Atualizado:

Uso do cartão de crédito e conta em dólar na Argentina se torna viável para turistas

A Argentina vem investindo cada vez mais no mercado turístico, voltado para estrangeiros. Assim, uma das medidas criadas pelo governo para atrair mais turistas estrangeiros foi a criação do dólar MEP, que consiste em uma taxa de câmbio especial, válida para transações na Argentina, feitas com cartões de crédito, débito e pré-pagos, emitidos no exterior.

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem vai te auxiliar em caso de doenças, acidentes, roubos e cancelamentos. Nós nunca viajamos sem seguro e recomendamos a todos que também não deixe de contratá-lo. 

Nossa empresa preferida é a Seguros Promo, pois nela sempre encontramos uma ampla oferta de seguros com os melhores preços e descontos.

O dólar MEP na Argentina

O dólar MEP, conhecido também como “dólar bolsa” ou “dólar financeiro”, é uma cotação oficial, criada pelo governo, que fica bem próxima do “dólar blue”, utilizado nas transações do mercado paralelo e a Western Union.

O dolár Blue e Western Union

O “dólar blue” é uma cotação paralela para o valor oficial da moeda argentina, sendo amplamente praticado no país.

Essa cotação extra oficial sempre existiu e foi bem vantajosa, porém, ela se popularizou com a Western Union, uma empresa segura para fazer câmbio e transações, que passou a oferecer uma cotação muito vantajosa para turistas estrangeiros.

Até o final de 2022, a Western Union era a única forma vantajosa e segura de trocar dinheiro na Argentina com o valor do “câmbio blue”. Mas com a criação do Dólar MEP, o Dólar Blue passou a não ser a único câmbio vantajoso da Argentina.

Mesmo com o Dólar MEP, achamos a Western Union a forma mais vantajosa para fazer câmbio na Argentina. Uma das maiores vantagens de continuar utilizando a Western Union e a cotação do Dólar Blue, ao invés do cartão, é fugir do IOF e aproveitar a melhor cotação do mercado.

Vantagens de usar o câmbio blue (Western Union)Desvantagens de usar o câmbio blue (Western Union)
Melhores taxas de Câmbio do MercadoFilas grandes em algumas agências Western Union
Dinheiro em espécieLimite máximo de saque e falta de dinheiro em algumas agências
Livre de IOFNão é possível fazer saque aos finais de semana

Veja também: Pontos turísticos da Argentina, os lugares mais imperdíveis.

Cartão de Crédito e Conta em Dólar na Argentina

Com a criação do Dólar MEP, o uso do cartão de crédito e contas internacionais, que até então era totalmente inviável, passou a ser uma opção válida para turistas que viajam para a Argentina. Principalmente para pagar hospedagens, pois pagando hotéis com cartão internacional, você terá uma isenção de 21% do IVA. Somando isso com a cotação do Dólar MEP, pagar hotéis na Argentina com o cartão se tornou uma opção bem vantajosa.

Tanto os cartões Visa como o MasterCard, já estão utilizando a cotação do Dólar MEP. Contudo, o cartão Visa usa o câmbio MEP na hora da transação, já o cartão Mastercard faz a transação com o Dólar oficial, fazendo o estorno da diferença, entre o câmbio oficial e o MEP, logo em seguida.

Portanto, se você optar por utilizar um cartão MasterCard, não esqueça de conferir se o estorno está sendo devidamente feito. Caso o estorno não esteja sendo cumprido, entre em contato com a operadora do cartão. Mas vale lembrar que em compras internacionais feitas com o cartão de crédito vai incidir o valor do IOF.

Vantagens de usar o câmbio blue (Western Union)Desvantagens de usar o câmbio blue (Western Union)
Desconto do IVA nos hotéisCâmbio um pouco mais baixo que o câmbio blue
Facilidade e comodidade de não precisar trocar dinheiroIncidência de IOF nos cartões de crédito

Veja também: Câmbio em Buenos Aires – qual moeda levar e como evitar golpes.

É melhor usar o cartão de crédito, conta internacional ou trocar dinheiro na Argentina?

Como já falamos, a Western Union ainda continua sendo a opção mais vantajosa. Apesar de ter suas desvantagens, como filas grandes, falta de dinheiro em algumas agências e limite de saque, ela é muito vantajosa, porque oferece as melhores cotações do mercado e a transferência é feita de forma prática e segura.

A segunda opção mais vantajosa é usar uma conta internacional. Essa conta usa o Dólar MEP, que é um pouco mais baixo que o Dólar blue, porém você não precisa enfrentar filas para trocar dinheiro, economizando assim um pouco de tempo e tendo mais comodidade em sua viagem, ao não precisar se preocupar com câmbio. Essa é a opção mais vantajosa para pagar hotéis na Argentina, pois, você não paga IOF e se beneficia do Dólar MEP e da isenção de 21% do IVA.

Por último fica o cartão de crédito internacional que juntando o IOF com a Dólar MEP, que ainda é mais baixo que o Dólar Blue, torna essa opção pouco vantajosa. Portanto, a única vantagem do cartão de crédito é a comodidade de não precisar se preocupar com câmbio.


Passeios na Argentina

Desfrute dos melhores passeios e experiências em sua viagem para Argentina

Últimas notícias:

No posts