VINÍCOLAS DE MENDOZA
Bodega Don Arturo
”chip

Sem dúvida, qualquer viagem à Mendoza é repleta de passeios as bodegas da cidade. E não foi diferente com a gente. Em nossa estadia em Mendoza escolhemos conhecer vinícolas de dois modos diferentes. O primeiro, daquele jeito bem tradicional, onde um ônibus te leva até a bodega, na qual falaremos nesse artigo.

E o segundo, já que amamos andar de bicicleta, optamos por fazer um passeio um pouco diferente. Assim, fizemos também o Wine Bike Tour e conhecemos algumas vinícolas de Mendoza de bicicleta.

Mas agora vamos falar tudo do nosso primeiro passeio pelas vinícolas Mendoza. Aquele passeio bem tradicional pelas vinícolas do Vale de Maipú.

Quanto custou o passeio

Mais uma vez contratamos nosso passeio na Agência Backpackers Travel and Adventure, já que o Wine Bike Tour também foi contratado nessa agência. O passeio custou R$ 50,00 por pessoa (fevereiro de 2018).

Já que compramos três passeios, para três pessoas, ganhamos descontinhos em todos os pacotes. Mas para nossa tristeza um dos passeios foi cancelado. Esse passeio foi cancelado porque não tinha juntado um grupo de pessoas para fazer rapel. E isso mesmo, não pense que Mendoza se resume a conhecer vinícolas e degustar vinhos, porque na cidade tem muitos passeios de aventuras.

A Agência Backpackrs Travel and Adventure fica localizada no Paseo Peatnal Sarmiento 229, Ciudad de Mendoza – Argentina.

Mas se você vai fazer um passeio de aventura, lembre-se de contratar o seguro viagem para esportes radicais e faça uma viagem com tranquilidade e segurança.

O que vem incluso no valor do passeio

Esse passeio era mais simples, já que íamos de vinícola em vinícola de van e fazíamos uma pequena visita. Contudo, o passeio incluiu o transporte de van, visita e degustação em duas bodegas, uma lojinha de licores e chocolate e uma fábrica de azeite. Além de uma guia que acompanhou todo o trajeto de van. Assim como os guias que nos apresentavam os locais que conhecemos.

Durante o trajeto de van até as vinícolas, a guia foi contando algumas curiosidades e histórias sobre Mendoza e suas vinícolas. As histórias eram contadas em inglês e espanhol.

Por ser um passeio mais simples, ele dura em média quatro horas. Assim, o passeio começou por volta de 13 horas da tarde e terminou aproximadamente às 17 horas. E uma van da agência nos buscou e deixou em casa.

O que conhecemos durante o passeio pelas vinícolas de Mendoza

Nesse passeio, ao longo do dia conhecemos duas vinícolas de Mendoza: a Bodega Baudrón Bodega Don Arturo, todas ficam localizadas no vale Maipú. Ainda conhecemos o interior da Pasrai Olivicola Boutique, uma fábrica de azeite e a charmosa Loja de licores e chocolate.

Bodega Baudrón

Em primeiro lugar visitamos a Bodega Baudrón. Essa bodega foi fundada em 1940 por imigrantes franceses e italianos.

Bodega Baudrón - Vinícolas de Mendoza
Bodega Baudrón – degustação

A bodega possui um ar bem diferente do que sempre imaginamos para as vinícolas. Imaginávamos um terreno vasto com uma grande plantação de uva a sua frente e uma sede de produção. Mas essa bodega não tem nada disso.

Começando por sua localização na região central de Maipú. A bodega é cercada por um enorme muro, após entrar nela, você irá encontrar um jardim, super fofinho para se encantar e tirar muitas fotos.

Outro diferencial da bodega é que ela não possui plantação de uva no local, esse é destinado somente a produção de vinho. Conferindo assim, um ar mais industrial para a mesma. Ainda mais, as uvas usadas pela bodega, provém de vários vinhedos do Leste de Mendoza, essas uvas são selecionadas cuidadosamente por profissionais, garantindo a qualidade dos vinhos .

Começamos o tour conhecendo todo o interior da bodega, como a uva chegava na vinícola e era  armazenada. Assim como todo o processo de produção e armazenamento do vinho.

Após conhecer a bodega, fomos para o salão de degustação, onde nos foi apresentado todos os vinhos produzidos, e ao final degustamos 3 deliciosos vinhos.

A visita e a degustação durou em média 40 minutos. E o tour é oferecido em inglês e espanhol.

Os vinhos na Bodega Baudrón custam em média 250 pesos argentinos, mas quem compra a caixa fechada ganha um descontinho. Além de vinhos, na bodega ainda vendia empanadas, que poderiam ser degustadas junto com o vinho.

A Bodega Baudron fica localizada na Avenida San Martin 673, M5515 Maípu. E as visitas guiadas acontecem de segunda a sábado de 11 hrs às 14 h rs. As visitas podem ser agendadas pelo site da Bodega Baudrón

Pasrai Olivicola Boutique

A nossa segunda parada foi a Pasrai Olivicola Boutique, uma fábrica de azeite. E isso aí, nós também conhecemos uma fábrica de azeite e adoramos essa visita.

A fábrica de azeite é linda. Com um pequeno pomar, o local nem possui aparência de fábrica.

Assim, começamos o tour conhecendo o passo a passo de como o azeite é produzido. Depois seguimos em direção a uma sala para conhecer alguns produtos que usam como base a oliva, como: cremes, óleos e o próprio azeite de oliva. E vamos falar uma coisa, adoramos os cremes feitos a base de oliva, a princípio achamos que o cheiro não nos agradaria, mas além de ser bem agradável, ainda eram super hidratantes.

Pasrai Olivicola Boutique
Interior da fábrica de azeites Pasrai Olivicola Boutique

Assim, depois de conhecer um pouco dos produtos do local, chegou a hora da degustação de alguns azeites. Durante a degustação conhecemos os mais variados tipos de azeite, e esses são servidos com torradinhas e patês. Sem dúvida os azeites são MARAVILHOSOS, juro que comeria uma tigela inteira de torradinha com azeite.

Na sala de degustação também funciona a lojinha, onde você poderá comprar os mais diversos produtos produzidos na fábrica, como azeites, conservas, cremes hidratante e óleos corporais.

A visita e degustação durou em média 30 minutos, e o tour é oferecido em inglês e espanhol, claro que optamos pelo espanhol.

O Pasrai Olivicola Boutique fica localizado na Ozamis Sur 2731, Maípu. O horário de funcionamento da fábrica é de segunda a sábado de 10 hrs às 12:30 hrs e de 15 hrs às 18:30 hrs. As visitas podem ser agendadas no site da Pasrai Olivicola Boutique.

Bodega Cavas Don Arturo

VINÍCOLAS DE MENDOZA
Bodega Cavas Don Arturo

Logo após degustar as maravilhosas torradinhas com azeite, seguimos para a Bodega Cavas Dom Arturo, uma vinícola familiar fundada no sec. XX. Aliás, a vinícola produz vinhos apenas para exportação.

O local possui uma construção bem bonita com uma aparência mais rústica. Sem dúvida, as parreiras carregadas a sua frente roubava a cena.

Quem nos apresentou a vinícola foi a própria dona, ela nos falou um pouco sobre o cultivo das uvas e os tipos cultivados na fazenda. Assim, depois fomos conhecer um pouco sobre a produção e armazenamento do vinho.

Após conhecer o local, seguimos para a degustação de vinho. A degustação foi feita em uma varanda  semi aberta, com uma única mesa grande ao centro, na qual não possuía local para sentar. Assim, degustamos três diferentes vinhos, a degustação foi bem rápida, visto que já havia outro grupo aguardando para degustar .

O tour e a degustação duraram em média 4o minutos e é oferecido em inglês e espanhol.  Porém, antes de começar o tour tivemos que aguardar por uns 20 minutos, pois havia outro grupo fazendo a visita.

O vinho no local custa em média R$ 150, achamos um pouco caro, e confessamos que degustamos vinhos melhores e mais baratos por Mendoza.

A Bodega fica localizada na região do vale Lunlunta em Franklin Villanueva 2233, Maipú.

Loja de licores e chocolate

Por fim, a última parada foi uma lojinha de licores e chocolates. Essa é uma lojinha onde a dona produz artesanalmente vários licores, chocolates e geleias.  Toda a sua produção é manual, e claro que isso está presente no sabor. Portanto, os licores do local possuem um sabor todo especial, assim como, o chocolate e os demais produtos.

O lojinha é uma casinha bem rústica com decoração e móveis em madeira.

No local fizemos uma rápida parada para conhecer os produtos. Eles foram apresentados pela dona da loja.

Assim, ao final de conhecer tudo, ainda fizemos uma degustação com direito a diversas geleias com torradinhas, uma dose de licor (podemos escolher o licor que quiséssemos) e chocolate.

Vai viajar para Mendoza, veja os melhores sites para comprar passagem aérea barata.

O que achamos do passeio

Esse foi um passeio mais tradicional, o qual a maioria das agências oferecem. Apesar de não poder escolher as vinícolas que vamos conhecer, o passeio valeu super a pena. Aliás, também achamos o valor do passeio super barato já que conhecemos tantos lugares e ainda tivemos transporte que nos buscou e nos deixou em casa.

Conhecer a fábrica de azeite foi um dos pontos altos do passeio. Visto que foi algo que não cogitamos conhecer durante o planejamento da viagem, mas que sem dúvida nos surpreendeu. Mas claro que as vinícolas e seus deliciosos vinhos nos encantou muito.

E afinal, qual jeito gostamos mais de conhecer as vinícolas de Mendoza? De bicicleta no Wine Bike Tour, ou de van no passeio tradicional pelas vinícolas? Vamos te confessar que o Wine Bike Tour nos encantou muito mais, afinal amamos andar de bicicleta. E claro que em ambos os passeios você vai atingir o mesmo objetivo que é conhecer as bodegas.  Mas de bicicleta  podemos admirar mais as lindas paisagens proporcionada pelas vinícolas de Mendoza e pelos Andes. Além disso, o contato com a natureza e com o local é bem maior quando se faz o Wine Bike Tour .

Para ler em seguida:

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *