PONTOS TURÍSTICOS DE PARATY: ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS PARA CONHECER O MELHOR DA REGIÃO

Veja os melhores pontos turísticos para conhecer em Paraty, no Rio de Janeiro. Confira ainda as melhores praias, cachoeiras, trilhas e outras atrações imperdíveis da região.

*Salve no Pinterest para ler depois

pontos turísticos para conhecer em Paraty no  Rio de Janeiro

Paraty é uma cidade linda do Rio de Janeiro, com um Centro Histórico encantador e cheio de histórias. Mas a cidade ainda conta com praias perfeitas e muitas atividades de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras.

Desse modo, os pontos turísticos para conhecer em Paraty são muitos e para todos os gostos. E para você deixar o seu roteiro bem interessante, separamos pontos turísticos imperdíveis para conhecer na região.

Encontre aqui as melhores hospedagens em Paraty.

Centro Histórico de Paraty

Pontos turísticos de Paraty
Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty é uma atração clássica da cidade. Formado por ruas de pedras, todas com uso exclusivo para pedestres, bem como, construções coloniais com as famosas portinhas e janelas coloridas que em sua grande maioria abrigam bares, restaurantes e lojinhas, o Centro Histórico é aquela atração para curtir durante o dia e a noite.

Caminhar pelas ruas de pedras de Paraty e apreciar seus pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Praça da Matriz, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Teatro Espaço, entre outros é uma atração imperdível.

Assim, o Centro Histórico de Paraty tem muitos pontos turísticos e atrativos, veja nesse post o que fazer no Centro Histórico de Paraty.

Encontre aqui os melhores passeios em Paraty.

Praias e Ilhas

Paraty é repleto de praias e ilhas lindas. Aliás, elas ocupam grande parte dos principais pontos turísticos de Paraty, sendo um dos atrativos mais procurados da cidade.  

Assim, separamos algumas das principais praias da região. Mas se você ama curtir uma praia não deixe de conferir as melhores praias de Paraty.

Muitas praias de Paraty podem ser acessadas somente por embarcações. Então, a melhor forma de explorar essas praias é contratando um passeio de escuna, de lancha ou ainda alugando uma lancha e fazendo o seu próprio roteiro pelas praias e ilhas que deseja conhecer.

Praia da Lula

PONTOS TURÍSTICOS DE PARATY
Praia da Lula

Sem dúvida, esse é um ponto turístico que não pode faltar em seu roteiro de Paraty. E como a maioria das praias da cidade, a Praia da Lula é cercada por vegetação, sendo que em seus extremos você encontrará costões de pedras, um cenário lindo para as fotos.

A Praia da Lula ainda é ideal para banhistas, pois possui águas calmas e claras com tom esverdeado.

Apesar de ser uma praia onde o acesso é feito apenas por barcos, a Praia da Lula é roteiro dos passeios de escuna. Então pode ser que você encontre a praia lotada.

O acesso para a Praia da Lula é feito exclusivamente por embarcações. Contudo, ela faz parte do roteiro da maioria dos passeios de escuna, portanto você pode conhecer o local contratando esse passeio. Mas certifique-se com a agência escolhida se realmente essa praia está incluida no roteiro. Outra opção para conhecer a praia é contratando um tour privado de lancha, assim você pode fazer o seu próprio roteiro e incluir a Praia da Lula nele.

 Contrate aqui seu passeio de escuna em Paraty e conheça praias lindas.

Saco do Mamanguá e Ilhote do Mamanguá

PASSEIO PARA SACO DO MAMANGUÁ EM PARATY
Praia do Engenho – Saco do Mamanguá

O Saco do Mamanguá é um fiorte repleto de praias paradisíacas, com águas cristalinas. Esse é sem dúvidas um ponto turístico que não pode ficar de fora do seu roteiro.

A região é muito preservada, assim suas praias são pequenas e possuem um ar de praia deserta. Conhecemos a Praia da Paca e Praia do Engenho na região, e certamente foram algumas das praias mais lindas que conhecemos em Paraty. Mas além das praias, a região em si é muito linda e com paisagens deslumbrantes.

Além de belas praias, no Saco do Mamanguá fica o Ilhote do Mamanguá, uma ilha linda que possui um  mirante com vista perfeita para a região e o Pico do Pão de Açúcar.

O Ilhote do Mamanguá  é uma ilha preservada com paisagens surpreendentes. Além das vistas incríveis, a ilha também tem um pequeno quiosque. Assim, você pode aproveitar para tomar uma cerveja e comer um petisco apreciando a vista surreal do Saco do Mamanguá e toda a tranquilidade e calma que o local oferece. Sem dúvida, uma experiência incrível.

Ilhote do Mamanguá em Paraty
Ilhote do Mamanguá

Somente é possível acessar as praias da Região do Saco do Mamanguá com embarcação. Então, a forma mais comum de conhecer a região é contratando um passeio de lancha para o Saco do Mamanguá. Outra opção é contratar um tour privado de lancha, assim você pode fazer o seu próprio roteiro e incluir as praias e lugares da região que deseja conhecer.

Contrate aqui o seu passeio de lancha pelo Saco do Mamanguá e curta as lindas praias. 

Praia do Sono

Praia do Sono em Paraty
Praia do Sono em Paraty | Foto: Linoleum Magazine via Unsplash

A Praia do Sono é uma das praias mais belas de Paraty com águas cristalinas e areias claras, sendo ainda cercada por vegetação.  Assim, a praia que possui aproximadamente 1 km de extensão faz parte da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Desse modo, é um lugar ideal para quem quer aproveitar a natureza.

Apesar de ser uma praia mais afastada e fazer parte da reserva da Juatinga, essa não é uma praia deserta. Assim, na Praia do Sono você vai encontrar opções de hospedagem, restaurantes, quiosques e bares. Essa praia ainda é um dos pontos turísticos mais procurados de Paraty, portanto costuma ficar bem cheia aos finais de semana e feriados.

Além da Praia do Sono, na região você vai encontrar algumas trilhas e cachoeiras.

O acesso para a Praia do Sono pode ser feito de barco ou em uma trilha de aproximadamente 3 km. Assim, você deve ir até a entrada de Trindade, próximo ao Condomínio Laranjeira, e de lá contratar um barco para te levar até a Praia do Sono ou ir de trilha em uma caminhada de aproximadamente 1 hora.

Contrate aqui seu tour com transporte e guia para a Praia do Sono.

Piscina Natural do Cachadaço

A Piscina Natural do Cachadaço fica na Vila de Trindade, sendo um dos pontos turísticos mais procurados na região. Desse modo, a atração é uma piscina natural cercada por pedras, com águas claras e rasas que formam um visual lindo. Aliás, o local ainda é ótimo para mergulhar de snorkel.

Mas por ser uma atração muito procurada, a Piscina Natural do Cachadaço costuma estar sempre cheia nos feriados e finais de semana.

Desse modo, o acesso para a piscina natural é  feito por uma trilha que dura aproximadamente 30 minutos e fica no final da Praia do Cachadaço. Contudo, outra opção é ir de barco, a partir da Praia do Meio.

Contrate aqui seu passeio para Trindade, incluindo a Piscina Natural do Cachadaço.

Ilha Comprida

A Ilha Comprida é um grande aquário natural, com águas azuis repletas de peixes. Desse modo, esse é um lugar lindo com grande abundância de vida marinha, ideal para a prática de mergulho com snorkel.

Pontos turísticos de Paraty
Ilha Comprida

No local você não vai encontrar praia, o grande atrativo da Ilha Comprida é uma piscina natural onde é possível mergulhar para apreciar a vida marinha.

A Ilha Comprida é um ponto turístico que está na maioria dos roteiros do passeio de escuna. Portanto você pode conhecer o local contratando esse passeio, mas certifique-se com a agência escolhida de que realmente a ilha faz parte do roteiro. Outra opção para conhecer a ilha é contratar um tour privado de lancha, assim você pode fazer o seu próprio roteiro e incluir a Ilha Comprida nele.

Contrate aqui um tour particular de lancha pelas lindas ilhas de Paraty e personalize seu roteiro.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul em Paraty é um lugar com cenário paradisíaco. Com muita vegetação, costões de pedras e águas com uma cor verde intensa (curiosamente as águas da lagoa azul são verdes) é impossível não se apaixonar pela beleza do local. Aliás, esse é um ponto turístico bastante procurado na região por sua exuberante beleza.

Só é possível chegar até a Lagoa Azul de barco. Assim, você pode contratar um passeio de escuna ou um tour privado de lancha e incluir a Lagoa Azul em seu roteiro. Mas ao contratar o passeio de escuna certifique-se que o mesmo inclua a Lagoa Azul em seu roteiro.

Lagoa Azul em Paraty - RJ
Lagoa Azul

Contrate aqui um tour particular de lancha em Paraty e personalize seu roteiro.

Trilhas e Cachoeiras de Paraty

Mas outros pontos turísticos imperdíveis e que não podem ficar de fora do seu roteiro de Paraty são as trilhas e cachoeiras. Aliás, para quem gosta de atividades de ecoturismo encontrará ótima opções para curtir.

Pão de Açúcar do Mamanguá

Passeio Saco do Mamanguá em Paraty´RJ

O Pão de Açúcar do Mamanguá é um cartão postal da região do Saco do Mamanguá.

Assim, é possível admirar a beleza do Pico do Pão de Açúcar de diversos pontos da região. Mas também é possível fazer uma trilha até o topo do Pão de Açúcar do Mamanguá de onde se tem uma das vistas mais lindas da região.

A trilha para o Pão de Açúcar do Mamanguá começa na Praia do Cruzeiro e dura em média 1 hora de caminhada subindo em mata fechada. Desse modo, com aproximadamente 500 metros de altitude a vista que se tem do mirante (no topo do pico) para o fiorde é única e incrível.

Powered by Rock Convert

O acesso para a Praia do Cruzeiro, onde se inicia a trilha, somente é possível de barco. Assim, você pode ir até Paraty Mirim de carro ou ônibus, e na Praia de Paraty-Mirim contratar um barco para te levar até a Praia do Cruzeiro.

Cachoeira Pedra Branca e Poço da Usina

Pontos turísticos de Paraty
Poço da Usina

A Cachoeira Pedra Branca é uma das mais bonitas da região e também uma das mais movimentadas. Formada por duas quedas d’água e algumas piscininhas rasas e tranquilas, a cachoeira é perfeita para banho.

Um pouco antes da Cachoeira Pedra Branca você vai encontrar o Poço da Usina, um poço com 6 metros de profundidade que marca o local onde foi construído a primeira usina da cidade. Desse modo, no local também tem uma casa com objetos da primeira usina de força de Paraty. Mas o Poço da Usina é uma parada para apreciação e tirar fotos, sendo proibido tomar banho no local. Então, para se jogar na água é só continuar a trilha de cerca de 2 minutos, até a Cachoeira Pedra Branca.

Para chegar até o Poço da Usina é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 10 minutos, mas ela é bem fácil e limpa.

Assim, a Cachoeira Pedra Branca e Poço da Usina fazem parte do roteiro da maioria dos passeios de Jeep da região. Para quem quer conhecer esse ponto turístico, certamente contratar o Jeep Tour é uma ótima opção.

Contrate aqui seu passeio de jeep em paraty e conheça as melhores cachoeiras da região, inclusive o a Cachoeira Pedra Branca e o Poço da Usina.

Cachoeira do Tabogã e Poço do Tarzan

A Cachoeira do Tabogã e o Poço do Tarzan são pontos turísticos bem populares, e sem dúvidas, as cachoeiras mais procuradas de Paraty, além de serem parada do passeio Jeep Tour.

A Cachoeira do Tabogã é famosa por ter uma pedra que serve como tobogã natural, onde os aventureiros descem escorregando. Assim, o local costuma estar sempre cheio e com fila para descer na pedra, principalmente no horário que os jeeps do passeios chegam.

Um pouco mais para cima da Cachoeira do Tabogã fica o Poço do Tarzan, uma pequena queda d’água que forma um poço envolto por pedras com águas esverdeadas e cristalina. O Poço do Tarzan costuma ficar bem cheio e no local você ainda vai encontrar um restaurante.

Para chegar até a Cachoeira do Tabogã você deve fazer uma trilha de aproximadamente 5 minutos de nível fácil, partindo da Igreja Nossa Senhora da Penha. Desse modo, da Cachoeira do Tabogã até o Poço do Tarzan o acesso também se dá por uma trilha fácil de aproximadamente 2 minutos.

Poço do Tarzan em Paraty - RJ
Poço do Tarzan

Contrate aqui seu passeio de jeep em Paraty e conheça as melhores cachoeiras da região, inclusive o Poço do Tarzan e a Cachoeira do Tabogã.

Caminho do Ouro

Pontos Turísticos de Paraty - Caminho do Ouro

O Caminho do Ouro, também conhecido como Estrada Real, é  uma estrada construída por escravos entre séculos XVII e XIX.  Assim, essa estrada ligava o estado de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, e era a principal rota para o escoamento do ouro de Minas Gerais,  no período conhecido como  “cido do ouro” em Paraty.

Hoje parte do Caminho do Ouro em Paraty foram restaurados e se encontra preservados, sendo um ponto turístico bem interessante para conhecer na cidade. Além de toda a parte histórica do Caminho do Ouro, grande parte da estrada fica no Parque Nacional da Serra da Bocaína. Assim, além de um mergulho no passado você vai se encantar com as lindas paisagens da região de Mata Atlântica.

A melhor forma de explorar o caminho do ouro é contratando um passeio. Assim você vai ter o acompanhamento de um guia para conhecer a estrada, sempre ficando por dentro das histórias e curiosidades do local.

Contrate aqui seu passeio com guia pelo Caminho do Ouro e o Parque Nacional da Serra da Bocaína.

Alambiques de Paraty

No século XVIII, a região de Paraty foi uma grande produtora de cachaça e chegou a ter mais de 200 alambiques. Assim, devido a grande produção de cachaça a cidade virou sinônimo de pinga.

Desse modo, atualmente Paraty ainda preserva o seu título de cidade da cachaça e sua produção mais famosa é a cachaça Gabriela. Assim, os poucos alambiques em funcionamento em Paraty se tornaram pontos turísticos e podem ser visitados, sendo uma atração que faz sucesso entre os turistas.

Contrate aqui seu passeio de jeep para conhecer um alambique em Paraty, além de lindas cachoeiras.

Praticamente todos os alambiques de Paraty produzem sua própria versão da Cachaça Gabriela, assim, o sabor e aroma da cachaça varia de acordo com cada produção. Apesar da Gabriela ser a grande estrela de Paraty recomendamos que prove as outras cachaças que também são muito boas, principalmente a de capim limão que é nossa preferida.

Alambique Pedra Banca

Alambique pedra branca em Paraty
Alambique Pedra Banca

A Cachaçaria  Pedra  Branca atua na produção de cachaças e licores incríveis e de alta qualidade. Assim, a cachaçaria fica em uma fazenda linda e oferece um tour guiado para os visitantes, onde você vai ficar por dentro da história da produção de cachaça em Paraty.

Na  cachaçaria você também vai encontrar uma lojinha onde pode degustar as cachaças e licores produzidas no local que são muitos, além de comprar as suas preferidas.

O Alambique Pedra Branca fica localizado na Estrada da Pedra Branca, a cerca de 7 km do Centro de Paraty.

Alambique Maria  Izabel

O Alambique Maria Izabel fica em um sítio na beira da baía de Paraty e produz cachaça artesanal  com uso da cana cultivada no próprio local. Aliás, a cachaça está cotada entre as melhores do país e sua proprietária Maria Izabel se envolve em todas as etapas da produção, garantindo a qualidade da mesma. Ainda mais, esse é o único alambique de Paraty que usa uma receita tradicional da região para a fermentação artesanal da cachaça.

E claro, você pode agendar uma visita ao Alambique Maria Izabel para conhecer a história e processo de fabricação da cachaça, além de fazer uma degustação e apreciar a paisagem linda do local.

Assim, o alambique fica localizado a cerca de 9 km do Centro de Paraty, sentido Angra dos Reis, no Sítio Santo Antônio.

Cachaçaria Engenho do Ouro

Por fim, a Cachaçaria Engenho do Ouro já conquistou prêmios nacionais e internacionais de qualidade e é uma das mais populares em Paraty.

Assim, você pode visitar o Engenho do Ouro e fazer uma visita guiada para saber sobre a história do alambique e da cachaça na região. Aliás, o tour também tem degustação e você pode comprar suas cachaças preferidas na lojinha do local.

O Engenho do Ouro fica a 17 minutos de carro do Centro de Paraty, na estrada Paraty-Cunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip