PEDRA DO SINO EM ILHABELA (SP): UMA ATRAÇÃO QUE NÃO PODE FICAR DE FORA DO ROTEIRO

Atualizado em Dezembro , 2020

Localizada na região Norte de Ilhabela, a Pedra do Sino fica na Praia do Sino (Praia de Garapocaia). Confira como chegar e dicas especiais para melhor aproveitar o seu passeio a Pedra do Sino em Ilhabela.

*Salve no Pinterest para ler depois

PEDRA DO SINO EM ILHABELA (SP)
  • Local

Praia do Sino em  Ilhabela – São Paulo (ver no mapa).

  • Horário

  • Preço

Gratuito

Além das belas praias, cachoeiras, trilhas que levam a mirantes maravilhosos e uma gastronomia deliciosa, Ilhabela conta com algumas atrações que podemos dizer, são bem curiosas e imperdíveis.

E se você gosta de curtir atrações curiosas durante as suas viagens, não pode deixar de fora do seu roteiro, a Pedra do Sino em Ilhabela

Booking.com

Mas se você está organizando uma viagem para essa ilha incrível, não deixe de conferir as nossas dicas das melhores pousadas em Ilhabela (SP). Contudo, se você preferir também pode conferir as dicas de pousadas em Ilhabela de frente para o mar com opções incríveis.

Sobre a Pedra do Sino em Ilhabela

Sobre a Pedra do Sino em Ilhabela
Pedra do Sino em Ilhabela

A Pedra do Sino fica localizada na Praia do Sino ou como muitos ainda chamam, Praia da Pedra do Sino. Mas não se engane, o verdadeiro nome da praia é Praia de Garapocaia. Então se você ouvir qualquer um desses nomes, não se preocupe, pois é a mesma praia, ela apenas tem vários apelidos.

A Praia do Sino tem boa infraestrutura turística com quiosques, restaurantes e hospedagens, sendo uma praia bem badalada. Mas o que realmente chama a atenção nela é a Pedra do Sino.

Aliás, a Pedra do Sino tem esse nome porque ao bater nela com outra pedra ou um martelo, ela emite um som que se assemelha ao sino (achamos muito idêntico ao som do sino). Mas atenção, essa é uma atração muito procurada em Ilhabela. Então pode ser que você encontre o local bem cheio e até com fila para bater na pedra. 

Apesar da Praia do Sino estar bem cheia, no dia que conhecemos a Pedra do Sino não tinha ninguém no local. Ficamos lá por alguns minutos e às vezes chegava alguém. Mas ficamos a maioria do tempo sozinhas.

Aliás, consideramos a Praia do Sino, juntamente com a Pedra do Sino, um dos melhores passeios de Ilhabela (SP) e que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Veja também: Praia do Curral em Ilhabela (SP).

E porque Pedra do Sino?

 Acesso para o ponto turístico em Ilhabela
Caminho para a Pedra do Sino em Ilhabela

Mas você deve estar se perguntando, porque essa atração se chama Pedra do Sino.

No local você vai encontrar uma placa explicativa sobre o som emitido pela pedra. E segundo ela, o som se dá pela composição da mesma, na qual inclui metálicos e minerais.

Contudo, Ilhabela também tem duas crenças relacionadas a Pedra do Sino e que chamam a atenção.

A primeira relata que por volta de 1647, a população foi acordada com o barulho de sinos avisando da chegada de um navio pirata. E com esse aviso, depois de uma luta, a ameaça foi afastada. Contudo, ninguém soube explicar de onde veio o barulho dos sinos. E foi aí que os índios apontaram para as pedras dizendo “garapocaia, garapocaia”, que em tupi quer dizer “pedras que tocam”.

Mas outra crença local aponta que os habitantes da ilha foram acordados pelo soar dos sinos e ao chegarem a Praia do Sino viram um caixão com algumas velas e a imagem de Bom Jesus, descendo sentido sul da Ilha.

Como chegar e estacionamento

Como chegar na Praia do Sino em Ilhabela
Caminho que é o acesso da Praia do Sino para a Pedra do Sino

Para chegar até a Pedra do Sino, primeiramente você deve chegar a Praia do Sino que fica localizada ao norte de Ilhabela, a 11 km do porto da Balsa e 4 km da Vila (Centro Histórico), entre a Praia do Arrozal e Praia da Ponta Azeda.

A praia tem acesso por via asfaltada e você pode chegar até o local de ônibus ou carro.

Se optar em usar o transporte público para chegar até a praia, ele bem tranquilo. Para isso, basta pegar um ônibus que vai para o norte da ilha (se ficar em dúvida, pergunte ao motorista ou na hospedagem que você ficar). A passagem custa R$ 5,00 (março de 2020).

Mas se você vai de carro, depois de passar pela Vila (Centro Histórico), basta seguir a estrada principal, sentido norte, ela é bem sinalizada. E assim que passar pela Praia de Siriúba, fique ligado que a próxima é Praia do Sino (já que a Praia do Arrozal tem acesso por trilha e não fica a beira da estrada). Mas fique atento que ao chegar a praia, a placa pode está indicando Praia de Garapocaia.

Quanto ao estacionamento, você pode estacionar seu carro em frente a praia, próximo a via principal. Mas se preferir, o local também conta com estacionamento privado.

Acesso para a Pedra do Sino

O acesso para a Pedra do Sino em Ilhabela fica no canto direito da Praia do Sino, logo abaixo do restaurante. Assim, logo que você chegar vai ver uma placa indicando o acesso para a atração. 

Desse modo, o acesso para a Pedra do Sino é feito em uma passarela de madeira que deixa tudo mais interessante, pois ela fica entre pedras e vegetação. Então se você não resiste a uma foto, já pode ir tirando muita fotos pelo caminho.

A caminhada pela passarela até a Pedra do Sino não é muito longa, e logo você vai chegar ao final e encontrar muitas pedras. E para testar essa lenda, basta você bater na pedra que fica ao final da passarela com outra pedra ou um martelo. Fizemos esse teste e realmente sai o som de um sino.

Veja também: Praia da Feiticeira em Ilhabela – São Paulo.

Dicas para melhor aproveitar a Pedra do Sino

Vista da Pedra do Sino em Ilhabela
Pedra do Sino em Ilhabela – SP

Mesmo sendo possível ir até a Praia do Sino e a Pedra do Sino de ônibus, se preferir alugue um carro em Ilhabela.

Assim, você pode fazer os seus próprios horários e conhecer várias praias em um mesmo dia.

E claro, o seu passeio vai ter muito mais comodidade, já que os ônibus não passam com certa frequência em Ilhabela. 

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Se você vai usar o transporte público em Ilhabela, antes de sair de casa confira o horário do ônibus. Porque para algumas praias o intervalo é um pouco maior de um ônibus para outro. Acesse aqui e confira os horários.

Ao ir a Praia do Sino, conhecer a Pedra do Sino, aproveite para estender o seu passeio até a Praia do Pinto e Praia da Ponta Azeda que consideramos uma das melhores praias de Ilhabela com direito a piscinas naturais para você relaxar.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip