Impossível falar de Búzios e não falar de praias, afinal as praias de Búzios são lindas. Assim, são mais de 12 praias que contribuem para a formação desse balneário que conhecemos e amamos. Então, nesse artigo vamos falar em especial de uma praia bem natureza. Estamos falando da Praia da Tartaruga em Búzios, uma praia linda que certamente ira te encantar.

Veja também: o que fazer em Búzios: conheça sua história e belezas.

Sobre a Praia da Tartaruga

Praia da Tartaruga em Búzios
Praia da Tartaruga – Rochas do final da praia

Em primeiro lugar, a Praia da Tartaruga possui esse nome, tendo em vista ter sido o local de desova de diversas espécies de tartaruga. Só por aí já dá para perceber a riqueza da vida marinha local.

Desse modo, a Praia que é de tamanho mediano, possui aproximadamente 1 km de faixa de areia. Com águas claras e cercadas por formações rochosas e vegetação, a praia possui um ar bem natureza. Portanto, essa praia é ideal para passar um dia tranquilo, apreciando as belas paisagens.

Ainda  mais, as águas da Praia da Tartaruga são propícias para a prática de alguns esportes como: mergulho, snorkeling,  caiaque e SUP. Afinal, praticar esses esportes em um mar calmo, com águas cristalinas e uma vista linda, não é nada mau.

Assim,  na própria praia é possível alugar alguns equipamentos para esportes aquáticos.

Praia da Tartaruga
Praia da Tartaruga

Além de todas as suas belezas naturais, na Praia da Tartaruga é possível apreciar um dos mais lindos espetáculos da natureza, o Pôr do Sol. Aliás, Búzios é um paraíso onde é possível apreciar o Pôr do Sol em diversos lugares, como a Orla Bardot, Porto da Barra e claro, a Praia da Tartaruga.

Portanto, se for possível estenda sua estadia na praia até o Pôr do Sol, garanto que você não vai se arrepender. 

Veja também as pousadas mais incríveis para ficar em Búzios.

Infraestrutura 

Apesar de ser uma praia cercada por vegetação, essa pegada natureza é um pouco quebrada pela presença dos quiosques.

O lado bom é que a praia possui uma ótima infraestrutura, com vários quiosques, restaurantes e até pousadas bem próximas. Desse modo, os quiosques em si possuem uma arquitetura rústica e ficam bem camuflados em meio a vegetação.

Praia da Tartaruga
Praia da Tartaruga

Porém, boa parte da areia da praia é ocupada pelas cadeiras e mesas dos quiosques. Assim, seu lado direito fica basicamente por conta dessas mesas e cadeiras.

Geralmente os quiosques estão tocando músicas e quase sempre cheios. Então essa parte da praia onde estão concentrados os mesmos é sempre mais cheia, com um pouco mais de barulho e agitação.

Assim, quem não pretende ficar nos quiosques, a melhor opção é ir mais para o final da praia. Além de ser mais vazia (geralmente né), no local dá para você forrar tranquilamente sua canga na areia.

Ainda mais,  no final da praia, se você passar pelas rochas e a maré estiver baixa, você vai chegar em uma mini prainha (bem mini mesmo, alguns metros quadrados) cercada por rochas. Sem dúvida essa mini praia é um cantinho bem espetacular, reservado e que ainda rende lindas fotos.

Final da Praia da Tartaruga
Final da Praia da Tartaruga – parte sem quiosques

Devido as águas calmas e rasas, bem como sua infraestrutura, a Praia da Tartaruga é bastante frequentada por famílias.

Leia também sobre a Praia de Geribá, a praia mais badalada de Búzios.

Como chegar na Praia da Tartaruga e estacionamento

A Praia  fica no final da Rua da Tartaruga. Uma rua com poucas construções e bastante vegetação. Assim, quando chegar ao final da Rua da Tartaruga, basta entrar no caminho a esquerda. Desse modo, você passará por trás do Restaurante da Pousada e Restaurante Praia da Tartaruga. E pronto, você estará na Praia da Tartaruga.

Búzios
Praia da Tartaruga em Búzios

Para quem optar em ir até a praia de carro, no local existem poucos estacionamentos privativos. Assim, em alta temporada pode ser difícil conseguir uma vaga, a não ser que você chegue bem cedo a praia. Além dos estacionamentos privados, existem algumas poucas vagas para estacionar na rua. Mas nesse caso, vai ser quase missão impossível conseguir uma vaginha.

Ainda é possível chegar até a Praia da Tartaruga de transporte público, no caso as vans. Assim, as vans vão até o final da Rua da Tartaruga, te deixando já na entrada da praia.

Outro meio de chegar até a Praia da Tartaruga é o táxi marítimo. Esse é um meio de transporte bem comum para quem quer ir de uma praia para outra, em Búzios.

E claro que para quem está hospedado por perto, a melhor opção é ir andando mesmo.

Veja também: o que fazer em Búzios à noite, melhores bares e baladas

Para ler em seguida: