LUGARES PARA VIAJAR EM JANEIRO: OS MELHORES DESTINOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Atualizado em Julho , 2020

Veja os melhores lugares para viajar em janeiro. Confira destinos nacionais e internacionais ideais para conhecer em janeiro, com dicas do que fazer e onde se hospedar.

Lugares para viajar em Janeiro, Recife
Recife | Foto: Fabricio Macedo via Pixabay

Janeiro é o mês das férias, e claro, o mês de fazer aquela viagem bem maravilhosa. Então, para você escolher um destino perfeito para viajar durante esse período, separamos os melhores lugares para viajar em janeiro.

Aliás, você sabia que para alguns destinos da América do Sul a sua viagem pode sair mais barata? Até mesmo mais barata do que para alguns destinos do Brasil.

Então se você quer dar uma fugidinha para relaxar, descansar e ainda curtir uma viagem bem legal, veja os melhores lugares para viajar em janeiro. Confira ótimas opções para viajar no Brasil, mas também desfrutar de outros países da América do Sul com toda a sua beleza e pontos turísticos impressionantes.

Lugares para viajar em janeiro no Brasil

Que o Brasil é um país incrível e com belezas naturais que dispensam comentários, todo mundo sabe. Porém, janeiro é um mês de alta temporada devido as férias escolares e festas de finais de ano. Assim, a procura por destinos litorâneos aumenta e o custo da viagem para esses destinos também pode ser um pouco maior.

Portanto, se você vai viajar durante esse mês, se prepare para gastar um pouco mais. Contudo, alguns destinos do Brasil são ideais para viajar em janeiro, outros nem tanto, visto que as chuvas podem atrapalhar um pouco.

Durante o mês de janeiro, os destinos do Nordeste são muito procurados. Assim, qualquer destino litorâneo do Nordeste até o sul Bahia será uma ótima opção de lugares para viajar. Por outro lado, alguns destinos do Sudeste como Ubatuba, Ilhabela, Paraty e arredores pode chover muito ou o tempo ficar bem fechado, mas também pode passar a semama inteira sem chuvas. Se preferir vá aos destinos litorâneos do Rio de Janeiro, como Arraial do Cabo e Búzios (apesar da alta temporada). No Sul, o sol reina durante o verão, então vai ser interessante viajar para qualquer praia da região. Evite destinos de ecoturismo e serras, visto que na maioria deles pode chover, exceto a Chapada Diamantina, Bahia.

Para quem vai fazer uma viagem em família nas férias escolares e procura destinos ideais para curtir com crianças, veja o texto: Férias de janeiro: para onde viajar no Brasil.

Recife e Carneiros – Pernambuco

Praia dos Carneiros
Praia dos Carneiros | Foto:  Antonino Visalli via Unsplash

Como o Nordeste é uma das regiões mais procuradas durante o mês de janeiro, vamos começar indicando Recife e Carneiros, em Pernambuco.

Carneiros fica a aproximadamente 96 km de Recife. Então se você quiser aproveitar Pernambuco, pode dar uma parada na Capital Recife para curtir um pouco a região, e depois seguir rumo à Praia de Carneiros.

Em Recife aproveite as programações gratuitas e ao ar livre, bem como as praias, o Jardim Botânico e o Centro Histórico. Atividades não irão faltar em seu roteiro.

Já Carneiros é aquele destino que você vai encontra ótimas pousadas, barzinhos e restaurantes para melhor aproveitar sua viagem. O cenário que você vai ver em Carneiros é o mar com água verde e transparente, areia clara e coqueiros, sendo que a principal atração do lugar é a famosa igrejinha à beira do mar.

Você ainda pode conhecer a Praia de Tamandaré, vizinha de Carneiros, com cenários lindos e piscinas naturais.

Veja aqui opções de hospedagens em Recife e Carneiros.

Fortaleza e Jericoacoara – Ceará

Lugares para viajar em Janeiro, Jericoacoara
Jericoacoara – ©phaelshoots  – stock.adobe.com

E que tal viajar para Fortaleza e Jericoacoara em janeiro? Jericoacoara fica a aproximadamente 317 km de Fortaleza.

Para quem ama curtir a vida noturna tem um motivo a mais para ir à Fortaleza. Assim, na cidade aproveite as noite badaladas e suas belas praias. Em Fortaleza inclua em seu roteiro as praias do Futuro, de Cumbuco, da Lagoinha e de Mundaú, bem como, passeios de buggy e caminhar pela Avenida Beira Mar.

Por outro lado, Jeri (como é conhecida) é uma vila de pescadores que conserva seu estilo rústico, com ruas de areia e mangues, na qual faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara. Por ser um parque, é pago uma taxa ambiental de R$ 5,00 por dia (pode ser paga pela internet).

Assim, em Jeri você pode ver o pôr do sol na Duna do Pôr do Sol , ir até a  Pedra Furada e relaxar um pouco na Lagoa do Paraíso. Contudo, aproveite também a Vila de Jericoacoara, caminhe pelas ruas de areia (na verdade são becos) e explore os cantinhos, lojinhas e restaurantes.

Em Jericoacora você ainda pode curtir a Lagoa Azul, Praia da Malhada e fazer passeio de buggy.

Veja aqui opções de hospedagens em Fortaleza e Jericoacoara.

Morro de São Paulo – Bahia

Morro de São Paulo |  Foto:  T. BA via Wikimedia Commons.

E que tal viajar para a Bahia em Janeiro? Então, se você ainda não conhece Morro de São Paulo pode viajar para essa ilha.

Morro de São Paulo fica a aproximadamente 60 km de Salvador e faz parte de um arquipélago com 26 ilhas, contudo, apenas 03 delas são habitadas.

Se você quer curtir muitas praias com águas e areias claras, mas também quer economizar um pouco, esse destino é uma ótima opção.

Uma curiosidade sobre Morro de São Paulo é que as praias são conhecidas por ordem numérica. Aliás, no local também não existem carros, o que propicia um ambiente tranquilo, relaxante e aconchegante para você passar bons momentos.

Em Morro de São Paulo você pode curtir a Primeira PraiaSegunda PraiaTerceira PraiaQuarta Praia e Quinta Praia ou Praia do Encanto, como também é chamada.

Powered by Rock Convert

Ainda mais, nesse destino faça um mergulho na história ao conhecer os monumentos históricos como a: Fortaleza de Tapirandú de Morro de São PauloFonte Grande e a Igreja Nossa Senhora da Luz.

Reserve aqui sua hospedagem em Morro de São Paulo.

Lugares para viajar em janeiro na América do Sul

Mas você também tem muitas opções de destinos para curtir na América do Sul durante o mês de janeiro. Então se você quer explorar destinos diferentes de praias, veja a seguir quais são as suas opções.

Como é verão em Santiago e Buenos Aires, o clima está bem quente com dias ensolarados, mas esses são ótimos destinos para conhecer em janeiro. Contudo, não se restrinja em ficar nas capitais, explore seus arredores e outras regiões. No Uruguai, por causa do verão os seus destinos litorâneos estão bombando, mas destinos como Montevidéu e Colônia del Sacramento também são ótimas opções para viajar janeiro. Esse ainda é um ótimo período para conhecer as belas praias da Colômbia, com dias bem quentes e ensolarados. Contudo, não é uma boa época para conhcer Peru e Bolívia, pois pode chover muito.

Confira os países da América do Sul que é possível viajar sem passaporte.

Montevidéu- Uruguai

Montevideú
Montevedéu | Foto: pirizluz via Pixabay

Capital do Uruguai, Montevidéu é um destino muito procurado por turista e não poderia ser diferente. A cidade é bem arborizada e proporciona muitas atrações turísticas.

Dessa maneira, conhecer a Plaza Independência é um passeio obrigatório em Montevidéu. E claro, inclua em seu roteiro o Centro Histórico.

Assim, durante a caminhada no Centro Histórico você poderconferir algumas das principais atrações turísticas da cidade, como a Porta da Cidadela, o Palácio Salvo e o Teatro Solis. Ainda mais, outra atração imperdível em Montevidéu é o Parque Rodó, um parque com belas paisagens que possui várias atrações infantis, para quem vai viajar com crianças.

Mas as atrações da cidade não ficam por ai. Assim, você ainda pode conferir o Parque de Los Aliados e o Mercado Agrícola de Montevidéu.

Lembre-se que viajando para o Uruguai ou Colônia del Sacramento, você tem o estorno do IVA  em compras  de restaurantes e aluguel de carro feitas com cartão de crédito internacional.

Reserve aqui sua hospedagem em Montevidéu.

Patagônia da Argentina e Chile

Lugares para viajar em janeiro
Parque Nacional Los Glaciares | Foto: John Weinhardt via Unsplash

Como a Argentina e o Chile são ótimas opções de lugares para viajar em Janeiro, trouxemos um destino bem interessante, a Patagônia.

Assim, você pode conhecer tanto a Patagônia Argentina, quanto a Chilena na melhor época do ano. Durante o mês de janeiro, sua viagem será com temperatura mais amena e dias mais longos.

Veja aqui passeios incríveis na Patagônia.

As paisagens que você vai ver em ambos os destinos serão picos nevados, florestas tropicais e lagos cristalinos, simplesmente impressionante. Contudo, as atrações de ambas as patagônias são atividades relacionadas a natureza e muito trekking que te leva a lugares lindos como bosques, montanhas, vales e glaciares, ideal para quem gosta de ecoturismo.

Assim, você pode começar a desbravar a Patagônia pelo Chile ou Argentina. Contudo, como é um destino para explorar ecoturismo é necessário contratar passeios, sendo que algumas agência oferecem roteiro completo.

Veja aqui opções de hospedagens na Patagônia Argentina e Patagônia Chilena.

Cartagena – Colômbia

Lugares para viajar em Janeiro - Cartagena
Cartagena | Foto: Jorge Gardner via Unsplash

Cheia de praias e pontos turísticos, Cartagena é uma ótima opção de lugares para viajar em janeiro, principalmente se você adora destinos badalados, já que a cidade possui uma vida noturna bem agitada.

Veja aqui passeios incríveis em Cartagena.

Desse modo, em Cartagena você poder aproveitar as mais variadas praias durante o dia e a noite curtir os bares e casas noturnas, todos com um clima latino e caliente da cultura local.

Em uma viagem para Cartagena você pode incluir no roteiro atrações como a Muralha de Cartagena, Isla Barú, Plaza de la Adiana, Plaza Bolivar, Plaza Santo Domingo, Torre de reloj, Isla del Rosário e muito mais.

Reserve aqui sua hospedagem em Cartagena.

Viagem mês a mês – melhores lugares para viajar em:

2 thoughts on “LUGARES PARA VIAJAR EM JANEIRO: OS MELHORES DESTINOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip