Ubatuba é aquele destino que a gente conhece e já fica pensando em quando vai voltar. E se você está planejando uma viagem para Ubatuba, saiba que a cidade conta com praias para todos os gostos, cachoeiras, trilhas e atrações que vão deixar o seu roteiro de viagem imperdível.

Em Ubatuba encontramos algumas das melhores praias de São Paulo. Mas as outras atrações e pontos turísticos da cidade não deixam a desejar, sendo um destino bem interessante para conhecer. Por isso, separamos 8 dicas e curiosidades sobre Ubatuba que você precisa saber.

1. Ubatuba é conhecida como Capital do Surf

Ubatuba é conhecida como Capital do Surf
Praia do Félix em Ubatuba

Ubatuba fica localizada no Litoral Norte de São Paulo e particularmente achamos a cidade um destino encantador, entre mar e montanhas.

E para quem gosta de surfe, Ubatuba é um destino perfeito. E não é à toa que a cidade é conhecida como a capital do surfe de São Paulo, pois conta com praias que são ideais para a prática desse esporte.

Mas a cidade também tem praias ideais para a prática de outros esportes aquáticos como skimboard, stand up paddle, wakeboard, kitesurf, windsurf  e muito mais.

Booking.com

Aliás, em Ubatuba acontecem alguns campeonatos de surfe. Então, se você gosta desse esporte, já tem um destino para conhecer no Brasil ou voltar (caso já conheça Ubatuba). Mas se você vai fazer uma viagem para surfar, lembre-se de contratar o seguro viagem para esportes.

2. Ubatuba tem o apelido de Ubachuva

Ubachuva, apelido de Ubatuba
Praia do Perequê Açu em Ubatuba

Se você não gosta de pegar dias chuvosos durante a viagem, temos uma notícia um pouco ruim. Em Ubatuba chove muito, e por isso, a cidade recebeu um apelido bem carinhoso de Ubachuva.

Quando viajamos para Ubatuba, pegamos um dia chuvoso. Contudo, choveu mais durante a noite e o outro dia amanheceu lindo, quase sem nenhuma nuvem. Mas é bem comum na cidade você estar de boas aproveitando a praia, e de repente, o céu fica todo nublado. 

E é durante o verão, quando a cidade recebe muitos turistas, que mais chove em Ubatuba. Desse modo, os melhores meses para conhecer a cidade são entre julho e agosto, quando a probabilidade de chuva é menor. 

Então, em uma viagem para Ubatuba é ideal sempre ter alguns programinhas no roteiro que dá para fazer com chuva. 

3. Ubatuba tem aproximadamente 100 km de litoral com mais de 100 praias

Ubatuba tem mais de 100 praias
Praia do Português em Ubatuba

E com aproximadamente 100 quilômetros de litoral, não vão faltar praias para você conhecer na viagem para Ubatuba. Aliás, a cidade conta com mais de 100 praias.

E entre praias badaladas e desertas, sem dúvida você vai encontrar aquela preferida no destino. No post melhores praias de Ubatuba, listamos as nossas praias preferidas da cidade.

Praias cercadas pela natureza, praias com boa infraestrutura turísticas e praias bem badaladas são algumas opções para você curtir em Ubatuba, mas todas sempre com aquele visual bem encantador.

Ubatuba é dividida entre praias do Centro (Praia do Cruzeiro, Praia do Itaguá e mais) Praias do Sul (Praia Grande, Praia do Lázaro, Praia das Toninhas, entre outras) e Praias do Norte (Praia de Itamambuca, Praia do Prumirim, Praia do Félix, Praia do Português, entre outras). Então você pode fazer um roteiro, onde em cada dia conhece as praias de uma região (Centro, Norte e Sul).

A maioria das nossas praias preferidas ficam ao Norte de Ubatuba, pois gostamos de litorais mais tranquilos. Mas para melhor explorar todo o litoral de Ubatuba é recomendado estar de carro. Então se você não viajou com seu automóvel, recomendamos alugar um carro na cidade.

4. Em Ubatuba tem muito mais do que praias para explorar

Além de mais de 100 praias para você explorar durante a viagem, Ubatuba conta com outras atrações que englobam cachoeiras, trilhas, ilhas e muito mais.

As ilhas mais visitadas em Ubatuba são a Ilha das Couves, Ilha de Anchieta e Ilha do Prumirim. Mas o destino conta com outras ilhas incrivelmente lindas que você pode conhecer.

Outras atrações que também chamam a atenção em Ubatuba são suas cachoeiras. Assim, você pode incluir no roteiro de viagem a Cachoeira do Prumirim, Cachoeira da Serra, Cachoeira da Água Branca, Cachoeira Ipiranguinha e outras.

Algumas atrações também podem ser exploradas no Centro de Ubatuba, como a Rua Guarani, que é cheia de restaurantes, lojas e sorveterias. Mas esse é um passeio ideal para fazer a noite em Ubatuba.

5. Ubatuba é um destino com ótima infraestrutura turística

Ubatuba a Paraty
Praia do Prumirim em Ubatuba

E com todas essas atrações, a Capital do Surfe ainda te espera com uma ótima infraestrutura turística. Assim, não vão faltar opções de onde ficar em Ubatuba com hospedagens e regiões incríveis.

Para quem não dispensa ficar em um lugar bem aconchegante, vai encontrar muitas pousadas em Ubatuba.

Mas imagine acordar todos os dias de frente para o mar? Pois então, tem pousadas pé na areia em Ubatuba incríveis para você curtir as praias da melhor maneira.

E se você prefere um bom hotel, veja essa lista dos melhores hotéis em Ubatuba para aproveitar a viagem. Contudo, se você procura um lugar com um pouco mais de privacidade também vai encontrar casas para temporada incríveis para ficar.

E na Praia de Itamambuca fica o Itamambuca Eco Resort, ideal para quem procura uma hospedagem com muita comodidade.

Mas a cidade também tem praias com ótima infraestrutura, onde você vai encontrar quiosques, restaurantes e muito mais para curtir a viagem.

6. Ubatuba é a única cidade litorânea no Brasil por onde a linha do Trópico de Capricórnio passa

Uma atração bem interessante que fica no Centro de Ubatuba é a Praça Trópico de Capricórnio, onde a linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa, marcando o início do verão.

Mas você sabia que Ubatuba é a única cidade litorânea no Brasil, onde a linha do Trópico de Capricórnio passa? E se você quer incluir essa atração no roteiro de viagem, a Praça Trópico de Capricórnio fica entre a Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro.

Mas a Praça Trópico de Capricórnio também fica próxima a Rua Guarani (que é bem movimentada durante a noite), Aquário de Ubatuba, Farol, Feirinha de Ubatuba, entre outras atrações do centro da cidade.

7. Ubatuba fica a apenas 73 km de Paraty

Ubatuba a Paraty
Centro Histórico de Paraty

Está com muitos dias disponíveis para viajar e quer conhecer múltiplos destinos? Ubatuba fica próxima de outros destinos incríveis, tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro.

Então, se você ainda não conhece Paraty e vai viajar para Ubatuba, vale a pena estender a viagem até a bela cidade do Rio de Janeiro com um Centro Histórico cheio de portas de janelas coloridas e pontos turísticos imperdíveis. Desse modo, Paraty fica a apenas 73 km de Ubatuba em uma viagem que dura aproximadamente 1 hora.

Da Rodoviária de Ubatuba saem ônibus com frequência para Paraty, mas você também pode alugar um carro e fazer uma viagem mais confortável, enquanto aprecia as belas paisagens pela estrada.

Outros destinos imperdíveis de São Paulo, que também ficam próximos de Ubatuba, são Ilhabela (83 km) e Caraguatatuba (54 km). Para ambos os destinos também saem ônibus de Ubatuba, mas é recomendado ir de carro.

8. Em Ubatuba tem uma pedra que emite o som de um sino

Em Ubatuba você vai encontrar uma atração bem diferente, a Pedra do Sino. Desse modo, a Pedra do Sino de Ubatuba fica localizada no canto esquerdo da Praia de Santa Rita e tem fácil acesso. 

Essa atração é idêntica a Pedra do Sino de Ilhabela, que fica na Praia do Sino (Praia de Garapocaia). A pedra tem esse nome, pois ela emite um som parecido com um sino, quando você bate nela com outra pedra ou um martelo. 

Então, para quem se interessou em conhecer a atração, a Praia de Santa Rita fica localizada ao Sul de Ubatuba. A entrada principal fica na Rodovia Rio-Santos, mas para acessar a praia ainda é preciso passar pela portaria de um condomínio (livre acesso).

*Salve no Pinterest para ler depois

Viagem para Ubatuba

Para ler em seguida: