Sem dúvida, a Praia do Farol é um dos lugares mais mágicos de Arraial do Cabo. Sabe aquele cantinho bem escondido em meio a muita natureza, que vai arrancar alguns suspiros quando você olhar? Então, essa é a Praia do Farol.

Contudo, essa não é uma simples praia e antes de conhecê-la é bom saber um pouco sobre esse local tão lindo e que guarda muitas histórias.

Encontre aqui os melhores hotéis e pousadas em Arraial do Cabo

Sobre a Praia do Farol em Arraial do Cabo

Praia do Farol em Arraial do Cabo
Praia do Farol

Em primeiro lugar, você precisa saber que a Praia do Farol fica na Ilha do Farol, uma área de proteção da Marinha do Brasil.

A Ilha do Farol é uma área de preservação, não somente pela sua questão ambiental, mas também pelo valor histórico que o local possui.

Curiosidade: em Arraial do Cabo há registros históricos que uma carta náutica de Américo Vespúcio faz menção a árvore que fica no centro da Praia do Farol. Atualmente essa árvore centenária é protegida por uma cerca, e integra as belezas e curiosidades da ilha.

Por ser uma área de proteção ambiental, apenas embarcações autorizadas pela Marinha podem acessar a Praia do Farol. Desse modo, você não poderá ir a praia por conta própria.

A Praia do Farol possui aproximadamente 1000 metros de extensão. Ainda mais, ela é formada por dunas, juntamente com uma linda vegetação característica do local, deixando seu visual realmente perfeito. Desse modo, sua areia é bem fininha e branca, bem típica das praias de Arraial do Cabo.

As águas são bem calmas e muito transparente, simplesmente maravilhosas. Aliás, uma característica das águas dessa praia é que ela varia entre várias tonalidades de azul. Mas sempre bem cristalinas.

Por fim, a Praia do Farol foi classificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como uma das praias mais perfeitas do país. O título de praia perfeita se deu pela transparência e pureza da água, bem como pela qualidade de areia e o seu cenário encantador. Aliás, realmente achamos a praia perfeita (apesar de estar lotada no dia que conhecemos).

Veja também: Praia do Forno em Arraial do Cabo

Regras da Praia do Farol

Praia do Farol - Arraial do Cabo
Praia do Farol em Arraial do Cabo

Mas fique ligado, que por ser uma área de proteção, a Praia do Farol possui algumas regrinhas para os visitantes. Sendo elas:

– o tempo de permanência na Praia do Farol é de apenas 30 minutos. É isso aí, você não poderá passar o dia inteiro nessa praia não;

– não é permitido entrar no local com comidas, nem bebidas. Aliás, a Praia do Farol não possui nenhum tipo de quiosque ou restaurante;

– você poderá entrar na Praia do Farol com câmera, celular, canga, chapéu e boné;

– também há um limite de pessoas que podem ficar na praia. Sendo esse limite de 300 visitantes por hora;

– a praia possui uma faixa de água que é separada para os banhistas. Assim, você poderá tomar banho somente nessa faixa de água.

Veja também: Arraial do Cabo: o que você precisa saber antes de ir.

Infraestrutura da Praia do Farol

Praia do Farol - Arraial do Cabo
Praia do Farol – Tenda da Marinha

Na Praia do Farol você não encontrará quiosques, restaurantes ou banheiros. Apenas muita natureza e cenários lindos.

Assim, a Praia do Farol conta apenas com uma tenda onde ficam dois marinheiros para te auxiliar, caso precise de alguma ajuda.

Os turistas têm acesso a apenas algumas áreas da Praia do Farol, o restante fica protegida por cordas, como a árvore mencionada na carta de Américo Vespúcio e dunas que compõem o visual do lugar.

Veja um guia com as Praias de Arraial do Cabo.

Como chegar na Praia do Farol em Arraial do Cabo

O acesso para a Praia do Farol se dá somente por via marítima. Assim, você apenas poderá chegar a praia de barco, desde que este esteja autorizado.

Aliás, os barcos autorizados a atracar na praia são aqueles que fazem o passeio de barco em Arraial Cabo. Mas a agência que você contratar o passeio deve ser autorizada pela Marinha.

O valor desse passeio de barco pode variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 dependendo da agência e o que está incluso. Desse modo, o passeio terá duração de aproximadamente 3 horas e sairá da Praia dos Anjos. Mas como já falamos, a parada na Praia do Farol dura apenas 30 minutos.

Além de conhecer a Praia do Farol, o passeio de Barco passa por alguns outros pontos turísticos de Arraial, como: a Gruta da Santinha, o próprio Farol e alguns outros. Leia também o artigo sobre o Passeio de barco em Arraial do Cabo.

Veja também: melhores pousadas de Arraial do Cabo

Para ler em seguida: