México vai deixar de exigir visto para brasileiros, segundo ministro

O México deixará de exigir o visto para turistas brasileiros, segundo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A informação foi dada pelo ministro no dia 24 de maio, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Conforme o jornal Estadão, o ministro Mauro Vieira afirmou que conversou pessoalmente com os chanceleres do México e do Japão sobre o fim da exigência do visto e a decisão dos países é favorável aos brasileiros.

“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação. Vão ser suspensos também, sempre provocado pela exigência de reciprocidade, os vistos dos brasileiros que viajam ao México”, afirmou Mauro Vieira.

O México será o segundo país, depois do Japão, a isentar os turistas brasileiros do visto. O Japão anunciou a isenção de visto para brasileiros na semana passada, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem vai te auxiliar em caso de doenças, acidentes, roubos e cancelamentos. Nós nunca viajamos sem seguro e recomendamos a todos que também não deixe de contratá-lo. 

Nossa empresa preferida é a Seguros Promo, pois nela sempre encontramos uma ampla oferta de seguros com os melhores preços e descontos.

Visto mexicano para brasileiros

Desde 2022, os Brasileiros foram surpreendidos com a exigência do visto para viajar ao México. Primeiro foi implementada a exigência de visto eletrônico, que era fácil e rápido de ser adquirido. Porém, a partir do dia 17 de agosto de 2022, o México passou a exigir o visto impresso para turistas brasileiros, que é um processo mais demorado, burocrático e caro.

Além disso, só existem duas embaixadas mexicanas no Brasil onde é possível emitir o visto, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. O que dificulta ainda mais o processo para quem é de outras regiões do Brasil.

Assim, a exigência do visto mexicano para turistas brasileiros não foi muito aceita, o que ocasionou uma queda de mais de 50% de viajantes brasileiros no México. Com a queda do turismo, algumas rotas aéreas também foram extintas no país, tendo em vista a baixa procura, o que ocasionou uma queda ainda mais grande no turismo de determinados destinos, como a Isla Mujeres.

Por isso, os viajantes brasileiros que querem ir para o Caribe estão dando preferência a outros destinos que não exigem visto, como Curaçao e República Dominicana, que veem se beneficiando de um aumento significativo de viajantes brasileiros.

A isenção do visto mexicano para brasileiros certamente será muito benéfica para ambos os países, mesmo não tendo nenhuma data e nenhum pronunciamento oficial do governo mexicano sobre o assunto.

Veja também: Resort all inclusive em Tulum, no México.

Últimas notícias:

No posts