QUEM INVENTOU O AVIÃO? A POLÊMICA E CONTROVERSA DISPUTA

Atualizado em Agosto , 2019

Foto de um Avião - Quem inventou o avião?

Nesse universo das viagens nosso grande aliado é o avião, então vamos falar de uma curiosidade que dá o que falar há anos. Afinal, quem inventou o avião? Essa é uma curiosidade que muitos têm, mas não é uma pergunta tão simples de responder. Uma vez que surge uma discussão sobre o assunto. De um lado os brasileiros, defendendo ser Santos Dumont o verdadeiro inventor do avião, e do outro lado os estadunidense nomeando os irmãos Wright como os verdadeiros inventores do avião.

Quem inventou o avião

Então vamos esclarecer essa dúvida contando a responsabilidade de cada um para invenção dessa maravilha que adoramos tanto, o avião.

Alberto Santos Dumont e a invenção do avião

Em primeiro lugar, vamos saber um pouquinho da história de Santos Dumont. Aliás, ele era brasileiro e um grande gênio, não é para menos, pensar em construir um avião.

Assim, Alberto Santos Dumont nasceu em 1873.  E em 1892, quando ainda jovem mudou para a França e passou a projetar balões, após conseguir várias conexões com engenheiros e construtores de balões.

Após acoplar motores em seus balões, eles realizavam voos impressionantes na França. E foi assim, com várias descobertas e genialidades que em 1906, completou o Projeto 14 Bis. Desse modo, esse foi a sua primeira máquina de voo.

Após seu Projeto 14 Bis cumprir voos de centenas de metros, Alberto Santos Dumont recebeu do Aeroclube da França, o título oficial de inventor do avião.

Os irmãos Wright e a invenção do avião

Do outro lado estão os irmãos Wright, o Wilbur Wright e Orville Wright defendido pelos estadunidenses como os inventores do avião.

Os irmãos Wright cresceram na cidade de Ohio, nos Estados Unidos. Assim, em 1986 se apaixonaram pela aviação e começaram a estudar sobre o assunto.

Desse modo, após desenvolverem um projeto de controle acoplaram um motor de combustão a esse projeto. Aliás, em 1900 eles alcançavam voos com biplanos e em 1903 alçaram um voo de 250 metros. Mas ressalta-se que esses voos foram vistos por poucas pessoas e apenas a impressa local.

Portanto, apesar dos irmãos Wright afirmarem serem os inventores do avião na mesma época em que Santos Dumont recebeu o título oficial de inventor, foi apenas anos mais tarde que os irmãos foram reconhecidos pela Fedération Aéronautique Internationale como inventores do avião, apesar de controversos seus resultados.

E afinal, quem inventou o avião?

Mas a pergunta: quem inventou o avião, ainda não foi respondida.

Assim, podemos dizer que cada país defende o seu inventor de avião. Mas como somos brasileiras, é claro defendemos que foi o também brasileiro Alberto Santos Dumont, o grande inventor do avião.

Afinal, ele foi até reconhecido pelo Aeroclub da França como o grande inventor, quem somos nós para dizer outra coisa. Além disso, o controverso reconhecimento dos irmão Wrigh pela Fedération Aéronautique Internationale como inventores do avião veio só mais tarde.

Você sabe qual o maior avião do mundo? Clique aqui para descobrir.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip