MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA EM PORTO SEGURO – BAHIA

Atualizado em Julho , 2020

Entre praias badaladas e desertas confira as melhores praias de Arraial d’Ajuda, na Bahia. Veja um pouco de cada praia, como chegar e dicas para melhor aproveitar o litoral baiano.

*Salve no Pinterest para ler depois

MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA EM PORTO SEGURO - BAHIA

A encantadora cidade de Arraial d’Ajuda conta com praias realmente belíssimas e que valem aquela visita bem demorada e até voltar muitas vezes para aproveitar o melhor da região.

Então se você está planejando conhecer a cidade ou voltar para explorar o destino, veja as melhores praias de Arraial d’Ajuda. Confira ainda como chegar e dicas para melhor aproveitar cada praia.

Melhores praias de Arraial d’Ajuda

Para quem quer conhecer as praias de Arraial d’Ajuda é possível percorrer sua orla sem encontrar muitos obstáculos. Assim, as praias da cidade se trata de uma grande praia, onde cada trecho muda o nome, e possui algumas características e atrações específicas.

Desse modo, você pode conhecer a maioria das melhores praias de Arraial d’Ajuda em uma tranquila caminhada pela areia. Mas nessa lista de melhores praias também trouxemos algumas mais afastadas, como a Praia de Taípe que tem a vantagem de ser mais vazia.

1. Praia de Taípe

MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA EM PORTO SEGURO - BAHIA
Praia de Taípe | Foto: HVL via commons.wikimedia

A Praia de Taípe fica na estrada de Trancoso, a 6 km de Arraial d’Ajuda.

Então mesmo fazendo parte de Arraial d’Ajuda é possível conhecer essa praia em uma viagem para Trancoso. Desse modo, a Praia de Taípe possui águas claras com tom esverdeado ou azulado (vai depender das condições climáticas) e vegetação nativa.

As paisagens da praia são compostas por falésias de aproximadamente 45 metros de altura e coqueiros, aquela vibe bem natureza. Aliás, os aventureiros podem fazer um voo de parapente para apreciar toda a beleza da praia do alto.

Com pouca infraestrutura, você vai encontrar apenas algumas barracas no local, mas nessa praia ainda fica o resort Club Med. E para quem quer explorar o local, ao caminhar para direta vai chegar ao Rio da Barra.

Como chegar: como a Praia de Taípe fica próximo a Trancoso, a melhor forma de chegar é de carro, sendo que no local você vai encontrar um estacionamento. Desse modo, saindo de Arraial d’Ajuda basta seguir pela BR 986 e depois entrar na Estrada de Trancoso, em um caminho de terra. Para quem curte caminhada na areia ainda é possível chegar até o local a pé (em uma caminhada de aproximadamente 1h30mim), contudo é preciso ficar de olho na maré. Mas para chegar até a praia você ainda pode pegar uma van ou táxi.

2. Praia do Apaga Fogo

MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA EM PORTO SEGURO - BAHIA
Arraial d’Ajuda Eco Resort | Praia do Apaga Fogo

O legal da Praia do Apaga Fogo é que você pode aproveitar o mar e o rio, pois ela também fica as margens do Rio Buranhén (o mesmo que é preciso atravessar de balsa para chegar até Arraial d’Ajuda).

Desse modo, essa é a primeira praia de Arraial d’Ajuda e possui um visual lindo. Aliás, quando a maré está baixa se forma uma enorme piscina natural. Além do mais, nessa praia ainda fica o Arraial d’Ajuda Eco Resort.

Apesar da Praia do Apaga Fogo ser mais frequentda por quem se hospeda na região, o local é indicado para praticar alguns esportes aquáticos, como mergulho.

Como chegar: você pode chegar até essa praia caminhando, ou se preferir pegar uma van, táxi ou ônibus. Para chegar até o local caminhando, ao sair da Vila basta descer pela Rua Mucugê até a praia de mesmo nome. Depois é só seguir pela areia, no sentido esquerdo e ir desfrutando da beleza das paisagens em uma caminhada de aproximadamente 30 minutos.

3. Praia do Mucugê

MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA EM PORTO SEGURO - BAHIA
Mar Paraíso hotel | Praia do Mucugê

Essa é uma praia badalada e bem próxima do Centro de Arraial d’Ajuda, para chegar até ela basta descer a Rua Mucugê, a principal rua da cidade.

Quando a maré está baixa, na Praia do Mucugê se forma uma enorme piscina natural com águas calmas e mornas, ideal para crianças (e adultos é claro, quem não gosta de relaxar em uma piscina natural?).

Assim, a praia que possui uma extensa faixa de areia, águas claras e conta com boa infraestrutura turística é uma das mais frequentadas de Arraial d’Ajuda. Nessa praia você vai encontrar quiosques, hospedagens e muito mais para passar um dia bem delícia na cidade, sendo que ela ainda é indicada para praticar windsurf.

Como chegar: pela proximidade com o Centro de Arraial d’Ajuda, o acesso para a Praia do Mucugê é bem fácil. Desse modo, basta descer a Rua Mucugê que você vai chegar a praia. Contudo, essa é uma descida bem íngreme, então para quem não está a fim de fazer uma caminhada é só pegar uma van, um meio de transporte bem comum em Arraial d’Ajuda.

Veja aqui as melhores opções de hospedagens na Praia do Mucugê.

4. Praia do Parracho

 Praia Parracho
Kûara Hotel | Praia do Parracho

A Praia do Parracho fica a direita da Praia do Mucugê. Então para quem vai conhecer as duas praias fica até difícil saber quando uma acaba e a outra começa, pois ambas são bem badaladas e possuem quase que as mesmas características.

Essa praia é frequentada por um público mais jovem e conta com uma ótima infraestrutura turística. Desse modo, no local você vai encontrar quiosques que oferecem mesas e cadeiras na areias, além de ótimas hospedagens.

Se você quer aproveitar um pouco mais do local pode se hospedar na Casa Grande de São Vicente que oferece vista para o mar e é ideal para quem procura um lugar mais reservado. Mas você ainda tem outras ótimas opções como o Kûara Hotel e o Saint Tropez Praia Hotel que também ficam de frente para a praia.

Powered by Rock Convert

Para quem procura badalação durante períodos festivos, como Carnaval e Réveillon, a Praia do Parracho também é o point. Aliás, algumas barracas da praia ainda realizam festas bem animadas.

Como chegar: a Praia do Parracho fica a direita da Praia do Mucugê. Então para chegar até essa praia basta descer a Rua do Mucugê até a praia de mesmo nome. Depois caminhe para a direita e você vai chegar até a Praia do Parracho. Mas você ainda pode chegar até o local de carro, van ou táxi.

5. Praia da Pitinga

MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA EM PORTO SEGURO - BAHIA
Hotel Pousada Pitinga | Praia da Pitinga

Ao contrário das praias de Mucugê e Parracho, na Praia da Pitinga as falésias começam a aparecer deixando as paisagens belíssimas. Aliás, é possível fazer voo de parapente para ver uma das praias mais belas de Arraial d’Ajuda do alto.

Desse modo, a praia que na maré baixa também conta com piscinas naturais possui águas claras, areia fina e mar mais agitados.

A Praia da Pintinga conta com ótima infraestrutura turística com hospedagens e barracas que oferecem mesas e cadeiras na areia, caso queira passar o dia no local.

Essa é uma praia ideal para quem procura um lugar sossegado para relaxar em Arraial d’Ajuda. Aliás, a praia conta com ótimas hospedagem onde você pode curtir uma viagem mais tranquila. Assim, você tem como opções para ficar o Hotel Pousada Pitinga e Privillage Praia Pousada de Charme.

Como chegar: é possível chegar nessa praia caminhando, pois ela fica depois da Praia do Parracho. Assim, basta descer a Rua do Mucugê até chegar a praia de mesmo nome, depois vire a direita e continue caminhando. Você vai passar pela Praia do Parracho e depois vai chegar até a Praia de Pitinga. Para quem não está a fim de caminhar pode pegar uma van ou táxi no porto da balsa ou Centro de Arraial d’Ajuda direto para a Praia de Pitinga. O ponto da van vai ser um pouco antes de chegar à praia, mas nada que uma caminhada de 5 minutinhos resolva.

6. Praia de Aracaípe

Praia de Aracaípe
Praia de Aracaípe | Foto: Vilamir Azevedo via commons.wikimedia

A Praia de Aracaípe é uma praia escondida que fica depois da Praia do Apaga Fogo (sentido Centro de Arraial d’Ajuda), sendo que seu cenário é composto por barquinhos ao fundo. Desse modo, a Praia de Aracaípe possui águas claras, areia fina e corais.

Essa é uma praia bem tranquila e procurada por quem gosta de praticar esportes aquáticos, principalmente surf, já que tem o mar bem agitado. A praia ainda possui ótima infraestrutura turística com barracas a beira do mar e hospedagens maravilhosas.

Como chegar: você pode chegar até essa praia de ônibus, carro, van ou táxi. O preço de cada meio de transporte vai variar.

7. Praia do Espelho – Dica Extra

 Praia do Espelho
Praia do Espelho |  Foto:  Thomasilhabela via commons.wikimedia

A Praia do Espelho fica localizada em Trancoso. Então, para quem está em Arraial d’Ajuda e não vai para Trancoso, vale fazer um bate-volta até a Praia do Espelho, considerada uma das praias mais belas do Brasil.

Aliás, a Praia do Espelho está na nossa lista de melhores praias do Brasil.

A Praia do Espelho possui uma beleza única, assim, dependendo da maré e das condições climáticas, suas águas garantem características semelhante a de um espelho refletindo a luz do sol e garantindo um visual exótico e impressionante. Desse modo, o fenômeno do espelho faz com que a praia seja uma das mais procuradas por turistas na região.

Como chegar: você pode chegar até a Praia do Espelho de ônibus, carro, van ou táxi. O preço de cada meio de transporte vai variar. De carro pegue a BA-986 e depois BA-001, sentido Trancoso. Contudo, ao chegar no trevo acesse a BA-283 sentido Caraíva e siga as placas. Para facilitar o seu passeio use o GPS.

Reserve aqui sua hospedagem em Arraial d’Ajuda.

Dicas para aproveitar as melhores praias de Arraial d’Ajuda

Como falamos anteriormente é possível conhecer as praias de Arraial d’Ajuda caminhando pela orla da cidade.

Então para quem quer conhecer as melhores praias da cidade pode fazer uma caminhada, sendo que uma boa ideia de roteiro é um dia conhecer as praias do norte e em outro as mais ao sul de Arraial d’Ajuda. Assim, você pode desfrutar de cada cantinho das praias. Mas para fazer esse passeio você deve ficar atendo a maré, pois com a maré alta essa caminhada pode ser um pouco difícil.  

Quanto ao meio de transporte, em Arraial d’Ajuda é bem comum o uso de vans que, aliás, achamos bem barata comparado ao táxi. Os valores da van vão depender do seu destino, variando entre R$ 2,00 até R$ 6,00.

 Mas se você não quer explorar as praias a pé e nem depender dos horários de vans, alugar um carro na vila é uma boa ideia para ter mais comodidade.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Para isso, recomendamos que você pegue o carro em Porto Seguro podendo tirar ele no próprio aeroporto e depois atravessá-lo na balsa, veja como chegar a Arraial d’Ajuda.

Por fim, caso sua viagem seja na alta temporada você pode encontrar a maioria das praias de Arraial d’Ajuda bem cheia, principalmente Mucugê e Parracho. Então se você gosta de praias mais reservadas prefira ir para as mais afastadas da vila.

Mas conta para a gente, você tem uma praia preferida em Arraial d’Ajuda que não foi incluída nessa lista?

E se você está pensando em explorar esse estado incrível que é a Bahia, não deixe de conhecer também a Península de Maraú, um paraíso no Sul da Bahia.

Para ler sem seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip