QUAL O AVIÃO MAIS RÁPIDO DO MUNDO?

Atualizado em Agosto , 2019

Imagem meramente ilustrativa do avião mais rápido do mundo
Imagem meramente ilustrativa

Seja você viajante ou não, sempre bate aquelas curiosidades qual o maior avião do mundo? Quem inventou o avião? E como viajantes curiosas que somos, dessa vez viemos tirar mais uma dúvida dos queridinhos nas nossas viagens. E olha mais uma curiosidade ai meu povo, qual o avião mais rápido do mundo?

Então vamos logo matar essa curiosidade.

X-15A2: o avião mais rápido do mundo

Se você está levando em conta somente sua velocidade. O avião mais rápido do mundo é X-15A2.

Contudo, o X-15A2 fez apenas um voo experimental realizado pela NASA. Aliás, esse voo foi a 37 anos atrás.

Mas vamos a velocidade que o X-15A2 alcançou nesse voo experimental. Esse avião conseguiu atingir 7.273 mil km/h. É isso aí, 7.273 mil km/h. Contudo, tendo em vista possuir as asas pequenas, o X-15A2 precisou de uma pequena carona para decolar. Assim, somente após já estar no ar foi solto podendo voar sozinho e alcançar toda aquela velocidade.

Curiosidade extra: a Nasa ainda tentou, com o avião X-43 A alcançar a velocidade de 10.000 km/h, contudo esse avião caiu.

Sr-71 Blackbird

Já que estamos falando do avião mais rápido do mundo, vamos matar essa curiosidade por completo. Já que o X-15A2, apenas alcançou a maior velocidade do mundo em um voo experimental.

Assim, entre as aeronaves que também conseguiu atingir a maior velocidade do mundo está o Sr-71 Blackbird.

Apesar de atingir 3.590 km/h, somente metade da velocidade que o X-15A2, ele alcançou essa velocidade sozinho, uma vez que não precisou de qualquer tipo de ajuda para decolar..

Contudo, vale ressaltar que esse avião era de uso militar dos Estados Unidos.

Concorde, o avião de passageiros mais rápido do mundo

Mas e aquela curiosidade que não acaba mais. E qual o avião mais rápido do mundo que transporta passageiros. Porque até agora entre os aviões mais velozes, o primeiro somente fez um voo experimental e o outro é de uso militar. Assim, é nesse ponto que entra o modelo anglo-francês Concorde, trazendo o avião mais rápido do mundo que transportava passageiros.

Esse avião voou pela primeira vez em 1969 e era capaz de alcançar 2.200 km/h.

Contudo, o Concorde parou de voar em 2003. Uma vez que o petróleo ficou muito caro e esse modelo se tornou inviável para o uso comercial. Aliás, esse avião tinha capacidade para transportar aproximadamente 100 passageiros e consumia 20 toneladas de querosene por hora.

O avião de passageiros mais rápido do mundo em operação

Mas como bons curiosos que somos, e qual o avião mais rápido do mundo que atualmente ainda se encontra em operação. Visto que todos os modelos acima, apesar de atingir altas velocidades já não se encontram mais operando.

Desde que o Concorde fez seu último voo comercial em 2003, os principais jatos do mundo atingem a velocidade entre 850 km/h e 930 km/h

Mas lembre-se, o último avião comercial que fez um voo supersônico foi o avião Concorde. Atualmente apesar de alguns aviões terem a capacidade de atingir uma velocidade maior, acabam optando por uma velocidade menor para não gerar maiores gastos.

Assim, atualmente o Airbus 350, em todas as versões podem atingir até 965 km/h, acompanhado também pelo Airbus 380 que atinge a mesma velocidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip