Santiago é uma cidade incrível e também a capital do Chile, um destino perfeito para fazer uma viagem sensacional. E Santiago atrai todos os anos milhares de turistas, devido a sua infinidade de passeios, pontos turísticos incríveis, gastronomia e outros atrativos.

Mas a capital chilena é um destino que possui atrativos para todos os gostos e bolsos. A cidade tem muitos passeios gratuitos para quem está em uma viagem econômica, neve para os amantes de frio e esportes, belas vinícolas, além de muita história e cultura.

Portanto, não importa o seu estilo de viagem, certamente a capital chilena tem um ponto turístico que são a sua cara.

Veja também: O que fazer em Santiago – pontos turísticos, passeios e mais dicas.

Pontos turísticos de Santiago

Então se você ainda não organizou o seu roteiro de viagem para Santiago e está na dúvida sobre o que conhecer na cidade, separamos uma lista com os principais pontos turísticos.

*Os horários de funcionamento podem sofrer alterações devido ao COVID-19.

1 – SKY Costanera e Shopping Costanera

Pontos turísticos de Santiago
SKY Costanera | Foto: Agustín Ljósmyndun via Unsplash

O SKY Costanera é um dos pontos turísticos mais visitados de Santiago e também o mirante mais alto da América Latina.

Desse modo, ele possui uma vista privilegiada de 360º da cidade de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Mas a atração ainda fica no topo do edifício mais alto da América Latina, o Costanera Center, que possui 300 metros de altura.

Além do mirante, no edifício fica o Shopping Costanera, o maior shopping de Santiago.

2 – Cerro Santa Lucía

Viagem para Santiago do Chile
Cerro Santa Lucía em Santiago – Chile

Com aproximadamente 70 metros de altura, o Cerro Santa Lucía oferece uma vista privilegiada para a cidade de Santiago e a Cordilheira dos Andes. Assim, a subida ao cerro é feita por rampas e muitas escadas.

Contudo, a caminhada até o mirante, que fica no topo do Cerro, é arborizada e cheia de descobertas agradáveis. As construções, flores e objetos como canhões decorativos deixam o caminho ainda mais agradável de ser percorrido.

  • Endereço: O cerro fica no centro de Santiago, a entrada principal está na Avenida Alameda e a segunda entrada na Rua Merced.
  • Valor: gratuito.
  • Horário: todos os dias das 09hrs às 19hrs.

3 – Cerro San Cristóbal

Pontos turísticos de Santiago, Cerro San Cristobál
Cerro San Cristóbal | Foto: Agustín Ljósmyndun via Unsplash

Cerro San Cristóbal é o segundo cerro mais alto da Capital Chilena. Com de cerca de 300 metros de altura, ele faz parte do Parque Metropolitano de Santiago.

Além da linda vista para a cidade, no Cerro você vai encontrar uma imagem da Virgen de la Inmaculada Concepción com 14 metros de altura, sobre um pedestal de 8,5 metros.

O jeito mais popular de subir o Cerro é de funicular, o preço varia conforme o dia ou a demanda. Quando fomos estava em média R$ 25 (ida e volta). Mas você também pode subir a pé ou de bicicleta. Nesse caso não precisa pagar nada e você ainda pode desfrutar das trilhas.

4 – Parque Florestal

Parque Florestal
Parque Florestal em Santiago

Parque Florestal é um parque extenso e muito arborizado localizado ao longo da Avenida Costanera. Aliás, nesse parque ainda fica o Museu Nacional Belas Artes.

O Parque Florestal é um lugar agradável com muitos bancos e a Fonte Alemã que se destaca. Ainda mais, em frente ao parque fica a sorveteria artesanal Empório La Rosa, uma das sorveterias mais bem conceituadas de Santiago. Vale passar pelo local para experimentar as delícias.

  • Endereço: bairro Providência em Santiago, AV. Ramón Carnicer.
  • Valor: gratuito.
  • Horário: todos os dias 24 horas.

Veja também: Onde ficar em Santiago – melhores bairros e hotéis para se hospedar.

5 – Bairro Lastarria

Pontos turísticos de Santiago, Bairro Lastaria
Bairro Lastarria

Esse é um dos bairros mais charmosos de Santiago e certamente o bairro que mais nos encantou durante a viagem. Então, esse é um dos pontos turísticos de Santiago que não pode faltar em seu roteiro.

Conhecido como polo gastronômico, o Lastarria é um bairro histórico onde você vai encontrar edifícios do século XIX, cercados por prédios modernos.

Assim, o bairro  também conta com uma ótima infraestrutura, reunindo gastronomia, moda e beleza com ótimos bares, restaurantes, sorveterias e cafés. Ainda mais, no bairro acontece uma feira de antiguidades e algumas apresentações artísticas. Não deixe de ir nessa feira.

