TOP 8 MELHORES PRAIAS DE UBATUBA EM SÃO PAULO

Atualizado em Setembro , 2020

Com aproximadamente 102 praias, entre lugares badalados e desertos, veja o nosso top 8 melhores praias de Ubatuba em São Paulo. Confira ainda um pouco de cada praia, como chegar e dicas para aproveitar o litoral paulista.

*Salve no Pinterest para consultar depois

Melhores praias de Ubatuba

Em Ubatuba, também conhecida como a “Capital do Surf”, o que não faltam são praias lindas para a você conhecer e explorar toda a sua beleza, principalmente para quem não dispensa pegar aquela onda maravilhosa durante a viagem.

Mas como nem sempre conseguimos conhecer todas as praias de um lugar, até porque na Capital do Surf você encontrará mais de 102 praias, hoje trouxemos as melhores praias de Ubatuba.

Assim, na hora de organizar o seu roteiro já pode incluir algumas dessas praias ou todas que vai ser sucesso. Aliás, trouxemos praias com uma ótima estrutura turística com hotéis, pousadas e restaurantes. Mas também trouxemos praias desertas, para quem ama curtir a natureza.

Encontre aqui as melhores hospedagens em Ubatuba

Melhores praias de Ubatuba em São Paulo

Então vamos conferir as melhores praias de Ubatuba. Mas lembre-se que a cidade possui aproximadamente 102 praias e essa é a nossa lista com base nas praias que conhecermos no litoral de Ubatuba.

1. Praia do Félix – Norte de Ubatuba

Melhores praias de Ubatuba
Praia do Félix – Norte de Ubatuba

A Praia do Félix possui aproximadamente 1,5 km de extensão e atrai tanto banhistas, como surfistas. O canto direito da praia (de quem olha para o mar) com águas mais calmas é indicado para banhistas. Já no canto esquerdo ficam os surfistas, pois possui muitas ondas fortes e tombos. Aliás, nessa parte da praia há várias plaquinhas avisando sobre o perigo das ondas.

Assim, a Praia do Félix conta com uma ótima infraestrutura com quiosques e pousadas. No local também saem passeios de barcos para a Ilha do Prumirim.

A Praia do Félix ainda possui uma orla sombreada. Então se você quiser ficar mais à vontade, já que o canto direito da praia costuma ficar bem cheio, é só subir um pouco para o canto esquerdo e tomar um sol tranquilamente. Só não entre na água, pois as ondas são bens fortes.

Como chegar: o acesso para a Praia do Félix se dá pelo Km 33 da BR 101, à direita antes do Posto da Polícia Rodoviária. Depois desse acesso, é só descer pela estrada por aproximadamente 15 minutos caminhando. Apesar de ser possível ir até o acesso da praia de ônibus e terminar de chegar caminhando, recomendamos que você vá de carro. Pois é uma longa caminhada, principalmente na volta quando será necessário subir toda a estrada até a BR.

Veja aqui as melhores opções de hospedagens na Praia do Félix.

2. Praia do Português – Norte de Ubatuba

Melhores praias de Ubatuba
Praia do Português – Norte de Ubatuba

Apesar de ser uma praia pequena, a Praia do Português também conhecida como Prainha do Félix é maravilhosa.

Booking.com

E como ela fica próxima à Praia do Félix, dá para conhecer as duas praias de uma só vez.

A Praia do Português possui águas claras e calmas, sendo que seu entorno é repleto de costões de pedras e vegetação. Por ser uma praia pequena, você pode encontrar ela bem cheia, principalmente se sua viagem for durante alta temporada ou finais de semana.

Contudo, no local não há qualquer tipo de infraestrutura turística. Sendo que os quiosques e hospedagens ficam na Praia do Félix.

Como chegar: o acesso para a Praia do Português é feito pelo canto direito (de quem olha para o mar) da Praia do Félix. A pequena trilha feita pelas pedras é bem tranquila. Mas na hora de ir para a Praia do Português tenha atenção com a maré, pois se ela subir você terá dificuldades de voltar.

Algumas embarcações que ficam atracadas na Praia do Félix também podem te levar até a Praia do Português ou te buscar, caso você fique preso na praia por causa da maré.

Veja também: 10 melhores lugares para viajar no Brasil.

3. Praia das Conchas – Norte de Ubatuba

Melhores praias de Ubatuba
Praia das Conchas – Norte de Ubatuba

Essa também é uma praia bem pequena e seu acesso é por trilha. E apesar de pequena, achamos a Praia das Conchas muito charmosa. Assim, a pequena praia possui a areia repleta de conchas e muitas pedras em seu entorno.

Além das conchas e pedras que deixam o cenário da praia simplesmente perfeito, suas águas são tranquilas e cristalinas. Com esse cenário não dava para deixar a Praia das Conchas de fora da nossa lista de top 8 melhores praias de Ubatuba.

 Aliás, a praia é totalmente cercada por vegetação e não possui nenhuma estrutura de turismo, hospedagem e alimentação. Vai ser somente você e a natureza, um local para relaxar.

Como chegar: o acesso para a Praia das Conchas é feito no canto esquerdo da Praia do Félix. Depois de uma trilha de aproximadamente 20 minutos na mata, você chega até Praia das Conchas. A trilha é bem sinalizada, com algumas subidas.

Dica: não recomendamos que você faça a trilha sozinha. Mesmo estando em duas pessoas, para ir até a Praia das Conchas esperamos um grupo de pessoas passar (até porque não sabíamos a distância) e pedimos uma carona á pé.

4. Praia da Almada – Norte de Ubatuba

Praia da Almada
Praia da Almada – Ubatuba

A Praia da Almada é uma praia pequena que possui uma ótima infraestrutura turística, mas que conserva sua característica de vila de pescadores.

Assim, a praia possui areias finas com águas claras e tranquilas. E como a maioria das praias de Ubatuba o seu estreito é com costões de pedras que garantem um belo visual. A Praia da Almada ainda é ideal para ver o pôr do sol.

Ainda mais, essa praia também conta com quiosques e hospedagens para quem vai explorar melhor a região.

Na Praia da Almada também está o acesso para a Praia Brava da Almada (ideal para prática de surfe), que é feito por trilha.

Como chegar: o acesso para a Praia da Almada é feito no Km 13,1 da BR-101. Assim, a partir desse acesso basta seguir por mais 7 Km de via e apreciar o caminho até chegar na praia.

Para quem vai de carro, no local há estacionamento.

Veja aqui as melhores opções de hospedagens na Praia da Almada.

5. Praia do Cedro – Sul de Ubatuba

Praia do Cedro
Praia do Cedro – Sul de Ubatuba

Para quem gosta de curtir uma praia deserta, pode ir até a Praia do Cedro, no litoral sul de Ubatuba.

Assim, a Praia do Cedro é uma praia linda, com uma pequena faixa de areia branca, águas claras e calmas, e grandes rochas espalhadas pela sua extensão.

Por ser uma praia deserta, a Praia do Cedro não oferece estrutura turística. Vai ser apenas você e a natureza.

Como chegar: o acesso para a Praia do Cedro é feito por trilha, a partir da Praia Grande do Bonete (canto esquerdo) ou Praia da Fortaleza (canto direito) em uma caminhada que dura aproximadamente 40 minutos. É recomendado um guia local para fazer essa trilha.

Para quem não quer se aventurar na trilha, também é possível chegar até o local de barco.

6. Praia do Prumirim e Ilha do Prumirim – Norte de Ubatuba

Melhores praias de Ubatuba
Praia do Prumirim – Norte de Ubatuba

A Praia do Prumirim possui aproximadamente 1,2 Km de extensão. Sendo que uma das suas principais característica é que ela é uma praia muito arborizada, com costões de pedras em seus estreitos.

Assim, a Praia do Prumirim possui uma boa infraestrutura com quiosques, restaurantes, camping e pousadas. Uma ótima pedida é se hospedar na região para aproveitar todas as atrações do local que são praias, trilhas e a Cachoeira e Ilha do Prumirim.

No canto direito da praia (de quem olha para o mar) fica a área de camping, alguns quiosques e alguns barcos que te levam até a Ilha do Prumirim. Já no canto esquerdo, você encontrará alguns quiosques e uma Lagoa. 

Nesse canto também é o acesso para uma pequena praia, a Praia do Canto Itaipu. Aliás, dessa praia também saem barcos para a Ilha de Prumirim.

Como chegar: o acesso para a Praia do Prumirim é na altura do Km 29,4 da BR-101. Aliás, a entrada é através do condomínio, com estacionamento próximo da praia. Mas também é possível entrar pelo canto direito, onde você irá sair próximo a área do camping. Contudo, ainda é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 1 km para chegar a praia.

Veja aqui as melhores opções de hospedagens na Praia do Prumirim.

7. Ilha de Anchieta

Melhores praias de Ubatuba
Ilha de Anchieta – Ubatuba

Claro que na lista das melhores praias de Ubatuba incluímos a Ilha de Anchieta que é um parque, Parque Estadual Ilha de Anchieta. Assim, no local você poderá desfrutar de praias lindas com águas claras, além de muita fauna e flora.

A Ilha de Anchieta é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba. Assim, a atração conta com 7 praias, sendo que no local  você ainda pode visitar as ruínas de um antigo presídio. Aliás, a ilha também é indicada para a prática de mergulho.

Além de todas essas belezas naturais, a Ilha tem muita história interessante para você conhecer.

A Ilha de Anchieta conta com as seguintes praias: Praia do Sapateiro, Praia do Presídio, Praia das Palmas, Praia do Engenho, Prainha, Praia do Leste e Praia do Sul. Mas para chegar em algumas das praias é necessário fazer trilhas, algumas mais longas e outras bem pequenas. Contudo pelo caminho você encontrará mirantes e muitos bichinhos como pássaros, saguis, capivaras e muito mais.

Como chegar: para chegar até a Ilha de Anchieta é necessário contratar um passeio com uma agência de turismo. Assim, no local ainda é cobrado uma taxa de visitação e você deve estar acompanhado de um monitor ambiental local.

Veja também: Melhores lugares de São Paulo para aproveitar as férias ou curtir o final de semana.

8. Ilha das Couves

Melhores praias de Ubatuba
Ilha das Couves – Ubatuba / Foto: Gustavo via stock.adobe.com

Por fim, outra ilha muito visitada em Ubatuba é a Ilha das Couves. Assim, essa é uma ilha que abriga uma diversidade de vida marinha, que torna o local ideal para mergulho. 

A Ilha das Couves está a 2,3 km da costa e sua principal característica é a presença de costões rochosos e vegetação rasteira.

E claro que praias perfeitas com águas cristalinas te esperam na Ilha das Couves.

Como chegar: devido a grande procura pela bela ilha, foi limitado o acesso ao local. Assim, para chegar até a Ilha das Couves apenas pequenas embarcações estão autorizadas a atracar. Desse modo, se você quiser fazer o passeio para a Ilha das Couves será necessário ir até a Praia de Picinguaba e contratar um barqueiro para te levar.

Dicas para conhecer as melhores praias de Ubatuba

Apesar se ser possível ir a algumas praias de Ubatuba de ônibus, não recomendamos que você faça isso. Até porque é preciso ficar de olho no horário de ônibus, e assim, você não vai curtir o litoral de Ubatuba como ele merece.

Ainda mais, a maioria dos ônibus em Ubatuba que passam nas praias, te deixa na BR. E algumas praias, principalmente do norte de Ubatuba são um pouco afastadas da BR.

Assim, depois de pegar o transporte e descer na BR, será necessário fazer uma caminhada, que dependendo da praia pode ser bem longa. Então não achamos isso muito legal, por isso não recomendamos que você vá para as praias de ônibus. A não ser que ela tenham fácil acesso (de ônibus).

Desse modo, você tem a opção de pegar um Uber. Mas alguns motoristas não gostam de fazer corridas para as praias mais distantes . E depois para você voltar, pode ser um pouco difícil conseguir um motorista também.

Portanto, a melhor maneira de conhecer as praias de Ubatuba é de carro. Se você não vai para Ubatuba de carro, alugue um na cidade. Sem dúvida, as suas idas às praias serão muito bem aproveitadas.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e ainda divida em até 12 vezes no cartão.

Mas conta para a gente, você tem uma praia preferida em Ubatuba que não foi incluída nessa lista?

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip