Veja o que fazer no charmoso e encantador bairro Recoleta em Buenos Aires, Argentina. Confira nesse texto, as melhores dicas de passeios, pontos turísticos, ótimos restaurantes, hotéis e atrações imperdíveis para curtir durante a sua viagem.

*Salve no Pinterest para ler depois

RECOLETA EM BUENOS AIRES

Recoleta certamente é um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires, na Argentina. O bairro nobre chama a atenção por suas ruas calmas e limpas, bem como pela arquitetura impecável.

Além disso, Recoleta tem uma vida noturna bem animada e concentra uma variedade de bares e restaurantes que encantam qualquer turista (veja o melhor da vida noturna em Buenos Aires).

Mas o bairro não é famoso somente pela sua beleza. Além de lindo, o local concentra alguns dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, bem como, hotéis luxuosos e restaurantes que são referência para a gastronomia.

O bairro Recoleta se tornou popular em 1871, quando famílias abandonaram a região de San Telmo fugindo de uma epidemia de febre amarela. Mas hoje o bairro é referência em cultura, lazer e gastronomia.

Veja também: 10 motivos para visitar Buenos Aires.

O que fazer na Recoleta em Buenos Aires: dicas de passeios imperdíveis

Como já falamos, Recoleta é um bairro cheio de atrativos turísticos incríveis. Então, para te ajudar na hora de fazer o roteiro de Buenos Aires, fizemos uma lista com 10 passeios imperdíveis para fazer em Recoleta. Aliás, no bairro também se concentram alguns dos melhores passeios de Buenos Aires, onde você pode conhecer as atrações em um city tour.

E se você quer conferir todas as dicas da Capital Portenha, veja o que fazer em Buenos Aires, um guia de viagem completo para curtir ainda mais esse destino incrível.

Contrate aqui seu seguro viagem para Buenos Aires com nosso desconto especial de 15%.

1. Floralis Genérica

Floralis Genérica - Recoleta em Buenos Aires

A Floralis Genérica é aquele ponto turístico que todo mundo que vai a Buenos Aires pela primeira vez precisa conhecer (e claro tirar aquela foto clássica).

Assim, a flor metálica fica localizada ao lado da Faculdade de Direito e próxima ao Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires.

Desse modo, a Floralis Genérica é uma escultura metálica gigante no formato de flor. E o que torna esse monumento ainda mais incrível é o seu sistema que controla o movimento da flor. Assim, as pétalas se movimentam a depender do horário do dia e da luz solar.

2. Museu Nacional Belas Artes de Buenos Aires

O Museu Nacional Belas Artes é um dos museus mais importantes da América Latina e o que possui a maior coleção de arte nacional.

Desse modo, o acervo permanente do museu é riquíssimo e conta com obras de renomados artistas internacionais, como Goya, Rodin, Rembrandt, Rubens, Renoir, Cézanne, Picasso e Degas. Contudo, o Museu Nacional Belas Artes também conta com obras de importantes artistas argentinos.

Museu Nacional Belas Artes de Buenos Aires - Recoleta

3. Cemitério da Recoleta

Cemitério da Recoleta em Buenos Aires

Pode até soar estranho que um cemitério seja uma atração turística. Mas nem só é, como é um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais visitados.

Portanto, o Cemitério da Recoleta tem grande valor arquitetônico e suas sepulturas são verdadeiras obras de arte. Aliás, o local se assemelha mais a uma cidade com moradias luxuosas do que a um cemitério.

Além do seu valor artístico, o Cemitério da Recoleta é famoso por abrigar túmulos de importantes figuras da Argentina. Assim, figuras famosas como Eva Perón, Adolfo Bioy Casares e muitas outras estão sepultadas no Cemitério da Recoleta em Buenos Aires.

4. Basílica Nuestra Señora del Pilar

A Basílica Nuestra Señora del Pilar, declarada Patrimônio Histórico Nacional, fica ao lado do Cemitério da Recoleta. Assim, a igreja é considerada o segundo templo mais antigo de Buenos Aires.

A Basílica se destaca pela arquitetura colonial, pois preserva o seu estilo barroco original. E sua fachada tem um relógio de origem inglesa que foi construído em Londres, sendo o primeiro relógio nesse estilo de Buenos Aires.

Mas a Basílica Nuestra Señora del Pilar também tem um interior lindíssimo, com belas obras e pinturas.

RECOLETA EM BUENOS AIRES

5. Centro Cultural da Recoleta

RECOLETA EM BUENOS AIRES

O Centro Cultural da Recoleta é símbolo de arte e cultura na Argentina com diversos ambientes destinados a apresentar várias expressões artísticas. Sem dúvida, esse é um espaço cheio de cultura e alegria para você se divertir em um passeio pelo bairro Recoleta.

Assim, o Centro Cultural é um espaço que agrada ao público de todas as idades, visto que tem atividades e exposições variadas.

Ainda mais, o Centro Cultural da Recoleta promove várias exposições com pinturas, esculturas e outras obras de arte. Mas ele ainda promove shows, oficinas e muitas atividades culturais.

6. Feira de Artesanato da Recoleta

A Feira de Artesanato da Recoleta é uma das maiores feiras de artesanato de Buenos Aires. Além de ser um ótimo lugar para apreciar um pouco da cultura local e conhecer os produtos artesanais de Buenos Aires, essa feira é ótima para comprar souvenir.

Além dos produtos oferecidos, os artistas locais também dão um show na feira, apresentando suas danças, teatro, malabarismo e muitos outros talentos.

Feira da Recoleta em Buenos Aires
©ItsJustEma via Shutterstock

Mas se você gosta de feiras, conheça também a Feira de San Telmo em sua viagem a Buenos Aires.

7. Livraria El Ateneo

RECOLETA EM BUENOS AIRES

A Livraria El Ateneo é um dos pontos turísticos mais visitados no bairro Recoleta.

A atração funciona onde antigamente era um teatro. Assim, ela preserva toda a beleza e arquitetura do antigo teatro.

Desse modo, para os amantes de livros e de uma bela arquitetura, esse é um passeio imperdível no bairro Recoleta em Buenos Aires.

E se você gosta de lugares com uma bela arquitetura, não deixe de fora do seu roteiro de Buenos Aires, o Teatro Colón e Catedral Metropolitana,

8. Faculdade de Direito de Buenos Aires

A Faculdade de Direito de Buenos Aires ou “Facultad de Derecho” é um edifício grandioso, localizado ao lado da Floralis Genérica. Desse modo, a atração se evidencia pela sua bela arquitetura.

É impossível passear pelo bairro Recoleta sem se surpreender e parar para admirar a bela construção . Assim, o belíssimo edifício ganha destaque e atrai vários turistas por sua fachada composta por enormes colunas dóricas.

Faculdade de Direito de Buenos Aires
©Rafael Leão via Unsplash

9. Biblioteca Nacional Mariano Moreno

Biblioteca Nacional Mariano Moreno

Esse não é um dos pontos turísticos mais visitados da Recoleta, mas é um edifício único e de grande importância. Assim, a Biblioteca Nacional Mariano Moreno é a maior biblioteca da Argentina.

O edifício moderno com uma arquitetura brutalista, compõe suas fachadas com formas geométricas em vidro e concreto aparente.

Aliás, a biblioteca foi inaugurada no âmbito da Revolução de Maio, por Mariano Moreno. 

Mas hoje ela reúne em suas coleções documentos substanciais, manuscritos, livros, revistas, jornais, fotografias, mapas, gravuras, audiovisual e partituras musicais, sendo uma das maiores fontes bibliográficas da América.

10. Plaza Bartolomé Mitre e Plaza Francia

Sem dúvida, belas praças não faltam no bairro Recoleta em Buenos Aires. Mas vamos dar destaque a Plaza Bartolomé Mitre e Plaza Francia, que são incrivelmente maravilhosas.

A Plaza Francia forma junto com sua vizinha Plaza Intendente Alvear, uma extensa área verde em Recoleta. Certamente caminhar por essas praças admirando suas esculturas e seus jardins é uma atividade muito prazerosa para fazer no bairro.

Plaza Bartolomé Mitri e Plaza Francia

Além de sua beleza, você ainda pode contemplar algumas atividades culturais, como shows que ocorrem no local. Além disso, é nessa praça que acontece a famosa Feira de Artesanato da Recoleta.

A Plaza Bartolomé Mitre, que fica próxima a Plaza Francia, recebe esse nome em homenagem ao militar e ex-Presidente da Argentina Bartolomé Mitre. Desse modo, o local ainda é agraciado com uma escultura de Bartolomé Mitre em bronze. Aliás, essa é uma das praças mais charmosas e encantadoras de Recoleta. Com uma grande área gramada, árvores e caminhos lindíssimos, a praça encanta a qualquer pessoa.

Se você gosta de passeios ao ar livre, conheça 5 parques de Buenos Aires que são imperdíveis.

Dicas extras de passeios em Recoleta

Os apaixonados por praças e parques podem conhecer também o Parque Carlos Thays, que fica ao lado da Faculdade de Direito. Desse modo, o parque recebeu esse nome em homenagem ao paisagista Carlos Thays, que também projetou o Jardim Botânico, El Rosedal (em parte) e outras importantes áreas verdes de Buenos Aires.

Já para os amantes de arte e decoração, o Museu de Arte Decorativa é uma ótima opção para incluir no roteiro. Assim, o museu que fica em um edifício que lembra um palácio expõe em seu acervo móveis, pinturas, esculturas e muitos objetos decorativos de origem européia e oriental.

Encontre aqui os melhores passeios em Buenos Aires.

Onde ficar no bairro Recoleta em Buenos Aires

Você já viu que motivos não faltam para visitar o bairro Recoleta em Buenos Aires.

Mas, além de ser um ótimo bairro para turistar, Recoleta também é um dos melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires ( veja onde ficar em Buenos Aires com dicas das melhores regiões).

Então, para quem procura um bairro calmo e sossegado, Recoleta é o lugar certo (mas se você gosta mais da agitação, recomendamos ficar em Palermo).

Aliás, Recoleta ainda fica próximo a todos os outros principais bairros de Buenos Aires, como Puerto Madero, Palermo, San Telmo e Centro de Buenos Aires.

O bairro Recoleta tem alguns dos melhores hotéis de Buenos Aires e está em uma ótima localização. Mas os preços não são tão baratos. Então, se você está em uma viagem mais econômica, pode encontrar hospedagens mais baratas no Centro de Buenos Aires.

Hotéis no bairro Recoleta em Buenos Aires

Está animado para se hospedar no bairro Recoleta em Buenos Aires? Pois então, se você não dispensa ficar em um ótimo hotel durante a viagem, separamos alguns dos melhores hotéis de Recoleta. Mas se você preferir também pode conferir nossas dicas de hotéis em Buenos Aires com opções incríveis para a viagem e que ficam nas melhores regiões da cidade.

Hotéis no Bairro Recoleta em Buenos Aires

Alvear Palace Hotel

Como o próprio nome diz, esse hotel é um verdadeiro palácio.  Assim, o hotel luxuoso fica em uma excelente localização no bairro Recoleta.  A aproximadamente 7 minutos a pé do Cemitério de Recoleta, o hotel 5 estrelas oferece acomodações decoradas com estilo francês e várias comodidades como SPA, sauna, tratamentos corporais, entre outros. (ver mais ).

Hotéis no Bairro Recoleta em Buenos Aires

Mio Buenos Aires

O Mio Buenos Aires também fica em uma ótima localização no Bairro Recoleta, a aproximadamente 6 minutos do Cemitério da Recoleta e outros pontos turísticos. Desse modo, o hotel possui uma decoração elegante com móveis de carvalho. Além disso, o hotel também oferece comodidades como SPA, academia, sauna e outros serviços para os hóspedes. (ver mais).

Hotéis no Bairro Recoleta em Buenos Aires

Optimus BA

Esse hotel é charmoso e com uma decoração bem alegre. Aliás, o Optimus BA fica a 4 minutos a pé da Faculdade de Medicina, em uma localização bem estratégica para acessar os bairros próximos de transporte público. Mas por ter um bom custo/benefício, essa é uma hospedagem bem disputada no Booking. Então reserve com bastante antecedência. (ver mais).

Hostels no bairro Recoleta em Buenos Aires

E para quem quer economizar ou se você é aquele viajante que ama curtir a vibe dos hostels, separamos opções incríveis. Sem dúvida, com esses hotels no bairro Recoleta você vai se divertir muito durante a viagem.

Hostels no Bairro Recoleta  em Buenos Aires

Voyage Recoleta Hostel

O Voyage Recoleta Hostel fica em um prédio bem ao estilo francês e sua localização é excelente. Assim, o hostel oferece diárias em quartos privativos e compartilhados. Mas além de ter um bar e oferecer café da manhã, no hostel ainda é possível alugar bicicleta. (ver mais).

Hostels no Bairro Recoleta  em Buenos Aires

Malala Hostel 

O Malala Hostel tem uma ótima localização, além de uma decoração alegre e descolada. Além disso, o hostel tem ar condicionado e café da manhã. Mas o hostel ainda fica próximo ao ponto de ônibus e estação de metrô (ver mais).

Onde comer no bairro Recoleta em Buenos Aires

Como dissemos, o Bairro Recoleta em Buenos Aires é conhecido por sua ótima gastronomia. Assim, o local concentra alguns dos melhores e mais conceituados restaurantes de Buenos Aires.

Além dos renomados estabelecimentos, o bairro tem bons cafés e restaurantes poucos conhecidos, mas que possuem um cardápio incrível.

Geralmente os restaurantes próximos ao Cemitério da Recoleta e da Basílica Nuestra Señora del Pilar tendem a ser mais caros. Então se quiser economizar, aconselhamos a procurar os restaurantes mais afastados dessa concentração turística.

Mas para quem procura um bom restaurante em Recoleta, o Restaurante Fervor é uma ótima opção. Além do delicioso churrasco argentino, o local oferece ótimas opções de frutos do mar.

Contudo, o El Sanjuanino é outro restaurante bem requisitado no bairro. Ele serve comidas típicas da Argentina e as empanadas são a estrela do cardápio.

Por outro lado, o Restaurante Oviedo é considerado um dos melhores de Buenos Aires. Assim, ele tem um ambiente aconchegante e refinado com várias opções em seu cardápio, que vão desde comida Argentina, Mediterrânea, Espanhola, até frutos do mar. Mas seu reconhecimento vem mesmo dos frutos do mar e sua excelente carta de vinhos.

E para os amantes de café, a La Panera Rosa que também possui uma filial em Palermo é um ambiente super fofo, com decoração toda em tons de rosa e um cardápio variado.

Mas você não pode deixar de passar na Freddo. Apesar de ter várias filiais espalhadas por Buenos Aires, essa é a Freddo mais antiga. Aliás, o sorvete de doce de leite é o mais requisitado do local.

Mapa: passeios para fazer na Recoleta em Buenos Aires

Buenos Aires bairro a bairro: Confira as melhores dicas de passeios, pontos turísticos, restaurantes e hotéis em cada um dos principais bairros de Buenos Aires

Dicas importantes para planejar sua viagem para Buenos Aires

Pontos turísticos, passeios e experiências imperdíveis em Buenos Aires

Adriele Lube

Editora do Elas Viajando, apaixonada por viagens e fotografia. E claro está sempre com a mala pronta para conhecer o próximo destino.