Uruguai é de 220v. Portanto, fique atento aos aparelhos que levar.
  • O padrão de tomadas no Uruguai é de 3 pinos grossos e alinhados. Então, se você possui aparelhos com três pinos no padrão brasileiro, ou 2 pinos finos, é necessário o uso de adaptadores.

3. Conforto nas ruas do Bairro Histórico

Bairro histórico de Colonia del Sacramento
Bairro Histórico de Colonia del Sacramento
  • Algumas ruas do Bairro Histórico são com pedras irregulares. Assim, o uso de sapatos confortáveis são indispensáveis para uma caminhada mais tranquila (e também para evitar acidentes, como uma torção no pé).
  • As ruas de pedras lembram bastante as ruas do Centro Histórico de Paraty. Se você conhece Paraty sabe o quanto as ruas são irregulares e difíceis de caminhar. Por isso, recomendamos que você use tênis.

*Salve no pinterest para ler depois

O que fazer em Colonia del Sacramento

Para ler em seguida: