Imagem de duas mulher sentada em uma mesinha branca descontraídas em Domingos Martins
Domingos Martins
”chip

O Espírito Santo possui um litoral com belas praias. Mas se você está pensando em explorar esse estado e procura por um destino diferente de praias, saiba que a região das Montanhas Capixabas é linda. Com ótimas pousadas e restaurantes, parques com belas paisagens e um circuito turístico incrível, que estão a sua espera. Então vamos conhecer um pouquinho de Domingos Martins, essa Vila Alemã que fica localizada nas Montanhas Capixabas e que a cada dia vem encantando e atraindo mais turistas.

A cidade de Domingos Martins, também chamada de “Campinhos”, fica à aproximadamente 60 quilômetros do aeroporto de Vitória. E devido a sua localização ela possui atividades para todos os gostos como trilhas, rapel, rafting, piscinas naturais, cachoeiras e parques.

A cidade que possui um clima mais friozinho, com atividades de aventura e ecoturismo, é um ótimo refúgio, tanto para casais, quanto para os aventureiros de plantão. E claro, também para aqueles que estão à procura de um lugar novo e calmo para conhecer.

História da cidade

Imagem de uma mulher olhando um painel de fotos antigas que retratam a história da cidade de Domingos Martins
Casa da Cultura – Domingos Martins

Mas vamos conhecer um pouquinho da história dessa cidade. Em 1847 começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos, alemães e pomeranos, na região.

Assim, imigrantes alemães fundaram a Vila de Campinhos, onde hoje fica a cidade de Domingos Martins. Por isso, a cidade também é conhecida como Campinhos.

Desse modo, a arquitetura, gastronomia e festas da cidade têm muita influência desses imigrantes. E com isso os moradores tentam manter na cidade a cultura e a identidade de seus antepassados.

Assim, se você quer mergulhar na cultura alemã já sabe qual cidade vai conhecer no Espírito Santo.

Para ler em seguida:

Mas o que fazer em Domingos Martins?

Em toda a região de Domingos Martins você vai encontrar muitas atrações turísticas imperdíveis. Aliás, muitas atrações ficam um pouco afastadas do Centro da cidade. Mas nesse artigo vamos falar o que você poderá fazer e conhecer no Centro de Domingos Martins.

Logo que você entrar na região de Domingos Martins você vai se deparar com o Portal da Cidade e sentir um pouco a influência da arquitetura Alemã. O Pórtico foi inaugurado em 1992, e ao seu redor é repleto de plantinhas e flores, vale a parada para tirar umas fotinhas.

Logo após passar pelo portal, você vai encontrar o Portal das Orquídeas, para os amantes da planta, é uma paradinha obrigatória. Tendo em vista o clima das montanhas ser favorável ao cultivo de orquídea é comum essa planta na região. E o melhor de tudo, por ótimos preços.

Um pouco mais a frente, esta a Cervejaria Barba Ruiva. Para quem não dispensa uma cervejinha, lá você vai encontrar cervejas artesanais para todos os gostos.

Depois de conhecer esses lugares é hora de conferir o Centro de Domingos Martins. Aliás, todas essas atrações ficam no caminho para o Centro de Domingo Martins.

Principais atrações no Centro de Domingos Martins

Imagem de uma mulher em uma loja de artesanato
Loja de Artesanato em Domingos Martins

Após chegar ao Centro de Domingos Martins você poderá conferir de perto a Casa da Cultura e o Museu Histórico. Ambos ficam no mesmo edifício que foi construído em 1983, sendo tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1986. Assim, lá você encontrará um grande acervo de fotografias, documentos, objetos e móveis que pertenceram aos imigrantes e contam muito da história da cidade. Ainda mais, o local também funciona como ponto para informações turísticas.

É claro você não pode deixar de conhecer um dos principais cartões postais da cidade, localizada no coração de Domingo Martins, a Praça Dr. Arthur Gerhardt. A praça possui canteiros de flores, chafariz, a placa da cidade “eu amo Domingos Martins”, além de uma cafeteria, a Cafeteria e Lanchonete Muller. Aliás, quando você tiver na praça prove o chocolate quente dessa cafeteria, experimentamos ele e é uma delícia.

O Marco da Colonização Alemã também fica na praça Dr. Arthur Gerhardt. O monumento de 1954 registra a presença do primeiro grupo de imigrante na região de Domingos Matins.

Ainda na Praça Dr. Arthur Gerhardt, você vai encontrar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. A igreja foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada como Patrimônio Histórico Estadual.

Em Domingos Martins, fica localizada a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, fundada há 50 anos. Ela conta com mais de 20 mil obras, incluindo obras raras e estrangeiras, principalmente alemãs.

E claro não podemos esquecer da Rua do Lazer, localizada na Rua João Batista Wersbach. Nela você encontrará vários restaurantes. Assim, caso queira experimentar a gastronomia local, como o Eisbein (o famoso joelho de porco da culinária alemã), esse é o lugar. Nessa rua também ficam várias lojinhas de artesanatos e roupas. Durantes os finais de semana na Rua do Lazer acontecem apresentações de dança alemã.

Festivais da cidade

Domingos Martins ainda reserva muito mais diversão. Desse modo, na cidade todos os ano acontecem alguns festivais e festas que traduzem a cultura alemã e claro bastante diversão.

Assim, além de todas essas atrações turísticas, a cidade de Domingos Martins também promove alguns eventos como Sommerfest. Essa é o maior Festa Alemã do Espírito Santo e celebra a chegada das primeiras famílias alemãs a cidade.

Outro evento que também acontece em Domingos Martins é o Festival de Internacional de Inverno. Esse é um festival de música, na qual acontecem várias apresentações de dia e noite.

E quem não gosta de um vinho, também poderá conferir o Festival do Vinho. Um festival com música, agitação e muito vinho.

O Brilho de Natal acontece no final de ano, quando a cidade fica totalmente decorada com luzes natalinas.

Alguns dos eventos são gratuitos, enquanto que outros são pagos.

Como chegar a Domingos Martins

O acesso para Domingos Martins é feito pela BR 262, se você estiver saindo de Vitória. A entrada para a cidade será na Rodovia Estadual João Ricardo Schorling, ES-465, na altura do Km 42. Após basta seguir por aproximadamente 3 km até chegar ao Centro de Domingos Martins.

Se optar em ir de ônibus, as viações Águia Branca e Alvorada fazem viagens para o município ou passam por ele.

Mas a melhor maneira de conhecer a cidade é de carro, uma vez que muitos atrativos turísticos ficam afastados do Centro da cidade. Assim, de carro você poderá conhecer o Centro da cidade, mas também as belezas naturais das Montanhas Capixabas.

Animou em conhecer toda a região de Domingos Martins, então clique aqui e reserve seu carro com a gente pela Rentcars.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *