Você ama o inverno e está procurando um destino para curtir o frio no Brasil, tomar um chocolate quente e usar os seus casacos de inverno? Veja nossa lista com lugares mais frios do Brasil para viajar no inverno.

LUGARES MAIS FRIOS DO BRASIL PARA APROVEITAR O INVERNO

O inverno está chegando, e claro para quem ama a estação mais fria do ano, não precisa sair do Brasil para curtir o friozinho.

Desse modo, como o Brasil é um pais bem diversificado, as temperaturas no inverno podem variar muito de uma cidade para outra. Enquanto algumas cidades não atingem temperaturas menores que 20 º C durante o inverno, outras cidades chegam a ter temperaturas abaixo de 0 º C, podendo até nevar.

Assim, seja para aproveitar o inverno e as férias de julho, ou ainda fugir do calor e das temperaturas altas do verão, vamos te mostrar as cidades brasileiras mais frias.

Afinal, nada melhor do que aproveitar o inverno nos lugares mais frios do Brasil, curtindo as temperaturas mais baixas do ano tomando um chocolate quente em frente a uma lareira. E claro, usando nossos casacos e botas maravilhosos, e curtindo toda a elegância do inverno com as mais lindas paisagens. Assim, agora vamos conferir a lista com as cidades mais frias do Brasil.

Contudo, vale lembrar que algumas cidades do Brasil podem atingir um pico de temperatura extremamente baixa em determinada época do ano, devido a uma anomalia climática. Porém, as cidades mais frias escolhidas não foram baseadas nessas anomalias e sim, na média de temperatura anual. Sendo cidades que possuem o clima frio durante a maior parte do ano.

Lugares mais frios no Sul do Brasil

Então, pode arrumar as malas, tirar os casacos, botas e cachecóis do armário. E se preparar para conhecer os lugares mais frios do Brasil.

Urupema – Santa Catarina

#1 lugares mais frios do Brasil

Urupema é uma pequena cidade da Serra Catarinense, uma das regiões mais frias do Brasil. A cidade fica em média a 1.475 metros de altitude. Sendo assim a cidade de maior altitude em Santa Catarina, e consequentemente uma das mais frias.

Urupema

Urupema é uma cidade com temperaturas baixas durante todo o ano. Sendo que durante o inverno as temperaturas em torno de 0° C não são raras. Portanto a cidade conta com a presença de fenômenos atípicos no Brasil como sincelo (um fenômeno meteorológico as gotas de água que entram em contato com o solo ou a vegetação congelam) e neve.

Assim, o rigoroso inverno associado a presença de neve e sincelo tem atraído muitos turistas que querem aproveitar o inverno no Brasil e passar um pouco de frio.

  • Urupema é a cidade de Santa Catarina com maior altitude.
  • Em 2018, no mês de maio, a cidade atingiu -6,6 º C de temperatura, com sensação térmica de até -18 º C (Já deu para perceber que no inverno, o frio na cidade é garantido né).
  • Em 2014, Urupema ganhou espaço na revista Revista National Geographic, na qual foi intitulada como “a cidade mais fria do Brasil“.

É claro que como Urupema é um dos lugares mais frios do Brasil, o frio é o principal atrativo da cidade. Mas os atrativos não param por ai, assim, a pequena cidade possui muitos atrativos naturais e lindas paisagens. Ainda na cidade você também encontrará alguns restaurantes que oferecem a culinária típica da Serra Catarinense, com direito a comida feita no fogão a lenha.

São Joaquim –  Santa Catarina

#2 lugares mais frios do Brasil

São Joaquim também fica localizada na Serra Catarinense à uma altitude de aproximadamente 1.360 metros, e consequentemente é um dos lugares mais frios do Brasil.

São Joaquim – Santa Catarina | Foto de
prefeitura de São Joaquim

São Joaquim possui média anual na cidade é de 13,5 º C, garantindo temperaturas baixas durante todo o ano. A cidade,  assim como Urupema, atrai muitos turistas que vão desejam aproveitar suas baixas temperaturas.

Aliás, as belas paisagens da Serra Catarinense ficam ainda mais bonitas em São Joaquim durante o inverno, com a presença de neve e sincelo. Desse modo, os turistas se encantam com o frio e os fenômenos climáticos na região. Ainda em São Joaquim você poderá aproveitar a tradicional culinária da Serra Catarinense.

  • Em agosto de 2020, São Joaquim registrou temperaturas negativas acampannhada de nevascas.
  • No inverno a temperatura mínima em São Joaquim pode chegar a -10 º C, sendo 0 º C uma temperatura comum durante essa época.
  • São Joaquim sempre foi considerada, a cidade mais fria do Brasil. Porém, após a instalação da estação meteorológica na região de Urupema, foi constatados que Urupema atinge temperaturas mais baixas que São Joaquim.

Em São Joaquim o frio e seus fenômenos são os principais atrativos. Mas claro a cidade também chama a ateção por suas belezas naturais, com lindos campos e lagos que encantam a todos.

Além de suas belas paisagens, a produção de vinho vem ganhando visibilidade na região. Assim, as visita as vinícolas é uma ótima opção de passeio na cidade.

Urubici – Santa Catarina

#3 lugares mais frios do Brasil

Urubici é mais uma cidade da Serra Catarinense, a região com elevadas altitudes que garante as temperaturas mais baixas do Brasil durante o inverno. Desse modo, Urubici está localizado no Vale do Rio Canoas, a uma altitude 915 metros.

Cânion Espraiado – Urubici | Foto de
Prefeitura de Urubici

As temperaturas em torno de 0 º C durante o inverno são muito comuns na cidade. Ainda mais, as nevascas e o sincelo  são grandes  atrativos da região, que durante as épocas mais frias cobrem a vegetação de branco, deixando ainda mais lindas. Ainda, se a cidade atingir temperaturas muito baixas no inverno, as cachoeiras podem ficar completamente congeladas.

Além do mais, as baixas temperaturas na cidade torna possível o destaque da região no cultivo de maça gala e a erva-mate, usada no tradicional chimarrão.

  • Para quem procura uma viagem para descansar com muito conforto a região tem pousadas incríveis.
  • Em Urubici já foi registrado extra oficialmente a temperatura  −17,8 °C no Morro da Igreja, em 29 de junho de 1996.

Urubici possui muitos atrativos que vão desde seus atrativos naturais, seu clima frio, os fenômenos como as nevascas. E claro até a deliciosa culinária da região.

Assim, quando o assunto é belezas naturais a Serra Catarinense dá um show. E não é diferente na região de Urubici. Ainda a região é propicia a pratica de várias atividades aventureiras como trilha, rapel, arvorismo, cavalgadas, entre outras.

Bom Jesus – Rio Grande do Sul

#4 lugares mais frios do Brasil

Bom Jesus fica localizado nos Campos de Cima da Serra, região nordeste do Rio Grande do Sul. Desse modo, a cidade fica localizada a 1.054 metros de altitude.

Bom Jesus – Rio Grande do Sul | Foto de
Prefeitura de Bom Jesus

A cidade de Bom Jesus também garante algumas das temperaturas mais baixas durante o inverno Brasileiro. A cidade ainda possui um inverno prolongado, onde as geadas e nevascas que cobrem a belíssima paisagem de branco são bastante comum.

Assim, no inverno é muito comum o termômetro bater 0 º C na cidade, ou até mesmo temperaturas negativas.

  • No inverno de 2018, Bom Jesus chegou a marcar – 4,2 º C no termômetro.
  • Além de seu inverno rigoroso, as baixas temperaturas são garantidas na primavera, principalmente a noite e logo pela manhã.

O turismo na cidade de Bom Jesus vai muito além do clima frio. Apesar dele ser o ponto forte da cidade que atrai muitos turistas na intenção de presenciar nevascas. A cidade possui como principais atrativos, a natureza, o clima, o tropeirismo, a gastronomia e o artesanato. Assim as paisagens naturais de Bom Jesus encantam aos moradores e visitantes. Além disso, o tropeirismo agrega forte valor cultural a região. O que torna a experiência dos visitantes à cidade, ainda mais rica.

E claro que a gastronomia da região sul é um atrativo e tanto para os turistas. A presença de traços da culinária indígena  e tropeira enriquecem ainda mais a culinária local.

  • O que fazer em Bom Jesus: cachoeiras do Rio Cerquinha, Trilha e Cachoeira da Usina, Barragem Rio dos Touros, Rota das Cascatas, Cavalgada, Barra do Moraes, Igreja Matriz do Senhor Bom  Jesus, Praça Rio Branco, Museu Municipal de Bom Jesus.
  • Onde comer em Bom Jesus: Restaurante Truta Rodrivaris, Restaurante Sabor da Serra e Café sabor do campo.

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

#5 lugares mais frios do Brasil

Gramado e Canela são duas cidades bem próximas localizadas na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Para quem procura por uma lugar bem turístico para curtir o frio, Gramado e Canela são ótimas opções.

Gramado | Foto:  Larissa Fraga via
Wikimedia Commons.

Assim as duas cidades possuem um inverno bem rigoroso, onde as temperaturas próximas a zero são bem comuns. Ainda mais, durante os meses mais frios as cidades podem atingir temperaturas negativas ou até mesmo nevar. Vale lembrar que as nevascas são um fenômeno mais raro em Gramado e Canela, mas o frio é garantido para quem visita a região no inverno.

A boa infraestrutura turística da cidade aliada a sua condições climáticas, atraem milhares de turistas todos os anos. Principalmente no inverno que é alta temporada na região.

  • Em agosto de 2020 Gramado registrou frio intenso com presença de geada e nevascas.
  • No inverno Gramado e canela recebem um grande fluxo de turistas, portanto para quem vai conhecer a cidade nesse período se prepare para encontrar a cidade cheia e os preços elevados. Ainda não se esqueça de fazer suas reservas com antecedência.

Em Gramado e Canela, você vai encontrar muitos atrativos além do frio. Mas claro que caminhas pelas ruas da cidade e admirar a linda arquitetura de influencia alemã, curtir o frio, degustar os chocolates artesanais da região e comer um delicioso fondue são atrações bem famosas na cidade.

  • O que fazer em Gramado: Pórtico de Gramado, lojas e fábricas de chocolates, vinícolas, Parque Lago Negro, Reino do Chocolate, Snowland, Museu de Cera, Lavandário, Natal Luz.
  • O que fazer em Canela: Catedral de Pedra, Parque da Ferradura, Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos, Tirolesa Eagle, Parque do Caracol e o Alpen Park.
  • Onde comer em Gramado e Canela: Cantina Pastasciutta (Gramado), Casa do Colono (Gramado), Casa da Velha Bruxa (Gramado), Belle du Valais (Gramado), Magnólia (Canela), Empório Canela, La Braise (Canela).
  • Onde Ficar em Gramado e Canela: Natur Hotel Gramado, Prodigy Gramado, Bavaria Sport Hotel(Gramado), Grande Hotel Canela, Pousada Doce Canela e Cammino Della Serra(Canela).

Lugares mais frios no Sudeste do Brasil

E claro que a região sudeste também possui alguns destinos bem charmosos e perfeito para quem quer passar frio. Então para quem quer curtir o inverno na região sudeste pode tirar os casacos do armário e vamos conhecer os lugares mais frios no sudeste no Brasil.

Campos do Jordão – São Paulo

#6 lugares mais frios do Brasil

Campos do Jordão fica na região serrana de São Paulo, sendo uma cidade conhecida por seu charme, arquitetura, culinária e claro seu clima frio.

Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade muito turística e bem popular por quem procura por um destino frio e charmoso em São Paulo.

O destino que é bastante procurado por casais, por ser uma cidade romântica, atinge temperaturas próximas a 0°C. Assim a cidade é uma ótima opção em São Paulo para quem quer curtir um frio intenso.

  • Os meses mais frios em Campos do Jordão são Julho e Agosto.
  • A temperatura mais baixa oficialmente registrada em Campos do Jordão foi -7,2° C em 1988.
  • Os fenomenos como nevascas são extremamente raros na região, mas no inverno o frio é garantido para quem visita a cidade.

A cidade paulista é perfeita para curtir o clima frio, caminhar pela Vila Capivari degustar a boa boa culinária da região, com muito fondue, chocolate artesanal e chocolate quente. Mas os atrativos não param por ai, a Campos do Jordão tem muitos pontos turísticos incríveis. Assim a região possui muitas belezas belezas naturais, reservando lindas paisagens, parques, trilhas, museus e muito mais.

Monte Verde – Minas Gerais

#7 lugares mais frios do Brasil

Monte Verde é uma charmosa cidade mineira localizada na divisa de São Paulo com Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira.

Monte Verde | Imagem de Paulo JC Nogueira via Wikimedia Commons

Monte Verde é uma cidade que atinge temperaturas muito baixas no inverno com temperatura média de 12° C, podendo atingir até mesmo temperaturas negativas.

Assim, Monte Verde é uma cidade perfeita para quem procura um lugar lindo e sossegado, sendo um destino aconchegante, charmoso e cheio de belezas naturais para aproveitar o frio.

Além de toda a beleza da Serra da Mantiqueira e muito frio, a cidade possui restaurantes incríveis, onde você pode desfrutar a deliciosa culinária mineira. Mas o destino ainda conta com uma variedade de pousadas com muito charme e conforto.

  • Os mês mais frio em Monte Verde é Julho.
  • A temperatura mais baixa registrada na ultima década em Monte Verde foi -3,6° C.

Monte Verde é uma pequena cidade mineira perfeita para quem quer curtir o inverno em um lugar charmoso, aconchegante e com a boa culinária mineira. Mas claro que além de aproveitar todo o aconchego da cidade o local ainda possui muitas belezas naturais.

  • O que fazer em Monte Verde: tour de bike, Tour de Jipe, Cervejaria Fritz, Bar de Gelo, Orquidário, Mirante do Aeroporto,  Fazenda Radical e a Escola de Falcoaria.
  • Onde comer em Monte Verde:   Casa do Fondue, Bom di + Bistrô Mineiro e Villa Donna Bistrô.
  • Onde Ficar em Monte Verde: Spa Mirante Da Colyna, Pousada Sotaque Mineiro e Kuriuwa Hotel.

Outros lugares frios para conhecer no Brasil

Além das cidades citadas outros lugares da Brasil também atingem temperaturas muito baixas. Assim separamos outros lugares mais frios do Brasil que atingem baixas temperaturas no inverno, podendo chegar a graus próximos ou abaixo de 0 são:

  • Ivaí (PR)
  • Amambaí (MS)
  • Vacaria (RS)
  • Racharia (SP)
  • Porto União (SC)
  • São Mateus do Sul (PR)
  • Maria da Fé (MG)
  • Pedra Azul (ES)

Para ler em seguida:

Veja também: 5 Destinos internacionais para Curtir a Neve, pelo blog World by 2.