ARRAIAL DO CABO RJ: HISTÓRIAS E ATRAÇÕES DO CARIBE BRASILEIRO

Atualizado em Fevereiro , 2020

Arraial do Cabo, RJ
Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Sem dúvida, o título de “Caribe Brasileiro” recebido pela cidade de Arraial do Cabo RJ faz jus as suas belas praias. E podemos dizer que não é nenhum exagero chamar as praias de Arraial do Cabo de maravilhosas. Aliás, se você é aquela pessoa que adora aproveitar uma praia e manter o bronze sempre em dia, não pode deixar de conhecer o “Caribe Brasileiro”.

Assim, nesse artigo vamos falar sobre Arraial do Cabo, suas histórias, praias, curiosidades e muito mais. Então, já pode se preparar, porque a cidade possui uma história incrível e atrações que não acabam mais.

Sobre Arraial do Cabo

Arraial do Cabo RJ
Arraial do Cabo e Praia dos Anjos vista da trilha da Praia do Forno

A cidade de Arraial do Cabo, município do Estado do Rio de Janeiro fica localizada na região dos Lagos. Atualmente essa é uma das regiões mais procuradas por turistas no Rio de Janeiro.

Desse modo, a cidade de Arraial do Cabo fica a aproximadamente 161 km do Rio de Janeiro, a 44 km da cidade de Cabo Frio e apenas a 36 km de Búzios.

Aliás, Arraial do Cabo RJ é uma antiga vila de pescadores com aproximadamente 27.715 habitantes.

O Caribe Brasileiro é bastante conhecido pelas suas belas praias, com águas cristalinas e areias brancas que arrancam suspiros de seus visitantes e deixa qualquer um apaixonado pelo lugar.

A zona urbana da cidade é bem simples. Sabe aquele lugar com ares ainda de vila de pescadores, com construções não são muito grandes e ruas bem estreitas, assim é a cidade de Arraial.

Além de ser repleta de lindas praias, você ainda encontrará outras atrações bem interessantes na cidade. Sem dúvida, vale a pena conhecer o Caribe Brasileiro.

História de Arraial do Cabo RJ

A cidade de Arraial do Cabo RJ, até 1985 era um Distrito de Cabo Frio, sua vizinha. Mas a sua história vem de muito antes e se torna bem interessante.

Os primeiro relatos históricos que se tem da cidade foi feita pelo francês Auguste de Saint-Hilaire em 1818. Ele relata que em Arraial havia algumas cabanas de pescadores na Praia do Pontal. Já na Praia dos Anjos havia uma pequena capela bem conservada, uma venda e uma vinheta de choupanas. Aliás, na Praia Grande também havia algumas choupanas.

Foto da Ruínas da Companhia Nacional de Álcalis em Arraia
Ruínas da Companhia Nacional de Álcalis (CNA)

Para vocês terem uma ideia Arraial já teve uma indústria. A Companhia Nacional de Álcalis (CNA) que apesar de ter sido criada por decreto em 1943, apenas iniciou suas operações em 1960, pelo então presidente Getúlio Vargas. Na época, a cidade de Arraial do Cabo ainda fazia parte de Cabo Frio.

Foi a partir da criação da Àcalis que a cidade sofreu um grande abalo cultural e econômico. Visto que até então, sua principal atividade desde a chegada dos portugueses era a exploração do pau-brasil, extração de sal e a pesca. Aliás, a pesca é uma das atividades que ainda se encontra muito presente na cidade. Possuindo total importância na cultura e economia do município.

A Àcalis decretou falência em 2006. Mas atualmente é possível ver as ruínas da antiga indústria Álcalis na Praia Grande, inclusive é um lugar muito frequentado para ver o pôr do sol e tirar fotinhas perfeitas.

Curiosidades sobre Arraial do Cabo

Curiosidade 1: um dos principais produtos que representa a história de Arraial do Cabo, bem como a cultura da cidade é o peixe salgado. Contudo, atualmente essa prática de salgar o peixe se encontra escassa na região.

Curiosidade 2: a história de Arraial também conta com a presença do português Américo Vespúcio que ao chegar ao Brasil desembarcou no local que hoje é conhecido como a Praia dos Anjos. Aliás, você encontrará O Monumento do Américo Vespúcio nessa praia.

Atrações de Arraial do Cabo

Agora que você já sabe um pouco da história de Arraial do Cabo RJ, vamos às atrações da cidade. Já adiantamos que não são poucas atrações  e praias têm de sobra para você aproveitar ao máximo sua viagem ao Caribe Brasileiro.

Primeiro vamos falar um pouco das praias de Arraial do Cabo. Mas depois também vamos as outras atrações que você irá encontrar na cidade.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia em Arraial do CaboEm primeiro lugar, vamos falar das Prainhas do Pontal do Atalaia, já adiantamos que essa foi nossa praia preferida de Arraial. Sabe aquela praia com águas totalmente transparentes e calmas, com areias branquinhas e muita vegetação ao redor que torna o visual incrível. Essa é as Prainhas do Pontal do Atalaia. Impossível não amar o lugar e ficar lá o dia inteiro curtindo.

Mas essa praia ainda chama a atenção porque ela possui outras atrações: a escadaria que é um dos acessos à Prainhas do Pontal do Atalia e a Gruta do Amor. Uma atração que possui uma lenda bem interessante.

Veja aqui tudo sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno

Praia do Forno em Arraial do CaboOutra praia que também amamos em Arraial do Cabo foi a Praia do Forno. Desse modo, ela fica localizada no Morro do Forno. E se torna um lugar admirável para você passar o dia. 

A melhor maneira de chegar até essa praia é através da trilha que começa no Porto do Forno, na Praia dos Anjos. Uma vez que da trilha você poderá contemplar uma vista sensacional da praia.

Veja aqui o guia completo sobre a Praia Forno.

Praia do Farol

Praia do Farol em Arraial do CaboE não podemos esquecer da Praia do Farol, ela fica localizada na Ilha do Farol, uma área de preservação da Marinha. Portanto, essa praia possui algumas restrições para os turistas conhecê-la.

Em primeiro lugar, somente embarcações autorizadas poderão atracar na praia.

Mas sua beleza é tanto que ela foi considerada uma das praias mais perfeitas do Brasil.

Powered by Rock Convert

Confira nesse artigo tudo sobre a Praia do Farol, uma das praias mais perfeitas do Brasil.

Praia Grande

Praia Grande em Arraial do CaboJá a Praia Grande é uma pouco diferente das praias anteriores, já que ela está localizada na região urbana de Arraial do Cabo. Aliás, essa praia também possui características um pouco diferentes das outras praias. Assim, ela possui uma orla com muitos quiosques e restaurantes. E às suas águas são bem geladas e com ondas.

Mas a beleza dessa praia é maravilhosa como todas as praias de Arraial. Desse modo, você não pode deixar de ver o Pôr do Sol da Praia Grande, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a Praia Grande.

Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos é o local onde os barcos que fazem o passeio ficam atracados. Desse modo, será lá que você encontrará o Porto do Forno, bem como a entrada para a trilha que dá acesso à Praia do Forno.

 Aliás, é bem pertinho da Praia do Anjos que você encontrará o pequeno Centro Histórico de Arraial do Cabo.

Prainha

A Prainha fica na entrada da cidade, tornando a sua chegada em Arraial ainda mais apaixonante. Desse modo, quando você estiver chegando em Arraial do Cabo já vai poder ver essa praia à esquerda.

A Prainha também é uma das praias mais frequentadas de Arraial e que fica na área urbana. Assim, você poderá encontrar quiosques com muitas mesinhas na praia.

Praia do Pontal

Também na entrada da cidade de Arraial do Cabo, após o Pórtico da cidade, você encontrará a Praia do Pontal.

A Praia do Pontal é uma continuação da Praia do Foguete, em Cabo Frio. Aliás, nessa praia você não encontrará nenhum tipo de quiosque, apenas muita beleza natural.

Praia Brava

Mas as praias não terminam por ai, porque ainda temos a Praia Brava. Tendo em vista as ondas que essa praia possui, ela é muito frequentada por surfista. Para chegar até a Praia Brava é preciso fazer um pequena trilha até chegar em uma escadaria.

Agora que falamos das principais praias da cidade, não pense que as atrações de Arraial do Cabo RJ acabam nas praias.

Outras atrações de Arraial do Cabo

Assim, você ainda poderá conhecer o Farol Velho que foi inaugurado em 1833. Desse modo, suas ruínas ficam no topo da Ilha do Farol e para entrar nessa Ilha é necessário autorização da Marinha do Brasil. O Farol Novo também é uma atração que fica na Ilha do Farol.

Aliás, a cidade de Arraial do Cabo também possui um pequeno Centro Histórico e nele você poderá conhecer a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, inaugurada em 1506 pelos portugueses. E claro, você ainda vai encontrar o Obelisco Américo Vespúcio.

As outras atrações que você também poderá conhecer na cidade são, a Fenda da Nossa Senhora. Essa por suas vez é uma fenda de aproximadamente 5 metros de largura, em meio a formações rochosas que guarda a imagem da Nossa Senhora.

Gruta Azul também fica em meio a uma formação rochosa. Essa é uma abertura de 3 metros e um salão de 15 metros de altura. Assim, a Gruta Azul, dependendo da forma em que reflete os raios solares, terá a sua parede com tonalidades de prateado, dourado ou azul. Para quem gosta de mergulhar, o local é super indicado, mas apenas se você estiver acompanhado de um profissional. Essa gruta somente pode ser acessada de barco. E o legal é que só existem duas “Gruta Azul” no mundo. Uma fica na Itália, e a outra bem em Arraial do Cabo.

Já a Pedra do Macaco é uma formação rochosa, totalmente esculpida pela natureza, que se parece com um macaco, é claro né.

E o Buraco do Meteoro. E isso ai tem até o Buraco do Meteoro em Arraial do Cabo. Tendo em vista o formato que o buraco possui, essa fenda segundo relatos foi feita pelo impacto de um meteoro.

Confira aqui tudo sobre o Passeio de Barco em Arraial.

Porque conhecer Arraial do Cabo

É atração que não acaba mais em Arraial do Cabo RJ.

Então já sabe, se você ainda não conhece a cidade, já pode programar sua próxima viagem para o Caribe Brasileiro.

Aliás, algumas dessas atrações poderão ser contempladas através do famoso passeio de barco em Arraial. Então, quando ir a cidade não deixa de fazer esse passeio. Ainda mais, somente é possível acessar a Praia do Farol com barcos autorizados, sendo que esses são os mesmos que fazem o passeio de barco na cidade.

Vai viajar para o Rio de Janeiro? Conheça também Teresópolis, uma cidade incrível na região serrana.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip