Apesar de Paraty ser conhecido pelo Centro Histórico incomparável, a cidade também conta com praias belíssimas que encantam seus visitantes. Afinal, estamos falando do Rio de Janeiro com suas belas e famosas praias que atraem turistas do mundo inteiro.

Então, se a sua intenção é curtir o litoral da cidade, veja uma lista com o nosso top 5 melhores praias de Paraty. Confira ainda como chegar em cada praia e dicas para curtir a sua viagem.

Encontre aqui as melhores hospedagens em Paraty.

Melhores praias de Paraty

Preparado para mergulhar nas belas praias de Paraty? Porque a gente não consegue superar a beleza do destino. É claro que em apenas uma viagem não é possível conhecer todas as praias de Paraty, pois a cidade tem aproximadamente 120 praias.

Então para fazer a nossa lista de melhores praias, levamos em consideração apenas aquelas que conhecemos e que foi indicada por quem mora na cidade. E sempre que descobrir um novo paraíso em Paraty, vamos incluir nessa lista.

Aliás, as principais características das melhores praias de Paraty são que elas possuem acesso apenas por trilha ou barco. Então para conhecer algumas praias desta lista, é preciso contratar passeios em Paraty, seja para ir de barco ou trilha.

Veja também: Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

1. Praia do Sono

Praia do Sono Rio de Janeiro
Praia do Sono em Paraty | Foto: Linoleum Magazine via Unsplash

A Praia do Sono, que fica a aproximadamente 27 km do Centro Histórico de Paraty, possui 1 km de extensão e faz parte da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Desse modo, a praia é ideal para quem quer curtir a natureza.

Mas não pense que essa praia é deserta. Apesar de ser uma praia afastada, é possível se hospedar na região da Praia do Sono, para isso você pode alugar uma casa ou acampar. No local você ainda vai encontrar restaurantes, quiosques e bares que funcionam à noite. É isso mesmo, a Praia do Sono tem vida noturna para quem ama curtir as noites na viagem.

A Praia do Sono costuma ficar lotada em finais de semana e feriados. Mas ela possui um visual perfeito com águas cristalinas e areias claras, sendo cercada por vegetação. Impossível não se encantar com o lugar. Além da praia que é linda, você pode explorar a região que conta com trilhas e cachoeiras.

Como chegar na Praia do Sono

O acesso para a Praia do Sono pode ser feito de barco ou trilha. Para chegar de barco você pode contratar um passeio com as agências. Mas os aventureiros podem acessar a praia por trilha em uma caminhada de aproximadamente 3 km.

Saindo do Centro Histórico de Paraty, basta seguir 27 km, sentido Trindade. Após chegar na entrada de Trindade, estacione o carro próximo ao Condomínio Laranjeira (estacionamento pago). De lá você pode contratar um barco para te levar até a praia ou ir de trilha em uma caminhada de aproximadamente 1 hora.

2. Praias de Trindade

Trindade no Rio de Janeiro
Praia Brava em Trindade | Poto de Jaume Galofré via Unsplash

Trindade é uma das regiões de Paraty mais procuradas por turistas, seja para conhecer a vila ou curtir as belas praias que tem no local.

Então se você vai fazer uma viagem para Paraty, não deixe as praias de Trindade fora de seu roteiro. Se puder, fique hospedado alguns dias em Trindade. Mas se não conseguir, você pode ir até o local por conta própria ou contratar um passeio turístico que faz um tour pela vila passando pelas principais praias da região.

Assim, em Trindade você pode conhecer as seguintes praias:

  • Praia do Cepilho: essa praia é muito procurada por surfistas, pois possui ondas fortes. Aliás, essa é a primeira praia que você vai encontrar em Trindade, sendo também a mais badalada. Ao longo da praia tem grandes pedras.
  • Praia do Cachadaço: possui acesso por trilha ou a partir da Praia do Meio (nesse caso se a maré estiver baixa). Possui vendedores ambulantes. E com uma pequena trilha, a partir da Praia do Cachadaço, chegam às piscinas naturais do Cachadaço.
  • Praia do Meio: essa é a praia preferida dos turistas. Desse modo, a sua principal característica é que ela possui águas calmas e claras. No meio da praia tem uma pequena ilha e você ainda vai encontrar barracas que vendem bebidas e petiscos.

Além das praias acima, você também pode ir até a Praia do Rancho e Praia Brava. Então opções maravilhosas de praias em Trindade não vão faltar. Por isso, a nossa dica é que você se hospede em Trindade para aproveitar melhor todas as praias.

Como chegar em Trindade

Trindade fica a aproximadamente 27 km do Centro Histórico de Paraty. Desse modo, para chegar até o local você pode ir de carro (opção mais cômoda), ônibus (da rodoviária de Paraty saem ônibus com certa frequência para Trindade) ou contratar um passeio com uma agência de turismo. O passeio com uma agência é a melhor opção para quem não vai ficar hospedado em Trindade e quer aproveitar suas praias.

Contrate aqui seu passeio turístico para Trindade.

3. Praia da Lula

MELHORES PRAIAS DE PARATY NO RIO DE JANEIRO
Praia da Lula em Paraty

Essa praia não pode faltar em seu roteiro de Paraty. E como a maioria das praias da cidade, a Praia da Lula é cercada por vegetação, sendo que em seus extremos, você vai encontrar costões de pedras, um cenário lindo para as fotos.

A Praia da Lula é ideal para banhistas, pois possui águas calmas e claras com tom esverdeado. E apesar de ser uma praia, onde o acesso é feito apenas por barcos, a Praia da Lula é roteiro dos passeios de escuna. Então pode ser que você encontre ela lotada.

Praia da Lula - Rio de Janeiro
Praia da Lula em Paraty

Aliás, conhecemos essa praia durante o passeio de escuna em Paraty, e quando chegamos ela estava bem cheia.

Mas logo as outras escunas foram embora e ficaram pouquíssimas pessoas. A vontade era ficar na praia à tarde inteira. Contudo, a escuna tem tempo máximo de permanência no local.

Como chegar à Praia do Lula

O acesso para a Praia da Lula é apenas por barco, sendo que algumas agências incluem essa praia no roteiro do passeio de escuna. Mas se você vai fazer o tour de escuna e quer conhecer a Praia da Lula, veja o roteiro da escuna antes de contratar o passeio (confirme se ela vai passar na Praia da Lula). Outra opção para conhecer a praia é contratar um tour privado de barco, assim você pode fazer o seu próprio roteiro e incluir a Praia da Lula nele.

Contrate aqui seu passeio para a Praia da Lula.

4. Praia do Engenho

Praia do Engenho - Paraty
Praia do Engenho em Paraty

A Praia do Engenho fica no Saco de Mamanguá, que é uma região de aproximadamente 8 km com praias, Mata Atlântica, ilhas e montanhas. O Saco do Mamanguá é o único fiorde (entrada do mar em região de montanhas) na costa brasileira e consideramos essa região, um dos principais pontos turísticos de Paraty.

E por ser uma região linda e única, o Saco do Mamanguá conta com belas praias, como a Praia do Engenho, que consideramos uma das melhores de Paraty.

MELHORES PRAIAS DE PARATY NO RIO DE JANEIRO
Praia do Engenho em Paraty

A Praia do Engenho possui um visual lindo com pedras, sendo que o local ainda é cercado por vegetação.

No canto direto da praia, depois das pedras, você vai encontrar um píer ótimo para fotos, mas também para apreciar a linda paisagem.

Mas a praia ainda possui águas calmas e claras, sendo ótima para a prática snorkel e apreciar a bela vida marinha.

Como chegar à Praia do Engenho

A Praia do Engenho também possui acesso apenas por barco. Então para chegar até o local você pode contratar o passeio para o Saco do Mamanguá que é feito com uma lancha (nesse caso você vai com mais algumas pessoas). Mas também pode optar por um tour privado de barco.

Contrate aqui seu passeio para o Saco do Mamanguá.

5. Praia da Paca

Praia da Paca em Paraty
Praia da Paca em Paraty

Como a região do Saco do Mamanguá possui belas praias, trouxemos mais uma, a Praia da Paca. Aliás, essa praia também é conhecida como Praia do Crepúsculo, pois nela fica a casa onde o filme da saga “O Crepúsculo” foi filmado. Mas atualmente a casa se encontra coberta por vegetação, o máximo que você vai ver é o telhado.

MELHORES PRAIAS DE PARATY NO RIO DE JANEIRO
Praia da Paca em Paraty

Desse modo, a Praia da Paca é mais uma bela praia cercada por vegetação e com águas calmas e claras.

A praia ainda tem costões de pedras, mas ao entrar na água tenha cuidado, pois ela possui tombos. Assim como em toda a região do Saco do Mamanguá, a praia é ideal para a prática de snorkel.

Como chegar à Praia da Paca

O acesso para essa praia também é apenas por barco. Então para conhecê-la você pode contratar o passeio para o Saco do Mamanguá ou fazer um tour privado.

Além da Praia do Engenho e Praia da Paca, a região do Saco do Mamanguá conta com muito mais praias belíssimas, todas com características semelhantes a essas duas praias. Então a nossa dica é que você explore a região em um tour privado, onde é possível fazer seu próprio roteiro.

Em seu tour inclua o Ilhote do Mamanguá, pois vale a pena.  No ilhote é possível fazer uma pequena trilha até o mirante de onde se tem uma vista privilegiada para toda a região e o Pão de Açúcar. A trilha dura aproximadamente 10 minutinhos, em um caminho bem sinalizado. Aliás, no local você ainda pode almoçar ou comer petisco com uma bela vista da região.

Contrate aqui seu passeio de lancha para o Saco do Mamanguá.

Dicas para conhecer as melhores praias de Paraty

Como falamos anteriormente, a melhor forma de conhecer algumas das praias de Paraty é contratando passeios com as agências de turismo.

Ao contratar seu passeio informe as praias que você quer conhecer, mas não deixe de fora as praias de Trindade e do Saco do Mamanguá. E se for possível, se hospede na região do Saco do Mamanguá e em Trindade. Assim, você pode curtir melhor as belas praias da região.

Para a sua viagem, veja também as nossas dicas de melhores pousadas em Paraty. Mas se você prefere ficar hospedado no coração da cidade, veja pousadas no Centro Histórico de Paraty, que valem a pena ficar.

Mas conta para a gente, você tem uma praia preferida que não foi incluída na nossa lista de melhores praias de Paraty?

*Salve no Pinterest pra ler depois

Melhores praias de Paraty - RJ

Para ler em seguida: