Ilhabela, São Paulo (ver no mapa).

Praia rústica frequentada por banhistas.

Ideal para praticar esportes radicais.

Sua vibe é curtir uma praia badalada ou prefere uma praia mais afastada para aproveitar a natureza e tudo que ela proporciona? Se você gosta da segunda opção não deixe de conhecer a Praia de Castelhanos em Ilhabela.

Considerada uma das melhores praias de Ilhabela, a Praia de Castelhanos te aguarda com muitas belezas naturais que valem aquela visita ou até mesmo uma estadia um pouco maior no local.

Então se você está organizando um roteiro e vai incluir a Praia de Castelhanos nele, veja nesse artigo o que fazer, como chegar e dicas para melhor aproveitar a praia.

Confira aqui as melhores hospedagens em Ilhabela.

Sobre a Praia de Castelhanos em Ilhabela

Praia de Castelhanos em Ilhabela
Praia de Castelhanos | ©Ayeska – stock.adobe.com

A Praia de Castelhanos tem aproximadamente 1,5 km de extensão, mas o que chama a atenção no local é a sua baia em formato de coração. É isso mesmo, se você observar a praia de alguns dos mirantes vai notar essa curiosidade que deixa a vista da região ainda mais apaixonante.

Consideramos a Praia de Castelhanos uma das melhores praias de Ilhabela, mas a beleza do lugar é tanta que ela também está na lista das melhores praias de São Paulo.

Desse modo, a Praia de Castelhanos é de mar aberto e possui uma extensa faixa de areia clara com águas azuis cercada por vegetação, um cenário encantador. Por ser uma praia de mar aberto e com muitas ondas, ela é ideal para praticar esportes radicais, principalmente surf.

Aliás, na praia vivem duas antigas comunidades caiçara de Ilhabela, o Canto do Ribeirão e Canto da Lagoa, onde a maioria dos habitantes trabalha nos quiosques, restaurantes e hospedagens do local.

Além da praia que já é um lugar perfeito para curtir um delicioso dia, você pode explorar o local para conhecer um pouco mais das comunidades caiçaras e ir até o mirante de onde é possível ver toda região (inclusive o formato de coração da Praia de Castelhanos). E claro, dar muitos suspiros com a beleza do lugar.

E para quem vai ficar hospedado na região, a partir da Praia de Castelhanos você pode fazer algumas trilhas que chegam até cachoeiras e praias vizinhas. Assim, você pode conhecer a Praia Mansa, Praia Vermelha e Cachoeira do Gato. Contudo, para fazer essas trilhas recomendamos que você contrate guias locais.

Infraestrutura da Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos em Ilhabela
Praia de Castelhanos | ©João Vitor Oliveira Martins – commons.wikimedia

Na Praia de Castelhanos você vai encontrar uma estrutura turística com quiosques, restaurantes e hospedagens. Desse modo, a bela praia é um lugar ideal para passar o dia (o que normalmente os turistas fazem) ou se hospedar e relaxar muito em meio a natureza.

Então, se você vai passar apenas o dia na Praia de Castelhanos encontrará quiosques com estrutura de praia para relaxar e curtir bons momentos nesse paraíso. Nos quiosques e restaurantes você pode experimentar a culinária típica das comunidades caiçaras.

Mas para quem vai se hospedar, lembre-se que essa é uma praia rústica. Então a maioria das hospedagens são casas simples, chalés ou camping.

Como chegar e estacionamento

Se você vai conhecer a Praia de Castelhanos ou ficar hospedado nela para curtir melhor a região, ela está localizada no Parque Estadual de Ilhabela, na costa leste da ilha. Desse modo, seu acesso, a partir do centro de Ilhabela, pode ser feito por terra ou mar.

Veja também: Como alugar um carro mais barato.

1. Por terra:

Estrada para Praia de Castelhanos em Ilhabela
© Grupo IMS Ilhabela – commons.wikimedia

A estrada de aproximadamente 15 km é o acesso principal para a Praia de Castelhanos. Assim, você pode fazer esse percurso de carro (veículo 4X4), moto, bicicleta e até a pé (para quem ama fazer trekking e não dispensa uma bela caminhada pela Mata Atlântica).

O jeito mais comum e mais fácil de visitar a Praia do Castelhanos e contratando um passeio de jeep até a praia.

