O QUE FAZER EM DOMINGOS MARTINS ES: DICAS DE PASSEIOS, HOSPEDAGENS E ONDE COMER

Atualizado em Julho , 2020

Localizado nas Montanhas Capixabas, Domingos Martins que tem grande influência alemã é um dos destinos turísticos queridinhos do Espírito Santo. Veja o que fazer, onde se hospedar, onde comer, como chegar e dicas para aproveitar a viagem.

*Salve no Pinterest para ler depois

Imagem de duas mulher sentada em uma mesinha branca descontraídas em Domingos Martins
Domingos Martins

O Espírito Santo possui um litoral com belas praias. Mas se você está pensando em explorar o Estado e procura por um destino diferente de praias, saiba que a região das Montanhas Capixabas é linda.

Com ótimas pousadas e restaurantes, parques com belas paisagens, a região ainda conta com um circuito turístico incrível. E nas Montanhas Capixabas você vai encontrar Domingos Martins, uma cidade que tem grande influência da cultura alemã e que a cada dia vem encantando e atraindo mais turistas.

Então se você vai conhecer a cidade veja nesse artigo o que fazer em Domingos Martins, quando ir, onde se hospedar, onde comer, curiosidades e dicas para aproveitar a viagem.

Confira as melhores opções de hospedagens em Domingos Martins.

Sobre Domingos Martins

A cidade de Domingos Martins, também chamada de “Campinhos”, fica à aproximadamente 60 quilômetros do aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. Conhecida ainda como Vila Verde , a cidade que fica nas Montanhas Capixabas possui atividades para todos os gostos como trilhas, rapel, rafting, piscinas naturais, cachoeiras e parques.

A região das Montanhas Capixabas no Espírito Santo é formada por 9 municípios, sendo eles Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante que possuem forte influência européia.

Desse modo, a cidade que possui um clima mais friozinho, com atividades de aventura e ecoturismo é um ótimo refúgio, tanto para casais quanto para os aventureiros de plantão. Mas esse também é um destino ideal para quem procura um lugar novo e calmo para conhecer.

História e cultura da cidade

Imagem de uma mulher olhando um painel de fotos antigas que retratam a história da cidade de Domingos Martins
Casa da Cultura – Domingos Martins

Mas vamos conhecer um pouquinho da história dessa cidade. Em 1847 começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos, alemães e pomeranos na região. Desse modo, os imigrantes alemães fundaram a Vila de Campinhos, onde hoje fica a cidade de Domingos Martins. Por isso, a cidade também é conhecida como Campinhos.

Em 1866 foi inaugurada a Igreja Luterana que fica na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Contudo, somente em 1921 o nome da cidade foi alterado para Domingos Martins, em homenagem ao Capixaba Domingos José Martins que participou da Revolução Pernambucana.

Desse modo, a arquitetura, gastronomia e festas da cidade tem muita influência desses imigrantes. E com isso, os moradores tentam manter no local a cultura e a identidade de seus antepassados.

Arquitetura em Domingos Martins

A arquitetura também chama bastante a atenção em Domingos Martins, pois tem grande influência dos imigrantes. Desse modo, na cidade você vai encontrar construções com detalhes em madeira.

Essas construções podem ser apreciadas principalmente na Rua do Lazer, mas muitas casas espalhadas pela cidade também possuem essas características

Culinária em Domingos Martins

A gastronomia da cidade também tem forte influência dos alemães e italianos. Desse modo, você pode experimentar pratos como o chucrute, eisbein (prato feito com joelho de porco), chouriço, kassler (lombo de porco defumado), entre outras comidas típicas. Aliás, esses pratos também são servidos em alguns festivais que acontecem na região, principalmente o Pommerfest.

Veja também: Melhores sites e dicas para encontrar passagens aéreas baratas.

Melhor época para ir à Domingos Martins

Domingos Martins é daqueles destinos que é possível conhecer quase o ano inteiro. Contudo, a alta temporada na cidade acontece durante o outono e inverno, quando turistas e capixabas vão até o destino para aproveitar o clima mais friozinho.

De junho a setembro a cidade fica bem cheia, mas esse período é ideal para aproveitar o clima frio e alguns festivais que acontecem. Por outro lado, se você pretende curtir as atividades de ecoturismo da região, faça sua viagem durante o verão, entre os meses de dezembro a março.

Mas fique ciente que muitas pousadas e restaurantes da cidade funcionam apenas de sexta a domingo. Exceto quando é alta temporada ou está acontecendo algum festival.

Em Domingos Martins e região acontecem muito festivais que garantem a diversão. Então, uma boa opção é viajar para a cidade durante esses festivais.

Festivais de Domingos Martins ES

Em Domingos Martins todos os anos acontecem alguns festivais e festas que traduzem a cultura alemã e garantem muita diversão. Então veja a seguir os festivais e festas tradicionais da cidade.

Sommerfest

A Sommerfest acontece durante o mês de janeiro e é a maior Festa Alemã do Espírito Santo. Desse modo, o evento celebra a chegada das primeiras famílias alemãs na cidade. A festa conta com música, dança, gastronomia e bebidas típicas alemãs. A Sommerfest é gratuita e acontece na Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro de Domingos Martins – ES.

Festival Internacional de Inverno

O Festival Internacional de Inverno acontece durante o mês de julho e tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento na arte musical. Assim, o festival é um dos mais importantes festivais de música do Estado e do país. O festival é gratuito e acontece na Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro de Domingos Martins – ES.

Festa do Morango

A Festa do Morango acontece durante o mês de agosto e visa valorizar a cultura do morango e derivados. O evento conta com música, dança italiana e gastronomia, sempre com muito morango e delícias feitas com a fruta. Mas esse é um evento pago e acontece em Pedra Azul, Domingos Martins – ES.

Pommerfest – Festa Pomerana

A Pommerfest acontece durante o mês de setembro e conta com uma programação com muita tradição pomerana, onde são apresentadas danças, músicas, rituais e gastronomias típicas. Esse é um evento gratuito que acontece na comunidade de Melgaço que fica a 30 km da sede de Domingos Martins – ES.

Blumenfest ou Festa das Flores

A Festa das Flores acontece durante o mês de outubro, onde o perfume e colorido das flores são destaques na cidade. Para que gosta de flores, nesse evento milhares de plantas, entre elas orquídeas e bromélias são expostas. A festa é gratuita e acontece na Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro de Domingos Martins – ES.

Brilho de Natal 

O Brilho de Natal acontece no final de ano, entre novembro e janeiro, quando a cidade fica totalmente decorada com luzes natalinas. O evento é gratuito e acontece na Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro de Domingos Martins – ES.

Contudo, a cidade ainda conta com outros eventos como a Festa de Corpus Chirsti e Festival do Chocolate que podem ser conferidos no site da Prefeitura de Domingos Martins.

O que fazer em Domingos Martins

Em toda a região de Domingos Martins você vai encontrar muitas atrações turísticas imperdíveis. Apesar de ter muitas atrações para conhecer no entro da cidade, algumas ficam um pouco afastadas, como o Parque Estadual Pedra Azul e Rota do Lagarto.

E mesmo antes de chegar no centro da cidade você vai encontrar algumas atrações que valem uma parada para conferir. Então veja a seguir o que fazer em Domingos Martins – ES.

Portal ou Pórtico da cidade

Na entrada de Domingos Martins você vai se deparar com o Portal da Cidade e sentir um pouco a influência da arquitetura alemã. Desse modo, o Pórtico foi inaugurado em 1992 e o seu entorno é repleto de plantinhas e flores, que vale uma parada para tirar algumas fotos.

Localização: Rodovia Estadual João Ricardo Schorling, acesso no km 42 da BR 262.

Portal das Orquídeas

Logo após passar pelo Pórtico você vai encontrar o Portal das Orquídeas, que para os amantes dessa planta é uma paradinha obrigatória. Tendo em vista o clima das montanhas ser favorável ao cultivo de orquídea, ela é bem comum na região. E o melhor de tudo, por ótimos preços.

Cevejaria Barba Ruiva

Um pouco mais a frente, está a Cervejaria Barba Ruiva. Para quem não dispensa uma cervejinha, lá você vai encontrar cervejas artesanais para todos os gostos. Mas para conhecer o local se atente ao seu horário de funcionamento.

Localização: Rodovia Estadual João Ricardo Schorling, 12, Domingos Martins – ES.

O que fazer no Centro de Domingos Martins

Imagem de uma mulher em uma loja de artesanato
Loja de Artesanato em Domingos Martins

Além da arquitetura, gastronomia e cultura algumas atrações do centro da cidade são interessantes para serem incluídas no seu roteiro de viagem.

Aliás, essas atrações ficam bem próximas, sendo possível conhecer todas elas em apenas um dia. Então veja o que fazer no Centro de Domingos Martins – ES.

Casa da Cultura e Museu Histórico

Em primeiro lugar, a Casa da Cultura e o Museu Histórico ficam no mesmo edifício que foi construído em 1983, sendo tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1986.

Assim, no local você vai encontrar um grande acervo de fotografias, documentos, objetos e móveis que pertenceram aos imigrantes e contam muito a história da cidade. Ainda mais, o local também funciona como ponto para informações turísticas. E fica aberto de terça a sexta das 8h às 16h, sábado e domingo das 10h às 16h.

Localização: Av. Presidente Vargas, 531, Centro de Domingos Martins – ES.

Praça Dr. Arthur Gerhardt

Mas você não pode deixar de conhecer um dos principais cartões postais da cidade, a Praça Dr. Arthur Gerhardt que fica localizada no coração de Domingo Martins. A praça possui canteiros de flores, um chafariz, a placa da cidade “eu amo Domingos Martins”, além de uma cafeteria, a Cafeteria e Lanchonete Muller. Aliás, quando você for a praça prove o chocolate quente dessa cafeteria, uma delícia.

Ainda na praça você vai encontrar o Monumento ao Colono Imigrante, uma estátua construída em 1954 para homenagear os colonos alemães.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Ainda na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro da cidade você vai encontrar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Desse modo, a igreja foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada como Patrimônio Histórico Estadual.

A Igreja Luterana de Domingos Martins é o mais antigo templo protestante, no Brasil e na América Latina, ornado com uma torre.

Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão

A Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, foi fundada há 50 anos. Assim, a biblioteca conta com mais de 20 mil obras, incluindo obras raras e estrangeiras, principalmente alemãs.

Localização: Av. Senador Jefferson de Aguiar, Centro de Domingos Martins – ES.

Rua do Lazer

E claro não podemos esquecer da Rua do Lazer, localizada na Rua João Batista Wersbach. Desse modo, essa é uma rua somente para pedrestres que conta com muitos estabelecimentos, principalmente restaurantes. Então, caso queira experimentar a gastronomia local, como o Eisbein (o famoso joelho de porco da culinária alemã), esse é o lugar.

Powered by Rock Convert

Mas nessa rua também ficam várias lojinhas de artesanatos e roupas. Aliás, durante os finais de semana na Rua do Lazer acontecem apresentações de dança alemã.

Veja também: Lista de viagem – checklist com tudo o que não pode falar na mala.

Passeios imperdíveis em Domingos Martins

Pedra Azul - Domingos Martins
Pedra Azul

Além das atrações do centro da cidade, alguns passeios não podem ficar de fora do seu roteiro.

A maioria dos passeios mais cobiçados de Domingos Martins ficam em Pedra Azul, localizada a 50 km do centro da cidade e a poucos minutos de Venda Nova do Imigrante. Mas diferente da sede do do município, Pedra Azul cultua mais fortemente as tradições italianas.

Então veja alguns passeios imperdíveis para você fazer em Domingos Martins – ES.

Marco da Colonização Alemã

O Marco da Colonização Alemã é um monumento que registra a presença do primeiro grupo de imigrante na região de Domingos Martins.

Localização: às margens da BR 262, km 34, Distrito de Biriricas, Domingos Martins – ES.

Rota do Lagarto

Outra atração muito interessante para incluir no roteiro de Domingos Martins é a Rota do Lagarto.

Desse modo, a Rota do Lagarto é uma estrada charmosa de aproximadamente 8 km e sua entrada é na BR-262, Km 89. Logo na entrada da rota, além de um termômetro e o letreiro “Eu Amo Pedra Azul” você vai encontrar a Casa do Turista onde pode ter algumas informações sobre a Rota do Lagarto e Domingos Martins.

A Rota do Lagarto é toda pavimentada em paralelepípedos e possui livre acesso. Ao longo da rota você vai encontrar lojas de souvenir e bebidas, hospedagens, restaurantes e cafés.

Parque Estadual Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul é um cartão postal do Espírito Santo, sendo ainda a atração mais cobiçada em Domingos Martins. E não podia ser diferente, o parque possui paisagens lindas sempre com a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto ao fundo deixando o cenário belíssimo.

Aliás, a Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse com 1.822 m de altitude que adquire coloração azul e esverdeada  conforme a incidência da luz solar.

Desse modo, no Parque Estadual de Pedra Azul você vai encontrar muitas atividades de ecoturismo para fazer. Assim, você pode fazer trilhas, rapel ou ainda aproveitar suas deliciosas piscinas naturais.

O Parque Estadual da Pedra Azul recebe por dia 150 visitante, na qual podem acessar as trilhas (isso em todas as trilhas). Então, após atingir esse limite o parque fecha o acesso as trilhas.

Reserva Kautsky

A Reserva Kautsky é uma área de Mata Atlântica com aproximadamente 325.000 m², sendo que seu ponto mais alto fica a 850 metros onde você encontrará a Capela da União. Aliás, a Capela foi idealizada como um templo ecumênico, unindo as duas religiões mais fortes em Domingos Martins.

A reserva conta com muitas trilhas que durante o percurso é possível observar a fauna e flora do local. Outro atrativo que chama a atenção é a vista privilegiada, na qual se pode avistar Domingos Martins, as montanhas da Região Serrana, os municípios de Vitória e Vila Velha e parte do litoral capixaba.

A Reserva Kautsky funciona de segunda a sexta, mas é necessário fazer reserva para conhecer o lugar.

Cachoeira Cascata do Galo

Mais uma atração para curtir a natureza na região é a Cachoeira Cascata do Galo. Desse modo, a Cachoeira fica a aproximadamente 10 km do Centro de Domingos Martins e é ideal para quem quer curtir a natureza.

A Cachoeira possui uma queda d’água de 70 metros de altura, sendo cercada por vegetação que deixa o lugar encantador.  

Veja também: Como alugar um carro mais barato.

Como se locomover em Domingos Martins

Sem dúvida, a melhor maneira de se locomover em Domingos Martins é de carro.

Apesar de ser possível chegar até o destino de ônibus, a maioria das atrações ficam afastadas do Centro da cidade. Sendo que as atrações que ficam no centro de Domingos Martins dão para conhecer em apenas um dia.

Assim, para conhecer os principais atrativos como o Parque Estadual da Pedra Azul, ou percorrer todo o trajeto da Rota do Lagarto somente é possível de carro.

Então, em sua viagem para Domingos Martins recomendamos que você alugue um carro para conhecer e explorar melhor o destino com todos as suas atrações de ecoturismo e agro turismo.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Onde se hospedar em Domingos Martins

Domingos Martins conta com ótimas opções de hospedagens, sendo que você ainda pode alugar casas para temporada ou um chalé bem aconchegante para curtir a sua viagem, principalmente nos dias mais frios na cidade.

O Hotel Fazenda China Park é uma boa opção para quem procura conforto em Domingos Martins, pois a hospedagem possui ótima infraestrutura com parque aquático, teleférico, campo de futebol e muito mais.

O Aroso Paço Hotel também impressiona com sua arquitetura estilo grega, sendo uma boa opção para quem procura um tratamento especial.

Aliás, a Rota do Lagarto também possui opções maravilhosas para se hospedar como a Pousada Pedra Azul que possui uma das vistas mais linda para a região. Mas outras opções de hospedagens são a Pousada Aracê (aceita pet),  Pousada Vale Du’Carmu, Pousada Rabo do Lagarto ou Hotel Bristol Vista Azul (aceita pet).

Para quem quer ficar no Centro da cidade pode se hospedar na Pousada Pouso do Barão.

Confira as melhores opções de hospedagens em Domingos Martins.

Onde comer em Domingos Martins

Como falamos anteriormente, a culinária na região de Domingos Martins tem influência dos imigrantes alemãos, italianos e pomeranos. Assim, na cidade você pode experimentar uma variedade de pratos típicos.

A Rua do Lazer é aonde normalmente as pessoas vão comer. Desse modo, basta caminhar pela charmosa rua e escolher seu restaurante preferido.

Contudo, você vai encontrar boas opções de restaurantes por toda a região de Domingos Martins, especialmente na Rota do Lagarto, onde predomina a influência italiana.

Assim, o Restaurante Don Due na Rota do Lagarto oferece uma variedade de pratos italianos. Mas outra opção na região é o Restaurante Alecrim. Sendo que a Pousada Pedra Azul também oferece uma variedade de opções no cardápio do seu restaurante, além de ter uma das vistas mais linda para a Pedra Azul.

Para quem ama café, assim como a gente, experimente o Café do Jacu. Esse café é produzido a partir dos grãos eliminados nos dejetos do Jacu (pássaro natural da Mata Atlântica). Tendo em vista o Café do Jacu ser produzido na Fazenda Camocim, no interior do Espírito Santo, várias cafeterias de Domingos Martins e região oferecem ele no cardápio.

Como chegar em Domingos Martins

O acesso para Domingos Martins é feito pela BR 262, se você sair da Capital Vitória. A entrada para a cidade fica na Rodovia Estadual João Ricardo Schorling, ES-465, na altura do Km 42. Desse modo, após acessar a Rodovia basta seguir por aproximadamente 3 km até chegar ao Centro de Domingos Martins.

É possível chegar até a cidade de ônibus, as viações Águia Branca e Alvorada fazem viagens para o município ou passam por ele.

Mas a melhor maneira de conhecer Domingos Martins é de carro, pois muitos atrativos turísticos ficam afastados do Centro da cidade.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip