Se você ainda não conhece o Espírito Santo tem um motivo a mais para arrumar as malas e se divertir em uma viagem, o seu litoral. Mas nesse texto vamos falar especificamente de Guarapari, uma cidade litorânea que reserva belas praias para você curtir.

Em Guarapari, você vai encontrar praias bem badaladas, onde pode curtir toda a agitação e infraestrutura. Mas também vai encontrar praias mais desertas para aproveitar o visual e relaxar. Contudo, as praias não param por aí, porque na cidade tem até praia com propriedades terapêuticas.

Guarapari também é um destino onde é possível fazer um viagem mais econômica. E por isso, incluímos a cidade na nossa lista de praias barataras para viajar.

Animado para conhecer as melhores praias de Guarapari no Espiríto Santo? Pois então, veja a nossa lista das praias que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Mas não se esqueça de conferir também a nossa lista com os melhores hotéis de Guarapari.

# 1 melhores praias de Guarapari

Praia da Bacutia

Praia da Bacutia em Guarapari (ES)
Praia da Bacutia em Guarapari

Localizada entre a Praia dos Padres e Praia de Peracanga, outras duas praias que estão nessa lista, a Praia da Bacutia que tem aproximadamente 450 metros de extensão é acompanhada por algumas castanheiras e vegetação rasteira.

A faixa de areia da Praia da Bacutia em Guarapari não é muito extensa. Além disso, as laterais da praia são cercadas por formações rochosas que dão um charme todo especial para o lugar. E ainda é possível caminhar pelas rochas e curtir bastante o visual. 

Uma das principais características da Praia da Bacutia é que você não vai encontrar quiosques ou restaurantes. Mas vai encontrar vendedores ambulantes e tendas que oferecem alguns lanches, como salgados, refrigerantes, água de coco e até drinks.

Uma curiosidade é que a Praia da Bacutia, juntamente com a Praia de Peracanga e Praia de Guaibura formam o complexo de praias da Enseada Azul.

# 2 melhores praias de Guarapari

Praia de Guaibura

Praia da Guaibura em Guarapari
Praia da Guaibura em Guarapari

Achamos essa praia por acaso em Guarapari e logo nos encantamos. Desse modo, a Praia de Guaibura que também faz parte da Enseada Azul é uma praia pouco conhecida e explorada.

Com aproximadamente 800 metros de extensão, a Praia de Guaibura não é muito frequentada por banhistas. Então, mesmo durante o verão você vai encontrar poucas pessoas nessa praia.

No canto direito (de quem olha para o mar) tem algumas formações rochosas e barquinhos que compõem um cenário lindíssimo. Ainda nesse trecho, o mar é mais calmo, ideal para banhistas. E apesar de não ser muito frequentada por banhistas, no canto direito tem restaurantes, pousadas e bares. Já o restante da praia é bem deserto.

Então, essa é uma ótima praia para quem deseja relaxar em um lugar mais calmo de Guarapari. Aliás, ela também é ideal para praticar esportes aquáticos.

# 3 melhores praias de Guarapari

Praia de Peracanga

Praia de Peracanga em Guarapari
Praia de Peracanga em Guarapari

E a terceira praia da Enseada Azul também não podia ficar de fora dessa lista de melhores praias de Guarapari. Desse modo, a Praia de Peracanga é ótima para curtir em família e levar as crianças para se divertir um pouco, pois tem águas bem calmas.

A Praia de Peracanga tem aproximadamente 960 metros de extensão. Sua orla é repleta de prédios com um pouco de vegetação que dá um charme bem especial para o local. Mas atenção, a praia possui alguns recifes que são visíveis somente quando a maré está baixa. 

A Praia de Peracanga tem uma ótima infraestrutura para os banhistas. Assim, nela você vai encontrar quiosques onde pode se deliciar com a culinária capixaba e aproveitar o seu dia.

Em um mesmo dia é possível conhecer a Praia da Bacutia, Praia de Peracanga e Praia de Guaibura, pois elas ficam uma do lado da outra. Então se você não gostar de uma praia, pode ir para a vizinha.

# 4 melhores praias de Guarapari

Praia dos Padres

Praia dos Padres em Guarapari
Praia dos Padres em Guarapari

E olha mais uma praia para quem quer curtir a natureza em Guarapari com um visual bem lindo. Pois então, a Praia dos Padres é bem pequena, mas vale uma visita.

O visual da Praia dos Padres é composto por algumas árvores, vegetação e costões de pedras. E para quem gosta de explorar, pode ir até essas pedras para ter um visual diferente do local. Aliás, é um ótimo ângulo para tirar muitas fotos.

A Praia dos Padres não tem infraestrutura turística, então você vai encontrar apenas a natureza. Mas não se engane achando que vai encontrar a praia deserta, pois ela é muito procurada por turistas. O acesso para essa praia é feito por uma escadaria e no local não tem estacionamento.

Obs: a cor da água na Praia dos Padres é muito influenciada pela maré e chuva. Infelizmente quando conhecemos essa praia tinha chovido nos dias anteriores e a água não estava tão bonita. Mas dependendo do dia, você vai encontrar águas esverdeadas e bem cristalinas.

# 5 melhores praias de Guarapari

Praia dos Namorados e Praia das Castanheiras

Praia dos Namorados em Guarapari
Praia das Castanheiras em Guarapari | Foto: Diego Baravelli via commons.wikimedia

Os casais podem conhecer a Praia dos Namorados em Guarapari. Desse modo, a pequena praia que fica no Centro da cidade tem águas calmas e claras. Aliás, ela carrega uma lenda que um casal se apaixonou no local, devido a energia do mar. Não sei se é verdade, mas os casais podem ir conferir e contar tudinho para gente depois.

Contudo, se você não acredita na lenda, vale conferir o visual da Praia dos Namorados que é belíssimo com pedras, recifes e águas bem tranquilas. E com aproximadamente 75 metros de extensão, a praia tem uma ótima infraestrutura com quiosques, restaurantes e hospedagens.

Ao lado da Praia dos Namorados fica a Praia das Castanheiras, uma praia bem bonita cercada por castanheiras, mar azul e boa infraestrura. Essa é uma das praias mais populares de Guarapari, então ela está sempre bem cheia, principalmente no verão.

# 6 melhores praias de Guarapari

Praia da Areia Preta

Praia da Areia Preta em Guaraparari
Praia da Areia Preta em Guaraparari | Foto: Alanbl007 via commons.wikimedia

A Praia da Areia Preta é conhecida devido a sua fama por conta dos poderes medicinais da areia. Então, não custa nada ir lá conferir essa fama néh. Essa praia também fica no Centro de Gurapari, ao lado da Praia das Castanheiras.

Assim, a Praia da Areia Preta tem esse nome, pois a sua areia tem coloração mais escura. Aliás, a alta concentração de monatiza (uma espécie de mineral radioativa que se diz ajudar no combate de doenças como artrite e reumatismo) é responsável pela coloração da areia.

Mas essa praia possui um mar bem calmo e é pequena. Então, você pode aproveitar o local para tomar um delicioso banho de mar e aproveitar o poderes medicinais da areia.

Veja também: Produtos que vão salvar seus cabelos na viagem de praia.

# 7 melhores praias de Guarapari

Praia dos Adventistas

E agora saindo do Centro de Guarapari, você não pode deixar de fora do seu roteiro, a Praia dos Adventistas que fica em Aldeia da Praia. E já adiantamos, a melhor forma de chegar nessa praia é de carro (veja como alugar um carro mais barato).

Aliás, a Praia dos Adventistas é ideal para quem procura um lugar mais calmo para relaxar. Desse modo, a praia tem aproximadamente 400 metros de extensão com águas calmas e uma extensa faixa de areia. Por ser uma praia mais afastada do Centro de Guarapari, ela pode estar um pouco mais vazia, caso sua viagem seja na alta temporada.

Mas em Guarapari você vai encontrar muito mais praias e pode ser que encontre uma praia escondida que te arranque muitos suspiros.

Dicas para melhor aproveitar as praias de Guarapari

Melhores praias de Guarapari
Praia da Bacutia em Guarapari

A melhor maneira de conhecer as praias de Guarapari é de carro. O destino conta com opções de ônibus que vão para as principais praias, mas se você quiser conhecer uma praia mais afastada vai ter dificuldades em encontrar um transporte.

Guarapari também tem serviço de Uber e 99Pop, mas não é dos melhores. Por diversas vezes chamamos um motorista de aplicativo na cidade e depois de esperar por alguns minutos (já esperamos por 40 minutos), a corrida foi cancelada pelo motorista.

Então se você quer fazer uma viagem mais tranquila, alugue um carro. Assim, você pode conhecer as praias que ficam mais afastadas do Centro de Guarapari.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

E por fim, não temos uma dica e sim um aviso, as águas nas praias de Guarapari são bem geladas. Então se você está acostumado com praias de águas mais quentinhas, se prepare. Mas depois que você entra no mar, logo se acostuma com a água.

E você já conhece Guarapari? Tem uma praia preferida na cidade?

*Salve no Pinterest para ler depois

Melhores praias de Guarapari

Para ler em seguida: