PRAIA DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO: UMA DAS MAIS FAMOSAS DO BRASIL

Atualizado em Junho , 2020

Com aproximadamente 4 km de extensão, uma grande faixa de areia e uma ótima infraestrutura, a Praia de Copacabana localizada na zona sul do Rio de Janeiro atrai muitos turistas. Veja ainda o que fazer, dicas e como chegar na badalada praia carioca.

*Salve no Pinterest para ler depois

PRAIA DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO

Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro – RJ (ver no mapa).

Praia badalada frequentada por banhistas e surfistas.

A capital do Rio de Janeiro é muito conhecida por suas belas e famosas praias como Leblon, Copacabana e Ipanema. E não podia ser diferente, pois algumas dessas praias foram palcos para gravar filmes e séries.

Aliás, o local ainda serviu de inspiração para muitos artistas que fizeram composições de músicas especialmente sobre as praias. Mas nesse artigo vamos falar de uma praia em especial e que muito nos encantou no Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana.

Então se você está indo para o Rio de Janeiro, não deixe de conhecer a Praia de Copacabana. Aproveite para se inspirar um pouco e curtir a vibe positiva do lugar, mas também admirar sua beleza.

Apesar de ser um lugar muito badalado, a Praia de Copacabana possui um cenário lindo e muitas atrações. Aliás, do local você ainda pode apreciar vistas lindas do Rio de Janeiro.

Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

Sobre a Praia de Copacabana

Praia de Copacabana no Rio de Janeiro
Estátua de Carlos Drummond de Andrade – Praia de Copacabana no Rio de Janeiro

Então, vamos conhecer um pouquinho da Praia de Copacabana? Ela fica localizada na zona sul do Rio de Janeiro, ao longo da Avenida Atlântica, no bairro de mesmo nome. Desse modo, a praia possui aproximadamente 04 quilômetros de extensão, que vai da Avenida Princesa Isabel até o Forte de Copacabana.

Aliás, essa praia ainda é conhecida como “Princesinha do Mar” devido a uma canção feita em sua homenagem. Assim, a canção Princesinha do Mar foi composta por Roberto Carlos, veja um trecho da música:

“Copacabana princesinha do mar. Pelas manhãs tu és a vida a cantar. A tardinha ao sol poente. Deixa sempre uma saudade na gente.”

Roberto Carlos

Ainda mais, por possuir uma grande extensão, a praia é dividida em Praia do Leme e Praia de Copacabana.

Desse modo, essa praia tem como principais características águas mais calmas na maioria dos dias, com areias bem claras. Assim, o local é ótimo para você passar o dia, caminhar pelo calçadão, andar de bicicleta, tomar uma água de coco ou uma caipirinha, e ainda ver o pôr do sol e praticar esportes aquáticos. Sem dúvida, o lugar garante muita diversão.

Aliás, a Praia de Copacabana ainda serve de palco para alguns campeonatos de vôlei e futebol de areia. Além de sediar um dos réveillons mais procurados e badalados do Brasil.

Mas se você está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro, veja também as melhores regiões e bairros para se hospedar.

Infraestrutura da Praia de Copacabana – Rio de Janeiro

Estátua de Dorival Caymmi na Praia de Copacabana
Estátua de Dorival Caymmi Copacabana – Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana possui uma ótima infraestrutura para seus frequentadores. Desse modo, o local conta com quiosques, serviços de salva-vidas, duchas espalhadas pela orla da praia, sanitários, ciclovias e patrulhamento de policiais .

O calçadão da praia possui ondas desenhadas em pedra portuguesa, que foram projetadas pelo paisagista Burle Max.

Para quem vai passar o dia em Copacabana pode escolher entre os mais variados tipos de quiosques espalhados pela orla. Sendo que você encontrará diferentes culinárias nesses estabelecimentos. E claro, na areia da praia alguns vendedores ambulantes trazem desde roupas de banho, até o famoso biscoito Globo.

Além dos quiosques, nas ruas próximas da Praia de Copacabana você encontrará restaurantes e hotéis, caso queira se hospedar no bairro.

Ainda na praia, próximo ao Forte de Copacabana você pode se deliciar em uma filial da Confeitaria Colombo. Uma das confeitarias mais conceituadas da cidade, conheça mais sobre a Confeitaria Colombo do Rio de Janeiro.

