Norte de Ubatuba, São Paulo (ver no mapa).

Praia badalada, frequentada por banhistas.

Ideal para a prática de mergulho livre.

Apesar de ser conhecida como a capital do surf, Ubatuba tem ótimas praias para banhistas. Assim, a cidade conta com praias perfeitas para passar o dia e se deliciar em suas águas claras e calmas. E uma dessas praias é a Praia do Português.

Sem dúvida, a Praia do Português é uma das praias mais lindas da cidade. Por isso, ela entrou na nossa lista de melhores praias de Ubatuba.

Então se você quer conhecer a Praia do Português durante a sua viagem para Ubatuba, veja como chegar e dicas para curtir esse pequeno paraíso.

Booking.com

Veja também: Top 10 melhores praias de São Paulo.

Sobre a Praia do Português

PRAIA DO PORTUGUÊS EM UBATUBA
Praia do Português em Ubatuba

A Praia do Português também é conhecida como Prainha do Félix ou Praia Escondida. E o motivo é porque ela é uma pequena praia que fica ao lado da Praia do Félix e que pode passar despercebida, já que fica um pouco escondida.

Desse modo, a Praia do Português que possui aproximadamente 50 metros de extensão fica ao norte de Ubatuba, entre a Praia do Félix e a Praia Brava de Itamambuca.

Com acesso a partir da Praia do Félix em uma pequena trilha, sem dúvida o seu visual compensa e vale uma visita. Apesar de pequena, a beleza do lugar não deixa nada a desejar. Assim, os seus estreitos são repletos de costões de rochas, onde é possível subir, contemplar o visual e tirar muitas fotos.

A faixa de areia clara é cercada por um pequeno muro de pedras e o entorno da praia é repleto de vegetação com muitos coqueiros, um visual único e encantador.

Para quem vai a Praia do Félix, vale a pena estender o passeio até a Praia do Português. Mas por ser uma praia pequena e muito procurada, em alta temporada, finais de semanas e feriados, ela fica lotada. Então se você quer curtir a praia vazia, não vá nessas datas.

Se inscreva em nossa newleester e baixe nosso checklist de viagem para praia com os itens essenciais que não podem ficar de fora da sua mala..
* campos obrigatórios

Infraestrutura da Praia do Português

A Praia do Português não possui nenhum tipo de infraestrutura turística. Desse modo, ela é uma pequena praia para você curtir muito a natureza.

Então, se você procura uma praia com estrutura turística, aproveite o seu dia na Praia do Félix e faça apenas um passeio até a Praia do Português. Mas se quiser curtir um pouco mais a pequena praia é só levar o seu lanche, só não esqueça o lixo na praia, a natureza agradece.

Para quem quer aproveitar um pouco mais e prefere ficar hospedado na região vai encontrar pousadas em Ubatuba incríveis, além de casas para temporada.

Apesar de não ter infraestrutura com hospedagem na Praia do Português, você pode ficar na Praia do Félix ou região próxima. A Pousada Bawa fica localizada a apenas 100 metros da Praia do Félix e conta com piscina ao ar livre, jardim e terraço. E se você quer ficar em outras regiões da cidade, mas de frente para o mar, veja pousadas pé na areia em Ubatuba.

Apesar de não ficar na Praia do Félix, e sim na Praia de Itamambuca, o Itamambuca Eco Resort é uma ótima opção para quem procura um lugar com conforto na região.

Como chegar e estacionamento

O acesso para a Praia do Português é a partir da Praia do Félix. Desse modo, a Praia do Félix fica a aproximadamente 15 km do Centro de Ubatuba, sendo que seu acesso é através do km 39, da BR-101. Nesse acesso você vai entrar pela portaria do Condomínio Cachoeira do Sobrado (livre acesso).

A partir dessa entrada, basta descer por via asfaltada por aproximadamente 1,5 km. Depois de estacionar o carro, ainda é preciso fazer uma pequena caminhada até a Praia do Félix.

Ubatuba - SP
Trilha para a Praia do Portugês

Apesar de ser possível chegar até a Praia do Félix pegando um ônibus no Centro de Ubatuba, qualquer um que passe na BR-101 (norte da cidade), não recomendamos que você utilize esse meio de transporte, pois depois de descer na BR (o ônibus só passa na BR) é preciso caminhar até a praia, em um percurso de 1,5 km.

Para algumas praias de Ubatuba é possível ir de Uber. Contudo, pode ser que você tenha dificuldades em pedir um Uber, principalmente para as praias do norte, já que elas são mais afastadas.

Então se você não vai de carro para Ubatuba recomendamos que alugue um na cidade. Assim, você pode aproveitar o litoral da cidade tranquilamente.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Mas para estacionar o carro na Praia do Félix é necessário pagar a taxa azul, que vale para o dia todo e para qualquer praia. O valor da taxa é R$ 12,00.

Já o acesso para a Praia do Português fica no canto direito da Praia do Félix, na parte mais movimentada.

Contudo, para chegar até a Praia do Português é preciso passar pelas pedras em uma pequena trilha (aproximadamente 3 minutinhos). A trilha é bem fácil, mas é necessário pular algumas pedras. Então tenha cuidado.

Dicas para aproveitar a Praia do Português

Praia do Português em Ubatuba
Praia do Português em Ubatuba

Ao ir para a Praia do Português é preciso ter cuidado com a maré, pois se ela estiver alta é perigoso fazer a travessia. Inclusive um vendedor ambulante da Praia do Félix avisou a gente sobre a maré. Ele lembrou que a maré já estava subindo e que era pra gente ter cuidado na volta e não demorar muito na Praia do Português.

E quando fomos para a Praia do Português passamos tranquilamente, mas na volta a maré já tinha subido um pouquinho e tivemos dificuldades em ver as pedras. Inclusive, depois que passamos vimos algumas pessoas com muita dificuldade ao voltar da praia.

Então, se a maré estiver alta prefira ir para a Praia do Português de barco. No canto direito da Praia do Félix você vai encontrar alguns barcos que levam até a praia e depois buscam na hora combinada. E caso fique preso na praia e não queira voltar nadando também pode pedir esse barcos para te buscar, mas eles não são gratuitos.

Aliás, esses barcos também fazem passeio para a Ilha do Prumirim.

Por fim, para aproveitar um pouco mais a região conheça também a Praia das Conchas. Essa é uma pequena praia, repleta de conchinhas que possui acesso por trilha a partir do canto esquerdo da Praia do Félix. Mas a trilha é de aproximadamente 20 minutos pela Mata Atlântica e não recomendamos ir sozinho.

*Salve no Pinterest para ler depois

PRAIA DO PORTUGUÊS EM UBATUBA

Para ler em seguida: