Campos do Jordão é uma cidade paulista incrível e com muitos atrativos turísticos. E se você está planejando uma viagem para esse destino, não deixe de conferir as nossas dicas do que fazer em Campos do Jordão, onde ficar, passeios, pontos turísticos e muitos mais.

Sobre Campos do Jordão

Campos do Jordão
Villa Capivari em Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, região serrana de São Paulo. A pequena cidade do interior de São Paulo é um dos destinos turísticos mais procurados, tanto por paulistas, quanto por turistas de outras regiões.

Mas a procura pelo destino aumenta ainda mais durante o inverno, pois o clima frio e as diversas atrações dessa época do ano chamam muito a atenção dos turistas.

Contudo, a cidade paulista ainda conta com uma charmosa arquitetura de influência europeia e uma culinária de dar água na boca com direito a muito fondue e chocolate quente para aquecer o friozinho.

E claro, Campos do Jordão tem uma ótima infraestrutura turística com bons restaurantes, hotéis e pousadas, além de muitos passeios e atrações. Então opções de o que fazer em Campos do Jordão não vão faltar em seu roteiro de viagem.

Veja também: 4 cidades próximas a Campos do Jordão incríveis para conhecer.

Como chegar em Campos do Cordão

Campos do Jordão não tem aeroporto, então as opções mais comuns para chegar na cidade são carro e ônibus. Escolha a opção mais comoda para você e sua viagem.

Para quem não é de São Paulo, Rio de Janeiro ou cidades próximas, a opção mais viável é voar até o Aeroporto de Guarulhos e de lá pegar um carro ou ônibus até Campos do Jordão.

Chegar ao destino pode parecer um pouco complicado, por ser uma cidade do interior. Mas, na verdade, é bem simples. Para tirar as suas dúvidas, veja o nosso post de como chegar em Campos do Jordão. Nesse artigo você pode conferir como chegar na cidade, partindo de diversas cidades, de carro e ônibus.

Como se locomover em Campos do Cordão

As opções de se locomover em Campos do Jordão são diversas, mas nem todas são eficientes. Desse modo, no destino você vai encontrar os serviços de transporte público, táxi e Uber.

Mas para quem gosta de um pouco mais de comodidade ou quer explorar os arredores da cidade, ir de carro ou alugar um no destino é a melhor opção.

  • Uber em Campos do Jordão: o serviço de Uber existe na cidade. Mas já adiantamos que em nossa estadia ele não foi muito eficiente. Campos do Jordão conta com poucos carros disponíveis, o que consequentemente deixa os preços dinâmicos na maior parte do tempo. Ainda mais, pode ser bem difícil conseguir um Uber, dependendo da sua localização ou do horário.
  • Táxi em Campos do Jordão: na cidade você também vai encontrar o serviço de táxi. Essa não é a opção mais barata para se locomover em Campos do Jordão, mas se você não estiver conseguindo um Uber, o táxi pode ser bem útil.
  • Transporte público em Campos do Jordão: ainda é possível se locomover usando ônibus. Essa é a opção mais barata. Mas não consideramos a mais eficiente, pois você vai depender dos horários dos ônibus e também da cobertura das linhas. Vale lembrar que não é possível ir de ônibus aos pontos turísticos mais afastados do Centro de Campos do Jordão, como o Jardim Amantikir, Pedra do Baú e outros.
  • Carro em Campos do Jordão: ir de carro ou alugar um para se locomover na cidade é, sem dúvidas, uma das melhores opções. Com um carro você vai conhecer a cidade com mais comodidade e sem depender dos horários do transporte público ou da disponibilidade de Uber.

Veja também: 6 lugares românticos para viajar em São Paulo.

Quando ir para Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano. Mas a melhor época para conhecer o destino vai depender do que você procura. Contudo, vale lembrar que em qualquer época Campos do Jordão é igualmente lindo e com uma variedade de atrações para aproveitar.

Campos do Jordão no inverno

Campos do Jordão em Junho
Campos do Jordão no inverno

O inverno é alta temporada em Campos do Jordão e também a época em que a cidade mais recebe turistas. No inverno, o destino atinge as temperaturas mais baixas. Com média de 10 ºC, a cidade pode atingir temperaturas próximas a zero, principalmente a noite.

Assim, o inverno é a melhor época para quem quer curtir o frio na cidade e aproveitar todo o charme que só essa estação traz. Aproveite para se deliciar com um fondue, tomar um vinho em frente a lareira ou apenas apreciar as paisagens de inverno.

Ainda mais, durante o inverno, mais especificamente nos meses de junho e julho, acontecem muitos eventos na cidade, como o Festival de Inverno e as festas juninas.

Nessa estação, a cidade fica mais cheia e as ruas de Capivari, o centrinho turístico, se encontram lotadas, principalmente aos fins de semana. Durante a alta temporada, os preços também se encontram mais elevados. Assim, é comum que durante o inverno, as hospedagens e os restaurantes estejam mais caros.

Junho e julho são os meses mais frios e também o auge da alta temporada, consequentemente nesse período o destino está mais cheio e os valores mais elevados.

Vai viajar no inverno? Confira nossas dicas do que fazer em Campos do Jordão e o que esperar da cidade em cada mês do inverno.

Campos do Jordão na primavera

Quando ir para Campos do Jordão
Vila Capivari em Campos do Jordão

Na primavera, a cidade se encontra florida e as temperaturas agradáveis. Apesar das temperaturas da primavera não serem tão baixas quanto a do inverno, as noites em Campos do Jordão continuam bem frias.

A probabilidade de chuva começa a aumentar na primavera, mas ainda não está tão alta quanto no verão. Ainda mais, a cidade já não está tão cheia quanto no inverno e ainda é possível encontrar ótimas promoções em restaurantes e hotéis.

No final de dezembro temos o Natal. Desse modo, a cidade promove um grande evento com direito a muitas luzes, decorações e espetáculos (veja como é o Natal em Campos do Jordão).

Vai viajar no primavera? Confira nossas dicas do que fazer em Campos do Jordão e o que esperar da cidade em cada mês do primavera.

Campos do Jordão no verão

Campos do Jordão em Julho
Foto: Marco Ankosqui – MTUR

O verão é a época mais quente de Campos do Jordão. Mas as temperaturas se mantém agradáveis, se comparada a outros destinos do Brasil. Assim, a temperatura média no verão é de 18 ºC e máxima de 23 ºC.

A probabilidade de chuva no verão também é alta. Portanto, se você pretende viajar para a cidade nesse período, esteja preparado para pegar algum dia de chuva na viagem.

E para quem quer fugir da alta temporada, o verão é uma boa época para conhecer a cidade. O destino se encontra mais vazio nessa época. Desse modo, as ruas e os pontos turísticos não estão cheios. Ainda mais, nessa época é bem comum encontrar promoções em restaurantes e hospedagens.

Para quem gosta de aproveitar liquidações, no verão, as lojas de Campos do Jordão fazem muitas promoções. Assim, é possível encontrar roupas de inverno com grandes descontos.

Vai viajar no verão? Confira nossas dicas do que fazer em Campos do Jordão e o que esperar da cidade em cada mês do verão.

Campos do Jordão no outono

Campos do Jordão no outono
Vila Capivari em Campos do Jordão

O outono é uma ótima época para quem quer aproveitar o frio na cidade, mas quer fugir dos preços e da agitação da alta temporada.

Assim, no outono, as temperaturas do verão começam a cair. Em maio e junho já é possível aproveitar as temperaturas abaixo de 10 ºC. Esse é o período com baixa probabilidade de chuva, sendo uma boa época para aproveitar os parques e as atividades ao ar livre.

E claro que no outono também comemoramos a Páscoa e o Dia dos Namorados. Duas datas comemorativas perfeitas para viajar e conhecer o destino. Afinal, comemorar o Dia dos Namorados em uma cidade romântica como Campos do Jordão não é uma má ideia. E passar o feriado de Páscoa curtindo uma cidade linda com direito a muito chocolate artesanal, também é um ótimo programa.

Vai viajar no outono? Confira nossas dicas do que fazer em Campos do Jordão e o que esperar da cidade em cada mês do outono.

O que levar para Campos do Jordão

A sua mala de viagem ideal para Campos do Jordão vai variar conforme a época do ano.

Assim, no inverno, não podem faltar casacos para um frio mais intenso, calças, gorros e cachecóis. Para quem sente bastante frio, as luvas também podem ser incluídas na mala. E claro, não podemos esquecer das meias e pijamas bem quentinhos. Já nos pés, as botas e tênis são indispensáveis.

Aliás, para encarar o frio da região serrana, um hidratante labial e um hidratante para áreas ressecadas podem ser um grande aliado.

Já no verão, os vestidos, shorts, blusas e saias podem ser usados tranquilamente. Mas não se esqueça de levar um casaco para o frio, pois durante a noite as temperaturas ficam mais baixas. Então, esteja preparado.

E para não faltar nada de essencial em sua mala, fizemos um checklist de itens indispensáveis para cada mês. Você pode conferir o checklist nos posts de mês a mês em Campos do Jordão, conforme a data da sua viagem.

Veja também: 6 chalés românticos no interior de São Paulo, incríveis para ficar.

O que fazer em Campos do Jordão

Que Campos do Jordão é uma cidade incrível, não restam dúvidas. Mas, além de linda, o destino ainda possui muitos atrativos, eventos, parques e pontos turísticos. As opções de o que fazer em Campos do Jordão são muitas e com passeios para todos os gostos.

Pontos turísticos de Campos do Jordão

Pontos turísticos de Campos do Jordão
Parque Amantikir | Foto: Marco Ankosqui – MTUR
  • Vila Capivari: esse é o centrinho de Campos do Jordão. No local, você vai encontrar lojas, bares e restaurantes incríveis. Desse modo, um passeio pelas lindas ruas de Capivari apreciando a bela arquitetura, culinária local e tomar um chocolate quente não pode faltar no roteiro.
  • Morro do Elefante: o Morro do Elefante é um dos pontos turísticos mais visitados. Com cerca 1.800 metros de altitude, a atração possui um mirante com vista panorâmica para a cidade, além de jardins e restaurante. Um dos jeitos mais comuns de chegar no Morro do Elefante é de teleférico, um passeio bem popular na cidade.
  • Parque Amantikir: o parque encanta cada vez mais os turistas com seus 28 jardins (incluindo dois labirintos de grama), onde abrigam mais de 700 espécies de plantas. Assim, os jardins do parque são verdadeiras obras de arte com lindas paisagens para passear e relaxar.
  • Cervejaria Baden Baden: a cervejaria Baden Baden é um bar muito procurado em Campos do Jordão. Então, para os amantes de cerveja, provar as produções artesanais da Baden Baden é um programa indispensável. Mas se você quiser saber mais sobre a história e do processo de produção da cerveja, basta fazer um tour. 
  • Chocolate Araucária: os Chocolates Araucária são um dos mais famosos da região. E além de provar os deliciosos chocolates e produtos derivados, você pode fazer um tour pela fábrica.
  • Museu Felícia Leirner: o Museu Felícia Leirner é um museu ao ar livre. Assim, as obras da artista Felícia Leiner, esculpidas em bronze, cimento branco e granito, ficam harmonicamente distribuídas em meio a natureza em uma área de 35 mil m² de Mata Atlântica.
  • Auditório Cláudio Santoro: localizado no Museu Felícia Leiner, o auditório é palco de grandes festivais de música, concertos e recitais.
  • Palácio Boa Vista: a construção eclética e residência de inverno do governador de São Paulo é um ótimo passeio para quem gosta de história e cultura. Assim, o Palácio fica aberto aos visitantes que podem fazer um tour guiado.
  • Horto Florestal: o Parque Horto Florestal ou Parque Estadual de Campos do Jordão é o parque mais antigo do estado de São Paulo. Além de lindas paisagens com cachoeiras, lagos e animais, o local é ideal para passar um dia tranquilo em meio a natureza. No parque, você vai encontrar diversas atividades, como arvorismo, trilhas, tirolesa e passeio de bicicleta.
  • Parque Pico do Itapeva: o Parque Pico do Itapeva é aquele passeio para quem curte a natureza. Assim, o ponto alto do passeio é a vista incrível que se tem do Pico de Itapeva, que possui 2.030 metros de altitude. Além da bela vista no mirante, você vai encontrar um lindo campo de lavandas e um café.
  • Complexo Pedra do Baú: a Pedra do Baú é uma das vistas mais incríveis da região da Serra da Mantiqueira, sendo um programa imperdível para os aventureiros e amantes da natureza.  A pedra fica localizada em São Bento do Sapucaí. Contudo, o acesso mais fácil é por Campos do Jordão.
  • Pórtico da Cidade: o charmoso pórtico da cidade também se tornou um ponto turístico. Então, para quem está chegando de carro, dar uma paradinha no local pode render ótimas fotos.
  • Vista Chinesa: a Vista Chinesa é um mirante muito visitado na estrada para Campos do Jordão. Então, se você está de carro, vale dar uma parada para conferir a vista do local.

Veja mais detalhes sobre as atrações, no post 10 pontos turísticos de Campos do Jordão imperdíveis.

Eventos e feriados para curtir na cidade

Natal em Campos do Jordão
Campos do Jordão no natal | © wtondossantos – stock.com

Natal dos Sonhos

Campos do Jordão no Natal se torna um lugar mágico com decorações e espetáculos que contagiam e espalham o espírito natalino pela cidade. Assim, os principais pontos turísticos e lojas da cidade ficam todas decoradas para o Natal e cheias de cores e brilhos.

Natal dos Sonhos é o evento responsável por trazer o espírito natalino para Campos do Jordão. Ele traz cores e brilho para a cidade, através da decoração e grandiosos ornamentos, que transformam Campos do Jordão em uma vila natalina.

Ainda mais, o evento promove apresentações de música, dança e teatro que alegram a cidade. Assim, um dos principais momentos do Natal dos Sonhos é o Acender das Luzes, que normalmente tem como ponto de partida o Pórtico da Cidade.

Festival de Inverno

Festival de Inverno é um grande evento de música clássica, que acontece todos os anos durante o mês julho em Campos do Jordão. Desse modo, o evento, considerado um dos mais importantes festivais de música clássica da América Latina, atrai milhares de turistas, que viajam para a cidade para desfrutar da música e do clima frio de julho.

Assim, o festival que possui uma programação incrível é internacionalmente conhecido, além de ser considerado o maior evento de música clássica da América Latina.

Festa do Pinhão

A Festa do Pinhão acontece no mês de abril em Campos do Jordão. Assim, o evento celebra a semente do pinhão com apresentação de diversos pratos, onde o pinhão é a estrela principal.

Além dos deliciosos pratos, o evento conta com diversas atrações musicais dos mais variados estilos.

O que fazer à noite Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão a noite
Vila Capivari a noite | Foto: Marco Ankosqui – MTUR

Apesar de ser uma cidade pequena, Campos do Jordão não deixa a desejar quando se trata de vida noturna. Mas claro que durante a baixa temporada, as noites na cidade não são tão animadas, inclusive muitas festas e eventos só são promovidas na alta temporada.

Assim, a vida noturna de Campos do Jordão se concentra em sua maior parte na região de Capivari.

Portanto, se você procura um programa tranquilo, pode aproveitar a noite para jantar em um bom restaurante da Vila Capivari e tomar um vinho, apreciando a culinária local.

E se você gosta de terminar a noite dançando, tomando alguns drinks ou uma cervejinha, a melhor opção é ir para algum barzinho ou pub da região. Então veja as nossas dicas de pubs e bares para se divertir na noite de Campos do Jordão.

Bares e pubs em Campos do Jordão

  • Baden Baden: conhecida pela produção de cerveja artesanal, a Choperia e Restaurante Baden Baden é uma ótima escolha para quem quer tomar alguns chopes e se deliciar com a culinária gourmet servida no local.
  • Villa di Phoenix: durante o dia o local funciona como restaurante, mas a noite se transforma em um animado bar. Assim, ele costuma ter música ao vivo, além de um cardápio diversificado para quem não abre mão de uma boa comida.
  • Iceland Bar de Gelo: esse é um bar temático totalmente esculpido em gelo. O bar oferece uma variedade de drinks, mas a principal atração é o ambiente, composto por diversas esculturas de gelo.
  • Winter Lounge: uma das baladas responsáveis por agitar as noites de Campos do Jordão. A Winter Lounge recebe diversos artistas em seu espaço e promove eventos para lá de animados.
  • Fire Up Lounge Bar: esse é um bar e restaurante que promove festas e eventos super animados. Além de muita diversão, o local oferece um sofisticado ambiente para as refeições com pratos produzidos pelo chef Henrique Cintra.

Veja também: Melhores lugares para viajar em São Paulo.

O que fazer em Campos do Jordão com crianças

O que fazer em Campos do Jordão com crianças
Centro de Lazer Tarandu | Foto: Marco Ankosqui – MTUR

E para quem está viajando com os pequenos, Campos do Jordão possui muitos atrativos e passeios para fazer com as crianças. Por isso, separamos algumas dicas de passeios que os pequenos certamente vão amar.

  • Borboletário Flores que Voam: o espaço abriga várias espécies de borboleta da região. Assim, esse é um bom passeio para aprender sobre a vida das borboletas, e claro, se divertir com as paisagens do local.
  • Rancho Santo Antonio: o rancho oferece diversas atividades ao ar livre com diversão garantida para toda a família. Algumas das atividades do local são arvorismo, Zoom Bike Park, trilhas, paintball e tirolesa.
  • Tarundu: o Tarandu também oferece diversão para família toda. No local, você vai encontrar trilhas, arvorismo, tirolesa, arco e flecha, passeio a cavalo, passeio de pônei e muito mais.
  • Fazendinha Toriba: a fazendinha é um espaço onde os pequenos podem observar a vida animal. Na fazendinha é possível ver e alimentar diversas espécies de animais.
  • Parque da Floresta Encantada: o parque conta com diversas casinhas temáticas, inspiradas em histórias infantis.

Onde ficar em Campos do Jordão

Onde ficar em Campos do Jordão
Pousada Italia Eleganza | Foto: divulgação booking.com

Essa é uma cidade com excelente infraestrutura turística com muitos hotéis e pousadas. Portanto, boas opções de onde ficar em Campos do Jordão não faltam.

Então, para quem está sem carro ou quer ficar próximo à agitação turística, bares e restaurantes, a melhor localização para se hospedar é Capivari. A Pousada Luis XV, Pousada Italia Eleganza e Hotel Nevada são ótimas opções para ficar na região.

E para quem quer curtir uma viagem a dois e procura um lugar com muito luxo e conforto, a Villa Amistà é uma boa escolha.

Mas se você está planejando uma viagem mais econômica, o hotel Dan Inn Campos do Jordão possui acomodações com ótimos preços.

O Hotel Toriba é uma excelente opção para quem está viajando com crianças, pois o local oferece uma boa infraestrutura e atividades para os pequenos.

E por fim, se você quer relaxar a Surya-Pan Hotel Refúgio e o Hotel Vila Inglesa ficam cercados pela natureza, sendo opções perfeitas para ficar.

Ainda não decidiu onde ficar em Campos do Jordão? Então veja nossas melhores dicas de hospedagens para curtir a cidade com muito conforto

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Campos do Jordão

Para ler em seguida: