Atualizado:

FREE TOUR GASTRONÔMICO EM MEDELLÍN, NA COLÔMBIA

Medellín é um destino cheio de cultura, comidas típicas e atrações imperdíveis, que deixam qualquer viagem incrível. Mas uma das experiências que mais gostamos de ter nas viagens é provar as comidas típicas do local e em Medellín fizemos um dos melhores tours, o Free Tour Gastronômico.

E se você vai conhecer Medellín, super recomendamos o Free Tour Gastronômico, pois nele você vai provar as tradicionais comidas de ruas da cidade, sempre acompanhado de um guia que conta tudo sobre os pratos mais típicos do destino.

O que é o Free Tour Gastronômico?

Free Tour Gastronômico Medellín
Candelária – Medellín

O Free Tour Gastronômico de Medellín é um tour pela Candelaria, no Centro da cidade, onde você vai provar as comidas mais típicas do destino. Mas durante todo o trajeto, você está acompanhado de um guia que te apresenta todas as comidas típicas. Então, esse é um passeio que vale muito a pena fazer em Medellín.

Além disso, o tour passa por lugares bem populares, onde você vai comer as comidas tradicionais de rua. Foi nesse passeio gastronômico que provamos a melhor arepa de chocolo. Depois compramos em outro estabelecimento, mas ela não era tão incrível, quanto a que provamos no tour.

Então se você vai visitar Medellín, não deixe de fazer o Free Tour Gastronômico, que além de ser um passeio incrível, ainda é gratuito. Os gastos que tivemos durante esse tour foi com as nossas comidas, em média 23.000 COP, e claro, dando uma gorjeta para a guia, que era incrível, ao final do passeio.

Reservamos o nosso Free Tour Gastronômico pela Civitatis para um sábado, às 9:30 da manhã, e quando chegamos no local, na Estación San Antônio do Bonde, os guias já estavam esperando para começar o tour. E para te dar água na boca, agora vamos apresentar todas as comidas típicas que provamos durante esse passeio.

Comidas típicas que provamos

1. Arepa de Chocolo con cojada

Free Tour Gastronômico Arepa de Chocolo
Arepa de Chocolo con cojada

Assim que o tour começou, fomos para um estabelecimento que vendia somente arepas. É bem comum você encontrar arepas em Medellín, mas a que provamos durante o Free Tour Gastronômico foi a Arepa de Chocolo con Cojada, que é feita com milho amarelo. Você também vai encontrar em Medellín a arepa de milho branco, mas essa não achamos tão gostosa.

A arepa é uma massa feita à base de milho, mas a arepa de chocolo é feita de milho amarelo e verde. Então ela tem um gostinho de bolo de milho, um sabor sem igual. E para complementar esse sabor tão tradicional, ela é servida bem quentinha e com duas fatias de queijo tipo coalhada, bem generosa.

A combinação de milho verde e queijo ficou simplesmente perfeita. Por isso, a Arepa de Chocolo con cojada é uma das nossas comidas típicas preferidas da Colômbia. A arepa de Chocolo con cojada custou 5.000 COP.

2. Guarapo con limón

Guarapo com limón
Guarapo con limón

Depois da Arepa de Chocolo, seguimos por algumas quadras e paramos em uma barraquinha que vendia Guarapo con limón, que é a nossa famosa garapa. Apesar de já ter bebido muita garapa no Brasil, ainda não tínhamos provado ela com limão, e ficou sensacional. Bebia um litro fácil, mas como tinha muita comida para experimentar, nos contentamos com um copo.

Nessa parada, eles fazem a garapa na hora e colocam a proporção certinha de limão. Por isso, ficou tão maravilhosa, era doce e refrescante ao mesmo tempo. Cada copo de guarapo con limón custou 2.000 COP.

3. Chontaduro

Chontaduro
Chontaduro

Depois de se deliciar com o guarapo, seguimos para uma barraquinha que vendia frutas. Em Medellín é bem comum você encontrar barraquinhas que vendem somente frutas e o melhor é que elas já vêm picadas, pronto para serem consumidas.

Nessa parada provamos o chontaduro que é uma fruta afrodisíaca da Colômbia. O sabor não é muito bom, ela tem gosto de batata-doce e mesmo sendo servida com mel, não ficou tão boa assim. Durante o passeio provamos a fruta, mas também tinha o suco, que depois nos falaram que é mais gostoso. Enfim, quem está procurando uma fruta para esse fim, já sabe qual provar e comprar.

4. Buñuelos de bocadillo

Depois de experimentar o Chontaduro, seguimos por algumas quadras para provar os Buñuelos de Bocadillo. O buñuelo é um bolinho frito e recheado, seguimos o conselho da guia e provamos o de goiabada, mas você vai encontrar os buñuelos com diferentes recheios. 

A massa dos buñuelos é feita de fécula de milho e tem um pouco de queijo, mas combina perfeitamente com a goiabada. Por isso, também achamos essa comida típica uma das mais gostosas de Medellín. Cada buñuelo custou 2.600 COP.

5. Wanabana

Wanabana Medellín
Wanabana

Depois de provar os deliciosos buñuelos, fizemos uma breve parada na Plazuela San Ignacio. No local, a guia falou um pouquinho dos monumentos históricos, e logo seguimos para próxima parada, um estabelecimento que vendia apenas alimentos com guanábana, a nossa graviola. Claro que já provamos essa fruta no Brasil e amamos.

No estabelecimento que paramos, eles ofereciam três formas de comer a graviola: a fruta, o suco e o sorvete. Pedimos o suco, mas ele era praticamente polpa de graviola e como era com leite virou uma super vitamina, estava delicioso. Pagamos 3.900 COP no suco de guanábana com leite.

6. Arepa de queso

 Free Tour Gastronômico Medellín, Arepa de queso
Arepa de queso

E como falamos anteriormente, em Medellín você vai encontrar muitos tipos de arepas. E depois do suco de graviola paramos em uma barraquinha para provar mais uma arepa, a arepa de queso. Ela tinha uma massa bem fininha, que se parece uma polenta, e vinha recheada com muito queijo, tipo coalhada. Além disso, ela também era um pouco doce. Apesar de gostar de alguns doces com queijo, essa não foi uma das nossas arepas preferidas de Medellín. Ela custou 1.000 COP.

7. Gelatina de pata

Free Tour Gastronômico de Medellín, Gelatina de Pata
Gelatina de Pata

No meio do tour ainda paramos para experimentar um doce típico da Colômbia, a gelatina de pata. Esse é um doce feito de cartilagem, e depois ele é passado no leite em pó. Achamos ele muito doce, e por isso não gostamos muito, mas a guia falou que com café a gelatina de pata fica boa.

Apesar de não ter gostado, valeu a experiência no local, pois vimos eles preparando o doce. Compramos somente um docinho e ele custou 1.000 COP. E se você também não gosta de doce, compre para dividir, pois ele é enorme.

8. Granadilla

Depois de provar a gelatina de pata, seguimos para a Placita de Floréz, que é uma espécie de mercado. No local você encontrar de tudo, lojas de frutas, produtos naturais, carnes, e até cafés e restaurantes.

Na Placita de Floréz, primeiro paramos em uma tenda e a guia nos apresentou todas as frutas que tinha no local como lulo, tomate de árbol, pitaya amarela, guanábana e muito mais. E ao final ainda experimentamos a granadilla, uma espécie de maracujá doce, que se tornou uma das nossas frutas preferidas.

Depois ainda caminhamos pela Placita de Floréz e conhecemos um pouco do lugar. Desse modo, passamos por uma loja de chás e cafés, e uma loja de flores e ervas medicinais e em ambos os locais a guia nos apresentou alguns produtos.

9. Enpanada de papa com carne

Free Tour Gastronômico de Medellín, Arepa de papa
Arepa de papa com carne

E viva Medellín, depois de conhecer a Placita de Floréz, seguimos para provar mais uma comida de rua bem tradicional na cidade, a empanada de papa com carne. Essa é uma empanada deliciosa e durante a nossa estadia em Medellín sempre comemos ela na rua quando estávamos com fome e querendo uma coisa rápida e barata.

A massa dessa empanada também é de minho, então ela parece uma polenta recheada com batata e carne. A combinação fica perfeita e você acha essa empanada em todos os lugares de Medellín. Pagamos em uma empanada de papa con carne 1.800COP.

10. Tinto

Free Tour Gastronômico de Medellín

Depois da empanada de papa con carne, seguimos para o Mercado de la Playa para provar uma das bebidas mais famosas não só de Medellín, mas de toda a Colômbia, o tinto, que é o tradicional cafezinho.

E que cafezinho maravilhoso que provamos na Delart Café Especial, sem dúvida um dos melhores cafés que provamos em Medellín.

Nessa parada o Free Tour Grastronômico chegou ao fim, mas também já tínhamos comida tantas comidas que não aguentava mais nada.

O cafezinho foi perfeito para finalizar o tour. Além de ficarmos conversando e descansando um pouco, a guia ainda nos deu ótimas dicas de onde comer em Medellín e onde tomar um bom café.

Dicas para fazer o free tour gastronômico em Medellín 

Se você se animou em fazer o Free Tour Gastronômico em Medellín, veja as nossas dicas para contratar e fazer esse passeio:

  • Para o seu free tour, lembre-se de levar em média 23.000 COP para comprar as comidas típicas. E também leve a gorgeta para dar ao guia no final do passeio. Mesmo sendo um tour grátis, essa gorgeta é muito importante para os guias.
  • Se você está em duas pessoas, divida a comida. Durante o tour você vai provar muitas comidas diferentes, então dividir é uma boa ideia. Dividimos todas as comidas e mesmo assim ficamos super cheias.
  • Faça a sua reserva do Free Tour Gastronômico na Civitatis com antecedência e no dia do passeio não se esqueça de levar o cartão de confirmação, que chega por e-mail.

*Salve no Pinterest para ler depois

Free Tour Gastronômico Medellín

Para ler em seguida: