UM GUIA DA PRAIA DO FORNO EM ARRAIAL DO CABO – RIO DE JANEIRO

Atualizado em Janeiro , 2020

Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno – Arraial do Cabo

Sabe aquele lugar onde você vai demorar a escolher sua praia preferida? Esse lugar é Arraial do Cabo. E não podia ser diferente, uma vez que Arraial é conhecido como o “Caribe Brasileiro”. Aliás, praias lindas para você curtir não irão faltar. Então se você pretende conhecer Arraial do Cabo já sabe, seu roteiro vai ficar repleto de praias e o bronze com certeza vai ficar em dia. Assim, hoje vamos falar de uma super praia de Arraial do Cabo, a Praia de Forno. Só de falar dessa praia já sentimos saudades.

Antes de ir para Arraial do Cabo pesquisamos bastante sobre as praias que queríamos conhecer. E claro, a Praia do Forno entrou em nosso roteiro por sua beleza. Se você digitar Praia do Forno no Google ou Instagram, certamente vai se deparar com inúmeras fotos maravilhosas, que te farão desejar fazer as malas na hora e ir para Arraial.

 Trilha da Praia do Forno em Arraial do Cabo
Trilha da Praia do Forno em Arraial do Cabo

E foi assim que fizemos, fomos para a Praia do Forno com uma imagem pré definida em nossa mente. Mas, quando avistamos a praia do alto da trilha, simplesmente não conseguíamos nem lembrar o que esperávamos da praia. Aquela vista foi extraordinária, esquecemos até nosso cansaço, nossas expectativas, tudo. Nossa única reação era contemplar aquele momento e aquela vista única, onde o verde da vegetação e o azul do mar se misturavam.

Sobre a Praia do Forno em Arraial do Cabo

Localizada no Morro do Forno, a Praia do Forno possui uma extensão de 500 metros de areia. E sabe aquela areia bem fininha que qualquer vento joga ela para cima? E que quando você senta na areia, ela sai toda grudada no seu corpo? Então, essa é a areia que você vai encontrar na Praia do Forno, uma areia bem branquinha e fininha.

Vista da Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno em Arraial do Cabo – VOsta da Trilha

Praias com areias finas e brancas são raridades na região sudeste. Então, pode fazer suas malas para aproveitar ao máximo essa praia com características tão única na região.

Nem precisamos falar da água né? Aquela água MUITO cristalina. E que dependendo das condições climáticas, ou ainda a luz solar fica azul ou esverdeada, deixando o lugar com o visual incrível. Aliás, a água da Praia do Forno não é tão gelada. Mas não vai esperando águas quentinhas iguais as do Nordeste não.

Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno em Arraial do Cabo

Ao entrar na água, ainda próximo à faixa de areia, encontramos um pouco de pedras, isso dificultava para tomar banho. Mas basta seguir alguns metros que você passará por essas pedras e poderá aproveitar ao máximo sua praia. Assim, apenas tome cuidado com as pedras para não machucar os pés.

A Praia do Forno é totalmente cercada por montanhas e vegetação. E essa não é qualquer vegetação não, é uma mata nativa. Desse modo, a Praia do Forno fica escondida em meio a toda essa natureza. Ah como amamos lugares assim bem natureza.

Infraestrutura na Praia do Forno

Apesar de ficar entre montanhas, e ser cercada por vegetação nativa, a Praia do Forno possui muitos quiosques e restaurantes para você se deliciar enquanto curti a praia. E será no início da praia (logo que sair da trilha) que você encontrará a maioria desses restaurantes e quiosques

Vista da Trilha da Praia do Forno em Arraial do Cabo

Desse modo, todos os estabelecimentos possuem mesas e cadeiras pelas areias da praia. Basta você escolher o seu preferido.

Ainda mais, a maioria dos quiosques e restaurantes possuem banheiros.

Alguns quiosques ainda alugam o guarda sol separado. Outros você só poderá usar o guarda sol, se consumir um valor predeterminado.

O lado ruim dos quiosques e restaurantes é que eles tiram aquele ar de praia escondida e bem natureza da Praia do Forno. Achamos que os quiosques tiraram um pouco da identidade da praia e da paisagem local.

Powered by Rock Convert

Conheça as Praias de Arraial do Cabo.

Como chegar na Praia do Forno

O acesso para a Praia do Forno pode ser feito através de uma trilha ou táxi marítimo.

Indo pela trilha até a Praia do Forno em Arraial do Cabo

A trilha para chegar até a Praia do Forno começa no Porto do Forno, ao lado da Praia dos Anjos – local onde os barcos que fazem os passeios em Arraial do Cabo ficam atracados. Assim, o acesso para a trilha fica um pouquinho escondida em meio a um portal, mas não será difícil encontrar.

Trilha da Praia do Forno em Arraial do Cabo
Trilha da Praia do Forno

Na entrada da trilha, se você estiver com alguma bolsa eles irão revistar, mas é permitido entrar no local com alimentos e bebidas.

No início da trilha você pode até ficar um pouco assustado e achar que ela será difícil. Afinal, quando você inicia o trajeto, o que te aguarda são degraus que parecem nunca ter fim.

Contudo é só esse início que é mais pesado. Assim, depois da subida vem a recompensa. Logo ao começar a descida, você vai ter a primeira vista surreal para a Praia do Forno. Pode ir preparado para tirar muitas fotos, mas dependendo do horário, você poderá encontrar uma filinha nos principais mirantes para tirar fotos.

E ao longo da descida você encontrará vários mirantes para a praia. Vai ser uma competição de vistas deslumbrantes. E o lado bom é que você não precisa escolher a vista mais linda, é só aproveitar cada cantinho da descida para admirar essa praia linda.

A trilha dura em média 20 minutos. No entanto, ela poderá demorar mais dependendo da quantidade de paradas que você fizer no decorrer da trilha (seja para descansar ou tirar fotos).

Aliás, fizemos essa trilha para ir à Praia do Forno e não nos arrependemos nem um pouco.

Táxi marítimo até a Praia do Forno

O outro meio de chegar até a Praia do Forno, como falamos anteriormente, será com o táxi marítimo. Os táxis marítimos normalmente saem da Praia dos Anjos e vão de praia em praia.

Os táxis marítimos ficam atracados mais ao final da Praia do Forno. Assim, você também terá a opção de ir para a praia na trilha e voltar de táxi marítimo.

Dica: se puder opte por ir a Praia do Forno pela trilha, podemos garantir que os minutinhos andando valerão muito a pena na sua viagem. Afinal, a vista que se tem da trilha é única.

Está organizando uma viagem para conhecer as belezas de Arraial do Cabo? Veja as melhores pousadas da cidade.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip