Um Centro Histórico incrível, praias lindas com águas transparentes, cachoeiras perfeitas para se divertir e alambiques para você provar uma cachaça regional são algumas das atrações de Paraty. E se você está organizando uma viagem para esse destino, separamos as melhores dicas de o que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro.

Então, para você organizar a sua viagem para Paraty, veja nesse artigo quando ir, como chegar, melhores praias, principais pontos turísticos, onde comer, onde ficar e muito mais sobre essa cidade. E se prepare, porque tem muitas atrações legais para você conhecer.

Sobre Paraty (RJ)

O que fazer em Paraty
Centro histórico de Paraty | Foto: Gilberto Olimpio via Unsplash

Localizado na Costa Verde, Paraty é um destino do Rio de Janeiro que você vai encontrar uma variedade de atrações e pontos turísticos. Por isso, a cidade sempre recebe muitos turistas. E realmente achamos o destino encantador com atrações e uma cultura impressionantes, sem falar no Centro Histórico.

Mas Paraty vai muito além do Centro Histórico. É claro que essa região da cidade é encantadora, pois representa muito da sua história. Contudo, Paraty ainda tem outras regiões e atrações surpreendentes, que valem muito a pena ser exploradas.

Em 1958, o conjunto arquitetônico e paisagístico de Paraty foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já em 1966, a cidade recebeu o título de Monumento Nacional.

Mas em 2019, o município, que fica na divisa do Estado de São Paulo e engloba áreas da Serra Bocaina, recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO, devido ao seu patrimônio cultural e natural.

E o mais interessante é que Paraty e a Ilha Grande (que também recebeu o título) é o primeiro lugar misto (patrimônio cultural e natural) a receber esse título no Brasil. Então, já deu para perceber que esse é um destino único no Brasil com muitas atrações maravilhosas para você conhecer e se encantar.

Veja também: Voo cancelado? Conheça os seus diretos e o que fazer nesse caso.

Quando ir para Paraty

Quando ir para Paraty
Saco do Mamanguá em Paraty

Durante o verão você pode pegar muita chuva em Paraty. Então, essa não é uma boa época para quem quer curtir as praias e cachoeiras da cidade. Mas, mesmo com as chuvas, essa é a época em que o destino mais recebe turistas. Já durante o inverno, a cidade tem um clima bem seco.

Desse modo, a melhor época para conhecer Paraty é na primavera, entre os meses de setembro a outubro. Nesse período, o clima é ideal para pegar praia, fazer um passeio e curtir muito a cidade. Durante a primavera é baixa temporada em Paraty, então você pode conseguir preços mais baratos nas hospedagens, passeios, restaurantes e mais.

Apesar de a primavera ser a época ideal para conhecer Paraty, nos outros meses você também pode curtir muito a cidade. Nós já viajamos para o destino durante o mês de março e apesar de estar bem quente, aproveitamos muito. Aliás, durante os dias que ficamos em Paraty nem choveu.

No site Climate-Data.org, você pode conferir a melhor época para viajar e se na data escolhida tem previsão de chuvas na cidade.

Mas em qualquer viagem é ideal sempre ter alguns programinhas no roteiro que dá para fazer nos dias chuvosos (veja o que fazer em Paraty com chuva). Assim, você sempre vai curtir a viagem, independente da chuva ou não.

Em Paraty também acontecem muitos festivais, então você pode aproveitar essas datas para conhecer a cidade. Mas durante esses períodos festivos e alta temporada (durante o verão), o destino fica bem cheio com hospedagens e restaurantes lotados.

Festivais de Paraty:

  • Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty: o festival é realizado desde 1982 e acontece durante o mês de agosto. Ele é um evento bem especial para curtir, já que tem tudo a ver com a história e cultura da cidade.
  • Bourbon Festival: Esse é um evento que traz para a cidade muita música ao vivo de jazz, blues, soul e R&B. Ele acontece durante o mês de maio.
  • Festa Literária Internacional: um festival literário que acontece em dezembro e é um dos maiores do Brasil.

Como chegar em Paraty

Paraty fica a 240 km do Rio de Janeiro e a 270 km de São Paulo. Então, se você está em outro estado, pode optar em ir para Paraty tanto do Rio de Janeiro como de São Paulo. 

Contudo, a cidade não tem aeroporto que recebe voos comerciais. Então, após chegar nos aeroportos de São Paulo ou Rio de Janeiro, você deve escolher entre carro ou ônibus, sendo que ambas as opções são bem tranquilas para chegar a Paraty. 

Para ver com detalhes as possíveis rotas que você pode fazer para chegar no destino, confira o texto como chegar a Paraty. Nesse artigo, você vai ver como chegar na cidade de ônibus e carro, saindo do Rio de Janeiro e São Paulo.

Como se locomover em Paraty

Como se locomover em Paraty
Centro histórico de Paraty | Fotot: Gilberto Olimpio via Unsplash

Durante a viagem, você vai encontrar muitas opções para se locomover em Paraty. Desse modo, no destino tem os serviços de transporte público, táxi e Uber.

Mas para quem gosta de um pouco mais de comodidade ou quer explorar os arredores da cidade por conta própria, ir de carro ou alugar um, no destino é a melhor opção. Contudo, não vemos a necessidade de ter um carro na cidade, a não ser que você fique hospedado em uma região mais afastada do Centro Histórico de Paraty.

  • Uber em Paraty: o serviço funciona muito bem em Paraty. Então você não vai ter problemas ao utilizar Uber.
  • Táxi em Paraty: esse é outro serviço que funciona muito bem. Na cidade você vai encontrar vários pontos de táxi.
  • Transporte público em Paraty: outro serviço bem eficiente na cidade são os ônibus. A rodoviária de Paraty fica próxima ao Centro Histórico e de lá saem ônibus para várias regiões. Mas vale lembrar que não é possível ir de ônibus aos pontos turísticos mais afastados do centro da cidade. Para Trindade saem ônibus com frequência.
  • Carro em Paraty: ir de carro ou alugar um para se locomover na cidade é, sem dúvidas, uma boa escolha. Mas dá para conhecer Paraty tranquilamente sem carro. Aliás, os passeios turísticos também são boas opções para quem não está de carro. 

Em Paraty você também pode alugar barcos ou bicicletas para ir até às atrações desejadas.

Veja também: Como alugar um carro mais barato.

Onde ficar em Paraty

Pousada Literária
Pousada Literária | Foto: divulgação booking.com

A princípio você pode pensar que Paraty se resume ao Centro Histórico. Mas o destino conta com outras regiões igualmente lindas e que valem a pena se hospedar para explorar o lugar e vivenciar tudo o que ele tem a oferecer.

Assim, você vai encontrar aquela região que oferece um ótimo custo benefício nas hospedagens. Mas também vai encontrar lugares para curtir a natureza e as belas paisagens de Paraty.

Desse modo, ao viajar para Paraty você pode se hospedar no Centro Histórico, Centro Comercial, Trindade, Saco do Mamanguá, bairro Caborê, Pontal, Paraty-Mirim e Jabaquara. Consideramos essas as principais regiões para se hospedar, onde cada uma delas tem uma particularidade.

Para ver tudo sobre as principais regiões e o que cada uma oferece, veja o texto onde ficar em Paraty com dicas imperdíveis de hospedagens.

Dicas rápidas das melhores hospedagens:

  • Pousada Literária (Centro Histórico): a pousada conta com piscina ao ar livre, bar, sauna, além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos.
  • Pousada Sandi (Centro Histórico): ela oferece acomodações de luxo. E entre os vários serviços da hospedagem, você pode desfrutar do SPA, piscina, bar, academia e salão de jogos.
  • Selina Paraty (Caborê): localizado às margens do Rio Perequê-Açu, a hospedagem conta com piscina, sauna, salão de jogos, bar, restaurante, estacionamento e Wi-fi gratuitos. 
  • Pousada Paisagem (Caborê): a pousada tem piscina ao ar livre rodeada por jardins e um bar. Mas seus quartos ainda são equipados com ar condicionado, TV e alguns têm varanda.
  • Pousada Corsário (Centro Comercial): a pousada que fica às margens do Rio Perequê-Açú conta com piscina, sauna, restaurante e bar.
  • Pousada Quatro Estações (Trindade): localizada a apenas 200 metros da Praia de Trindade, a pousada aceita pets e oferece estacionamento e Wi-fi gratuitos. Seus quartos têm TV e ar condicionado. Mas algumas unidades ainda têm sacada ou varanda térrea.
  • Pousada Cachadaço (Trindade): a pousada fica localizada na Vila de Trindade e tem quartos com varanda, ar condicionado, TV e frigobar.
  • Pousada Morro do Forte (Pontal): com piscina no terraço, ela ainda oferece Wi-Fi gratuito e estacionamento. Ainda mais, o café da manhã, incluso na diária, é servido na varanda, onde você pode desfrutar da vista.
  • HOTELARE Brunello (Jabaquara): o hotel tem um ótimo custo/benefício e fica próximo à Praia do Jabaquara. Ele tem piscina ao ar livre, além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Seus quartos são equipados com ar condicionado, frigobar, ventilador e TV. 

Dicas importantes:

  • Ao escolher a hospedagem, prefira ficar em uma região próxima às praias ou atrativos que você quer conhecer durante a viagem. Assim, você pode economizar muito tempo ao se locomover na cidade.
  • Se você está indeciso e quer ficar nas regiões onde tem tudo, recomendamos que fique no Centro Histórico (veja as melhores pousadas no Centro Histórico de Paraty). Além da ótima infraestrutura, você fica no meio do caminho para conhecer as praias e também é de onde saem os passeios de Paraty.
  • E se você é do time que adora ficar em um lugar aconchegante, separamos as melhores pousadas de Paraty.
  • E devido a ótima infraestrutura, você também vai encontrar hotéis em Paraty, que oferecem uma variedade de serviços aos hóspedes e que são maravilhosos para ficar.
  • Vai viajar na alta temporada ou data comemorativa? Então lembre-se de reservar a sua hospedagem com bastante antecedência. Assim, você pode conseguir os melhores preços e ainda não vai ter aquela preocupação ao procurar uma boa hospedagem em cima da hora.

Quantos dias ficar

Outra dúvida que temos na hora de organizar a viagem é quantos dias ficar no destino. Mas a notícia boa é que Paraty tem muitas atrações e passeios para você conhecer. Então, se você quiser ficar um mês na cidade, com certeza o seu roteiro vai ficar preenchido todos os dias.

Mas a notícia ruim é para quem vai ficar poucos dias no destino. Porque escolher algum passeio entre tantos legais, não é uma tarefa muito boa. Contudo, vamos tentar te ajudar nessa missão.

Recomendamos que a sua viagem para Paraty seja de 5 a 7 dias. Assim, você pode conhecer algumas praias, cachoeiras, ilhas, entre outras atrações. Mas se você puder ficar apenas um final de sema na cidade também vai curtir muito. Nesse caso, escolha um passeio que você quer muito fazer (recomendamos o passeio para o Saco do Mamanguá) e conheça também o Centro Histórico com todas as atrações que ele oferece.

Para você ver um pouco de tudo que pode conhecer no destino, veja fotos de Paraty com atrações e pontos turísticos imperdíveis para o seu roteiro de viagem.

Melhores praias de Paraty

1. Praia da Lula

A Praia da Lula é ideal para banhistas, pois possui águas calmas e claras com tom esverdeado. E apesar de ser uma praia, onde o acesso é feito apenas por barcos, ela é roteiro de alguns passeios de escuna. Então pode ser que você encontre o local lotada.

E como a maioria das praias de Paraty, a Praia da Lula é cercada por vegetação, sendo que em seus extremos, você vai encontrar costões de pedras, um cenário lindo para as fotos.

Melhores praias de Paraty
Praia da Lula em Paraty

2. Praia do Engenho

Praia do Engenho em Paraty
Praia do Engenho

A Praia do Engenho fica no Saco de Mamanguá, uma região com cerca de 8 km com praias, Mata Atlântica, ilhas e montanhas.

A Praia do Engenho possui um visual lindo com pedras, sendo que o local ainda é cercado por vegetação.

No canto direto da praia, depois das pedras, você vai encontrar um píer ótimo para fotos, mas também para apreciar a linda paisagem. Achamos ela uma praia perfeita.

3. Praia da Paca

A Praia da Paca é mais uma bela praia cercada por vegetação e com águas calmas e claras.

A praia ainda tem costões de pedras, mas ao entrar na água tenha cuidado, pois, ela possui tombos. Assim como em toda a região do Saco do Mamanguá, essa praia é ideal para a prática de snorkel.

O acesso para a Praia da Paca também é apenas por barco. Então, para conhecê-la você pode contratar o passeio para o Saco do Mamanguá ou fazer um tour privado.

Melhores praias de Paraty
Praia da Paca em Paraty

4. Praia do Sono

Melhores praias de Paraty
Praia do Sono| Foto: Linoleum Magazine via Unsplash

A Praia do Sono fica a 27 km do Centro Histórico de Paraty, possui 1 km de extensão e faz parte da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Desse modo, a praia é ideal para quem quer curtir a natureza, pois tem um visual lindo.

Mas não pense que essa praia é deserta. Apesar de ser uma praia afastada, é possível se hospedar na região da Praia do Sono, para isso você pode alugar uma casa ou acampar. No local, você ainda vai encontrar restaurantes, quiosques e bares que funcionam à noite.

Além dessas belas praias que citamos, em Trindade e outras regiões de Paraty, você vai encontrar praias belíssimas para aproveitar. No texto melhores praias de Paraty, você pode conferir mais informações das praias, incluindo as de Trindade, e como chegar em cada uma delas.

Cachoeiras de Paraty

Cachoeira Pedra Branca e Poço da Usina em Paraty
Cacheira Pedra Branca em Paraty

E não pense que você vai encontrar somente praias para curtir em Paraty. Para quem gosta de curtir a natureza, vai encontrar na cidade uma variedade de cachoeiras. Por isso, separamos as melhores cachoeiras de Paraty para você curtir durante a viagem e ter boas lembranças.

  • Cachoeira Pedra Branca e Poço da Usina: uma das cachoeiras mais bonitas da cidade, mas também uma das mais movimentadas. Formada por duas quedas d’água e algumas piscininhas rasas, ela é perfeita para tomar banho. Antes da cachoeira você vai encontrar o Poço da Usina, um poço com 6 metros de profundidade que marca o local onde foi construída a primeira usina da cidade.
  • Cachoeira do Saco Bravo: localizada na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, a Cachoeira do Saco Bravo é formada por uma pequena queda d’água em meio às pedras que forma uma piscina natural. Além de ser uma cachoeira linda para você curtir a natureza, o mais interessante da atração é que ela deságua no mar e tem uma vista maravilhosa.
  • Cachoeira do Tobogã: ela é famosa por ter uma pedra que serve como tobogã natural, onde os aventureiros descem escorregando. Assim, o local costuma estar sempre cheio e com fila para descer na pedra.
  • Poço do Tarzan: é uma pequena queda d’água que forma um poço envolto por pedras com águas esverdeadas e cristalinas, um lugar bem lindo. Para chegar até o local basta seguir a trilha após da Cachoeira do Tobogã.
  • Pedra que Engole: no local, você literalmente vai ser engolido pela pedra e sair em um poço. E apesar de parecer um pouco estranho ser engolido pela pedra, essa é uma atração super divertida.

Veja também: Melhores hotéis com piscina privativa no Rio de Janeiro.

Melhores passeios de Paraty

Para conhecer algumas atrações de Paraty é recomendado contratar passeios, pois alguns pontos turísticos são acessados somente com um guia e ficam um pouco afastados do centro da cidade. Algumas praias também são acessados apenas com barcos.

Por isso, separamos os melhores passeios de Paraty para você fazer durante a viagem.

1. Saco do Mamanguá

Mirante do Ilhote do Mamanguá
Ilhote do Mamanguá

Consideramos o Passeio para o Saco do Mamanguá imperdível para quem visita Paraty. Nele, você vai conhecer praias lindas, que só são possíveis acessar de barco.

Ainda mais, você vai conhecer o Ilhote do Mamanguá, uma Ilha que possui um mirante com uma vista perfeita para a região do Saco do Mamanguá e para o Pico do Pão de Açúcar.

Durante o tour, o guia vai explicando algumas curiosidades da belíssima região. Esse, sem dúvidas, foi o nosso passeio preferido na cidade. Contrate aqui seu passeio de lancha.

2. Jeep Tour

Melhores passeios de Paraty
Passeio de jeep em Paraty

O Jeep Tour é um passeio para os amantes da natureza, ecoturismo, cachoeiras e uma boa cachaça. O passeio explora o que Paraty tem de melhor, além das praias. Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre a história de Paraty e suas belezas naturais, faça esse passeio.

Assim, o  Jeep Tour é um passeio de jipe que explora a região serrana de Paraty. Nesse passeio, você vai conhecer cachoeiras lindas e alambiques. Contrate aqui seu passeio.

3. Passeio de Escuna

Melhores passeios de Paraty
Passeio de Escuna

Esse é um dos passeios mais procurados em Paraty, afinal as praias mais lindas estão afastadas do centro da cidade.

Portanto, uma das melhores maneiras de conhecê-las é contratando passeios turísticos, e o passeio de escuna é um dos mais procurados e barato da cidade.

Muitas agências oferecem o passeio de escuna e o roteiro varia de agência para agência. Assim, antes de contratar, vale a pena conferir o roteiro do passeio. Lembrando que a escuna tem uma capacidade bem alta de pessoas. Contrate aqui seu passeio.

4. Passeio para Trindade

Trindade
Trindade | Poto de Jaume Galofré via Unsplash

Para os amantes de praias lindas, trilhas e cachoeiras, Trindade é uma parada obrigatória.

Trindade é uma Vila de pescadores que possui algumas das praias mais lindas de Paraty, como a Praia do Cepilho, Praia dos RanchosPraia Brava, Praia do Meio e a Praia do Caixa D’aço.

E os amantes de mergulho não podem deixar de praticar snorkel e apreciar os peixinhos na Piscina Natural do Caixa D’aço. As agências também oferecem passeios para Trindade, mas você pode ir por conta própria ou se hospedar na vila.

5. Caminho do Ouro

O Caminho do Ouro, também conhecido como Estrada Real, é uma estrada construída por escravos entre séculos XVII e XIX. Essa estrada ligava o estado de Minas Gerais ao Rio de Janeiro e era a principal rota para o escoamento do ouro de Minas Gerais, no período conhecido como  “ciclo do ouro” em Paraty.

Hoje, parte do Caminho do Ouro em Paraty foi restaurado e se encontra preservado, sendo um ponto turístico bem interessante para conhecer na cidade. Além de toda a parte histórica do Caminho do Ouro, grande parte da estrada fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Assim, além de um mergulho no passado, você vai se encantar com as lindas paisagens da região.

Pontos turísticos de Paraty

Já deu para perceber que não vão faltar atrações para você conhecer em Paraty. Mas ainda não falamos dos pontos turísticos da cidade, já que alguns deles também são Cartões Postais do destino. Então, veja agora os principais pontos turísticos de Paraty.

1. Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty
Centro Histórico
Viagem para Paraty
Portas e janelas coloridas

O Centro Histórico é um passeio clássico para quem vai conhecer a cidade, sendo um dos principais pontos turísticos de Paraty. Nele você pode caminhar calmamente por ruas de pedras, apreciar as construções coloniais com portinhas e janelas coloridas, comer em restaurantes ou bares, e claro, fazer um mergulho no passado, conhecendo a história dessa cidade linda.

Você pode conhecer e caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Paraty tranquilamente por conta própria, apreciar suas construções, tirar muitas fotos nas portinhas e escolher um restaurante de seu agrado para almoçar ou jantar. Aliás, opções deliciosas de restaurantes não faltam no local.

Mas se você quer conhecer um pouco mais sobre a história e cultura de Paraty, a melhor opção é fazer um City Tour pela cidade. Com o City Tour, um guia vai te levar às principais atrações do Centro Histórico e contar toda a história do local. Contrate aqui seu City Tour em Paraty

No Centro Histórico de Paraty você pode conhecer muitas atrações como a Igreja de Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora das Dores, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e muito mais.

2. Alambiques de Paraty

Alambique Pedra Branca
Alambique Pedra Branca

No século XVIII, a região de Paraty foi uma grande produtora de cachaça e chegou a ter mais de 200 alambiques. Desse modo, atualmente, Paraty ainda preserva o seu título de cidade da cachaça e produção mais famosa é a cachaça Gabriela. 

Assim, na cidade, você vai encontrar muitos alambiques para conhecer. Durante a nossa viagem, visitamos o Alambique Pedra Branca, e sem dúvida, foi um passeio incrível. No passeio tivemos uma aula sobre os alambiques. E ao final ainda experimentamos algumas cachaças.

Mas você ainda pode conhecer o Alambique Engenho D’Ouro, bem famoso na cidade, o Alambique Paratiana, o Alambique Antonio Melo, entre outros. Esse passeio pode ser feito por conta própria.

3. Pão de Açúcar do Mamanguá

Passeio Saco do Mamanguá
Pao de Açúcar do Mamanguá ao fundo

O Pão de Açúcar do Mamanguá é um cartão postal, que fica na região do Saco do Mamanguá.

Assim, é possível admirar a beleza do Pico do Pão de Açúcar de diversos pontos da região. Mas também é possível fazer uma trilha até o topo do Pão de Açúcar do Mamanguá, de onde se tem uma das vistas mais lindas de Paraty.

A trilha para o Pão de Açúcar do Mamanguá começa na Praia do Cruzeiro e dura em média 1 hora de caminhada, subindo em mata fechada. Com cerca de 500 metros de altitude, a vista que se tem do mirante (no topo do pico) para o fiorde é única e incrível.

O acesso para a Praia do Cruzeiro, onde se inicia a trilha, somente é possível de barco. Assim, você pode ir até Paraty Mirim de carro ou ônibus, e na Praia de Paraty-Mirim contratar um barco para te levar até a Praia do Cruzeiro. Mas para fazer a trilha é indicado ter um guia.

4. Museu da Arte Sacra

O que fazer em Paraty com chuva
Igreja de Santa Rita| Foto:  Rogério Cassimiro – MTUR

O Museu da Arte Sacra fica localizado na Igreja de Santa Rita, que é um cartão postal do Centro Histórico de Paraty. Desse modo, o museu tem um acervo com peças de barro, metal e madeira encontradas na cidade. Essas peças são do século XVII até o início do século XX.

Para quem vai visitar o museu, ele funciona de terça-feira a domingo das 9 hrs às 12 hrs e das 14 hrs às 17 hrs. Para visitar o local, você paga uma taxa de R$ 4,00. Mas se você visitar ele nas terças-feiras, a entrada é gratuita.

Onde comer em Paraty

Para quem procura boas experiências gastronômicas, temos uma notícia muito boa, a maioria dos estabelecimentos desta lista de onde comer em Paraty ficam no Centro Histórico. E claro, você vai encontrar estabelecimentos maravilhosos para ter ótimas experiências.

Então, você pode fazer a junção de um passeio pelo Centro Histórico ou se hospedar no local (veja as melhores pousadas do Centro Histórico de Paraty) e escolher um estabelecimento para comer, seja almoço, jantar ou apenas fazer um lanche.

Separamos algumas dicas de lugares incríveis e para todos gostos.

  • Banana da Terra: localizado no Centro Histórico, ele é considerado um dos melhores restaurantes do destino. Ele tem um cardápio variado com a presença marcante de frutos do mar e é comandado pela chef Ana Bueno.
  • Casa do Fogo: um bistrô localizado no Centro Histórico de Paraty especializado em flambados com cachaça. Em seu cardápio, o restaurante traz frutos do mar e carne sempre acompanhados de produtos locais. 
  • Sarau Bar e Restaurante: o estabelecimento, que toca vários estilos musicais, oferece um cardápio com uma variedade de drinks, petiscos e pratos maravilhosos.
  • Quintal das Letras: um restaurante com ambiente sofisticado e elegante que fica na Pousada Literária de Paraty (Centro Histórico). O restaurante promove a comida local e explora a culinária caipira.
  • Van Gogh Hamburgueria: uma atração perfeita para você curtir à noite (veja o que fazer em Paraty à noite). A hamburgueria, que está sempre lotada, também tem opções para vegetarianos e toca música ao vivo.
  • Casa Coupê: um bar com ambiente descontraído, que oferece mesas e cadeiras na calçada. Mas o bar, que tem um cardápio bem variado, ainda oferece drinks, petiscos e muito mais.
  • Bar e Cachaçaria Cana da Praça: localizado no Centro Histórico de Paraty, o bar é uma ótima opção para quem quer experimentar as cachaças da cidade. Ah! não deixe de experimentar a cachaça de Capim Limão, o nosso sabor preferido.

Veja também: O que fazer em Paraty à noite.

Dicas importantes para a sua viagem

Dicas de viagem
Centro Histórico de Paraty
  • Em Paraty, as melhores formas de conhecer as atrações é de carro e contratando passeios turísticos. Então, se você não viajou de carro, se preferir, alugue um na cidade. Compare os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.
  • Se você não gosta de passeios com mais pessoas, prefira contratar o tour privado. Nesse caso, você pode fazer o seu próprio roteiro. Aliás, em Paraty você vai encontrar uma grande oferta de barcos para alugar. Aqueles bem coloridinhos que ficam no píer.
  • Ao fazer trilhas para conhecer cachoeiras ou praias, sempre contrate um guia conhecido. E se a sua viagem é solo, evite fazer as trilhas sozinho, até mesmo aquelas de fácil acesso. Cuidado nunca é demais néh!!!!
  • Na sua mala, abuse das roupas para viagem de praia. Afinal, esse destino paradisíaco tem praias e cachoeiras perfeitas para relaxar (veja a nossa lista de viagem com tudo que não pode ficar de fora da sua mala).

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Paraty

Para ler em seguida: