MELHORES LUGARES PARA VIAJAR NO RIO DE JANEIRO

Atualizado em Julho , 2020

Uma lista dos melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro. Confira os melhores destinos litorâneos com as praias mais lindas, mas também destinos incríveis da Região Serrana do Rio de Janeiro .

Lugares para viajar no Rio de Janeiro - RJ
Búzios – RJ | Foto: Hernán Molinari via Unsplash

Praias lindas, mar com águas cristalinas, trilhas que levam a mirantes com vistas surreais, cachoeiras, boa gastronomia, lugares badalados, lugares traquilos, parques, cidades históricas, tudo isso e muito mais você encontra no Rio de Janeiro.

Não importa qual seu estilo de viagem, certamente o Rio de Janeiro tem uma cidade especial que você vai amar conhecer. Afinal, o Estado possui uma diversidade de destinos.

Assim, se você ainda não sabe para onde viajar nesse belo Estado, fizemos uma seleção com os melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

Lugares para viajar no Litoral do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui um litoral com praias belíssimas. Então, se você é amante dos destinos litorâneos já pode ir fazendo as malas para conhecer as belezas do litoral do RJ que não poucas.

Arraial do Cabo

Lugares para Viajar no Rio de Janeiro - Arraial do Cabo
Praia do Forno – Arraial do Cabo

A nossa primeira dica de lugares para viajar no Rio de Janeiro é Arraial do Cabo. Aliás, a cidade fica localizada na Região dos Lagos a aproximadamente 161 km da Capital Rio de Janeiro, 44 km da cidade de Cabo Frio e apenas a 36 km de Búzios.

Arraial do Cabo é uma antiga vila de pescadores que ficou conhecida pelas suas belas praias, com águas cristalinas e areias brancas e finas que deixa qualquer um apaixonado pelo lugar.

Na cidade, a Praia do Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia compõem a lista de melhores praias do Brasil. Se são as melhores ou mais lindas praias do Brasil não podemos dizer, mas sem dúvida a região possui algumas das praias mais lindas que já vimos.

Contudo, a cidade ainda é perfeita para os amantes de mergulho, seja mergulho livre, com snorkel, mergulho de batismo ou profissional.

Além de todas essas belezas, um grande motivo para visitar Arraial do Cabo são os preços. Pois a cidade é relativamente barata para visitar.

Os principais atrativos da cidade são as praias, sendo a Praia do Forno, Praia do Farol, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia Grande as que mais se destacam com sua beleza e águas cristalinas. Contudo, se você quiser conhecer as belezas de Arraial do Cabo pode fazer o famoso passeio de barco que passa pelas principais praias e pontos turísticos. Outros atrativos como o Lago do Amor também encantam a quem visita.

Veja aqui opções de passeios incríveis em Arraial do Cabo

Onde ficar em Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo existem várias opções de lugares para se hospedar. Contudo, hospedagens próxima as praias são mais requisitadas. Afinal possuem melhores localizações.

E para te ajudar a escolher as melhores pousadas na cidade, fizemos uma lista com as melhores pousadas em Arraial do Cabo. Mas se você prefere se hospedar em hostels, o Hostel A Coroa  e o Canto da Praia Beach Hostel são ótimas opções para ficar.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Arraial do Cabo

Búzios

Lugares para viajar no Rio de Janeiro - Búzios
Praia da Azeda – Búzios

Se você prefere um destino bem badalado, pode viajar para Búzios. A cidade fica localizada na Região dos Lagos, a 174 km da Capital Rio de Janeiro e as suas principais atrações também são as praias.

Desse modo, a cidade é repleta de belas praias e muitas belezas naturais, sendo um dos melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

Então, se você deseja visitar uma cidade litorânea animada, onde você pode almoçar em um restaurante incrível apreciando toda a beleza da Orla Bardot com os barcos atracados. Ou ainda, tomar uma caipirinha ou cerveja enquanto aprecia um dos pores do sol mais lindos do Brasil no Porto da Barra, esse é seu destino.

A cidade ainda possui uma vida noturna agitada, assim opções de o que fazer em Búzios a noite não irão faltar. Esse destino conta com bares e restaurantes com uma culinária de dar água na boca, bem como baladas para lá de animadas para você se divertir até o dia amanhecer.

Búzios é um balneário mundialmente conhecido, assim o local atrai muitos turistas, principalmente estrangeiros.

As opções de o que fazer em Búzios são muitas, e dentre os principais atrativos da cidade a Orla Bardot e a Rua das Pedras se destacam na região central, com uma grande concentração de bares, restaurantes e lojas. Já as praias de Búzios são muitas que se destacam por sua beleza, como a Praia de João Fernandes, Praia da Ferradurinha, Praia da Ferradura, Praia da Azeda e Azedinhas, Praia da Tartaruga e Praia de Geribá.

Veja aqui opções de passeios incríveis em Búzios

Onde ficar em Búzios

Búzios possui muitas opções de hospedagem, e claro que as pousadas são as estrelas na região, afinal quem não quer ficar hospedado em um lugar lindo de frente para praia. Então, como as opções são muitas, fizemos uma seleção com 12 pousadas incríveis em Búzios.

Mas se você curte um hostel, vai encontrar boas opções também na cidade, como o Bamboo Búzios Hostel , The Eco Palace Hostel e o Che Lagarto Hostel.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Búzios

Cabo Frio

Cabo Frio - RJ
Praia do Forte – Cabo Frio | Foto: Felipe brocoliz via Pixabay

E que tal viajar para Cabo Frio que também fica na Legião dos Lagos, entre Búzios e Arraial do Cabo. Assim, a cidade fica a aproximadamente 160 km da Capital Rio de Janeiro, 25 km de Búzios e a 12 km de Arraial do Cabo.

Cabo Frio, assim como as cidades vizinhas (Búzios e Arraial do Cabo) possui lindas praias com águas cristalinas.

Por ser uma cidade bem grande, nela você encontrará locais mais agitados como a Praia do Forte, bem como lugares mais tranquilos, como o Bairro da Passagem que é onde fica o Centrinho Histórico de Cabo Frio.

Dentre os atrativos de Cabo Frio, a Ilha do Japonês é um destaque, conhecida por suas águas rasas e cristalina. Mas esse destino conta com praias lindas, como a Praia do Forte, Praia do Peró e Praia das Conchas. Contudo, você também pode se encantar com os atrativos da região histórica da cidade.

Onde ficar em Cabo Frio

Cabo frio possui muitas opções de hospedagens. Assim, para quem deseja um local mais tranquilo, o Bairro Passagem é uma ótima escolha para se hospedar, sendo o Hotel Premium Recanto da Passagem, Pousada Recanto da Passagem e o Hotel Boutique Recanto da Passagem ótimas opções de hospedagens. Mas a Praia do Forte também é um bom local para se hospedar na cidade.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Cabo Frio

Ilha Grande

Lugares para conhecer no litoral do Rio de Janeiro
Praia do Aventureiro – Ilha Grande | ©diegocardini – stock.adobe.com

Ilha Grande fica localizada a aproximadamente 160 km do Rio de Janeiro, no Município de Angras dos Reis. E com um pouco mais de 100 praias, o lugar é um paraíso para o ecoturismo.

Ilha Grande é a maior ilha do Estado do Rio de Janeiro, mas possui uma população bem pequena. Se você é um amante da natureza e de belas praias, certamente vai amar a ilha.

As praias com águas claras envoltas por muita natureza são os principais atrativos do local. Aliás, a Praia Lopes Mendes é considerada a mais bonita da ilha e uma das mais bonitas do Brasil. Contudo, a Praia do Aventureiro, Praia da Parnaioca e a Praia do Caxadaço também não ficam para trás no quesito beleza. A Lagoa Azul é outro atrativo que encanta aos turistas.

Para os amantes de trekking, a região possui muitas trilhas que levam a lugares incríveis, sendo que o Circuito na Vila do Abraão, Aqueduto para Saco do Céu e Pico do Papagaio são algumas das principais trilhas da Ilha.

Veja aqui opções de passeios incríveis em Ilha Grande

Onde ficar em Ilha Grande

A maioria das opções de hospedagem em Ilha Grande ficam na Vila Abrãao, a principal vila da ilha. Assim, essa é a melhor região para se hospedar caso você deseje explorar o local, visto que é dessa vila que saem os passeios. A Acqua Root’s Cafe – Hostel, Mambembe hostel e a Pousada Farol dos Borbas são ótimas opções para se hospedar na ilha.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Ilha Grande

Paraty

MELHORES LUGARES PARA VIAJAR NO RIO DE JANEIRO
Paraty – Rio de Janeiro

Imagine conhecer a histórica Paraty que fica localizada na Costa Verde, a aproximadamente 240 km do Rio de Janeiro (4h de carro) e a 96 km de Angra dos Reis (1h e 40 min de carro). Aliás, a cidade é muito conhecida pelas suas belas praias, cachoeiras e não podemos deixar de fora, sua gastronomia.

Paraty é um destino turístico sossegado, mas com muito entretenimento. Assim, na cidade você vai encontrar passeios e atrações para todos os gostos. Para os amantes de história e de uma bela arquitetura, caminhar pelas ruas de pedras no Centro histórico de Paraty e admirar suas construções coloniais é um programa imperdível.

Mas você ainda pode comer em um dos restaurantes maravilhosos locados nos lindos prédios coloniais ou até se hospedar em um desses prédios. Afinal, pousadas no Centro Histórico de Paraty não faltam.

Paraty também se destaca pela produção artesanal de cachaça. Assim, na cidade você vai encontrar muitos alambique que produzem diferentes tipos de cachaça, todos abertos a visitação.

Além da parte histórica, Paraty ainda é um ótimo destino para o ecoturismo, com muitas trilhas, praias e cachoeiras. Desse modo, Paraty possui praias encantadoras, como a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara. E ainda a poucos minutos de Paraty fica Trindade, que também possui lindas praias. Outros passeios incríveis em Paraty são o Caminho do Ouro, passeio para o Saco do Mamanguá, a Reserva da Joatinga e o Passeio de Barco pelas praias da região.

Ainda mais, Paraty também fica bem próximo à Ilha Grande. Assim, algumas empresas até oferecem passeio para Ilha Grande saindo de Paraty.

Veja aqui opções de passeios incríveis em Paraty

Onde Ficar em Paraty

Paraty possui uma infinidade de hospedagens incríveis. Assim, para quem procura luxo e conforto a Pousada Literária e a Casa Turquesa são ótimas opções. Mas para quem procura opções com um bom custo benefício, o Selina Paraty, Che Lagarto Hostel e a Pousada Jardim dos Oliveiras são ideais.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Paraty

Rio de Janeiro

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

E claro que a Capital não poderia ficar de fora da lista de lugares para viajar no Rio de Janeiro.

Aliás, o Rio de Janeiro é aquela cidade que não importa quanto tempo sua viagem vai durar, ou qual seu estilo de viagem, a Cidade Maravilhosa reserva muitos atrativos e que agradam a todos os gostos.

Com praias lindas, parques, jardins, prédios históricos, museus e trilhas, a cidade proporciona uma infinidade de passeios. Assim, no Rio de Janeiro você vai encontrar alguns dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Veja aqui os 15 melhores passeios no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro também não irão faltar praias lindas para você conhecer, como as famosas Praia de Copacabana e Praia de Ipanema. Para os aventureiro, as trilhas como a Trilha para Pedra Bonita, Pedra do Telégrafo e Trilha do Morro Dois Irmão, certamente não podem faltar em seu roteiro. Contudo, o Rio de Janeiro ainda possui um Centro Histórico com prédios lindos e cheios de história, como o Paço Imperial, Real Gabinete Português e Biblioteca Nacional.

E se você estiver procurando um lugar tranquilo e calmo no meio da agitada capital, ainda pode fazer um passeio para a encantadora Ilha de Paquetá ou conhecer o Jardim Botânico.

Outros atrativos como a Escadaria Selarón, Arcos da Lapa e Parque Lage não podem ficar de fora do seu roteiro.

Onde ficar no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade grande, e certamente uma das maiores dúvidas de uma viagem para a cidade é a escolha do bairro para se hospedar. Assim, fizemos um guia de onde ficar no Rio de Janeiro, com os melhores bairros e hotéis. Clique aqui para ver todas as dicas de onde se hospedar no Rio de Janeiro.

Veja aqui mais hospedagens incríveis no Rio de Janeiro

Lugares para viajar na Região Serrana do Rio de Janeiro

E para quem gosta de curtir o friozinho da região das montanhas, contemplar a natureza e também apreciar uma boa culinária, a Região Serrana do RJ é seu destino.

Então vamos conferir os lugares para viajar na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Para ler em seguida

Penedo

Rio de Janeiro - Penedo
Penedo – Rio de Janeiro | Foto:  Jonathan Borba  via unsplash

Localizada no Parque Municipal Ecológico do Itatiaia, Penedo fica a aproximadamente 180 km do Rio de Janeiro (2h e 30 min de carro).

Por ficar na Região Serrana do Rio de Janeiro, a cidade é bastante procurada no inverno por quem quer curtir o friozinho das montanhas.

Tendo em vista sua colonização pelos imigrantes finlandeses, a cidade é conhecido como Pequena Finlândia, sendo a única colônia finlandesa no Brasil.

A cidade possui muitas atrações, e por lá você poderá conhecer a encantadora Vila Finlandesa, além de fazer muitas atividades de ecoturismo e apreciar a deliciosa culinária da região.

Além de conhecer a cidade e ficar por dentro de toda a cultura e culinária finlandesa, você ainda pode conhecer as cachoeiras e trilhas da região. A Cachoeira das Três Bacias, Cachoeira de Deus e as Três Cachoeiras são algumas das principais cachoeiras da cidade. Mas se você ama ecoturismo, pode conhecer a Serrinha do Alambari que fica a aproximadamente 30 minutos de carro e possui lindas cachoeiras.

Onde ficar em Penedo

A pequena Finlândia possui hotéis aconchegantes e encantadores, como o Hotel Britannia e o Hotel Terras da Finlândia que além de incríveis possuem ótima localização.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Penedo

Petrópolis

Lugares para viajar no Rio de Janeiro - Petrópolis
Palácio Quitandinha – Petrópolis | Foto: Adriano Gadini via Pixabay

E olha mais uma opção de lugares para viajar no Rio de Janeiro. Petrópolis fica localizada a apenas 70 km da capital Rio de Janeiro (1 h e 16 min de carro) em uma região montanhosa. Desse modo, a cidade possui clima ameno mesmo durante os dias mais quentes, tanto que esse era o destino que D. Pedro e a família escolheram para fugir do calor do Rio de Janeiro, no período do Brasil Império.

Assim, Petrópolis é uma cidade que guarda muita história e belezas. Então se você gosta de cidades históricas, esse é um dos lugares que você precisa viajar no Rio de Janeiro.

Dos atrativos de Petrópolis, o Centro Histórico da cidade é um dos principais, com prédios históricos incríveis, como o Museu Imperial, Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont, Palácio Rio Negro, Catedral de São Pedro de Alcântara, bem como as ruas arborizadas.

Além disso, você ainda pode fazer uma visita guiada ao Centro Cultural e de Lazer Quitandinha. Mas para quem gosta de compras não pode deixar de visitar o pólo têxtil de Petrópolis, na Rua Teresa.

Petrópolis ainda fica bem próximo do Parque Nacional Serra dos Órgãos, então os aventureiros podem fazer um passeio para o parque e se aventurar em suas trilhas.

E se você está em uma viagem econômica confira os Pontos turísticos de Petrópolis gratuitos, para curtir sua viagem sem gastar muito.

Você ainda pode fazer um passeio em Itaipava, distrito de Petrópolis que fica a apenas 40 minutos de carro do Centro da cidade. Aliás, Itaipava é uma charmosa cidade com restaurantes incríveis, parques e lindas paisagens, ainda é em Itaipava que fica o conhecido Castelo de Itaipava.

Onde ficar em Petrópolis

Para quem deseja se hospedar em um lugar lindo, com conforto e ótima localização em Petrópolis, o Grande Hotel Petrópolis e o Hotel Solar do Império são ótimas opções. Já para quem procura uma lugar com bom custo benefício, a Casa Piabanha é ideal e possui boa localização.

Mas se você quer fugir da cidade e procura um lugar aconchegante e confortável em meio a natureza, sem dúvida a Pousada Spa Orquidea da Serra  é uma excelente escolha.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Petrópolis

Teresópolis

Lugares para viajar no Rio de Janeiro - Teresópolis
Dedo de Deus – Teresópolis | Foto: Melissa Piper via Pixabay

Teresópolis fica a aproximadamente 100 km (1 h e 40 min) do Rio de Janeiro. E como as demais cidades da Região Serrana, Teresópolis também possui temperaturas amenas. Assim, ela é uma cidade ideal para quem procura sossego, tranquilidade e lindas paisagens.

Ainda mais, Teresópolis é um excelente destino para os amantes do ecoturismo e de boa gastronomia. Assim, um dos principais atrativos da região é o Parque Nacional Serra dos Órgãos.

Com muitas trilhas, cachoeiras e mirantes incríveis é impossível não se impressionar com a beleza da região. Desse modo, a Trilha do Dedo de Deus, Trilha Cartão Postal e a Trilha Pedra do Sino são algumas das trilhas incríveis de Teresópolis. Ainda mais, o Mirante do Soberbo também é uma atração imperdível na região.

Teresópolis fica na Rota das Cervejas, então para quem não dispensa uma cerveja gelada vai amar conhecer as cervejarias da região.

Veja aqui passeios incríveis em Teresópolis

Onde ficar em Teresópolis

Opções incríveis para se hospedar em Teresópolis não faltam, e sem dúvida o Hotel Willisau e a Pousada Terê Parque são hospedagens que vão deixar sua estadia na cidade ainda mais incrível.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Teresópolis

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá
Cachoeira da Santa Clara – Visconde de Mauá | Foto: Msadp06 via wikicommons

Por fim, Visconde de Mauá fica a aproximadamente 200 km ( 3 horas) da Capital Rio de Janeiro, divisa com Minas Gerais. A região é formada por por três vilas: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá.

Os principais atrativos da região são as atividades de ecoturismo e a culinária. Assim, Visconde de Mauá é uma região perfeita para quem deseja ficar em contato com a natureza.

O local possui muitas cachoeiras, sendo a Cachoeira do Escorrega, Cachoeira do Poção, Cachoeira da Santa Clara e a Cachoeira do Marimbondo algumas das mais conhecidas da região. Ainda em Visconde de Mauá, você vai encontrar trilhas incríveis, como a Trilha da Pedra Selada.

E para os amantes da boa culinária, em Visconde do Mauá você vai encontrar restaurantes com um cardápio de dar água na boca.

Onde ficar em Visconde de Mauá

Em Visconde de Mauá existem pousadas perfeitas para relaxar em meio a natureza, com muito conforto e tranquilidade. A Xai Mauá,  Terra Verde Mauá e a Prema Bhakti  sem dúvida são opções incríveis para se hospedar.

Veja aqui mais hospedagens incríveis em Visconde de Mauá

1 thought on “MELHORES LUGARES PARA VIAJAR NO RIO DE JANEIRO”

  1. Pingback: Top 7 lugares baratos para viajar em julho no Brasil | Elas Viajando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip