PRAIA DE IPANEMA: O POINT DA AGITAÇÃO E DAS PAISAGENS FASCINANTES NO RJ

Atualizado em Junho , 2020

Com aproximadamente 2,6 km de extensão, a badalada Praia de Ipanema possui ótima infraestrutura, um dos calçadões mais famosos do mundo e um pôr do sol incrível visto do Arpoador, sendo parada obrigatória para quem visita o Rio de Janeiro.

*Salve no Pinterest para ler depois

PRAIA DE IPANEMA

Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro (ver no mapa).

praia badalada, frequentada por banhistas e surfistas.

Se você está de viagem marcada para o Rio de Janeiro, certamente vai querer conhecer a Praia de Ipanema. Aquela praia bem badalada, cheia de pessoas caminhando pelo calçadão, surfistas e ainda uma das vistas mais incríveis para pontos bem interessantes da cidade.

Assim, a Praia de Ipanema que possui vistas para alguns cartões postais do Rio de Janeiro é parada obrigatória em sua viagem para a Cidade Maravilhosa.

Então vamos conhecer e se encantar um pouco com a Praia de Ipanema que serviu de inspiração para muitos artistas. E claro, palco de paixões no Rio de Janeiro.

Veja também 15 melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro.

Sobre a Praia de Ipanema

Imagem de duas mulheres próxima a Estátua de Ton Jobim na Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Estátua de Tom Jobim na Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Ipanema é uma das praias mais badaladas da capital. Desse modo, ela fica localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro de mesmo nome, entre o Arpoador e o Jardim de Alah.

Bem próximo a Praia de Ipanema, você encontrará de um lado a Praia de Copacabana, e do outro, Leblon.

Desse modo, a Praia de Ipanema que possui aproximadamente 2,6 quilômetros de extensão serviu de inspiração para muitos artistas, em especial Antônio Carlos Jobim (conhecido como Tom Jobim) e Vinícius de Moraes. Aliás, muitas músicas brasileiras falam do Rio de Janeiro ou Ipanema.

Mas se você não ouviu nenhuma música que fala de Ipanema, vamos citar uma bem famosa, a “Garota de Ipanema”. Essa música foi composta por Antônio Carlos Jobim e teve como musa inspiradora, uma mulher que todos os dias caminhava pela praia. Então, veja um trecho da música:

“Olha que coisa mais linda. Mais cheia de graça. É ela, menina. Que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar”.

– Antônio Carlos Jobim

Ainda mais, na Praia de Ipanema você também encontrará a Estátua de Antônio Carlos Jobim.

Desse modo, essa praia tem como principais características areia clara e águas agitadas. Por isso, o local é frequentado por pessoas que gostam de praticar esportes aquáticos, principalmente surfista.

Então se você é aquela pessoa que adora praticar esportes ou ainda admirar os surfistas pegando uma onda (nós só ficamos admirando os surfistas mesmo), vai amar a Praia de Ipanema.

E claro, de Ipanema você terá uma vista maravilhosa para a Praia do Leblon, Morro Dois Irmãos, Pedra do Arpoador, Ilhas Cagarras e o Corcovado.

Se você está planejando uma viagem para a Cidade Maravilhosa, veja onde ficar no Rio de Janeiro.

Infraestrutura da Praia de Ipanema

Imagem de três pessoas tomando água de coco em um quiosque na Praia de Ipanema
Praia de Ipanema

Assim como a Praia de Copacabana, Ipanema possui uma ótima infraestrutura turística. Desse modo, em toda a extensão da praia você encontrará um belo calçadão com ciclovia. Aliás, é possível alugar bicicleta no Rio de Janeiro caso queira dar uma volta pela cidade, ou ainda conhecer as praias de Leblon, Copacabana e Ipanema em um só dia.

Na orla da praia você encontrará vários quiosques que vendem uma diversidade de comidas e bebidas. Além desses quiosques, a praia conta com vendedores ambulantes que oferecem uma variedade de produto,s até o famoso biscoito globo. Mas no bairro de Ipanema, você ainda encontrará restaurantes e hotéis próximos da orla.

Aliás, uma atração mais que linda da Praia de Ipanema é a Pedra do Arpoador. Assim, esse é um local de fácil acesso e que possui uma vista linda para o Rio de Janeiro.

Se você vai conhecer a Praia de Ipanema, aproveite para admirar o pôr do sol visto do Arpoador, um dos mais lindos do Rio de Janeiro.

Veja também as dicas do Panorama de Viagem: 6 quiosques na orla do Rio para curtir durante e pós praia.

Onde se hospedar em Ipanema

Para quem quer aproveitar a região, Ipanema é um ótimo bairro para se hospedar. Assim, você tem desde opções luxuosas e de frente para o mar, até opções mais simples. Mas os preços de hospedagens nesse bairro são um pouco mais caros.

Para quem procura por hotéis com vista panorâmica para o mar e as belezas do Rio de Janeiro, pode ficar hospedado no Hotel Arpoador, que fica a 100 metros da Praia de Ipanema.

Mas você ainda tem opções como o Hotel Fasano Rio de Janeiro que conta com SPA, restaurante, sauna, academia, bar e acomodações de luxo, além de um terraço com piscina de borda infinita. Bem como, o Sol Ipanema que fica de frente para o mar.

Hotel Vermont é uma opção mais simples que fica 280 metros da Praia de Ipanema.

Veja todas as opções de hospedagens em Ipanema.

Como chegar e estacionamento

Imagem de uma mulher escorada em um coqueiro admirando a praia de Ipanema
Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Para chegar em Ipanema você tem várias opções de transportes, como metrô e ônibus.

Mas o Uber, táxi e 99 POP são opções mais cômodas, na qual o motorista pode te buscar no hotel. Aliás, alguns hotéis ainda oferecem serviços de transfer.

O 99 POP foi nosso transporte preferido no Rio de Janeiro, tendo em vista os descontos que o aplicativo oferecia.

Se preferir ir de carro, você encontrará estacionamento nas ruas próximas da praia.

Para ler em seguida:

Dicas para melhor aproveitar a Praia de Ipanema

Além dos esportes aquáticos, você também pode aproveitar a areia da Praia de Ipanema para jogar vôlei, futevôlei e outros esportes. Vale até ficar lá de boas esperando um famoso passar, o importante é se divertir.

Se você quer aproveitar ao máximo a Praia de Ipanema e as atrações que ficam no bairro, prefira ficar hospedado no local. Assim, você não terá que pegar muitos transportes para chegar à atração escolhida, sendo que o bairro é uma ótima opção para se hospedar na cidade, como mencionamos no artigo “Onde ficar no Rio de Janeiro”.

Se puder, tire um dia inteiro para conhecer a Praia de Ipanema. Assim, explore o local com todos os seus postos, restaurantes, quiosques, o mar e o clima badalado do Rio de Janeiro.

Se você vai conhecer a praia em finais de semana ou feriados, lembre-se que ela é muito frequentada. Então chegue cedo para ocupar seu espaço na areia. E não estamos brincando, pois as praias de Ipanema e Copacabana ficam completamente lotadas em certas datas.

Para a praia não se esqueça de levar protetor solar.

E para curtir ainda mais as praias do Rio de Janeiro, veja esse post do blog Receitinhas e Viagens com ótimas dicas de segurança na praia para aproveitar suas férias e evitar problemas.

Apesar de ser famoso por suas belas praias que são conhecidas mundialmente, como a Praia de Copacabana e Ipanema, o Rio de Janeiro reserva atrações incríveis. Além de conhecer a Praia de Ipanema, uma bela volta pelo Jardim Botânico, um dia na Ilha de Paquetá, desfrutar da boêmia do bairro Lapa são atrações imperdíveis no Rio de Janeiro.

Veja também: Artigiano Ristorante: tradição e muito sabor em Ipanema

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip