Ilhabela é um destino com atrações imperdíveis para curtir na viagem. E dentre essas atrações, você vai encontrar praias, cachoeiras, mirantes e se encantar com muitas histórias.

Mas Ilhabela te espera com algumas surpresas que se você não estiver preparado, pode ter uma experiência um pouco ruim. Por isso, temos algumas dicas e curiosidades que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura.

Aliás, já lemos alguns relatos de viajantes que foram para Ilhabela e tiveram uma experiência tão negativa que terminaram a viagem antes da hora com uma lembrança um pouco ruim.

Curiosidades e dicas sobre Ilhabela (SP)

Então, confira 7 curiosidades e dicas que vão deixar a sua viagem para Ilhabela imperdível. E claro, com essas informações você vai querer viajar logo para esse destino e conhecer tudo o que ele oferece.

Veja também : O que fazer em Ilhabela a noite.

1. Para chegar em Ilhabela é preciso fazer a travessia na balsa

Ilhabela fica localizada no Litoral Norte de São Paulo, a aproximadamente 200 km da capital Paulista. Desse modo, o destino é uma microrregião do Município de São Sebastião e fica próximo de Caraguatatuba e Ubatuba.

Travessia da balsa em Ilhabela
Balsa em Ilhabela

Mas para chegar até Ilhabela é preciso fazer a travessia de balsa, a partir de São Sebastião, que é bem tranquila e rápida. A balsa para Ilhabela funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Então você não terá problemas. 

Para pedestres a travessia da balsa é gratuita. Mas caso você esteja de carro ou outro meio de transporte é cobrado uma taxa. Confira no site do Governo de São Paulo todos os valores atualizados e horários da balsa.

No texto como chegar em Ilhabela, você vai encontrar todas as informações sobre a travessia da balsa e muito mais dicas.

2. Algumas praias de Ilhabela não tem energia elêtrica

Você já deve ter pesquisado um pouco sobre as praias de Ilhabela e notado que tem praias urbanas e praias mais afastadas onde vivem as comunidades caiçaras (veja as melhores praias de Ilhabela).

Mas algumas dessas praias não têm energia elétrica. Estamos falando especificamente da Praia de Castelhanos e Praia do Bonete

É claro que as praias urbanas tem toda uma infraestrutura turística para você curtir, como a Praia do Perequê, Praia do Sino, Praia do Curral, Praia Grande, entre outras.

Mas a Praia de Castelhanos e a Praia do Bonete, que são dois lugares belíssimos que valem mais que um passeio bate e volta, não possuem energia elétrica.

Então se você pretende ficar hospedado em alguma dessas praias, as comunidades caiçaras que vivem no local utilizam energia solar. Assim, a partir de certa hora da noite a energia é cortada.

Praia dos Castelhanos em Ilhabela - São Paulo
Praia de Castelhanos | ©João Vitor Oliveira Martins – commons.wikimedia

Veja também: Praia da Armação em Ilhabela – São Paulo.

3. Os borrachudos em Ilhabela são o terror dos turistas

Sem dúvida, essa é a dica mais importante que temos para você. Os famosos borrachudos de Ilhabela realmente são impossíveis e podem acabar com a sua viagem. E se você nunca foi para ilha, pode até pensar que é um exagero. Mas não estamos exagerando nenhum pouco.

borrachudos em Ilhabela

Mas como qualquer mosquito, você pode combater os borrachudos de Ilhabela com repelente. Então na sua mala não pode faltar esse item que é essencial.

Contudo, os repelentes comuns não costumam ser eficazes com os borrachudos de Ilhabela. Então, ao comprar o seu repelente prefira aqueles que são à base de icaridina. Esses normalmente são mais fortes e por isso mais eficazes.

Em Ilhabela, você vai encontrar repelentes para vender em muitos estabelecimentos. Desse modo, o mais comum é o Citroilha que é bem eficaz para combater os borrachudos.

4. Em Ilhabela não tem serviço de Uber e 99POP

Para quem não aluga carro e sempre usa o Uber ou 99 POP temos uma notícia bem ruim, Ilhabela não conta com esse tipo de serviço. Já ouvimos algumas pessoas falarem que encontraram Uber em Ilhabela, mas conversando com moradores fomos informadas que não existe esse tipo de serviço no local (ele até explicou que talvez seja um turista que trabalha como Uber e prestou algum serviço na ilha).

Então os seus meios de locomoção em Ilhabela são Táxi e ônibus. Mas é claro que você ainda pode alugar um carro para não depender de nenhum outro meio de transporte. 

Aliás, até indicamos que você alugue um carro, pois os ônibus em Ilhabela não possuem uma boa frequência, principalmente se você pretende conhecer as praias mais ao Sul ou Norte da ilha. E táxi, talvez seja interessante, você pegar o número de alguém e quando precisar do serviço ligar diretamente para ele.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

5. Ilhabela é perfeita para quem gosta de ecoturismo

Mas agora vamos para as boas notícias. Você gosta de destinos com ecoturismo? Ilhabela é um lugar perfeito. 

Na ilha você vai encontrar muitas trilhas que levam até belas cachoeiras e mirantes incríveis. Mas para fazer esses passeios recomendo que você contrate uma agência ou um guia local (veja os melhores passeios de Ilhabela). E nesses passeios você ainda pode observar a bela fauna e flora do local.

E se você é um viajante conectado com o mar e que não dispensa um bom mergulho, tem um passeio perfeito. A Ilha das Cabras é um ilhote que fica a apenas 200 metros da Praia das Pedras Miúdas e tem águas calmas, azuis e cristalinas. Aliás, no local fica o Santuário Ecológico Submarino com uma vida marinha surpreendente e a 7 metros de profundidade, está a estátua de Netuno.

Viagem para Ilhabela - Ilha das Cabras
Ilha das Cabras em Ilhabela

6. Ilhabela tem 365 cachoeiras

Viagem para Ilhabela
Cachoeira dos Três Tombos | Foto: Virto.Photo via commons.wikimedia

Você sabia que Ilhabela tem 365 cachoeiras, uma para cada dia do ano? Pois então, vamos supor que você vai morar em Ilhabela por um ano, pode conhecer uma cachoeira por dia que seu roteiro sempre vai estar preenchido com um passeio de ecoturismo.

E se você quiser explorar um pouco dessas cachoeiras, as mais famosas são: a Cachoeira do Veloso, Cachoeira do Gato, Cachoeira da Lage, Cachoeira da Toca, Cachoeira de Paquetá e Cachoeira dos Três Tombos.

Veja também: Pedra do Sino em Ilhabela – São Paulo.

7. Ilhabela tem uma variedade de hospedagens

E se você leu mais acima que em algumas praias de Ilhabela não tem energia elétrica, não pense que o destino conta com pouca infraestrutura quando o assunto é hospedagem. 

Em Ilhabela você vai encontrar todos os tipos de hospedagens, desde hotéis, pousadas, resorts, hostels e até AIRBNB incríveis. Então é só você escolher a opção preferida na região que mais te agrada.

Para quem gosta de mais conforto, pode ficar no DPNY Beach Hotel & SPA, que fica na Praia do Curral de frente para o mar. Mas se você prefere hotel, veja uma lista de melhores hotéis em Ilhabela com opções sensacionais.

Você também pode escolher uma hospedagem mais aconchegante, pois opções de pousadas em Ilhabela não faltam. Tem até pousadas em Ilhabela de frente para o mar incríveis para você curtir a sua viagem.

Para conhecer um pouco mais sobre cada região da ilha, veja onde ficar em Ilhabela com dicas das melhores praias e hospedagens.

*Salve no Pinterest para ler depois

VIAGEM PARA ILHABELA

Para ler em seguida: