Em primeiro lugar, Colonia del Sacramento é uma pequena cidade do Uruguai, localizada às margens do Rio de la Plata, que recebe milhares de turistas todos os anos. A cidade é um destino perfeito para quem quer relaxar. Mas na viagem para Colonia del Sacramento você pode desfrutar de muita beleza, charme e cultura.

Então, se você está pensando em conhecer essa charmosa e romântica cidade do Uruguai, confira 8 dicas e curiosidades para saber antes de viajar para o destino.

Encontre aqui as melhores opções de seguro viagem para a América do Sul.

Viagem para Colonia del Sacramento

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre Colonia del Sacramento e conferir 8 dicas e curiosidades imperdíveis para saber antes da sua viagem.

1. A cidade foi colonizada por portugueses e espanhóis

Portón de Campo em Colonia del Sacramento
Portón de Campo

Uma das coisas que mais impressiona em uma viagem para Colonia del Sacramento é sem dúvida a história da cidade.

Isso porque Colonia del Sacramento foi colonizada pelos espanhóis e portugueses, diferente das demais regiões da América do Sul, que em sua maioria foram colonizadas ou por espanhóis ou por portugueses.

Assim, Colonia del Sacramento foi fundada em 1680, pelo português Manuel Lobo. Mas durante mais de um século, ficou revezando entre o domínio português e o espanhol, até a Declaração da Independência, em 1825.

Colonia era uma cidade-fortaleza, localizada às margens do Rio de la Plata e disputada pelo Império Português e o Império Espanhol. E devido aos constantes conflitos e a sua localização, ela foi destruída e reconstruída algumas vezes.

Portanto, a história de Colonia del Sacramento e alternância de poder, resultou em uma cidade com arquitetura e cultura única, com influência tanto dos portugueses quanto dos espanhóis.  

Veja também: como ir para Colonia del Sacramento no Uruguai.

2.  Colonia del Sacramento foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Viagem para Colonia del Sacramento
Bairro Histórico de Colonia del Sacramento

O Bairro Histórico de Colônia del Sacramento representa a fusão entre os estilos português, espanhol e pós-colonial, que pode ser visto perfeitamente em uma caminhada pelo local.

Aliás, caminhar pelo Bairro Histórico é o principal passeio para fazer na cidade.

E devido a sua singularidade e importância histórica, o Bairro Histórico de Colonia del Sacramento, que é bem preservado, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1995.

Veja também: Colonia del Sacramento, Uruguai – o que fazer, quantos dias ficar, hotéis, preços e dicas.

3. Em Colonia del Sacramento tem mais de 7 museus

É claro que numa cidade com uma história tão impressionante, não poderiam faltar museus. Então, se você ama programas culturais pode ficar tranquilo, pois vai encontrar mais de sete museus em Colonia del Sacramento, apesar dela ser pequena.

Os museus da cidade relatam através das exposições a história de Colonia, desde sua colonização, independência, cultura e muito mais. Portanto, para quem quer mergulhar na história do local, visitar os museus é um passeio imperdível.

Alguns dos Museus de Colonia del Sacramento são: o Museu Municipal, Museu Português, Museu do Azulejo, Archivo Histórico Regional, Museo Español, Museo Indígena, Museo Casa de Nacarello e Museo da Memória e Sitio.

Museus de Colonia

4. Colonia del Sacramento fica a apenas 1 hora de barco de Buenos Aires

Viagem para Colonia del Sacramento
Farol de Colonia del Sacramento

Separadas apenas pelo Rio de la Plata, Colonia del Sacramento fica a apenas uma hora de barco de Buenos Aires. Portanto, é muito fácil e rápido ir de Buenos Aires para a charmosa cidade Uruguaia, ou vice e versa.

Assim, um dos melhores passeios de Buenos Aires, para quem está visitando a capital portenha, é o bate e volta em Colonia del Sacramento. Isso porque, além de ser uma cidade incrivelmente linda, é possível conhecer os principais atrativos de Colonia del Sacramento em um dia.

E se você está em Colonia e quer fazer uma viagem para Buenos Aires, a facilidade é a mesma. Basta pegar o ferry no Porto de Colonia com destino a Puerto Madero (Buenos Aires). Mas nesse caso, um bate e volta não é o suficiente para conhecer a capital da Argentina. É necessário mais de um dia para visitar os principais pontos turísticos de Buenos Aires e desfrutar da sua culinária e atrativos.

Veja também: Onde ficar em Buenos Aires – melhores bairros e hotéis.

5. Colonia del Sacramento é uma das cidades mais charmosas do Uruguai

Viagem para Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento

O clima tranquilo, as construções históricas, as ruas de pedras, os detalhes da cidade, as flores alegrando as ruas na primavera e as folhas douradas colorindo o chão no outono, transformam Colonia del Sacramento em uma cidade incrivelmente charmosa.

Assim, caminhar pelas ruas do Bairro Histórico é como caminhar por um cenário de filme antigo.

A cada passo é uma construção ou um detalhe que te impressiona. Sem dúvida, essa é uma das cidades mais charmosas e lindas do Uruguai.

Portanto, se você ama cidades charmosas com um clima tranquilo e romântico, já pode incluir Colonia del Sacramento em seu roteiro do Uruguai.

6. Em Colonia del Sacramento você pode fazer compras usando até 3 moedas diferentes

Uma coisa que nos surpreendeu bastante em Colonia del Sacramento, foi que devido a grande quantidade de turistas argentinos e brasileiros, na maioria dos comércios são aceitos como forma de pagamento Peso Uruguaio, Peso Argentino e Real, além do cartão de crédito.

Essa variedade na forma de pagamento pode ser bem interessante para quem vai fazer um bate e volta para Colonia saindo da Argentina. Assim não é preciso fazer câmbio, poupando tempo na sua viagem, que neste caso vai durar apenas um dia.

Vale lembrar que independente da moeda que for feito o pagamento, o troco será sempre em Peso Uruguaio.

Mesmo aceitando tantas moedas como forma de pagamento e a cotação do câmbio sendo justa, não recomendamos o uso de outras moedas caso você fique mais de um dia na cidade. Isso porque todos os estabelecimentos só aceitam cédulas estrangeiras extremamente novas. Além disso, mesmo muitos estabelecimentos aceitando várias moedas, você vai ter mais tempo para explorar a cidade e pode querer comprar algo exatamente na lojinha que só aceita Peso Uruguaio. Veja mais dicas de câmbio e dinheiro no post, qual moeda levar para Colonia del Sacramento.

Outra informação muito importante para quem vai ficar mais dias na cidade é que ao realizar certas compras no Uruguai com cartões de débito e/ou crédito, você ganha o reembolso do IVA.

7. Colonia tem um pôr do sol incrível

E para quem ama apreciar um sunset maravilhoso, Colonia del Sacramento tem um dos pores do sol mais lindos que já vimos.

O sol que se põe no Rio de la Plata irradiando o rio e a cidade com seu tom dourado é um verdadeiro espetáculo da natureza.

E lugares lindos para apreciar o pôr do sol privilegiado em Colonia não faltam.

Assim, na cidade você pode ver o lindo sunset no Farol, nas margens do Rio de la Plata ou até mesmo no ferry de Colonia a Buenos Aires.

Por do Sol no Rio de La Plata
Por do Sol no Rio de La Plata

8. Em Colonia você vai encontrar hotéis incríveis com uma vista linda para o Rio de la Plata

Hotel em Colonia
Foto: divulgação booking.com

Por fim, uma boa hospedagem faz toda a diferença na viagem. Então, nada melhor do que ficar em um hotel ou pousada incrível e charmosa para deixar sua viagem ainda melhor.

Assim, em Colonia del Sacramento você vai encontrar hotéis e pousadas incríveis, que acompanham todo o charme e aconchego da cidade. E o melhor é que em alguns desses hotéis, os hóspedes vão poder desfrutar de uma linda vista para o Rio de La Plata.

O Charque Hotel oferece toda a comodidade e conforto. Além disso, ele tem uma vista incrível para o Rio de la Plata.

*Salve no Pinterest para ler depois

Viagem para Colonia del Sacramento

Para ler em seguida: