E quando se aproxima o final do ano, já começamos a pensar em onde passar o Natal e o réveillon. Aliás, escolher aquela cidade bem especial para curtir as festividades não é nada fácil. Ainda mais quando o assunto é aproveitar o Natal com direito a Papai Noel, presentes, decoração linda e a família inteira reunida.

Mas essa data maravilhosa onde comemos horrores, reencontramos os primos que nunca vemos no dia a dia e sempre ouvimos a famosa piada do pavê também é a data em que a magia do Natal invade as cidades com luzes e decorações exuberantes. Assim, quando o assunto é Natal, algumas cidades se transformam em verdadeiras Vilas Natalinas.

Então, que tal nesse Natal você renovar suas energias e esperanças em uma Vila Natalina incrível? Pode juntar as crianças, a mãe, a sogra, o cachorro, a família inteira e explorar essas cidades que são incríveis para conhecer no Natal.

*Algumas programações e festas tradicionais das cidades podem ter o calendário alterado ou cancelado devido a Pandemia.

1. Natal em Campos do Jordão – São Paulo

ONDE PASSAR O NATAL - Campos do Jordão, São Paulo
Campos do Jordão, São Paulo / ©wtondossantos – stock.com

A nossa primeira dica de onde passar o Natal é Campos do Jordão, que fica localizado na Serra da Mantiqueira, a 180 km de São Paulo. E Campos do Jordão no Natal se transforma em uma cidade completamente apaixonante.

Campos do Jordão tem um ar de campo, mas durante o final de ano as ruas da cidade se transformam com o Natal dos Sonhos, o que deixa o lugar ainda mais incrível (veja dicas para você aproveitar Campos do Jordão em dezembro). Desse modo, as luzes coloridas, músicas natalinas e toda a decoração transformam a Vila Capivari em um verdadeiro espetáculo, onde você vive a magia do Natal.

Então, se você quer viajar com a família nessa época e procura um lugar calmo e sossegado, Campos do Jordão é uma ótima escolha. Aliás, o clima da cidade combina perfeitamente com o Natal e você vai encontrar muitos pontos turísticos de Campos do Jordão imperdíveis.

Para a sua viagem, veja os onde ficar em Campos do Jordão com dicas das melhores regiões e hospedagens.

Veja mais sobre Campos do Jordão:

2. Natal em Gramado – Rio Grande do Sul

ONDE PASSAR O NATAL
Natal Luz de Gramado – Decoração da Cidade. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Outra dica de cidade para curtir as festas natalinas é Gramado, que fica localizado na Serra Gaúcha e possui um ar europeu. Desse modo, a cidade mistura a arquitetura alemã e italiana, o que traz um charme todo especial para o destino.

Com belas construções e praças lindíssimas, certamente a cidade encanta a todos. Mas quando falamos de Natal tudo fica ainda melhor, pois, durante essa época festiva acontece o evento temático Natal Luz de Gramado.

O Natal Luz de Gramado é um evento que envolve atrações com teatros, shows e corais. Ainda mais, a cidade conta com uma decoração lindíssima que todo ano se renova trazendo toda a magia do Natal.

Mas você pode conferir toda a programação e venda de ingressos no site do evento Natal Luz Gramado.

Dicas rápidas de hospedagens para passar o natal em Gramado:

  • Hotel Sky Gramado: localizado a 800 metros do centro de Gramado, o hotel tem bar e restaurante e ainda oferece uma variedade de serviços.
  • Serrazul Hotel Distributed By Intercity: com uma decoração clássica, o hotel fica localizado no centro de Gramado e oferece academia, piscina e muito mais.
  • Sky Valle Hotel: o hotel que fica em meio a natureza é ideal para famílias e tem área kids, piscina, banheira de hidromassagem e muito mais.

Veja também: Onde passar o réveillon no Brasil: praias incríveis e baratas.

3. Natal em Blumenau – Santa Catarina

ONDE PASSAR O NATAL - Blumenau, Santa Catarina
Blumenau – Santa Catarina / Foto: Sandro via Stock.adobe

Mas outra dica de onde passar o Natal é Blumenau, em Santa Catarina. Fundada em 1850, Blumenau fica localizada no Médio Vale do Itajaí e é uma cidade que possui grande influência germânica em sua cultura e história.

Contudo, no final de ano, a cidade entra no Clima Magia de Natal que começa em novembro. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Blumenau deixa o destino ainda mais lindo e encantador com sua bela decoração. Assim, você e sua família podem se encantar com lindas apresentações que vão deixar o Natal mágico e incrível.

Aliás, durante o evento Magia de Natal acontecem desfiles temáticos na cidade. Mas você ainda pode conferir a casa do Papai Noel, o espaço da neve, a oficina de biscoitos, entre outras atrações.

Dicas rápidas de hospedagens para passar o natal em Blumenau:

  • Hotel Glória: o hotel, que fica próximo ao shopping, oferece buffet de café da manhã, Wi-fi e estacionamento gratuitos.
  • Slaviero Essential Blumenau: a hospedagem tem um espaço confortável e oferece buffet de café da manhã, recepção 24 hrs e muito mais.
  • Quality Hotel Blumenau: o hotel da rede Quality fica próximo ao centro e oferece piscina ao ar livre, academia e bar. Mas o hotel ainda aceita pets.

4. Natal em Penedo – Rio de Janeiro

Penedo, Rio de Janeiro
Penedo – Rio de Janeiro / Photo by Jonathan Borba 

Se você ainda não decidiu onde passar o Natal, Penedo também é uma ótima opção. Desse modo, a cidade fica localizada no Parque Municipal Ecológico do Itatiaia, no Rio de Janeiro. E por ter sido colonizada pelos imigrantes finlandeses, ela é conhecida como Pequena Finlândia.

A cidade possui muitas atrações durante todo o ano. Contudo, durante o Natal esse paraíso se transforma e o que já é lindo, fica ainda mais surpreendente e encantador.

Então se você quer curtir toda a magia de Natal, em Penedo acontece o Festival de Natal. Nesse período, a cidade recebe uma linda decoração com ruas iluminadas para você curtir com toda a família. Sem dúvida, uma boa escolha para passar o Natal.

Confira também o Roteiro pela Serrinha do Alambari em Penedo pelo blog Entre Mochilas e Malinhas.

Dicas rápidas de hospedagens para passar o natal em Penedo:

  • Hotel do Papai Noel: o hotel fica decorado com luzes e árvores de Natal em qualquer época do ano e oferece uma variedade de serviços.
  • Hotel Britannia: localizado a 500 metros do Centro, o hotel oferece piscina natural, recepção 24 e mais. Mas você ainda pode se hospedar em chalés.
  • City Park Hotel: o hotel oferece sauna finlandesa, piscina o ar livre, recepção 24 hrs, bar, restaurante e muito mais.

Veja também: Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

5. Natal em Domingos Martins – Espírito Santo

Onde passar o Natal - Domingos Martins
Domingos Martins – Espírito Santo

E por fim, nossa última dica de onde passar o Natal é Domingos Martins, no Espírito Santo (veja lugares para conhecer no Espírito Santo). Aliás, a cidade fica localizada a 60 km do aeroporto de Vitória, na região das montanhas capixabas.

Assim, Domingos Martins é outra cidade colonizada pelos alemães trazendo essa influência para suas construções, gastronomia e festas.

Por ficar na região das montanhas, a cidade possui um clima friozinho e ainda garante muitas atrações. Mas durante o final do ano acontece o evento Brilho de Natal deixando o destino todo iluminado e enfeitado. Assim, toda a programação do evento pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal de Domingos Martins.

Além de toda a programação que envolve o Brilho de Natal, você vai encontrar muitas atrações para conhecer na cidade. Então confira o que fazer em Domingos Martins com dicas de passeios e muito mais.

Veja também: Parque Estadual do Forno Grande em Castelo – ES.

Dicas rápidas de hospedagens para passar o natal em Domingos Martins:

  • Hotel Fazenda China Park: a hospedagem possui ótima infraestrutura com parque aquático, teleférico, campo de futebol e muito mais.
  • Aroso Paço Hotel: o hotel impressiona com sua arquitetura estilo grega, sendo uma boa opção para quem procura um tratamento especial.

Em Pedra Azul, que fica em Domingos Martins, você vai encontrar uma variedade de pousadas incríveis para curtir uma viagem bem especial. Então, veja 5 pousadas em Pedra Azul que valem a pena ficar.

Então, agora que você já sabe quais cidades pode conhecer no Natal basta escolher a sua preferida, se divertir e viver toda essa magia bem de pertinho. Mas lembre-se, independente da cidade que escolher, faça sua reserva de hospedagem com antecedência.

Para ler em seguida: