QUAL O MAIOR AVIÃO DO MUNDO? CONHEÇA O AN-225

Atualizado em Agosto , 2019

O maior avião do mundo - imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente Ilustrativa

Ás vezes bate aquela curiosidade sobre determinado assunto que não aguentamos e temos que pesquisar. Então vamos  matar mais uma curiosidades sobre esse meio de transporte que mais usamos para conhecer novos destinos. Assim, vamos esclarecer uma curiosidade bem interessante: Qual o maior avião do mundo? E podemos garantir o construtor desse avião não poupou esforços ao construí-lo.

Então vamos a essa curiosidade, a maior aeronave na atualidade é um modelo Ucraniano, o AN-225 construído pela fabricante Antonov.

O AN-225, também chamado de “Mriya”, que significa sonho em ucraniano foi desenvolvido na antiga União Soviética.

Assim, o AN-225 foi construída para transportar pesadas cargas, por longa distância.

Mas não pense que a maior avião do mundo foi construído rapidamente.  Desse modo, o AN-225 começou a ser desenvolvido no início dos anos de 1980 e voo pela primeira vez apenas em 1988.

Qual o tamanho do AN-225?

Então vamos a pergunta que vale ouro, qual o tamanho desse avião? As proporções do maior avião do mundo, o AN-225 são de 84 metros de comprimento, 88,4 de envergadura nas asas, 18,1 metros de altura. Desse modo, o maior avião do mundo possui 06 turbinas com alta capacidade.

Assim, como esse é um avião construído para transportar cargas pesadas, ele pode transportar até 640 toneladas. Isso são toneladas minha gente. Desse modo, quando vazio o AN-225 pesa 185 toneladas. Então, já dá para imaginar o tamanho desse avião né.

Ainda mais, o AN-225 tem capacidade para uma tripulação de 06 pessoas.

Então vamos a algumas informações sobre o AN-225, sua velocidade máxima é de 850 km/h e a altitude máxima de voo é de 11.000m. Aliás, ele ainda possui 06 motores ZMKB Progress Lotarev D-18T.

Curiosidade: em 2010 o AN-225 foi contratado pela Petrobrás para transportar bombas de óleos, trazidas dos Estados Unidos. Assim, foi a primeira e última vez que o maior avião do mundo pousou no Aeroporto Internacional de Guaralhuros – São Paulo. Mas essa também foi à única fez que o AN-225 veio ao Brasil.

Qual o maior avião do mundo que transporta passageiros

Mas a curiosidade não para por aí, porque agora vamos falar do maior avião do mundo que transporta passageiros. Desse modo, estamos falando do modelo da Airbus, o A-380. Aquele avião que todo viajante adoraria voar pelo menos uma vez.

O A-380 foi anunciado em 1990, mas somente em 2005 fez o seu voo inaugural. Sendo que o seu primeiro voo comercial, com a empresa Singapore Airlines, aconteceu dois anos após seu voo inaugural.

O A-380 é equipado com dois motores GP 7200 e dois Rolls Trend 900. Aliás, o A-380 possui as seguintes dimensões: 72,72 metros de comprimento, 24,09 metros de altura e 79,75 metros de envergadura.

Curiosidade: não são todos os aeroportos que estão aptos a receber esse avião. Sendo que a maioria dos aeroportos que iriam receber esse voo tiveram que ser adaptados. No Brasil, somente os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Galeão, estão aptos a receber o A-380, o maior avião do mundo que transporta passageiros.

Curiosidade: infelizmente o Airbus anunciou o fim do A-380, devido a baixa procura das companhias aéreas e o custo alto na sua produção.

Você sabe quem inventou o avião? conheça a polêmica e controversa história da criação do avião



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip