CONVENTO DA PENHA: CONHEÇA ESSE CARTÃO POSTAL

Atualizado em Agosto , 2019

Convento da Penha

Sem dúvida, todos os lugares possuem aquelas atrações super importantes para reafirmar a história e a cultura local. E claro, que as histórias dos lugares em que visitamos é um programa turístico bem interessante para conhecermos e nos transportar um pouco para o passado desse lugar. E se você vai visitar o Espírito Santo já te avisamos que ele tem várias construções cheias de história para revelar. Então, vamos falar de uma das atrações mais importantes do Espírito Santo, o Convento da Penha, uma construção histórica que possui total importância para a cultura local do Estado.

Aliás, além de ser um grande marco cultural no Espírito Santo, o Convento da Penha também é um dos cartões postais do Estado. Portanto, essa atração não pode ficar de fora de seu roteiro.

Então vamos conhecer um pouquinho desse lindo lugar, e ficar por dentro de tudo que você poderá ver ao conhecê-lo.

História do Convento da Penha

Foto antiga do Convento da Penha
Foto do acervo do Instituto Jones Santos Neves

Assim, agora vamos mergulhar um pouco no passado de Vila Velha e do Espírito Santo e conhecer a história desse cartão postal.

O Convento da Penha foi fundado pelo Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo em 1558.

Ao chegar ao Espírito Santo, o Frei Pedro Palácios se abrigou em uma gruta de pedra, no morro que atualmente esta edificado o Convento da Penha. Aliás, essa gruta foi nomeada de Gruta do Frei Pedro Palácios, em homenagem ao fundador do Convento.

Depois já no ano de 1562, ele construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis. Atualmente, onde foi construída essa Capela fica o largo do Convento, conhecido como Campinho.

Já em 1568, foi construída no cume do penhasco, uma Capela que recebeu a imagem da Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal de 1569.

No decorrer dos anos, essa Capela passou por várias ampliações, sendo construídos também alguns anexos. E assim, surgiu um dos santuários religiosos mais antigo do Brasil, o Convento da Penha.

Lendas do Convento

O Convento da Penha ainda possui lendas bem interessantes que são trazidas no livro de Memórias Históricas do Rio de Janeiro. Segundo uma dessas lendas, certo dia o painel da Virgem desapareceu da Capela de São Francisco. Desse modo, profundamente triste o Frei Pedro de Palácios imediatamente andou pela mata a sua procura. Mas somente  à encontrou no alto da pedra entre duas palmeiras. Assim, ele pegou a Virgem e a devolveu à Capela. Contudo, o seu desaparecimento da Capela ocorreu por mais das vezes. Assim, o Frei Pedro de Palácios reconheceu nesses sinais a vontade de Nossa Senhora para que ele construísse uma Capela no local indicado. E assim foi construído o Convento, entre as duas palmeiras.

Outra lenda ainda fala que brotou uma fonte de água no alto do penhasco, logo que as obras da Capela se iniciaram, possibilitando assim, sua construção. Após, o termino da construção a fonte se estancou.

Sobre o Convento da Penha

O Convento da Penha fica localizado em Vila Velha, em um penhasco de 154 metros de altitude. Aliás, o Convento é um monumento arquitetônico que foi construído na rocha do morro.

Imagem da vista do Convento para Vitória e para o Mestre Álvaro
Vista do Convento para Vitória e para o Mestre Álvaro

Do local você poderá contemplar uma vista privilegiada das cidades de Vila Velha, a Capital Vitória, o morro do Mestre Álvaro e o oceano Atlântico. Então já dá para imaginar como será a vista que você terá do local, simplesmente uma vista maravilhosa para todos esses lugares. Aliás, uma das vistas mais bonitas que se pode ter em Vila Velha.

Ainda mais, ao redor do Convento da Penha você encontrará mata atlântica trazendo um charme mais que especial para o local, além claro de deixá-lo com uma temperatura bem agradável. O Convento da Penha abrange uma área de 632.22 m², sendo que seu interior traz histórias de fé e esperança, sendo considerado o maior atrativo religioso do Espírito Santo.

A faixa de Mata Atlântica existente no Santuário da Penha é a mais importante área verde da cidade de Vila Velha e abriga uma variada flora e fauna.

O Convento da Penha ainda foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943.

Aliás, seu Portão de acesso foi construído em 1952, sendo que sua arquitetura retrata as construções dos anos 50.

O que você vai ver no Convento da Penha

O interior do Convento ainda possui espaços bem expressivos, como a Igreja que é revestida parcialmente com madeira em cedro, com sua Capela-Mor. Esse serviço foi executado pelo escultor português José Fernandes Pereira.

Além da Capela-Mor, você ainda encontrará na Alto Mor da Igreja mais de 200 peças de 19 tipos diferente de mármore. Além de possuir uma talha de madeira dourada construída pelo escultor italiano Carlo Crepaz, com uma caligrafia datada do século XIX.

As paredes da Capela ainda têm obras paisagísticas do Convento da Penha, feitas por Vitor Meireles, bem como as obras sacras de Pedrina Calixto.

Imagem da vista da Janela do Convento
Janela do Convento
Imagem da vista externa do Convento da Penha
Vista externa do Convento

Após entrar no Convento, em uma de suas salas você encontrar a famosa janela que todo mundo tem que tirar aquela fotinha. Essa janela possui vistas para a Capital Vitória, bem como para o oceano e a Terceira Ponte.

Conheça o Convento da Penha

Como dissemos anteriormente, o Convento trás muita história e não pode ficar de fora de seu roteiro. Desse modo, você encontrará muitas atrações no local. Apesar de ser um monumento religioso símbolo de fé e esperança para milhares de fieis, o Convento vai muito além da religiosidade sendo também muito importante para a história e cultura do estado. Então independente de sua fé ou religião esse é um monumento que merece uma visitinha em sua viagem ao Espírito Santo. Desse modo, agora vamos conferir as atrações do Convento da Penha.

Gruta Frei Pedro Palácios

Essa Gruta foi construída em homenagem ao Frei Pedro Palácios. Ela fica no início da montanha onde está o Convento, ainda junto à praia.

 A Gruta é assinalada por uma lápide comemorativa.

Ladeira da Penitência

A Ladeira da Penitência é uma das vias de acesso ao Convento da Penha e possui esse nome tendo em vista exigir bastante esforço para subir. Desse modo, ela é exclusiva para os pedestres, mas é claro não é muito fácil a subida por esse acesso.

A Ladeira da Penitência ainda é conhecida como “Sete Alegrias de Nosso Senhor” e “Ladeira das Sete Voltas”. Essa ladeira resulta em uma caminhada de 457 metros.

Campinho

Vista do Convento da Penha visto do Campinho ao anoitecer
Convento da Penha visto do Campinho ao anoitecer

Após subir a ladeira do Convento por um de seus acessos, você chegará ao Campinho, local onde também funciona o estacionamento.

Do Campinho você terá uma das tradicionais vistas do Convento, onde esse se destaca entre duas gigantes palmeiras. Já pode parar ai, para tirar suas fotinhas.

Nesse espaço, ainda acontecem as tradicionais festas religiosas.

Ainda mais, no Campinho você encontrará uma loja de artigos religiosos, bem como uma lanchonete.

Sala de Exposições

Imagem do acesso a Sala de Exposições e a Sala dos Milagres no Convento da Penha
Acesso a Sala de Exposições e a Sala dos Milagres

Após chegar ao Campinho, para acessar o Convento você terá que subir uma escada. Assim, no final dessa escadaria encontrará a Sala de Exposições.

Desse modo, esse é um espaço de exposições de artes e de pequenas reuniões e seminários.

Sala dos Milagres

Ao lado da Sala de Exposições, você encontrará a Sala dos Milagres.

Essa é uma sala dedicada a devoção popular de “pagamento de promessas”. Desse modo, a sala possui uma variada coleção de ex-votos, além da imagem da Nossa Senhora da Penha.

Ruínas dos Escravos

Imagem do Portão de acesso a Ruína do Escravos com vista para Vila Velha
Portão de acesso a Ruína do Escravos com vista para Vila Velha

Após sair da Sala de Exposições e Sala dos Milagres, e subir uma pequena escada você verá um portão em grade. Deste ponto, pode se ver uma área gramada com ruínas. É nesse local que fica à ruína dos escravos. O portão fica fechado e não é possível chegar até as ruínas.

Conheça o Farol de Santa Luzia, em Vila Velha.

Outras informações do Convento da Penha

O acesso para o Convento da Penha é feito pela Prainha. Desse modo, você poderá subir até o monumento histórico e artístico de carro ou a pé.

Se você preferir subir a pé, lembre-se que é uma caminhada um pouco cansativa, já que o Convento fica no topo do morro. Assim, lembre-se de ir com roupas confortáveis e levar água. Mas é claro que a caminhada será um pouco tranquila devido a densa vegetação e as paisagens bem interessantes, já que em todo o percurso você encontrará Mata Atlântica, deixando assim, a caminha mais serena.

Outra maneira de subir o Convento será de carro. Assim, se você for de carro, lembre-se que nos horários de missa ou que estejam ocorrendo festividades no Convento poderá ser um pouco difícil acessá-lo, devido a limitação da quantidade de veículos que podem subir o convento simultaneamente. Então na sua entrada você poderá encontrar trânsito para acessar o local

Mas é claro, você terá ainda outra opção para subir o Convento. No local você encontrará vans que te levam até o topo do monumento. Assim, basta você acessar o Convento pelo portão principal e ficar esperando no ponto das Vans. As vans não são gratuitas.

O estacionamento do Convento da Penha fica na área conhecida como campinho, local onde você também encontrará a lanchonete.

Tanto a entrada, como o estacionamento no Convento são gratuitos.

Após chegar ao Campinho para acessar o Convento ainda será necessário subir uma escadaria.

O Convento ainda conta com banheiros e bebedouros.

Festa da Nossa Senhora da Penha

O Convento da Penha ainda promove festividades religiosas. Mas uma das mais tradicionais é a Festa da Nossa Senhora da Penha, uma das maiores festas religiosas do Brasil. Aliás, a Festa da Penha é a maior festa religiosa do Espírito Santo.

Todos os anos a Festa da Penha acontece entre os dias 21 a 29 de abril, durante a semana santa e conta com muitas atrações que atraem milhares de fiéis tanto do Espírito Santo como do Brasil.

Desse modo, entre as atrações estão as tradicionais romarias, atrações culturais, shows e missas que acontecem no Convento da Penha.

A maior atração da Festa da Penha é a Romaria dos Homens que atrai fiéis que saem de diversas regiões da Grande Vitória caminhando em direção ao Convento, onde se encontram para as missas e celebrações.

O Convento da Penha fica localizado na Rua Vasco Coutinho, s/nº, Prainha Vila Velha

Para mais informações acesse o site do Convento da Penha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip