Ter boas experiências gastronômicas em uma viagem sempre deixa as melhores lembranças. E se você procura dicas de onde comer em Paraty, separamos 15 lugares onde você vai ter experiências maravilhosas.

Paraty é um destino incrível com muitas opções de o que fazer. Assim, na cidade não vão faltar praias (veja as melhores praias de Paraty), cachoeiras, passeios e não podemos esquecer dos pontos turísticos de Paraty, que são surpreendentes. Mas a atração que mais chama a atenção no destino é o  Centro Histórico de Paraty, que é sensacional.

E para quem procura boas experiências gastronômicas temos uma notícia muito boa, a maioria dos estabelecimentos desta lista de onde comer em Paraty ficam no Centro Histórico. Então você pode fazer a junção de um passeio pelo Centro Histórico ou se hospedar no local (veja as melhores pousadas do Centro Histórico de Paraty) e escolher um estabelecimento para comer, seja almoço, jantar ou apenas fazer um lanche.

E para a sua viagem, separamos 15 dicas de lugares incríveis para comer em Paraty. Nesta lista, você vai encontrar restaurantes maravilhosos, cafés e bares incríveis.

Veja também: Como chegar em Paraty, no Rio de Janeiro.

Onde comer em Paraty – Restaurantes 

ONDE COMER EM PARATY
Restaurante Villa Verde em Paraty

1. La Dolce Vita Trattoria Pizzeria

Não dispensa uma massa? Então, o La Dolce Vita Trattoria é uma opção perfeita para você ter uma experiência gastronômica incrível em Paraty. O restaurante tem um ambiente aconchegante, agradável e também fica no Centro Histórico.

No restaurante italiano você vai encontrar um cardápio com uma variedade de massas, como macarrão, pizzas, bruschetta e muito mais. A pizza do local é bem elogiada, e sinceramente foi uma das melhores pizzas que já comemos. A vontade era experimentar todo o cardápio, mas vai ficar para as próximas viagens.

Endereço: Rua Tenente Francisco Antonio, 130, Centro de Paraty, Rio de Janeiro.

2. Thai Paraty

O Thai Paraty foi um restaurante muito recomendado na nossa última viagem no destino. O restaurante de culinária tailandesa fica localizado no Centro Histórico, próximo da Igreja Matriz e Ponte Hilton Silva Mello.

O restaurante comandado pelo chef Gegê Lopes traz em seu cardápio, pratos originais tailandeses, além de drinks e sobremesas típicas. Então, se você procura um lugar em Paraty com colunária diferente, o Tai Paraty é perfeito. Além disso, ele tem um ambiente super aconchegante para você fazer as suas refeições no destino.

Endereço: Rua do Comércio, 371, Centro Histórico, Paraty, Rio de Janeiro.

3. Thai Brasil

O Tai Brasil traz em seus pratos uma mistura de exótico e sofisticado. Por isso, ele também foi um restaurante muito recomendado por moradores da cidade. O restaurante comandado pela chef Marina Schlaghaufer tem uma variedade de pratos que incluem carnes, frutos do mar, grelhados, sopas e até opções vegetarianas.

Ele tem um ambiente colorido que foi decorado pela própria chef, mas o que mais chama atenção é o seu jardim com ervas tailandesas que são utilizadas em seus pratos.

Endereço: Rua do Comércio, 308 A, Centro Histórico de Paraty.

E para quem ficou curioso porque os restaurantes tem quase o mesmo nome já explicamos, os chefs Marina Schlaghaufer e Gegê Lopes eram casados e abriram o restaurante Thai Brasil, em 2000. Após alguns anos, os chefs se separaram e resolveram ter restaurantes distintos, e assim também surgiu o Thai Paraty.

4. Raiz de Sol

E se você procura aquele tempero baiano para se deliciar em Paraty, o Raiz de Sol é uma opção perfeita de onde comer. O restaurante baiano é especializado em frutos do mar, moquecas e tapiocas, mas ele ainda oferece em seu cardápio, pratos veganos e vegetarianos.

Mas todas as delícias do seu cardápio são preparadas com ingredientes frescos e orgânicos.

Endereço: Rua Comendado Araújo (Rua da Matriz), Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro.

5. Banana da Terra

Localizado na Rua Samuel Costa, Centro Histórico de Paraty, o Banana da Terra é considerado um dos melhores restaurantes do destino. Para quem vai até o local, recomendamos fazer reserva, assim você não precisa ficar esperando por uma mesa. Mas claro que tudo isso vai depender da época da sua viagem.

Desse modo, o restaurante Banana da Terra fica em uma casa estilo colonial e tem um espaço elegante e aconchegante. Mas ele ainda tem um cardápio variado com a presença marcante de frutos do mar e é comandado pela chef Ana Bueno.

Endereço: R. Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico, Paraty/RJ.

Veja também: Melhores pousadas de Paraty, no Rio de Janeiro.

6. Sarau Bar e Restaurante

O Sarau Bar e Restaurante é um ótimo lugar para curtir em Paraty. Assim, o bar e restaurante fica localizado no Centro Histórico de Paraty, ao lado da Praça Matriz, e é um lugar muito frequentado na cidade. Mas o estabelecimento, que toca vários estilos musicais e tem musica ao vivo, oferece um cardápio com uma variedade de drinks, petiscos e pratos de dar água na boca.

Aproveite para experimentar a famosa caipirinha de cachaça Gabriela e o drink Jorge Amado, pois essas são as bebidas mais famosas de Paraty. Então você não pode sair da cidade sem provar.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 241, Centro Histórico, Paraty/RJ.

Veja também: Passeio de jeep em Paraty (conheça o jeep tour).

7. Quintal das Letras

O Quintal das Letras é um restaurante com ambiente sofisticado e elegante que fica na Pousada Literária de Paraty, Centro Histórico. Aliás, essa é uma ótima pousada para ficar, pois ela oferece uma variedade de serviços e ainda tem restaurante.

O Restaurante Quintal das Letras promove a comida local e explora a culinária caipira com pratos de dar água na boca. Sem dúvida, uma opção incrível de onde comer em Paraty.

Endereço: Rua do Comércio, 58 Centro Histórico, Paraty, Estado do Rio de Janeiro.

8. Bendita’s Restaurante

Outra opção bem interessante de onde comer em Paraty é o Bendita’s Restaurante, que também fica localizado no Centro Histórico. Então, para quem procura um lugar agradável e com muitas delícias no cardápio, ele é uma opção perfeita.

Sua comida é inspirada na culinária caiçara e brasileira. O restaurante tem um cardápio com massas, risotos, moquecas e muito mais, mas sempre trazendo em destaque os frutos do mar.

Endereço: Rua Samuel Costa, 267 Centro Histórico, Paraty, Estado do Rio de Janeiro.

9. Punto di Vino

O restaurante Punto di Vino é um dos mais recomendados de Paraty, sendo uma opção incrível de onde comer na cidade. O restaurante fica no Centro Histórico em uma casa estilo colonial e tem um ambiente bem agradável. Mas além de restaurante, ele ainda é uma pizzaria de forno à lenha.

Endereço: Praça da Matriz s/n, esquina com a Rua Dona Geralda (Centro Histórico).

Onde comer em Paraty – Café e hamburgueria

10. Van Gogh Hamburgueria

Para quem não resiste a um hambúrguer, a Van Gogh Hamburgueria é uma atração perfeita para você curtir em Paraty, principalmente à noite (veja o que fazer em Paraty à noite). Assim, a hamburgueria, que também fica localizada no Centro Histórico em uma casa estilo colonial, tem uma variedade de hambúrgueres em seu cardápio e bons drinks.

O grande diferencial dos hambúrgueres é a cebola flambada na cachaça de Paraty, que é uma delícia. Sem dúvida, os hambúrgueres do local foi um dos mais deliciosos que já comemos e ele ainda vem acompanhado de batata. A hamburgueria, que está sempre lotada, também tem opções para vegetarianos e toca música ao vivo.

Endereço: Rua Dr. Samuel Costa, 248, Centro Histórico de Paraty/RJ.

11. Margarida Café

O Margarida Café, que também é uma padaria e restaurante, é um lugar ideal para quem procura um lanche e uma boa refeição. Desse modo, o café tem uma decoração intimista, sendo um lugar bem badalado em Paraty. No café você vai encontrar um cardápio com massas e uma variedade de pizzas. 

Endereço: Praça do Chafariz, Paraty, Estado do Rio de Janeiro.

Onde comer em Paraty – Bares

12. Casa Coupê

Onde comer em Paraty
Drink Jorge Amado na Casa CoupÊ

Localizado no Centro Histórico de Paraty, em frente a Praça Matriz, a Casa Coupê é um bar bem interessante para conhecer em Paraty. Com ambiente descontraído, ele oferece mesas e cadeiras na calçada.

Mas o bar, que tem um cardápio bem variado, ainda oferece drinks, petiscos e muito mais. Aproveite para provar os drinks típicos de Paraty, como a caipirinha da cachaça Gabriela e o Jorge Amado.

Endereço: Praça Matriz s/nº Centro Histórico, Paraty, Estado do Rio de Janeiro.

13. Bar e Cachaçaria Cana da Praça

Paraty é conhecido pela variedade de alambiques, que estão ligados a sua história. Então não podia faltar uma cachaçaria nesta lista de onde comer em Paraty.

O Bar e Cachaçaria Cana da Praça fica localizado no Centro Histórico de Paraty e é uma ótima opção de passeio para quem quer experimentar as cachaças da cidade. Ah, não deixe de experimentar a cachaça de Capim Limão, o nosso sabor preferido.

Além da variedade de bebidas, o bar oferece um cardápio com petiscos, porções e muito mais para você degustar.

Endereço: Rua Marechal Teodoro, 3, Centro Histórico de Paraty/ RJ.

14. Águia Mejestosa Choperia

Ainda no Centro Histórico de Paraty, o point que mais gostamos de ir na última viagem foi a Águia Majestosa Choperia. Estávamos passando pela rua durante um passeio pelo centro Histótico, quando vimos o bar super aminado e com música ao vivo, como já tínhamos comido e bebido em outro bar, pedimos apenas uma cerveja e um drink maravilhoso.

Mas gostamos tanto do bar que voltamos em outra ocasião. A choperia tem um extenso cardápio com petiscos e drinks maravilhosos. A única dúvida no local é escolher o drink preferido. Ah também não podemos esquecer dos funcionários que foram muito simpáticos e sempre receptivos. Sem dúvida, o bar está no nosso top 1 de Paraty.

Endereço: R. Mal. Deodoro, 372 – Centro Histórico, Paraty – Rio de Janeiro.

15. Cervejaria Caborê

Por fim, para quem é do time da cervejinha também tem uma opção bem interessante para aproveitar em Paraty, a Cervejaria Caborê.

Localizada no bairro Caborê, a cervejaria é um símbolo de Paraty, sendo muito conhecida pela fabricação de cerveja artesanal e cachaça. Mas a cervejaria ainda tem um cardápio bem interessante com várias delícias.

Para quem quer conhecer melhor o local, recomendamos fazer uma visita guiada que normalmente acontece à tarde.

Endereço: Avenida Octavio Gama, 420, bairro Caborê. Paraty/RJ.

Mais dicas de onde comer em Paraty

Além dessa lista de bares, restaurantes e cafés, você pode caminhar pelo Centro Histórico de Paraty e escolher um lugar bem interessante para fazer suas refeições, pois a região tem uma variedade de estabelecimentos. Então, opções incríveis não vão faltar.

Essas dicas de onde comer também são boas opções de o que fazer em Paraty com chuva. Então se você pegar dias chuvosos na cidade, já sabe o que fazer no destino.

Para a sua viagem, veja as nossas dicas dos pontos turísticos de Paraty que não podem ficar de fora do seu roteiro. Mas confira também os melhores passeios de Paraty.

*Salve no Pinterest para ler depois

Onde comer em Paraty - Rio de Janeiro

Para ler em seguida: