C1425 Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina (ver no mapa).

Segunda: fechado
Terça a sexta: 8h às 17h45
Sábado, domingo e feriados: 9h30 às 17h45. | No verão o local fica 1 hora a mais aberto.

Gratuito

Com mais de sete hectares, o Jardim Botânico é uma importante área de estudos de botânica e outros projetos. Contudo, o jardim também é uma atração imperdível de Buenos Aires.

O Jardim Botânico ou Jardim Botânico Carlos Thays fica localizado no bairro Palermo, próximo aos Bosques de Palermo, El Rosedal, Planetário Galileo Galilei, Malba e Museu Evita, outros pontos turísticos de Buenos Aires imperdíveis. Assim, o local é uma das maiores áreas verdes da cidade e está na lista de melhores parques de Buenos Aires, na Argentina.

Veja também: 10 motivos para visitar Buenos Aires.

Mas ele é aquele lugar que quando você entra é até difícil acreditar que está no meio de uma metrópole. Assim, a sensação que tivemos quando entramos no Jardim Botânico foi de ser transportado para uma floresta (claro que uma floresta com caminhos bem cuidados e sem animais silvestres rsrs).

O barulho dos pássaros, o vento balançando as árvores e a calmaria tornam o jardim perfeito para uma caminhada bem relaxante. Então essa é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de Buenos Aires.

Contrate aqui seu seguro viagem para Buenos Aires com nosso desconto especial de 15%.

O que fazer no Jardim Botânico de Buenos Aires

Jardim Botânico de Buenos Aires
Jardim Botânico de Buenos Aires

Enquanto você caminha pelo Jardim Botânico é possível admirar diferentes espécies botânicas da Argentina e de outros países. Aliás, são mais de 6 mil espécies de plantas.

O Jardim Botânico ainda possui um herbário, biblioteca de botânica e um Jardim das Borboletas. Mas ele ainda tem uma coleção de esculturas e cinco estufas, sendo que a maior delas no estilo Art Nouveau foi premiada na Exposição Universal de Paris de 1900.

Além disso, o jardim tem uma mansão com arquitetura estilo inglesa, onde acontecem exposições temporárias e oficinas de arte. E lá ainda funciona a Escola de Jardinagem do Governo.

Assim, no Jardim Botânico você vai encontrar três jardins. O Jardim Romano com estética inspirada nos Jardins Romanos e espécies botânicas romanas, o Jardim Francês com traçado simétrico do estilo francês e o Jardim Oriental com paisagens perfeitas e diversas espécies de plantas orientais.

O Jardim Botânico foi projetado por Carlos Thays, o mesmo paisagista do El Rosedal, sendo inaugurado em 1898. Aliás, Carlos Thays foi responsável por projetar algumas das áreas verdes mais importantes de Buenos Aires.

Encontre aqui os melhores hotéis em Buenos Aires.

Dicas para melhor aproveitar o Jardim Botânico

Se você vai viajar para Buenos Aires durante o verão, esse é um passeio perfeito para fazer nos dias com temperaturas mais altas, pois o Jardim Botânico tem temperaturas agradáveis, mesmo durante os dias mais quentes (veja o que fazer em Buenos Aires um guia de viagem completo).

Mas para aproveitar ao máximo a atração, você vai ter que andar bastante, já que o jardim tem muitas trilhas. Contudo é uma caminhada bem agradável de fazer.

Portanto prefira usar roupas e sapatos confortáveis em seu passeio no Jardim Botânico. Mas não se esqueça de levar água e algum lanche para repor as energias.

O passeio pelo Jardim Botânico é perfeito para todos os públicos, e o melhor é gratuito. Então se você está viajando em família, com crianças, namorado ou amigos esse é um passeio bem interessante de fazer em Buenos Aires.

Jardim Botânico em Buenos Aires
Jardim Botânico de Buenos Aires

Mas caso queira fazer um piquenique em Palermo, prefira fazê-lo nos Bosques de Palermo (Parque 3 de Febrero). O Jardim Botânico não é ideal para piqueniques, pois não tem espaços ou gramados apropriados.

Por outro lado, os Bosques de Palermo tem muitos gramados para você forrar sua toalha e se divertir. Aliás, o piquenique é uma atividade bem comum nesse parque.

Horário de funcionamento do Jardim Botânico

Por fim, fique atento ao horário de funcionamento do Jardim Botânico. No verão (22 de setembro a 21 de abril) de segunda a sexta, ele abre das 8hrs às 18h45mim, e aos sábados, domingos e feriados das 9h30mim às 18h45mim.

Contudo, no inverno (22 de abril a 21 de setembro) de segunda a sexta, ele abre das 8hrs às 17h45mim, e aos sábados, domingos e feriados das 9h30mim às 17h45mim.  

O Jardim Botânico também fica fechado às segundas-feiras, bem como, no dia 1º de janeiro, sexta-feira Santa, 1º de maio, 21 de setembro, Dia Municipal e 25 de dezembro, que são feriados.

Em caso de ventos fortes e chuvas, o Jardim Botânico permanece fechado por motivo de segurança.

Encontre aqui os melhores passeios em Buenos Aires.

Como chegar no Jardim Botânico de Buenos Aires

É possível chegar no Jardim Botânico utilizando o transporte público, ônibus ou metrô. E claro que se você estiver em Palermo ou bairros vizinhos pode ir caminhando ou de bicicleta.

Para ver a melhor opção de transporte de acordo coma a sua localização, acesse o Mapa Interativo de Buenos Aires.

Mas para ver opções de bicicleta na região, consulte o app EcoBici de Buenos Aires. Lembrando que o programa Ecobici oferece bicicletas gratuitas para usar na cidade.

Para a sua viagem, não deixe de conferir as nossas dicas de onde ficar em Buenos Aires com dicas das melhores regiões e hotéis. E se você vai trocar dinheiro na cidade, veja onde fazer câmbio em Buenos Aires.

*Salve no Pinterest para ler depois

JARDIM BOTÂNICO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires bairro a bairro: Confira as melhores dicas de passeios, pontos turísticos, restaurantes e hotéis em cada um dos principais bairros de Buenos Aires

Dicas importantes para planejar sua viagem para Buenos Aires

Pontos turísticos, passeios e experiências imperdíveis em Buenos Aires