6 – Plaza de Armas

Plaza de Armas em Santiago, Chile
Plaza de Armas

Plaza de Armas é a principal praça da cidade e também um dos principais pontos turísticos de Santiago. Desse modo, ela possui grande importância histórica, sendo palco de muitas revoluções e manifestações.

Em sua volta você vai encontrar alguns dos edifícios históricos mais famosos de Santiago como a Catedral Metropolitana, Agência Central dos Correios e Telégrafos (atual Museu Histórico Nacional) e o Royal Court Palace.

Ainda mais, a Plaza de Armas fica próxima da região mais comercial da cidade e da Rua Agustinas, a rua onde ficam a maioria das casas de câmbio de Santiago.

  • Endereço: Plaza de Armas, Santiago, Chile.
  • Valor: gratuito.
  • Horário: todos os dias 24 horas.

7 – Palácio de La Moneda

Free tour Santiago do Chile
Palácio de La Moneda em Santiago

Mas é claro que não podemos falar dos pontos turísticos de Santiago, sem falar do Palácio de La Moneda, a sede do governo chileno. Aliás, o edifício possui um estilo neoclássico e foi declarado Monumento Nacional.

Contudo, um dos maiores atrativos do Palácio é a troca da guarda, um evento imperdível em Santiago e que atrai muitos turistas.

Mas para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Chile e contemplar a beleza do edifício de perto, é possível agendar uma visita guiada para ver o interior do palácio. 

Pontos turísticos de Santiago, Centro Cultural de La Moneda
Centro Cultural La Moneda

8 – Centro Cultural La Moneda

Centro Cultural La Moneda fica no subsolo do Palácio de La Moneda. Desse modo, o local conta com salas de exposições para obras de arte.

Além disso, ele possui espaço para crianças, café e lojas onde você pode comprar livros ou lembrancinhas.

Confira no site do Centro Cultural as exposições disponíveis, assim como, os horários e tarifas para visitação.

  • Endereço: Praça da Cidadania 26, Santiago, Chile.
  • Valor: entrada gratuita. Porém, algumas exposições podem ser pagas.
  • Horário: aberto de terça a domingo, das 10 hrs às 18 hrs.
  • Site oficial: cclm.cl

9 – Museu da Memória e dos Direitos Humanos

E dentre os pontos turísticos de Santiago, você também vai encontrar muitos museus para a alegria dos amantes de passeios culturais.

Desse modo, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos é um ponto turístico imperdível para os amantes de arte e de história.

O museu fica localizado em um edifício moderno e conta com exposições permanentes e temporárias. Suas exposições têm o objetivo de retratar as violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado chileno durante o regime de Pinochet, no período entre os anos de 1973 e 1990,

Aliás, o museu também homenageia as pessoas que sofreram algum tipo de agressão durante o regime.

10 – Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes
Museu de Belas Artes

Esse é mais um ponto turístico imperdível para os amantes de museus. Assim, o Museu Nacional de Belas Artes fica localizado no Parque Florestal e possui um acervo com mais de 5 mil obras, entre fotografias, documentos, pinturas, esculturas e outros.

Mas além de ser um dos museus mais importantes de Santiago, ele é um dos mais antigos da América latina.

11 – Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional  fica localizado na Plaza das Armas, junto a outros edifícios históricos que cercam a praça. Então, um passeio pela região não pode faltar durante a viagem.

Desse modo, o museu fica em um lindo edifício histórico e possui exposições que retratam a história e o passado do Chile. Ele trás a chegada dos espanhóis ao país, o fim do império e as mudanças políticas e culturais que ocorreram no Chile ao longo dos anos.

Ainda mais, o museu possui uma torre que fornece uma vista privilegiada para a Plaza de Armas.

  • Endereço: Plaza de Armas 951, Santiago, Chile.
  • Valor: entrada gratuita.
  • Horário: terça a domingo de 10hrs às 18hrs.
  • Site oficial: mhn.gob.cl.

12 – Museu de Arte Pré-Colombiana

Museu de Arte Pre-colombiana possui um acervo com peças históricas datadas do período pré-colombiano. Assim, as peças traduzem a história e cultura antes da chegada dos espanhóis à América. Para quem gosta de fazer um mergulho na história, esse museu vai deixar o seu roteiro de Santiago ainda mais interessante.

  • Endereço: Bandera 361, Santiago, Chile.
  • Valor: entrada gratuita.
  • Horário: quarta a sabado, de 10hrs às 18hrs.
  • Site oficial: museo.precolombino.cl.

13 – Parque Araucano e Shopping Arauco

Pontos turísticos de Santiago, Parque Araucano
Parque Araucano em Santiago

Apesar de pouco visitado pelos turistas, o Parque Araucano foi um dos parques mais lindos que visitamos em Santiago. Localizado no Bairro Las Condes, o parque possui diversas atrações com lindos jardins e belas obras de arte.

Assim, o parque possui brinquedos infantis, quadras de futebol e basquete, além de muitas áreas gramadas para descansar ou fazer um piquenique. E durante o inverno, o parque recebe uma pista de gelo para patinação.

Mas bem próximo ao Parque Araucano você ainda vai encontrar o Shopping Parque Arauco, um dos principais shoppings de Santiago.

Com uma variedade de lojas, o diferencial do Shopping Parque Arauco é a presença de um distrito somente com marcas de luxo como Versace, Louis Vuitton, Mont Blanc, Dolce & Gabbana e outras. Mas você também vai encontrar lojas mais populares.

Veja também: Hotéis em Santiago – 12 opções incríveis para ficar.

14 – Casa Museu La Chascona

Pontos turísticos de Santiago, Casa Museu Pablo Neruda
Casa Museu La Chascona

Casa Museu La Chascona é uma das três casas do famoso poeta chileno Pablo Neruda. Assim, a casa museu fica no bairro Bela Vista e está aberto para visitação, exceto nas segundas-feiras. No museu você vai encontrar obras de artes, objetos e outros artefatos que fazem parte e representam a história de Pablo Neruda. Sem dúvida, uma ótima atração para conhecer.

  • Endereço: Fernando Márquez da Plata 0192, Bairro Bellavista, Providencia, Santiago.
  • Horário: terça a sábado de 11:00 às 16:00.
  • Valor: entrada a partir de 2.500 pesos chilenos.
  • Site oficial: fundacionneruda.org.

15 – Bairro Paris Londres

Pontos turísticos de Santiago, bairro Paris Londres
Bairro Paris Londres em Santiago

Esse é sem dúvida um dos pontos turísticos de Santiago que vale a pena conhecer.

Assim, o pequeno Bairro Paris Londres é composto por duas ruas muito charmosas. Mas apesar de pequeno, o bairro reserva muita beleza aos seus visitantes.

Suas ruas são marcadas pelo estilo arquitetônico europeu. Desse modo, o local é aconchegante e cheio de detalhes encantadores com muitas portinhas super charmosas. Por isso, o bairro é perfeito para uma caminhada tranquila, enquanto você aprecia a beleza do local.

E que tal aproveitar uma hospedagem na Capital chilena com vista para a cordilheira? Veja 6 hotéis com vista para a Cordilheira dos Andes em Santiago que vão deixar a sua viagem ainda mais incrível.

16 – Mercado Central de Santiago

Mercado Central de Santiago
Mercado Central de Santiago

Mercado Central fica em um edifício histórico no Centro de Santiago. Desse modo, no mercado você vai encontrar uma variedade de produtos locais. Mas ele também tem restaurantes que oferecem em seu cardápio a típica culinária chilena, incluindo a famosa centolla.

Consideramos esse um ponto turístico polêmico, há quem ame e há quem odeie. Mas sinceramente não curtimos muito o local, devido à inconveniência dos vendedores com os turistas, que nos perseguiram insistentemente pelos corredores do mercado oferecendo seus produtos e cardápios. Contudo, alguns turistas amam o Mercado Central.

  • Endereço: San Pablo, 967, Santiago, Chile.
  • Horário: segunda a domingo de 08hrs às 19hrs.
  • Valor: gratuito.

17 – Templo de Bahá’í

Pontos turistícos de Santiago, Templo de Baha'í
Templo de Baha’í | Foto: Jorge Fernández Salas via Unsplash

Esse não é um dos pontos turísticos mais visitados de Santiago. Mas para os amantes de uma bela arquitetura ou para quem quer explorar um pouco mais da cidade, vale uma visita.

Templo de Bahá’í  é uma casa de oração que vem se popularizando entre os turistas pela sua arquitetura contemporânea impressionante. Assim, dentre as paisagens que mais se destacam no templo está o pôr do sol e o anoitecer. As luzes deixam a obra arquitetônica ainda mais em evidência formando um cenário incrível.

Contudo, o Templo de Bahá’í fica localizado a cerca 20 km do Centro de Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes.

  • Endereço: Diagonal Las Torres 2000, Penalolen, Chile.
  • Horário: terça a domingo de 09hrs às 19hrs.
  • Valor: gratuito.
  • Site oficial: bahai.cl/.

Veja também: Free tour Santiago – conhecendo o centro histórico de graça.

Passeios em Santiago

Mas em Santiago você vai encontrar muitos passeios para explorar as regiões e as lindas paisagens próximas da capital chilena.

Então, para quem quer explorar os arredores de Santiago, os passeios para Vinã del Mar e Valparaiso, Isla Negra, Valle Nevado, Portillo e Cajón del Maipo são imperdíveis. Confira o nosso texto o que fazer em Santiago, pois nele falamos dos melhores passeios para fazer na cidade.

*Salve no Pinterest para ler depois

Pontos turísticos de Santiago

Para ler em seguida: