San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires, sendo também um dos mais charmosos e visitados da cidade. Assim, no bairro você vai encontrar construções centenárias, charmosas ruas de pedras e alguns dos pontos turísticos incríveis de Buenos Aires.

O atrativo mais visitado no bairro é a Feira de San Telmo, mas ele possui muitas outras atrações. Além dos pontos turísticos, andar calmamente pelo bairro, apreciar os edifícios antigos, visitar as galerias, comer em algum de seus restaurantes e tomar um café são passeios incríveis para incluir no seu roteiro de Buenos Aires.

Então separamos os passeios imperdíveis de San Telmo, além de dicas de onde comer e onde se hospedar no bairro.

San Telmo foi um dos primeiros bairros de Buenos Aires e inicialmente era ocupado por famílias mais abastadas.  Contudo, uma epidemia de febre amarela que aconteceu em 1871 levou as famílias ricas a abandonarem o bairro. Assim, essas famílias se mudaram para o norte de Buenos Aires, principalmente para o bairro Recoleta. A partir de então, San Telmo passou a ser ocupado principalmente por imigrantes europeus.

Veja também: 10 motivos para visitar Buenos Aires.

O que fazer no bairro San Telmo em Buenos Aires

Então vamos conferir as dicas de passeios imperdíveis para fazer em San Telmo. Assim, você pode fazer um roteiro com tudo o que mais gosta de aproveitar durante a viagem.

Encontre aqui os melhores hotéis em Buenos Aires.

1 – Feira de San Telmo

Feira de San Telmo
Feira de San Telmo em Buenos Aires

Feira de San Telmo que acontece todos os domingos e feriados é a feira mais famosa e frequentada de Buenos Aires. Sendo realizada desde 1970, a atração também é uma das feiras mais tradicionais e antigas da cidade.

Desse modo, a feira que é conhecida principalmente pela venda de antiguidades é uma ótima opção para comprar souvenirs, objetos de decoração, roupas e acessórios. Mas tudo seguindo a sua linha de antiguidade.

Se você gosta deste estilo de passeio, pode conhecer também a Feira de Recoleta que é muito frequentada em Buenos Aires.

2 – Mercado de San Telmo

 Mercado de San Telmo
Mercado de San Telmo | © Phillip Capper – commons.wikimedia

O Mercado de San Telmo fica bem próximo à Praça Dorrego, onde acontece a Feira de San Telmo. Desse modo, o mercado que existe desde 1897 é um dos mais tradicionais de Buenos Aires, sendo um dos locais queridinhos dos turistas e moradores.

O Mercado de San Telmo tem uma variedade de produtos como especiarias, vinhos, patês tradicionais do país, frutas, queijos, carnes e muito mais. Ainda no mercado, você vai encontrar muitas antiguidades como roupas, acessórios, decorações e outros.

E para os amantes de café, o  Coffee Town que também fica no Mercado de San Telmo oferece uma variedade de cafés de diferentes países.

E se você gosta de fazer comprinhas durante a viagem, não deixe de conhecer a Galeria Solar de French, no bairro San Telmo. Esse é um lugarzinho super charmoso e ótimo para fazer compras.

Veja também: Melhores passeios em Buenos Aires.

3 – Estátua da Mafalda

Mafalda
Mafalda | ©Beatrice Murch – commons.wikimedia

Você provavelmente já deve ter visto pelo menos uma tirinha da personagem Mafalda. Afinal, ela é bem famosa no mundo dos quadrinhos.

Assim, a personagem que ficou bem famosa a uns anos atrás, devido ao seu engajamento e preocupação com causas sociais, foi criada pelo argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón.

Então, no bairro San Telmo você vai encontrar uma escultura feita por Pablo Irrgang em homenagem ao personagem. Essa escultura é uma das atrações mais visitadas pelos turistas que querem tirar uma foto com a personagem.

4 – Parque Lezama

Parque Lezana
Parque Lezama | © Roberto Fiadone – commons.wikimedia

Parque Lezama, onde também fica o Museu Histórico Nacional, é mais uma das incríveis áreas verdes de Buenos Aires. Desse modo, caminhar pelo parque e admirar suas esculturas, jardins e monumentos é um passeio bem tradicional em San Telmo.

A escultura de Pedro Mendoza se destaca no parque, mas no local você ainda vai encontrar um anfiteatro e um mirante. Aliás, a área ocupada pelo Parque Lezama já foi um dos jardins privados mais luxuosos de Buenos Aires, projetado por paisagistas europeus e com plantas exóticas importadas compondo o lugar.

Confira também: 5 parques imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.

5 – Museu Histórico Nacional

o que fazer em San Telmo
Museu Histórico Nacional | ©Herbert Brant – Pixabay

O Museu Histórico Nacional preserva e propaga a história e memória da Argentina. Assim, as exposições do local exploram os diferentes momentos históricos que o país viveu, desde a cultura dos povos originais, o período colonial, a Revolução de Maio e outros momentos importantes da Argentina.

Além de pinturas, no Museu você vai encontrar objetos e documentos históricos. Desse modo, o Museu que fica no Parque Lezama é um passeio imperdível para os amantes de história.

Se você gosta de passeios culturais pode incluir no roteiro o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires e o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, todos em San Telmo.

Mas em Buenos Aires você vai encontrar outros museus incríveis para conhecer, como o Cabildo, Malba, Museu Evita e Museu de Bellas Artes. Contudo, eles ficam em outros bairros e não em San Telmo.

6 – Igrejas de San Telmo em Buenos Aires

o que fazer em San Telmo
Iglesia Ortodoxa Rusa | ©Carlos Zito – commons.wikimedia

Outros atrativos que fazem sucesso no bairro San Telmo são as igrejas. E sem dúvida é um ótimo passeio para quem curte edifícios antigos com uma dose de história e cultura.

Assim, você pode conhecer a Paróquia de San Pedro González Telmo, uma das construções mais antigas de Buenos Aires. Na Paróquia que foi declarada Monumento Histórico Nacional você também vai encontrar um museu que abriga várias peças antigas.

Outra igreja que você vai encontrar no bairro é a Igreja Dinamarquesa, uma construção financiada pelos dinamarqueses. Contudo, em San Telmo também fica a Iglesia Ortodoxa Rusa de la Santísima Trinidad que chama a atenção pelo seu edifício, na qual lembra um pouco os palácios de Moscou.

Contrate aqui seu seguro viagem para Buenos Aires com nosso desconto especial de 15%.

Onde ficar no bairro San Telmo em Buenos Aires

Além de todo o charme, em San Telmo você vai encontrar ótimos hotéis que vão deixar sua viagem para Buenos Aires ainda mais incrível.

Além disso, o bairro possui bares e restaurantes incríveis, além de ficar bem próximo ao Centro de Buenos Aires e de Puerto Madero. Então para a sua viagem separamos dicas dos melhores hotéis para se hospedar em San Telmo.

Onde ficar no bairro San Telmo em Buenos Aires

Anselmo Buenos Aires

O Anselmo Buenos Aires fica bem próximo a Plaza Dorrego, onde acontece a Feira de San Telmo. Mas ele também fica próximo a Plaza de Mayo e de diversos bares e restaurantes, sendo que o elegante hotel pertence a rede Hilton e está em um lindo edifício. Desse modo, ele oferece acomodações amplas com uma bela decoração, além de bar, restaurante e academia. ver mais.

Onde ficar no bairro San Telmo em Buenos Aires

L’Adresse Hôtel Boutique

O L’Adresse Hôtel Boutique fica em um edifício antigo em ótima localização, próximo ao Parque Lezama e ao Museu Histórico Nacional. Desse modo, o hotel também fica próximo a diversos bares e restaurantes. Além de um bar e terraço, o hotel que é moderno e aconchegante possui uma incrível decoração e oferece buffet de café da manhã. ver mais.

E para quem curte a vibe dos hostels, gosta de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades durante a viagem, o America Del Sur Hostel Buenos Aires é uma ótima opção para ficar em San Telmo.

Encontre aqui os melhores passeios em Buenos Aires.

Onde comer no bairro San Telmo em Buenos Aires

Em San Telmo você vai encontrar uma grande variedade de bares, cafés e restaurantes bem tradicionais que estão com suas portas abertas a anos no bairro. Muitos dos bares e restaurantes funcionam nos edifícios históricos de San Telmo.

Então para quem procura por um bom restaurante no bairro, o Caseros é uma ótima escolha para se deliciar com a culinária portenha. Outra opção com boa carne na região é o restaurante Don Ernesto.

Mas para quem procura um bom café, o El Hipopótamo e o Café Rivas não vão te decepcionar. Outra opção que já falamos é o Coffee Town que fica no Mercado de San Telmo e que certamente vale a pena conhecer.

E claro que não poderíamos deixar os bares de fora das atrações de San Telmo.

Apesar de San Telmo não ser tão badalado quanto Palermo, você vai encontrar bares e ruas bem animadas. Assim, uma ótima opção para tomar uma cerveja e curtir uma boa música é o Bar Sur que está com as portas abertas desde 1967.

O La Puerta Roja e o The Gibraltar também são ótimas opções para curtir a noite no bairro. Para saber um pouco mais sobre as noites na cidade, veja o melhor da vida noturna em Buenos Aires.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer me San Telmo

Buenos Aires bairro a bairro: Confira as melhores dicas de passeios, pontos turísticos, restaurantes e hotéis em cada um dos principais bairros de Buenos Aires

Dicas importantes para planejar sua viagem para Buenos Aires

Pontos turísticos, passeios e experiências imperdíveis em Buenos Aires