Atualizado:

PERRENGUE NA VIAGEM DE ÔNIBUS DE MENDOZA PARA SANTIAGO

Como já demos todas nossas dicas e informações da viagem de ônibus de Mendoza a Santiago no outro post de Mendoza, aqui vamos contar um perrengue que passamos em nossa viagem para Mendoza. Claro que nossa viagem não aconteceu como planejamos em nossa ida de Mendoza para Santiago de ônibus (mas já estamos acostumadas com esses incidentes nas viagens) .

Contrate aqui seu seguro viagem para América do Sul com desconto

As coisas já começaram dando errado

MENDOZA A SANTIAGO DE ÔNIBUS PERRENGUE

Em primeiro lugar, as coisas já começaram dar errado bem antes de irmos para Santiago. Tínhamos comprado os nossos passeios em Mendoza logo que chegamos na cidade. Compramos o passeio pelas vinícolas de Mendoza, wine bike tour e um passeio para fazer rapel no nosso último dia em Mendoza.

Mas infelizmente a agência cancelou nosso passeio de rapel em cima da hora e não deu tempo de contratar outo passeio. Claro que aproveitamos o dia para curtir mais a cidade (afinal a cidade é linda né).

Mas, oh tristeza. Afinal esse era o passeio que mais queríamos fazer. Contudo, a agência devolveu nosso dinheiro e ficamos ricas. Mas cheia de pesos argentinos. E como iríamos para o Chile teríamos que trocar todo aquele dinheiro em real ou pesos chilenos.

Veja também: onde ficar em Mendoza, melhores regiões e dicas de hotéis

Convidadas a se retirar da hospedagem!!

MENDOZA A SANTIAGO DE ÔNIBUS PERRENGUE

Mas as coisas não ficaram no cancelamento do passeio. Como alugamos um apartamento pelo Airbnb, o chekout era às 12 horas. Mas advinham? Nosso ônibus só sairia às 23 horas.

Mas é claro que antes de efetuar a reserva, pedimos a nossa anfitriã se podíamos ficar um pouco mais no apartamento e ela tinha concordado. Mas infelizmente no último dia em Mendoza, por volta das 9 horas, ela já bateu na porta do apartamento perguntando se íamos sair às 12 horas, foi praticamente uma ordem de despejo kkkkk.

Tentamos conversar com nossa anfitriã, até mostramos a conversa em que ela concordava em sairmos mais tarde do apartamento.

Contudo, infelizmente ela não concordou e pediu para pagarmos um valor a mais. Além do valor que já tínhamos pagado pela hospedagem, é claro. Ela pediu 600 pesos argentinos. Quase o valor de mais de uma diária para passar apenas algumas horas a mais no apartamento. No entanto, depois de algumas negociações, ela deu o valor de 300 pesos argentinos para ficar até às 19 horas no apartamento.

E isso aí, ela nem deixou ficar até o horário de ir para rodoviária não. Então, tivemos duas opções pagaríamos 300 pesos argentinos para ficar até às 19 horas ou iríamos nos hospedar nas lindas praças de Mendoza hahaha. É claro, estávamos cansadas e ficamos com a primeira opção.

Antes das 19 horas, já saímos do apartamento. Vai que nossa anfitriã viesse despejar a gente pedindo mais 300 pesos argentinos pelo atraso néh hahaha.

Encontre aqui os melhores hotéis em Mendoza.

E depois de sair do apartamento

Mas como nosso ônibus para Santiago só sairia de Mendoza às 23:30, fomos para a Paseo Peatanal Sarmiento (três quadras que liga a Av. San Martin a Plaza Independência, onde estão concentrados os restaurantes e barzinhos para todos os gostos). A noite, o local fica bem agitado.

Aproveitamos que estávamos cheias de pesos argentinos (do passeio cancelado hahah). Já tomamos algumas cervejinhas, comemos à vontade, com direito até a uma sobremesa deliciosa. E jogamos Uno até o horário de ir para rodoviária. Após, por volta da 21:30 seguimos para o Terminal Rodoviário.

Apesar de termos ficado sem teto nas últimas horas em Mendoza. Valeu a pena para curtir um pouco mais a cidade e a agitação da Paseo Peatanal Sarmiento

Veja também: Mendoza além das vinícolas

Finalmente chegou a hora de pegar o ônibus de Mendoza para Santiago

MENDOZA A SANTIAGO DE ÔNIBUS PERRENGUE

E finalmente chegou a hora de iniciar nossa tão aguardada viagem para Santiago. Como previsto, o ônibus saiu às 23:30 horas de Mendoza e a previsão de chegada a Santiago era às 06:00 horas da manhã. Tínhamos que pegar o carro na locadora (que ficava no bairro Las Condes, em Santiago) até ás 15 horas.

Mas é claro, nosso destino ainda não era Santiago. Ainda tínhamos que pegar a estrada e seguir para o sul do Chile, para a cidade de Puerto Montt. Até então tínhamos tempo de sobra para pegar o carro, trocar dinheiro e seguir viagem.

E o ônibus começa a apresentar defeitos

No entanto, após andarmos por apenas aproximadamente 1 hora de viagem, o ônibus já começou apresentar problemas. Já fez aquela paradinha básica e o motorista ficou uns 30 minutos fazendo alguns reparos. Ele até deu uma escolha para os passageiros, esperar o próximo ônibus que demoraria em média 1 hora ou seguir viagem. Como o ônibus funcionou normalmente, é claro todo mundo preferiu seguir viagem.

No entanto, não foi uma boa escolha, pois algum tempo depois o ônibus já apresentou defeito novamente. E foi assim, com algumas paradas e a incerteza se ônibus quebrou de vez. Ainda andamos um bom pedaço do caminho. Mesmo com o ônibus quebrado e fazendo várias paradas, ainda conseguimos chegar à alfândega do Chile.

Mas quando o ônibus parou, adivinhem? Ele não ligou mais hahaha e isso era por volta das 2 horas da manhã. E olha que ainda nem tínhamos passado pela temida alfândega.

Dormindo nos Andes

Assim, como era noite, nossa melhor opção foi dormir hahaha. Já que o próximo ônibus somente sairia de Mendoza por volta das 6 horas da manhã, nossa única opção foi dormir mesmo.

Mas antes de dormir admiramos um pouco a paisagem dos Andes. Apesar de ser noite, o céu estrelado iluminava perfeitamente a silhueta das Cordilheira.

Assim, apesar do ônibus estar quebrado, tivemos o privilégio de admirar os andes que nem imaginávamos em ver.

Portanto, se algum dia alguém perguntar se já dormimos nos Andes podemos dizer: “sim” hahaha. E apesar de dormirmos em um ônibus, até que foi uma noite bem dormida hahaha (afinal já ficamos em hospedagens com camas mais desconfortáveis que a cadeira do ônibus kkk).

Acordamos por volta das 8 horas da manhã, quando o outro ônibus chegou. Finalmente seguiríamos viagem para Santiago. Mas claro, antes ainda teríamos que passar pela alfândega.

Mas felizmente, foi tudo super tranquilo e rápido.

Após passarmos pela alfândega, finalmente seguimos viagem. Mas dormir nos Andes, após o ônibus quebrar atrasou muito a nossa viagem de Mendoza para Santiago. Assim, chegamos ao Terminal Rodoviário da capital chilena, por volta das 13 horas, olha que a previsão de chegada era às 6 horas da manhã. No entanto, ainda daria tempo para pegar o carro no horário marcado.

Mochila molhada para fechar o perrengue com chave de ouro

PERRENGUE EM MENDOZA

Quando finalmente chegamos à Santiago, fomos pegar nossas mochilas no bagageiro do ônibus. Mas como nada é tão ruim que não possa piorar, uma das mochilas estava totalmente molhada, com as roupas dentro todas úmidas.

A pessoa que estava pegando as mochilas ainda pediu a “propina” (nome que eles dão para a gorjeta no Chile), nem respondi hahaha. Só conseguia pensar “espero que essa água não seja do banheiro kkk” (claro que estava rindo de nervoso haha). Não sei de onde saiu toda aquela água para molhar a mochila.

Mas o pior de tudo era que tínhamos que seguir viagem com a mochila molhada mesmo, até chegar ao nosso próximo destino.

Assim, entre perrengues seguimos viagem e deu tudo certo. Pegamos nosso carro na locadora a tempo, mas infelizmente não deu tempo de trocar dinheiro onde queríamos (veja nossas dicas para alugar um carro no Chile).

Então tivemos que trocar na rodoviária mesmo. Assim, depois de 11 horas dirigindo, claro com paradas para descansar, estávamos em Puerto Montt (veja também nossas dicas de viagem de carro pelo sul do Chile, com preços e experência). Até hoje não sei de onde era a água, mas o importante é que minhas roupas não mofaram. Só tivemos que lavar tudo kkkk.

Vai trocar dinheiro em Santiago? Veja nossas dicas de câmbio em Santiago, qual moeda levar e onde trocar .

Dicas para sua viagem

• Quando for viajar, prefira embalar sua mochila ou mala com plástico filme (pode ser aquele transparente utilizado na cozinha). Assim, não correrá o risco de molhar suas roupas ou até mesmo estragar a mala.
  • No caso das mochilas, mesmo com a capa de chuva, dependendo da situação, poderá entrar água (a minha estava com capa de chuva). Então, se quiser mesmo proteger sua mochila, coloque a capa de chuva e depois embale com o plastico PVC (mas, não se esqueça de deixar as alças para fora ao embalar, afinal você vai precisar delas.).

E teve mais perrengue em Mendoza, veja o perrengue que passamos no táxi em Mendoza.