Durante o trajeto você vai ver muitas paisagens lindas de Mata Atlântica. Então o percurso até a Praia de Castelhanos já é um passeio bem interessante para fazer em Ilhabela, independente da modalidade que você escolher.

A estrada funciona como via única. Desse modo, o trânsito é permitido diariamente entre 7h e 14h (no sentido Praia de Castelhanos) e entre 15h e 18h (no sentido Centro de Ilhabela). Fique atento a esses horários.

2. Pelo mar:

Mas também é possível acessar a Praia de Castelhanos pelo mar. Nesse caso é necessário contratar um passeio, na qual a maioria das agências em Ilhabela oferecem.

Praia de Castelhanos pelo mar
©Gabriel Castaldini – commons.wikimedia

Normalmente o roteiro do passeio de barco para a Praia de Castelhanos conta com paradas em outras belas praias de Ilhabela, vai depender da agência em que você contratar o passeio.

Para quem vai contratar o passeio para a Praia de Castelhanos, um dos mais populares da ilha e o passeio terra e mar, aonde você vai pela estrada de jeep e volta pelo mar em embarcação ou vice versa. Então, esse é um passeio bem interessante para fazer, já que você vai conhecer os dois acessos da praia. Além de desfrutar das lindas paisagens do Parque Estadual e apreciar as belas paisagens do litoral de Ilhabela.

Se você vai por conta própria somente é possível acessar a estrada com carro 4X4, já que o percurso é por estrada de terra. Também fique atento aos horários de funcionamento da estrada, pois ela é via única .

Quanto ao estacionamento, ao final da estrada você vai encontrar o Receptivo de Turismo da Praia de Castelhanos, na qual é obrigatório estacionar o veículo, caso não tenha hospedagem reservada. Assim, o valor da diária de estacionamento é de R$ 15,00 para automóveis e R$ 10,00 para motocicletas.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Contudo, se você tem hospedagem reservada, após apresentar o comprovante vai fazer a travessia dos rios do Quilombo, do Cemitério e do Engenho que ficam além da área do estacionamento e acessar as vilas caiçaras.

Dicas para aproveitar melhor a Praia de Castelhanos

Ilhabela em São Paulo SP
Nascer do sol na Praia de Castelhanos | ©Mccampestrini – commons.wikimedia

Se você ama tirar muitas fotos durante a viagem, explore os cantinhos da Praia de Castelhanos, pois vai encontrar visuais lindos. Aliás, não deixe de ir até o mirante para ver toda a baia bem do alto com seu lindo formato de coração.

Ao entrar na água tenha cuidado, pois essa é uma praia de mar aberto com ondas.

Mas para aproveitar a Praia de Castelhanos, além do protetor solar nunca se esqueça do repelente. Carregue ele sempre contigo, porque os borrachudos da ilha possuem uma fama não é à toa. Então, para qualquer praia não se esqueça de levar repelente, água e protetor solar.

Aliás, também leve alguns lanches, mesmo para quem vai passar somente o dia ou se hospedar na região.

O passeio para a Praia de Castelhanos é um dos melhores passeios de Ilhabela. Então seja por terra ou mar, não deixe de fazer esse passeio.

Por fim, se você vai ficar hospedado na Praia de Castelhanos, veja o Manual de boa conduta com algumas regras de visitação.

Informações importantes para quem vai ficar hospedado na praia:

  • Reserva de hospedagem: turistas com agendamento de hospedagem deverão preencher a autorização, anexar o e-mail de confirmação da reserva e enviar (com 7 dias de antecedência) para o e-mail peilhabela@fflorestal.sp.gov.br, a fim de solicitar a autorização de entrada no Parque Estadual. É necessária essa autorização para chegar ao destino.
  • Energia elétrica: funciona até ás 22 horas. Por isso é recomendado levar uma lanterna .
  • Sinal de celular e internet: na praia não há sinal de celular, sendo que algumas hospedagens tem internet limitada. Há dois telefones públicos no Canto da Lagoa, mas algumas vezes estão fora do ar.
  • Animais de estimação: não são permitidos animais de estimação nas comunidades.
  • Formas de pagamento: na sua viagm leve uma quantia em dinheiro, pois somente alguns comércios trabalham com cartões de crédito.

*Salve no Pinterest para ler depois

PRAIA DE CASTELHANOS EM ILHABELA

Para ler em seguida: