Só de lembrar das belas praias do Rio de Janeiro, já dá aquela vontade de arrumar as malas e viajar para o RJ. E se você quer explorar o litoral do Rio de Janeiro, separamos uma lista com as melhores praias desse estado lindo.

Mas não se preocupe, porque no Rio de Janeiro você vai encontrar praias para todos os gostos. Tem praias para quem gosta de badalação, curtir a natureza e também para dar aquela relaxada em um lugar bem lindo.

Veja também: Top 10 melhres praias de São Paulo.

Melhores praias do Rio de Janeiro

Então vamos conferir as melhores praias do Rio de Janeiro. E prepare o coração, porque tem muita praia linda para você conhecer e curtir no RJ.

1. Praia de Ipanema – Capital Rio de Janeiro

Estátua de Tom Jobim na Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Estátua de Tom Jobim na Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

A badalada Praia de Ipanema tem 2,6 km de extensão, ótima infraestrutura, um dos calçadões mais famosos do mundo e um pôr do sol incrível, visto do Arpoador.

Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Praia de Ipanema tem como principais características, areia clara e águas agitadas. Por isso, o local é frequentado por pessoas que gostam de praticar esportes aquáticos, principalmente surfistas.

E claro, de Ipanema você ai ter uma vista maravilhosa para a Praia do Leblon, Morro Dois Irmãos, Pedra do Arpoador, Ilhas Cagarras e CorcovadoPor isso, essa praia também é um dos melhores passeios do Rio de Janeiro (RJ).

Veja também: O que fazer na Lapa – Rio de Janeiro.

2. Praia de Copacabana – Capital Rio de Janeiro

Melhores praias do Rio de Janeiro, Copacabana -RJ
Praia de Copacabana no Rio de Janeiro

Com cerca de 4 km de extensão, uma grande faixa de areia e uma ótima infraestrutura, a Praia de Copacabana fica localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Mas por possuir uma grande extensão, a praia é dividida em Praia do Leme e Praia de Copacabana.

Desse modo, a Praia de Copacabana tem como principais características águas mais calmas, na maioria dos dias. Assim, ela é um ótimo lugar para passar o dia, caminhar pelo calçadão, andar de bicicleta, tomar uma água de coco ou uma caipirinha, e ainda ver o pôr do sol e praticar esportes aquáticos. 

A Praia de Copacabana conta com quiosques, serviços de salva-vidas, duchas espalhadas pela orla, sanitários, ciclovias e patrulhamento de policiais. O calçadão da praia possui ondas desenhadas em pedra portuguesa, projetadas pelo paisagista Burle Max.

Veja também: Onde ficar no Rio de Janeiro.

3. Praia do Forno – Arraial do Cabo

Praia do Forno em Arraial do Cabo - Rio de Janeiro
Praia do Forno em Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Outra praia maravilhosa do Rio de Janeiro é a Praia do Forno, que fica em Arraial do Cabo. Localizada no Morro do Forno, um dos seus acessos, ela é um lugar admirável para você passar o dia.

A Praia do Forno possui uma ótima infraestrutura com quiosques, restaurantes e banheiros. E o seu visual dispensa adjetivos, pois é um lugar encantador.

O acesso para essa praia é feito por trilha, no Morro do Forno, e por táxi marítimo. Recomendamos que você acesse ela por trilha, pois durante o trajeto você pode contemplar uma vista sensacional da praia.

Veja também: Melhores pousadas de Arraial do Cabo.

4. Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia no Rio de Janeiro
Prainhas do Pontal do Atalaia no Rio de Janeiro

Mas Arraial do Cabo tem outras praias igualmente lindas e que não poderiam ficar de fora dessa lista de melhores praias do Rio de Janeiro. 

Então, outra praia que você não pode deixar de conhecer na cidade é as Prainhas do Pontal do Atalaia. Sabe aquela praia com águas transparentes e calmas, areias branquinhas e muita vegetação ao redor que deixa o visual incrível. Esse é o visual que você vai encontrar nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Impossível não amar o lugar e ficar lá o dia inteiro curtindo e admirando a paisagem.

Mas na praia você ainda vai encontrar a escadaria que é um dos acessos do local (ela é linda para tirar fotos) e a Gruta do Amor, uma atração que possui uma lenda bem interessante.

5. Praia da Azeda e da Azedinha – Búzios

Melhores Praias do Rio de Janeiro
Caminho para a Praia da Azeda em Búzios no Rio de Janeiro

Outra praia que merece ser visitada no Rio de Janeiro é as gêmeas, Praia da Azeda e da Azedinha, que ficam em Búzios

Desse modo, as Praias da Azeda e Azedinha tem águas transparentes e calmas, sendo muito frequentada por famílias. As praias possuem pequenas faixas de areia, e assim como a maioria das praias de Búzios, elas são cercadas por paredões de rochas e muita vegetação. 

O acesso para a Praia da Azeda e Azedinha é feita a partir da Praia dos Ossos. No canto direito da Praia dos Ossos (de quem olha para o mar) você deve subir uma rua de pedras. E após de descer um pouquinho vai ter uma vista fascinante das praias. Seu acesso é feito por uma escadaria de madeira. 

Veja também: O que fazer em Búzios à noite.

6. Praia da Ferradurinha – Búzios

Melhores praias do Rio de Janeiro, Búzios
Praia da Ferradurinha em Búzios

A Praia da Ferradurinha tem esse nome devido a sua semelhança com a Praia da Ferradura. Mas ao contrário das demais praias de Búzios, que possuem suas versões menores, o acesso para a Ferradurinha não se dá pela Praia da Ferradura, mas sim pela Praia de Geribá.

A Praia de Ferradurinha é pequena e cercada por paredões de rochas e vegetação que protege sua pequena faixa de areia. Ainda mais, as águas da Ferradurinha são bem claras, limpas e extremamente calmas. Não é incomum a praia ser visitada pelas tartarugas.

As rochas e as vegetações que cercam a praia são responsáveis pelo seu lindo visual. No local, as águas azuis batendo nos paredões de rochas, deixam o cenário ainda mais incrível.

Não existem muitos quiosques na praia, apenas algumas barraquinhas bem simples. Mas é possível alugar guarda-sol, cadeiras e equipamentos para esportes aquáticos, como Stand Up e Caiaque. E para quem quer um passeio mais tranquilo é possível alugar um pedalinho na praia.

Veja também: Top 12 melhores pousadas em Búzios.

7. Praia de João Fernandes – Búzios

Melhores praias do Rio de Janeiro
Praia de João Fernandes em Búzios – RJ

A Praia de João Fernandes também fica em Búzios, em uma área residencial com condomínios de luxo. A praia, que é uma das mais frequentadas da cidade, possui 800 metros de extensão.

Uma grande característica dessa praia é que ela possui águas calmas e transparentes. Assim, no local você vai encontrar tendas que alugam equipamentos de snorkel e caiaque.

A Praia de João Fernandes possui um visual maravilhoso. Assim, logo que chegar no local, antes de descer para a praia, você vai ver uma imensidão do mar cheia de embarcações, impossível não ficar admirando. Ela ainda possui uma ótima infraestrutura. Desse modo, no local você vai encontrar restaurantes, bares e quiosques para todos os gostos.

8. Praia Lopes Mendes – Ilha Grande

Melhores praias do Rio de Janeiro, Lopes Mendes
Praia Lopes Mendes | ©DC Aperture – – shutterstock.com

E claro que a Praia Lopes Mendes não podia ficar de fora da nossa lista de melhores praias do Rio de Janeiro. Essa praia, que fica localizada em Ilha Grande, já foi classificada entre as melhores praias do Brasil, em pesquisa do TripAdvisor.

Desse modo, a praia possui mar agitado propício para a prática de surf, além de um visual rústico. Assim, a praia forma um cenário lindo e perfeito para quem quer curtir a natureza, com o mar de águas azuis, envolta por vegetação densa.

9. Praia do Forte – Cabo Frio

Praia do Forte em Cabo Frio
Praia do Forte | Foto: Lukas Souza via Unsplash

Localizada em Cabo Frio, a Praia do Forte também é uma praia belíssima e que não podia ficar de fora dessa lista. Ela fica localizada no centro da cidade e tem fácil acesso.

A Praia do Forte tem 7,5 quilômetros de extensão com águas cristalinas e areia branca e fina. Então, você pode dar uma boa caminhada na praia e curtir o belo visual. Impossível não se encantar.

Mas as atrações da praia não param por aí. Desse modo, no local você ainda pode conhecer o Forte São Mateus e caminhar pelo calçadão.

10. Praia da Lula – Paraty

Praia da Lula em Paraty - RJ
Praia da Lula em Paraty – RJ

Essa praia não pode faltar em seu roteiro de Paraty (veja como chegar em Paraty). E como a maioria das praias da cidade, a Praia da Lula é cercada por vegetação, sendo que em seus extremos, você vai encontrar costões de pedras, um cenário lindo para as belas fotos de Paraty.

A Praia da Lula é ideal para banhistas, pois possui águas calmas e claras com tom esverdeado. E apesar de ser uma praia onde o acesso é feito apenas por barcos, a Praia da Lula é roteiro do passeio de escuna. Então pode ser que você encontre ela lotada. Mas o visual compensa.

Veja também: Cachoeiras em Paraty – 5 opções incríveis para conhecer.

11. Praia do Engenho – Paraty

Praia do Engenho em Paraty
Praia do Engenho em Paraty

A Praia do Engenho fica no Saco de Mamanguá, uma região de 8 km com praias, Mata Atlântica, ilhas e montanhas. O Saco do Mamanguá é o único fiorde (entrada do mar em região de montanhas) na costa brasileira e consideramos essa região, um dos principais pontos turísticos de Paraty.

A Praia do Engenho possui um visual lindo com pedras sendo cercado por vegetação. No canto direto da praia, depois das pedras, você vai encontrar um píer ótimo para fotos, mas também para apreciar a linda paisagem.

Mas a praia ainda possui águas calmas e claras, ótima para a prática snorkel e apreciar a bela vida marinha. É possível conhecer essa praia durante o passeio para o Saco do Mamanguá. Aliás, durante esse passeio você vai conhecer algumas das melhores praias de Paraty.

Veja também: O que fazer em Paraty à noite.

12. Praia do Sono – Paraty

Praia do Sono em Paraty | Foto: Linoleum Magazine via Unsplash

Mas na viagem para Paraty você ainda pode conhecer a Praia do Sono. Ela fica a 27 km do Centro Histórico de Paraty, possui 1 km de extensão e faz parte da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Desse modo, a praia é ideal para quem quer curtir a natureza e tem um visual lindo.

Mas não pense que essa praia é deserta. Apesar de ser uma praia afastada, é possível se hospedar na região da Praia do Sono, para isso você pode alugar uma casa ou acampar. No local você ainda vai encontrar restaurantes, quiosques e bares que funcionam à noite.

A Praia do Sono costuma ficar lotada em finais de semana e feriados. Mas ela possui um visual perfeito com águas cristalinas e areias claras, cercada por vegetação. Além da praia que é linda, você pode explorar a região que conta com trilhas e cachoeiras.

Veja também: Onde ficar em Paraty com dicas incríveis.

*Salve no Pinterest para ler depois

Melhores praias do Rio de Janeiro

Para ler em seguida: