Pense em um Farol super charmoso, com detalhes impressionantes e muita história para contar. Certamente esse é o Farol Santa Luzia, que fica localizado em uma área da marinha, na cidade de Vila Velha, bem coladinha em Vitória, a capital do Espírito Santo.

Então se você está pensando em turistar pelo Espírito Santo. Nossa dica é: além das praias, não deixe de conhecer o Farol Santa Luzia, uma vez que o local possui uma vista linda para o mar, além de vários banquinhos para sentar, onde você poderá admirar as belezas do local. Desse modo, o Farol é um ambiente muito agradável. Mas é claro que você ainda encontrará outros locais lindos para conhecer no estado, como o Convento da Penha (cartão Postal do ES).

Aliás, vamos te apresentar um pouquinho do Farol Santa Luzia que muito nos encantou e surpreendeu em Vila Velha.

Se você quiser saber todos os outros pontos turísticos de Vila Velha, contamos tudinho nesse artigo.

O que você vai encontrar no Farol Santa Luzia

Farol Santa Luzia em Vila Velha
Farol Santa Luzia

Além do Farol é claro, que possui uma vista privilegiada para o mar. Você ainda encontrará no Sítio Histórico de Santa Luzia, uma pequena vila militar, com três casas. Assim, dentre essas casas, está a casa do faroleiro, encarregado pela manutenção do local.

Sala de memórias do Farol de vila velha
Sala da Memórias do Farol Santa Luzia

Ainda mais, na pequena vila é possível conhecer o Canhão Quinhentista, o Marco Testemunho, uma lojinha de artesanatos e a Sala da Memória, que traz um pouco da história do local. Além disso, o Sítio Histórico de Santa Luzia conta com um timão, na qual simula uma embarcação. Assim, dá até para se sentir um verdadeiro marinheiro, ao olhar para aquela vista, enquanto finge estar navegando.

Desse modo, o local ainda possui rua calçada de pedras, o que traz um charme todo especial para o Farol.

Encontre aqui sua hospedagem em Vila Velha

O Farol de Santa Luzia

Então vamos conhecer um pouco sobre o Farol Santa Luzia.

O Farol foi construído na Escócia em 1869. Desse modo, atualmente possui o equipamento mecânico mais antigo em funcionamento no Espírito Santo. Aliás, o Farol foi feito em ferro fundido, com 12,5 metros de altura, sendo instalado em 1871.

Farol de Santa Luzia em Vila Velha
Entrada do Farol Santa Luzia

Além disso, é possível você subir, os 12 metros do Farol para admirar a bela vista lá de cima.

Curiosidade: inicialmente a fonte luminosa do Farol, era obtida pela queima de querosene.

Veja também: top 10 lugares para conhecer no Espírito Santo (ES)

Canhão quinhentista

Por fim, o Canhão Quinhetista é outra atração que você também encontrará no Sítio Histórico de Santa Luzia. Aliás, o canhão foi encontrado na Baía de Vitória, em 2005. Desse modo, trata-se de um tipo de canhão imperial, uma peça de artilharia usada pelos portugueses.

Como chegar e horário de funcionamento

Farol Santa Luzia
Timão – Farol Santa Luzia em Vila Velha

O Farol Santa Luzia fica localizado no Bairro Praia da Costa, Vila Velha. Assim, para chegar ao local, basta seguir até o final da Rua Santa Luzia.

Desse modo, você passará pela Praia do Ribeirinho e a Praia Secreta. Somente no final da rua, chagará ao Farol.

O Sítio Histórico de Santa Luzia está aberto para visitação de terça-feira a domingo, de 9 hrs as 16h30mim.

O tempo de permanência no local é de 20 minutos. Mas não fique preocupado, esse tempo é suficiente para conhecer o local. E a capacidade máxima é de 25 pessoas.

Mas no dia em que visitamos o Farol, como não tinha muitas pessoas conhecendo o local, permanecemos por mais de 20 minutos. A entrada é gratuita.

O meio mais fácil de chegar ao Farol Santa Luzia é de carro, visto que o transporte público não vai até o local. Mas não se limite ao carro, pois de ônibus é totalmente possível visitar o local, você só vai ter que andar um pouco mais. Assim, para quem não gosta tanto assim de caminhar, poderá chegar ao local de Uber ou Táxi.

Quanto ao estacionamento, é possível estacionar o carro nas ruas próximas ao Sítio Histórico de Santa Luzia.

Se você ama uma boa praia não deixe de conferir as melhores praias de Guarapari e o que fazer em Anchieta

Informações importantes

Tendo em vista ser uma área da marinha, é proibido o acesso:

  • sem camisa ou trajes de banho;
  • com animais, bicicletas ou veículos;
  • portando alimentos ou bebidas;
  • de menores desacompanhados dos pais ou responsáveis.

Dica: bem próximo ao Farol fica a Praia Secreta, seu acesso é por uma abertura pelo muro. Então, se você quiser conferir a praia no mesmo dia em que visitar o farol, fica a dica.

Ainda mais, um pouco antes da Praia Secreta, você encontrará a Praia do Ribeiro. Contudo, essa não é uma praia apropriada para banho. Mas como ela é cheia de barquinhos e sombreada por castanheiras, o local se torna muito bonito e agradável, ótimo para tirar fotinhas.

Para ler em seguida: