Sul de Ilhabela, São Paulo (ver no mapa).

Praia frequentada por banhistas.

Ideal para mergulho livre e de snorkel.

Uma boa dica para aproveitar o litoral de Ilhabela é explorar as suas belas praias. E ao sul da Ilha você vai encontrar a Praia da Feiticeira, uma praia ideal para quem procura um lugar sossegado para passar o dia.

Então se você está organizando um roteiro e vai incluir a Praia da Feiticeira nele, veja nesse artigo o que fazer, como chegar e dicas para aproveitar melhor a praia.

Encontre aqui os melhores hotéis e pousadas em Ilhabela.

Sobre a Praia da Feiticeira em Ilhabela

PRAIA DA FEITICEIRA EM ILHABELA
© Lia – stock.adobe.com

Se você procura uma praia mais sossegada para curtir o seu dia em Ilhabela, sem dúvida, a Praia da Feiticeira é uma boa opção.

Booking.com

Desse modo, a Praia da Feiticeira que fica ao Sul de Ilhabela tem aproximadamente 250 metros de extensão. Aliás, a principal característica dessa praia é que ela possui um ar bem natureza, sendo cercada por vegetação.

Mas o que chama a atenção na Praia da Feiticeira, além do seu nome é que ela possui um antigo casarão colonial em seu canto esquerdo. Aliás, esse casarão era a antiga sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar, e atualmente é nele que fica a entrada da praia.

Assim, a Praia da Feiticeira fica entre as praias do Portinho e Julião. Desse modo, a praia possui mar com águas calmas e claras ideias para a prática de mergulho, além de formações rochosas que deixam o visual lindo.

Segundo a lenda, a Praia da Feiticeira possui esse nome porque sua antiga proprietária fez fortuna com escravos e piratas da região. E mesmo após o fim da escravidão, a fazenda era usada para a entrada de escravos ilegais. Segunda ainda essa lenda, certo dia, a proprietária da fazenda com o auxilio de alguns escravos entrou na floresta e enterrou um tesouro. Contudo, ela voltou sozinha para a fazenda, pois teria matado todos os escravos com medo que revelassem o segredo do tesouro. Mas ceum dia a proprietária, chamada de feiticeira pelos pescadores teria enlouquecido e sumiu na floresta.

Infraestrutura da Praia da Feiticeira em Ilhabela

A Praia da Feiticeira não possui infraestrutura turística com quiosques e restaurantes, mas durante a alta temporada você pode encontrar barracas vendendo bebidas ou lanches. Por isso, o local é muito procurado por quem quer uma praia sossegada.

No canto esquerdo da Praia da Feiticeira fica o antigo casarão colonial e do outro lado um condomínio. Mas na Praia da Feiticeira ainda deságua duas cachoeiras.

Apesar de não ter uma infraestrutura turística, você pode ser hospedar próxima a Praia da Feiticeira para desfrutar mais da região.

Assim, para quem quer aproveitar um pouco mais e prefere ficar hospedado na região também encontrará boas pousadas, além de casas para temporada.

Na Praia da Feiticeira você pode ficar na Pousada Forte Rocha a 900 metros da praia, ou no Templo do Ser que oferece serviço de concierge. Mas outra opção é a Pousada Villa Nina a 200 metros da praia.

Confira aqui outras opções de hospedagens na Praia da Feiticeira.

Como chegar e estacionamento

A Praia da Feiticeira fica a aproximadamente 6 km da balsa no sentido Sul e 11,5 km da Vila (Centro Histórico), entre as praias do Portinho e Julião.

Assim, se você não está de carro é possível chegar até a Praia da Feiticeira de ônibus. Para isso, basta pegar um ônibus que vai para o sul da ilha. A passagem custa R$ 5,00 (março de 2020).

Se você vai usar o transporte público em Ilhabela, antes de sair de casa confira o horário do ônibus. Porque para algumas praias o intervalo é um pouco maior de um ônibus para outro. Acesse aqui e confira os horários.

Mas se você vai de carro, basta seguir a estrada principal, ela é bem sinalizada. E a entrada da Praia da Feiticeira é indicada por uma placa, em frente ao Posto Policial.

Mesmo sendo possível conhecer a Praia da Feiticeira de ônibus, se preferir alugue um carro em Ilhabela. Assim, você poderá fazer os seus próprios horários e conhecer várias praias em uma mesmo dia, e claro com muito mais comodidade, já que os ônibus não passam com certa frequência.

Quanto ao estacionamento, você pode deixar o carro na estrada próximo a Praia da Feiticeira.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e ainda divida em até 12 vezes no cartão.

Dicas para aproveitar melhor a Praia da Feiticeira

Se você ama tirar muitas fotos durante a viagem explore os cantinhos da Praia da Feiticeira, pois eles possuem muitas pedras que deixam o visual lindo.

Para aproveitar a Praia da Feiticeira, além do protetor solar nunca se esqueça do repelente. Carregue ele sempre contigo, porque os borrachudos da ilha possuem essa fama não é à toa. Então, para qualquer praia não se esqueça de levar repelente, água e protetor solar.

Se você optar em ir para alguma praia de ônibus, lembre-se que o transporte não possui uma boa frequência e isso pode atrapalhar um pouco o seu roteiro, principalmente se quer conhecer mais de uma praia no mesmo dia.

*Salve no Pinterest para ler depois

Praia da Feiticeira em Ilhabela (São Paulo)

Para ler em seguida: