Parque Pedra da Cebola - Vitória
Parque Pedra da Cebola – Vitória

Um cantinho mais sossegado e que traga tranquilidade em meio à agitação das cidades é sempre bom. E em Vitória, a capital do Espírito Santo, em meio a toda a agitação você encontra um Parque bem aconchegante para você passar agradáveis momentos, estamos falando do Parque Pedra da Cebola.

O Parque que é frequentado mais aos finais de semanas garante aquela tranquilidade e um pouco de diversão necessária quando estamos em um grande centro urbano. Aliás ficar em contado com natureza traz uma paz que sempre precisamos e o melhor de tudo, sua entrada é gratuita.

Então agora vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Parque Pedra da Cebola, suas curiosidades, como chegar, horário de funcionamento e muito mais para você aproveitar ao máximo o lugar

Para ler em seguida:

Sobre o Parque: história e curiosidades

Pedra da Cebola
Pedra da Cebola

Em primeiro lugar, o Parque Pedra da Cebola fica localizado em Vitória, entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia. Aliás, o Parque que possui uma área superior a 100.000 metros quadrados, nem sempre foi uma área que traz Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre.

Desse modo, o Parque Pedra da Cebola foi implantado apenas em novembro 1997. Sendo que nessa área, até 1978, existiu uma pedreira, a Pedreira Goiabeiras que pertencia a Vale do Rio Doce. Assim, com a desativação da pedreira e posteriormente a implantação do parque, a área que anteriormente era explorada para extração de pedras, passou a ser recuperada, tornando-se o belo parque.

Aliás, o Parque Pedra da Cebola possui esse nome devido ao monumento principal do lugar, uma pedra que tem o formato de uma cebola. Essa pedra, que fica sobre uma pedra maior foi esculpida pela natureza. E devido ao comportamento geológico, ela possui o formato similar a uma cebola.

O parque ainda possui uma ótima infraestrutura para os visitantes. Desse modo, o local conta com banheiro, estacionamento, uma lanchonete, bebedouros, Centro de Educação Ambiental, Serviço de Orientação aos Exercícios, além de uma área para eventos.

Domingos Martins, uma vila alemã nas Montanhas Capixabas.

O que fazer no Parque Pedra da Cebola

Em primeiro lugar, o Parque Pedra da Cebola é um lugar ideal para você passar uma tarde, levar as crianças para brincar, fazer piqueniques e até fazer aquele exercício físico que sempre deixamos para depois.

Lagoa do Parque me Vitória
Parque Pedra da Cebola
Imagem de um Pavão do Parque
Parque Pedra da Cebola

Desse modo, você ainda encontrará no local, parquinhos, lagos, um campo de futebol, mirante e uma fazendinha. Aliás, o parque ainda possui muitos moradores, a lagoa logo na entrada principal é cheia de aves.

O pavão também não passa despercebido pelo parque. Além disso, no local você também irá encontrar um pequeno lago repleto de pequenos moradores, os cágados. Ainda mais, em uma tarde que passamos no parque vimos até um lagarto passeando pelo local. Então animaizinhos para animar seu passeio pelo local não irão faltar.

Mas é claro, que por lá você ainda vai encontrar uma bela flora. Desse modo, o Parque Pedra da Cebola possui belos canteiros de flores e plantinhas lindas com lugares perfeitos para tirar muitas fotos.

O parque ainda conta com dois monumentos, o monumento principal que é a própria Pedra da Cebola e o Monumento O Beijo.

Pedra da Cebola: esse é o atrativo principal do lugar, uma pedra em formado de cebola que fica no alto de outra pedra. Ao redor desse monumento você encontrará muitas plantas que trazem um visual lindo. Desse modo, a Pedra é tida como um marco cultural, paisagístico e ambiental de Vitória.

O Beijo – “Augusto Ruschi recebe o beijo de um beija flor”: esse é um monumento que você encontrará a poucos metros da entrada principal do Parque. Assim, esse monumento é uma escultura instalada em 2001, concebida pelo artista Penithencia.

Conheça o Parque Estadual do Forno Grande das Montanhas Capixabas.

Como chegar e horário de funcionamento

O Parque Pedra da Cebola que fica entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia possui dois acessos. Assim, você poderá entrar para o parque pelas seguintes entradas que ficam nas ruas:

  • João Baptista Celestino
  • Ana Vieira Mafra

Contudo, o melhor acesso é pela Avenida Fernando Ferrari, em frente à Universidade Federal do Espírito Santo e depois acessar o parque pela Rua Ana Vieira Mafra. Desse modo, essa também é a entrada principal do Parque.

Horário de funcionamento: O Parque Pedra da Cebola funciona de terça a domingo, das 5 hrs às 22 hrs. Ainda mais, o local possui estacionamento, caso você vá de carro.

Telefone do Parque: (27) 3327-4353.

Vai viajar pra conhecer as belezas capixabas, então veja os melhores sites para reserva sua hospedagem barata.

Dicas para aproveitar o Parque Pedra da Cebola

Parque Pedra da Cebola em Vitória
Parque Pedra da Cebola em Vitória

No Parque Pedra da Cebola ainda funciona a Wifi do Vitória Online. Desse modo, para utilizar o serviço que é disponível para celulares, notebook e tablet você deverá realizar o cadastro. Para isso, abra seu dispositivo e localize a rede Vitória Online. Após acessar o navegador você será direcionado para a página de cadastro. Assim, basta aceitar os termos e você terá livre acesso a internet.

Em Vitória você ainda poderá alugar bicicleta ou patinete elétrico. Então caso esteja hospedado em uma região próxima ao parque poderá utilizar qualquer um dos serviços a seguir.

Bike Vitória: é um projeto da Prefeitura Municipal de Vitória, onde você poderá alugar bicicletas compartilhadas como opção de transporte sustentável e não poluente. Assim, esse projeto as bicicletas ficam em estações distribuídas pela cidade, na qual você poderá pegar e devolver em qualquer estação.  Para retirar a bicicleta é super fácil, baixe gratuitamente o aplicativo Bike Vitória que está disponível para Android e IOS, se cadastre e compre seu passe. Posteriormente, escolha a estação para retirar a bicicleta, digite o número da posição da bike. Por fim, confirme a operação e retire a bicicleta. Pronto é só aproveitar bastante o passeio. Ainda mais, eles também disponibilizam bicicletas para crianças. Para mais informações acesse o site do Bike Vitória.

Yellow Bike: esse aplicativo oferece bicicletas e patinetes elétrico e está disponível para Android e IOS. Com o aplicativo instalado no celular basta escolher a bicicleta ou patinete nas proximidades, escolher a forma de pagamento, escanear o QR Code do veículo e iniciar sua corrida. Para mais informações acesse o site da Yellow Bike.

Se você vai conhecer o Parque Pedra da Cebola lembre-se de levar protetor solar e repelente, já que o local possui muito mosquitos.

Vai conhecer a capital Vitória, não se esqueça de conhecer as atrações da sua vizinha Vila Velha. Lá você poderá conhecer o Convento da Penha, um dos cartões postais do estado, bem como o Farol Santa Luzia.

Está planejando sua próxima viagem? Saiba como comprar passagens aéreas baratas.