Além de toda a beleza da praia, o local ainda conta com a Estátua de Carlos Drummond de Andrade e a Estátua de Dorival Caymmi Copacabana.

Mas ao conhecer essa praia aproveite para visitar o Forte de Copacabana que fica no Posto 6 e possui muito da história do Brasil com o Museu Histórico do Exército. E também o Forte do Leme que possui uma vista maravilhosa para a Praia de Copacabana e outras atrações do Rio de Janeiro.

Passeios no Rio de Janeiro: 15 melhores passeios para fazer na Cidade Maravilhosa.

Onde se hospedar em Copacabana – Rio de Janeiro

Além de uma praia perfeita para você aproveitar durante todo o dia, a Praia de Copacabana conta com ótimas opções de hospedagens.

Copacabana é um bairro turístico com uma intensa agitação, tanto comercial quanto residencial.  Assim, você ficará perto de restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio e da própria praia, principalmente se escolher uma hospedagem de frente para o mar.

Ainda mais, o bairro conta com muitas hospedagens que vão desde hotéis luxuosos, até opções mais simples. E pela variedade de hospedagens, em Copacabana você encontrará ótimas ofertas.

No bairro está o elegante Copacabana Palace, um hotel 5 estrelas que oferece quartos de luxo, SPA e restaurantes de frente para praia.

Mas se você quer se hospedar na beira da praia e não dispensa um hotel, ainda tem como opções em Copacabana, o Rio Othon Palace que possui piscina na cobertura e vista para o Pão de Açúcar, além do Miramar Hotel by Windsor que aceita animais de estimação.

E com melhor custo benefício o Ibis Copacabana Posto 5 ou o Hotel Atlântico Rio que fica a 500 metros da Praia de Copacabana.

Veja mais opções de hospedagens em Copacabana.

Como chegar e estacionamento

É possível chegar a praia de ônibus ou metrô, então basta escolher seu transporte preferido. Contudo, você ainda pode pegar um Uber, 99 POP ou táxi para chegar ao local.

Em nossa viagem para o Rio de Janeiro preferimos utilizar apenas o Uber e 99 POP. Mas o preferido foi o 99 POP, pois ele sempre tinha descontinhos maravilhosos no aplicativo.

Se você for de carro pode procurar por um estacionamento na orla da praia ou nas ruas próximas. Mas essa é uma praia muito frequentada e o bairro de Copacabana tem uma grande quantidade de comércio. Então, dependendo do dia você pode ter um pouco de dificuldade para estacionar. Contudo, você também pode optar por um estacionamento privativo.

E se você ama praia, conheça a Praia e Gruta da Sacristia de Jaconé em Maricá, no Rio de Janeiro.

Dicas para melhor aproveitar a Praia de Copacabana

Em primeiro lugar, essa dica é para quem vai praticar algum esporte na praia. Como a Praia de Copacabana é extensa, cada região possui características próprias. Assim, você encontrará águas mais calmas ou mais agitadas. Então cada região é ideal para a prática de determinado esporte.

Além dos esportes aquáticos, você também pode aproveitar a areia para jogar vôlei, futevôlei e outros esportes. Vale até ficar lá de boas esperando um famoso passar, o importante é se divertir.

Se você quer aproveitar ao máximo a Praia de Copacabana e as atrações que ficam no bairro, prefira ficar hospedado no local. Assim, você não terá que pegar muitos transportes para chegar à atração escolhida, sendo que o bairro é uma ótima opção para se hospedar na cidade, como mencionamos no artigo “Onde se hospedar no Rio de Janeiro“.

Tire um dia inteiro para conhecer a Praia de Copacabana, ela merece. Assim, explore o local com todos os seus postos, restaurantes, quiosques, o mar e o clima agitado do Rio de Janeiro.

Se você vai conhecer a praia em finais de semana ou feriados, lembre-se que ela é muito frequentada. Então chegue cedo para ocupar seu espaço na areia. E não estamos brincando, pois as praias de Ipanema e Copacabana ficam completamente lotadas em certas datas.

Para a praia não se esqueça de levar protetor solar.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip