PRAINHAS DO PONTAL DO ATALAIA: A MELHOR PRAIA DE ARRAIAL DO CABO

Atualizado em Janeiro , 2020

Prainhas do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Se você pretende viajar para conhecer as belas praias de Arraial do Cabo, não deixe de conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia. Aliás, inclua essa praia no topo do seu roteiro, para garantir que dê tempo de você conhecê-la, e claro, aproveitar ao máximo esse paraíso. Mas você deve estar se perguntando o que tem de tão especial nessa praia. Então já vamos te contar tudo sobre esse praia maravilhosa.

Mas vamos te contar um segredo antes, as Prainhas do Pontal do Atalaia, sem dúvida foi nossa praia preferida em Arraial do Cabo. E olha que escolher uma praia preferida em meio a tantas praias lindas é uma missão bem difícil.

Sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia

Primeiro você precisa saber que as Prainhas do Pontal do Atalaia possui esse nome, pois é composta por duas praias. Mas dependendo da maré, no caso se estiver baixa, as praias se unem e transformam em apenas uma praia.

Mas vamos ao que interessa, porque as Prainhas do Pontal do Atalaia é a praia mais linda de Arraial do Cabo e consideramos essa praia um paraíso.

Por que as Prainhas do Pontal do Atalaia é a mais linda de Arraial

Independente de como você vai chegar até as Prainhas do Pontal do Atalaia, você vai se deparar com aquele visual surpreendente. Uma vez que a praia fica em meio ao Morro do Pontal do Atalaia. E esse morro é repleto por vegetação, totalmente verdinha que te dá àquela sensação de está livre na natureza – apesar da quantidade de pessoas que frequentam a praia.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia

Aliás, pode se preparar que em alta temporada e feriados, as praias de Arraial do Cabo, principalmente as Prainhas do Pontal do Atalaia ficam completamente lotadas. Mas isso não tira toda a sua beleza e você poderá aproveitar esse lugar lindo.

Ainda mais, as águas da praia podem mudar de cor dependendo da luz solar, ou ainda outros fatores naturais. Assim, você poderá encontrar as águas mais azuladas ou esverdeadas (mas geralmente as águas das Prainhas do Pontal do Atalaia são azul turquesa). Mas suas águas são sempre cristalinas.

Aliás, achamos as águas dessa praia as mais quentinhas de Arraial do Cabo, uma delícia ficar naquelas águas transparentes e bem calmas, dá até para perder a noção do tempo. Além disso, ainda achamos que foi as águas mais cristalinas que vimos em Arraial do Cabo (apesar da cidade possuir muitas praias lindas com águas cristalinas).

E não podemos esquecer as areias das Prainhas do Pontal do Atalaia, elas são bem branquinhas e finas. Uma areia bem característica das praias da Arraial do Cabo.

Já deu para preparar o coração para tudo que você vai encontrar nas Prainhas do Pontal do Atalaia? Mas suas atrações naturais e belezas não ficam por aí não.

Gruta do amor

Além da praia para se deliciar muito, o local ainda conta com alguns pontos bem interessantes e procurados, como a Gruta do Amor.

A Gruta do Amor fica no canto esquerdo da praia (de quem olha para o mar). O local é uma gruta formada por rochas, ótimo para tirar fotos e ainda possui uma lenda muito interessante.

Segundo essa lenda, o casal que se beija na Gruta do Amor nunca mais se separa. Pois a Gruta tem poderes para tornar o amor eterno.

Prainhas do Pontal do Atalaia
Gruta do Amor – Prainhas do Pontal do Atalaia

Apesar da lenda ser para casais, mesmo que você não vá para Arraial do Cabo com o amor da sua vida, vale a pena conferir a Gruta do Amor e tirar aquelas fotinhas maravilhosa para postar no instagram. Vai que o amor da sua vida vê a foto e já manda um direct, nunca se sabe haha.

Mas fique ligado que a maré poderá dificultar um pouco a sua ida até a Gruta do Amor. Assim, se a maré estiver baixa, você poderá chegar facilmente caminhando pela areia. Contudo, se a maré estiver alta, você terá um pouquinho mais de dificuldade para chegar ao local.

Desse modo, quando fomos até a Gruta do Amor, a maré já estava alta e tivemos que atravessar com a água já quase no pescoço. Mas mesmo com a maré alta foi bem tranquilo chegar até a Gruta.

Infraestrutura das Prainhas do Pontal do Atalaia

Nas Prainhas do Pontal do Atalaia você não encontrará restaurantes e quiosques. Assim, podemos dizer que nesse ponto, a praia preserva bastante os ares de natureza dela. Por isso foi a nossa praia queridinha.

Contudo, ainda é possível encontrar vendedores ambulantes no local, onde você poderá comprar salgados, sucos, refrigerante e outras bebidas, ou ainda alugar cadeiras e sombrinhas. As Prainhas do Pontal do Atalaia não possuem banheiros.

Um dos acessos para essa praia será uma escadaria que fica em meio a toda a vegetação do Morro do Atalaia. Aliás, essa escadaria é uma das principais atrações de Arraial do Cabo.

Devido a sua vista incrível, bem como ser um dos acessos da praia, a escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia tem um grande fluxo de pessoas (principalmente em alta temporada). Então, para quem for arriscar aquela famosa foto na escadaria, a missão pode ser um pouco difícil. Assim, a nossa dica é: prefira chegar um pouco mais cedo à praia, pois terá mais chances de encontrar a escadaria vazia.

Como chegar e estacionamento

É possível chegar até as Prainhas do Pontal do Atalaia de várias maneiras. Sendo essas: pelo passeio de barco, por táxi marítimo ou pela trilha e escadaria.

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Em primeiro lugar, o passeio de barco é a opção mais adequada para quem quer conhecer o máximo de praias em Arraial do Cabo. Mas o tempo de permanência em cada praia é bem curto.

Então, se você vai contratar um passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo, com certeza o seu barco vai fazer uma parada nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Assim, independente da empresa contratada para o passeio, o roteiro feito pelos barcos é o mesmo, e todos passam por essa praia.

Veja também um guia da Praia do Forno, uma praia incrível que não pode ficar de fora do seu roteiro em Arraial do Cabo.

Contudo, lembre-se que com o passeio de barco a duração máxima que você ficará na praia será 30 minutos. E já vamos adiantar que 30 minutos não é suficiente para conhecer e aproveitar a praia.

Táxi marítimo

Outra forma de chegar as Prainhas do Pontal do Atalaia será o táxi marítimo. Assim, o táxi marítimo é um meio de transporte bem comum em Arraial do Cabo. E sem dúvida uma boa opção para quem está em outra praia, e deseja ir para as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Desse modo, normalmente os táxis marítimos saem da Praia dos Anjos. Mas é possível embarcar neles de qualquer praia.

Pela escadaria e trilha

Por fim, você também poderá chegar até as Prainhas do Pontal do Atalaia pela trilha e escadaria.

Sem dúvida, essa será o melhor jeito de chegar até a praia, até por que a vista que você terá ao descer a escadaria será um verdadeiro espetáculo.

Nesse caso, se você estiver de carro, seu acesso será pelo Pontal do Atalaia (Condomínio Pontal do Atalaia), em um percurso que demorará em média 15 minutos.

No final do trajéto para a praia não há nenhum tipo de estacionamento. Os carros ficam estacionados pela estrada mesmo.

Atenção: para subir esse trecho de carro, a Prefeitura de Arraial do Cabo cobra uma taxa de R$ 20,00 para carro particular, e R$ 10,00 para táxi ou Uber. Além disso, existe um limite de em média 300 carros por vez, dentro da área do Pontal do Atalaia.

Mas se você for trilheiro ou trilheira, terá a opção de chegar às Prainhas do Pontal do Atalaia caminhando. Contudo, já avisamos que a trilha não é pequena, sendo em média 1 hora de caminhada.

Veja também uma seleção com melhores pousadas de Arraial do Cabo para você se hospedar.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip