TOP 10 MELHORES LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL

Atualizado em Junho , 2020

Dicas de lugares para viajar no Brasil, com uma seleção de destinos litorâneos e de ecoturismo incríveis.

MELHORES LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL
Búzios

Que o nosso Brasil é lindo não é novidade. É cada destino brasileiro, simplesmente um mais surpreendente que o outro. Ainda temos a opção de escolher entre destinos litorâneos, aquela praia perfeita para a gente colocar o bronze em dia, ou ainda, aquele destino de ecoturismo, onde é possível fazer uma trilha maravilhosa em meio à natureza, desfrutando de toda a fauna e a flora. Assim, fica até difícil de escolher entre os lugares para viajar no Brasil.

Então se você quer desbravar o Brasil, hoje trouxemos uma lista com os melhores destinos. E claro, nessa lista você vai encontrar destinos de norte a sul.

A nossa lista de lugares para viajar no Brasil é baseada em uma relação de destinos preferidos pelos turistas que foram divulgadas pelos sites Passagens Promo, Viajanet e Booking. Mas é claro também trouxemos destinos queridinhos por nós. Assim, você poderá fazer sua listinha de lugares para viajar no Brasil e se jogar nas próximas aventuras.

Melhores lugares para viajar no Brasil

Então, agora vamos conferir os melhores destinos para conhecer no Brasil com dicas do que fazer, hospedagem e muito mais para você aproveitar ao máximo sua viagem.

Búzios – Rio de Janeiro

Praia Azeda e Azedinha em Búzios
Praia Azeda e Azedinha em Búzios

Certamente a região dos Lagos no Rio de Janeiro é uma dos lugares preferidos por quem ama destinos litorâneos. Assim, Búzios não poderia ficar de fora da nossa lista de lugares para viajar no Brasil.

Se você não dispensa um destino litorâneo poderá ir para Búzios. Sem dúvida, um destino imperdível com muitas atrações para você aproveitar, sendo que a maioria dessas atrações são as praias da cidade.

Búzios fica localizada a 174 km do Rio de Janeiro. E com aproximadamente 30 praias, a cidade é um dos destinos queridinhos dos turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, principalmente os argentinos.

O que fazer em Búzios

Em Búzios no Rio de Janeiro você poderá conhecer muitas praias lindas, como a Praia da FerradurinhaJoão FernandesTartarugaGeribá e da Azeda e Azedinha (essa é ideal para quem vai viajar com crianças, pois possui águas calmas). Mas é claro que a cidade possui muito mais praias para você aproveitar, desde as mais badaladas, até as mais reservadas e tranquilas.

Outras atrações que você poderá aproveitar em Búzios é o passeio de barco, caminhar pela Rua das Pedras e Orla Bardot, ou ainda, fazer um passeio para Cabo Frio e Arraial do Cabo (esses normalmente são bate e volta). Então, se você animou em viajar para Búzios, veja o que fazer na cidade. 

Ainda mais, se você não dispensa curtir a vida noturna, Búzios possui as noites mais badaladas. Além das tradicionais e agitadas casas noturnas, a cidade conta com restaurantes e bares para você aproveitar durante à noite. Para quem vai viajar para o balneário, clique aqui e veja opções para curtir na cidade.

Hospedagem: animado em viajar para Búzios, então veja as melhores hospedagens da cidade.

Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara
Jericoacoara | ©phaelshoots  – stock.adobe.com

E que tal conhecer Jericoacoara? Jericoacoara, em Fortaleza é um daqueles destinos para você curtir muito. Desse modo, Jeri (como é conhecida) é uma vila de pescadores que conserva seu estilo rústico, com ruas de areia e mangues, na qual faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara.

O Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, em Cruz é o mais próximo de Jericoacoara, sendo que para chegar e se locomover na cidade, a melhor forma é de carro 4×4. Contudo, você também poderá ir até o Aeroporto de Fortaleza e de lá pegar um translado para Jericoacoara, em uma viagem que dura aproximadamente 5 horas. Por ser um parque, é pago uma taxa ambiental de R$ 5,00 por dia, na qual poderá ser paga pela internet.

O que fazer em Jericoacoara

Em Jericoacoara você encontrará atrações para aproveitar, desde o amanhecer até a noite. Assim, você poderá curtir um lindo nascer do sol, pelo menos para aqueles que acordam cedo. Mas também, na bela Vila de pescadores você poderá aproveitar os mais variados restaurantes, praias, lagos e muito mais.

E que tal curtir um pôr do sol? A Duna do Pôr do Sol é aquele lugar preferido por todos para conferir esse espetáculo, mas o local costuma ficar completamente lotado. Outra atração daquelas que rola até uma fila para tirar foto é a Pedra Furada. Mas se você quer relaxar um pouco com um visual surpreendente, poderá aproveitar as redes na Lagoa do Paraíso.

Contudo, você também poderá aproveitar a Vila de Jericoacoara, caminhar pelas ruas de areia (na verdade são becos) e explorar os cantinhos, lojinhas e restaurantes.

Em Jericoacora você ainda poderá curtir a Lagoa Azul, Praia da Malhada e passeio de buggy.

Hospedagem: animado em conhecer a belíssima Jericoacoara? Então veja aqui hospedagens para você aproveitar a vila.

Florianópolis, Santa Catarina

Florianopolis - Santa Catarina
Florianopolis – Santa Catarina

Localizada ao sul do Brasil, Florianópolis que também é conhecida como Ilha Magia é um ótimo destino para você conhecer, principalmente se você ama um destino agitado, com muitas baladas, praias movimentadas, trilhas e dunas.

O legal da Capital Florianópolis é que durante o verão você poderá aproveitar o calor da melhor forma em suas lindas praias, porque o sol é garantido. Mas durante o inverno, a cidade te convida para curtir programas diferentes e ficar próximo de uma lareira. Assim, é só escolher sua época preferida para curtir a cidade.

Dentre as atrações mais procuradas por turistas em Florianópolis estão as praias. Mas em suas atrações, a cidade reúne natureza e patrimônio histórico.

O que fazer em Florianópolis

Se você quiser aproveitar as praias da cidade, poderá escolher entre aproximadamente 100 praias, entres elas a Praia Mole, Joaquina ou Lagoinha do Leste, cada uma com características próprias.

Mas se você quiser atrações diferentes de praias, inclua em seu roteiro caminhar pela Avenida Beira Mar e ver a Ponte Hercílio Luz.

Você ainda poderá subir até o Morro da Cruz, um mirante da cidade com 285 metros de altura.

Outras atrações de Florianópolis: Forte Santana, Lagoa da Conceição, Centro Histórico, Mercado Público, Praça XV de Novembro, Palácio Cruz e Souza e a Lagoa do Siri.

Aliás, não deixe de incluir em seu roteiro um passeio de escuna para conhecer melhor a beleza da cidade, fazer trilhas e muito mais.

Hospedagem: gostou da ideia de viajar para Florianópolis, reserve aqui sua hospedagem.

Dica: por ser uma cidade grande, prefira ficar hospedado próximo aos pontos turísticos que você quer curtir. Assim, você poderá economizar um pouco com transporte.

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu, Paraná
Cataratas do Iguaçu | Foto: Gerold Fesseler – Pixabay

Outro ótimo destino para conhecer no Brasil é Foz do Iguaçu, no Paraná. Sem dúvida, Foz do Iguaçu é aquele destino que você encontrará muitas atividades turísticas e passeios para fazer, seja viajando sozinho, com amigos ou família.

Aliás, Foz do Iguaçu é aquele destino para você admirar muito a natureza. Assim, se você gostou da ideia de conhecer esse destino, saiba que em qualquer época do ano é possível viajar para Foz do Iguaçu, mas em períodos chuvosos (verão e primavera) as águas das Cataratas ficam volumosas.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Em primeiro lugar, visitar as Cataratas do Iguaçu é um passeio obrigatório e que deve constar em seu roteiro. Desse modo, as Cataratas é um lugar imperdível, que te deixará em contato com a natureza e irá te impressionar. Aliás, você poderá conhecer as Cataratas da Argentina e Brasileira.

E claro você também poderá conhecer o Parque das Aves,  Parque Nacional e fazer rafting. E para quem gosta de rapel, poderá ir até o Cânion Iguaçu.

Ainda mais, não podemos esquecer que você poderá fazer um bate e volta no Paraguai, para aquelas comprinhas maravilhosas, ou ainda, ir à Argentina para provar aquele churrasco com vinho.

Mas as atrações não ficam por aí. Assim, o Marco das Três Fronteiras é outra atração turística imperdível em Foz do Iguaçu, além do passeio de helicóptero para ver as Cataratas de um ângulo diferente.

Hospedagem: animado para ir a Foz do Iguaçu?  Reserve aqui seu hotel é se divirta muito.

Morro de São Paulo, Bahia

LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL : Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo, Bahia | Foto:  T. BA via Wikimedia Commons.

E olha mais um destino litorâneo para você conhecer no Brasil, dessa vez, Morro de São Paulo. Já deu para perceber que nessa lista de lugares para viajar no Brasil não irão faltar praias.

Morro de São Paulo fica a aproximadamente 60 km de Salvador. Esse destino faz parte de um arquipélago com 26 ilhas, contudo, apenas 03 delas são habitadas.

Então, se você quer curtir muitas praias com águas e areias claras, esse destino é uma ótima opção. Uma curiosidade sobre Morro de São Paulo é que as praias são conhecidas por ordem numérica. No local também não existem carros, o que propicia um ambiente tranquilo e relaxante para quem quer fugir das grandes cidade.

O que fazer em Morro de São Paulo

Em Morro de São Paulo você poderá curtir a Primeira PraiaSegunda PraiaTerceira PraiaQuarta Praia e Quinta Praia ou Praia do Encanto, como também é chamada.

Na ilha você ainda poderá curtir atrações como o Mirante da Tirolesa, passeio de barco, piscinas naturais, curtir o pôr-do-sol na Toca do Morcego, e ainda praticar esportes aquáticos como caiaque e stand up paddle.

Ainda mais, nesse destino você poderá mergulhar na história e conhecer monumentos históricos como: Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo, Fonte Grande e a Igreja Nossa Senhora da Luz.

Hospedagem: gostou da ideia de passar momentos tranquilos nas belas praias de Morro de São Paulo, clique aqui e veja a melhores hospedagens.

Bonito, Mato Grosso do Sul

LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL : Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito, Mato Grosso do Sul | Foto:  Ademir Alves 

Está procurando destinos do Brasil com muito ecoturismo? Você poderá ir para Bonito, no Mato Grosso do Sul. Desse modo, esse é um daqueles destinos cheio de cachoeiras de águas transparentes, rios e grutas para você praticar ecoturismo e muitas atividades de aventura.

Bonito possui uma ótima infraestrutura para o turismo. Mas se você vai conhecer esse destino durante o verão (melhor época para se deliciar nas belas cachoeiras), se prepare para ser surpreendido com chuvas, que podem durar dias ou apenas alguns minutos.

O que fazer em Bonito

Em Bonito seu roteiro será cheio de atividades ao ar livre, assim para a maioria dos passeios será necessário contratar um agência de turismo. Até porque ninguém vai querer navegar pelo Rio Sucuri sem nenhum guia por perto. Desse modo, as agências possuem preços tabelados para cada tipo de passeio.

Em sua viagem para Bonito não deixe de conhecer a Lagoa Misteriosa, visitar a Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel, Cachoeira Boca da Onça e fazer flutuação no Rio Sucuri.

Aliás, você ainda poderá conhecer o Aquário Natural e fazer flutuação conhecendo várias espécies de peixes e vegetações aquáticas.

Na maioria das atrações é necessário fazer trilhas no meio da mata.

Hospedagem: gostou da ideia de passar momentos tranquilos em Bonito e praticar muito ecoturismo, clique aqui e veja a melhores hospedagens.

Ubatuba, São Paulo

Ubatuba -São Paulo
Ubatuba

São Paulo sempre reserva destinos surpreendentes e lindos para a gente aproveitar. Apesar do Estado ser repleto de cidades lindas e que valem aquela visita bem demorada, na lista de lugares para viajar no Brasil, trouxemos apenas Ubatuba, mais um destino litorâneo.

Ubatuba é um destino muito procurado tanto por paulistas para passar o final de semana, mas também turistas de outras regiões. Assim, principalmente durante o verão, a cidade fica bem movimentada.

Aliás, Ubatuba fica a aproximadamente 224 km de São Paulo, sendo uma cidade que reserva muitas belezas naturais. Desse modo, Ubatuba que possui 102 praias e 16 ilhas também reserva atrações culturais, recheadas de história.

Além das belas praias, em Ubatuba está localizado importantes parques de preservação ambiental. Assim, o local ainda é propício para a prática de diversos esportes aquáticos como: vela, surf, mergulho, pesca e stand up.  Com todas as suas lindas praias, parques e belezas naturais, podemos dizer que Ubatuba é um santuário da natureza repleto de atrativos para você se encantar e relaxar durante sua viagem para São Paulo. 

O que fazer em Ubatuba

Então agora vamos ver tudo o que você poderá aproveitar em Ubatuba.

Em primeiro lugar, praias não irão faltar em seu roteiro, já que você terá opções de sobra para escolher. Afinal, são 102 praias. Portanto, indicamos que você não deixe de conhecer as praias Grande, do Lázaro, Santa Rita, Enseada, Felix, Lagoinha, Vermelha, Fortaleza e Português.

Além dos pontos turísticos citados acima, em Ubatuba você ainda encontrará: Casarão do Porto, Estátua do Anchieta, Farol da Barra, Festa São Pedro Pescador, Marco da Paz, Mirante da Praia do Meio, Mirante do Félix, Praça da Baleia, Rio Puruba, Projeto Tamar, Tainha na Brasa, Ilha das Couves, Ilha do Prumirim, Trilha das Sete Praias, Trilha das Sete Fontes, Trilha Brava da Almada, Praia do Tenório,  Praia da Barra Seca, Praia do Itaguá e Praia de Puruba.

E para quem for curtir esse destino, Ubatuba possui muitas opções de hospedagens. Se você está a fim de economia ou curtir uma vibe boa e conhecer novas pessoas poderá se hospedar em um dos hostels de Ubatuba. Mas se está a fim de aproveitar a cidade de forma mais privativa, poderá optar por se hospedar em algumas das pousadas ou hotéis da cidade.

Gramado e Canela, Serra Gaúcha

LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL : Gramado - Serra Gaúcha
Gramado | Foto:  Larissa Fraga via Wikimedia Commons.

Em primeiro lugar, Gramado e Canela são duas cidades que fazem a gente se apaixonar, seja pela suas ruas floridas, a arquitetura ou ainda a natureza que deixa qualquer um impressionado com sua beleza. Por isso, trouxemos Gramado e Canela para a nossa lista de lugares para viajar no Brasil.

Aliás, Gramado que fica localizada a 116 km de Porto Alegre é considerado um dos 10 destinos mais visitados e seguros do Brasil. Sendo que um dos motivos da cidade ser tão procurada por turistas é a influência da arquitetura alemã e a gastronomia italiana, que predominam nela, fazendo com que muitos sintam o gostinho europeu no Brasil. Ainda mais, a cidade possui uma ótima infraestrutura para o turismo.

Em Gramado ainda acontece o evento Natal Luz Gramado, onde toda a cidade fica decorada, fazendo todos sentirem a magia do Natal. Assim, durante esse evento também é um ótimo período para conhecer a cidade.

Canela fica a apenas 7 km de distância de Gramado. A proximidade entre as duas cidades permitem que os turistas circulem entre elas com muita facilidade, por isso é quase impossível viajar para Gramado e não visitar Canela.

O que fazer em Gramado e Canela

Gramado é uma cidade totalmente voltada para o turismo, atrações não irão faltar por lá. Aliás, na cidade acontece muitos eventos como o Natal Luz Gramado, Gramado Fantasia, Gramado In Concert, Páscoa em Gramado, Gramado Aleluia, Festa da Colônia, Festival de Cinema e Festival de Cultura e Gastronomia.

Contudo, a cidade também reserva atrações culturais e de ecoturismo para você aproveitar. Assim, logo na entrada você poderá ver o Pórtico da cidade (entrada via Nova Petrópolis e entrada via Taquara).

Veja ainda outras atrações de Gramado: Vale do Quilombo, lojas e fábricas de chocolates (você encontrará muitas), vinícolas, Parque Gaúcho, Praça das Etnias, Praça Major Nicoletti, Lago Negro, roteiro de agroturismo e muito mais.

E claro que você não pode deixar de tirar um dia de sua viagem para conhecer Canela. Assim como em Gramado, Canela é uma cidade que tem influência de seus colonizadores alemães. Então, essa influência reflete em seu estilo arquitetônico que dá um charme para a cidade.

Um dos principais atrativos de Canela é a Catedral de Pedra. Na cidade o ecoturismo também reserva muitas atrações, como a Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos, Tirolesa Eagle, Parque do Caracol e o Alpen Park.

Hospedagem: gostou da ideia de passar momentos tranquilos em Gramado e Canela, clique aqui e veja a melhores hospedagens.

Alter do Chão, Pará

LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL : Alter do Chão, Pará
Alter do Chão | Foto: Flávio Costa Flavio via Pixabay

Está querendo curtir um destino com muita natureza? Alter do Chão que fica localizado na Amazônia é um destino simples, mas com uma ótima infraestrutura para turistas.

Assim, o destino que não é litorâneo te aguarda com muitas praias, que não são banhadas pelo mar, mas pelo Rio Tapajós. Impossível a gente não trazer esse destino para a lista de lugares para viajar no Brasil.

Desse modo, Alter do Chão fica a 38 km de Santarém, no Pará, e reserva muitos encantos para você aproveitar durante sua viagem.

Por ser um destino que muda muito dependo da época do ano, pesquise bem se é uma boa época para conhecê-lo.

O que fazer em Alter do Chão

Mas o que fazer em Alter do Chão? Em primeiro lugar, a principal atração da cidade são as praias que não são banhadas pelo mar, mas sim pelo Rio Tapajós. Assim, o local conta com extensas faixas de areias brancas, banhadas por águas esverdeadas.

Além das praias, você poderá conhecer ilhas (mas nesse caso é necessário contratar passeios com agências), fazer passeio de lancha pelo rio e passeios pela Floresta Nacional do Tapajós, ótimos passeios de ecoturismo.

Assim, durante sua viagem à Alter do Chão não se esqueça de conhecer a Ilha do Amor,  Ponta do Cururu e fazer passeio de barco pela Reserva Extrativista Tapajós – Arapiuns,

Hospedagem: gostou da ideia de passar momentos tranquilos em Alter do Chão, clique aqui e veja a melhores hospedagens. Mas lembre-se que ele é um destino simples, então as hospedagens também são simples.

Caraíva, Bahia

Caraíva, Bahia
Caraíva | Foto:  Rafael Barbosa via Wikimedia Commons.

Alô Bahia? E é claro que não podia ter apenas um destino baiano néh, então também trouxemos Caraíva na lista de lugares para viajar no Brasil.

Sem dúvida, Caraíva é um destino queridinho pelos turistas, principalmente quem curte um lugar mais tranquilo. Assim, Caraíva fica localizada a aproximadamente 70 quilômetros do Aeroporto de Porto Seguro, sendo um destino rústico.

O acesso para Caraíva é feito em pequenos barcos que custam em média R$ 5.00, em uma travessia que dura em média 5 minutinhos. Contudo, no Vilarejo não é permitida a entrada de automóveis.

Ainda mais, sinal de celular e internet em Caraíva são bem difíceis de ter.

O que fazer em Caraíva

Por ser um destino mais tranquilo, as atrações de Caraíva também são bem relax. Desse modo, caminhe pelas ruas de areia e simplesmente admire as casinha coloridas e cada cantinho do vilarejo.

Para os que visitam Caraíva, é obrigatório a parada na casa colorida com as escrita “Sorria você está em Caraíva”.

No vilarejo você ainda poderá conhecer a Praia de Caraíva, Praia da Barra, Praia do Satu Praia do Espelho, entre outras. Além de se deliciar no mar, você também poderá tomar banho no Rio Caraíva, uma atração também muito procurada por quem visita esse destino.

Por fim, em Caraíva você ainda poderá fazer passeios de buggy ou barco, além de curtir um forró à noite.

Hospedagem: gostou da ideia de passar momentos tranquilos em Caraíva, clique aqui e veja a melhores hospedagens.

Dicas de viagem – lugares para viajar no Brasil

Então agora que você já tem uma lista com os melhores lugares para conhecer no Brasil, vamos dar algumas dicas para a sua viagem.

Em primeiro lugar, sempre compre as passagens aéreas e faça as reservas de suas hospedagens e passeios com bastante antecedência. Assim, você poderá garantir os melhores preço.

Mesmo que sua viagem seja no Brasil, lembre-se da importância de contratar um seguro viagem, principalmente se você vai praticar esportes ou é gestante.

Você tem um destino queridinho aqui no Brasil? Conta para a gente aqui nos comentários.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip