Atualizado:

PASSEIO PARA CAÑÓN DEL ATUEL, EM MENDOZA

A cada viagem para conhecer um pouco mais de Mendoza, ficamos surpreendidas com as belezas do destino. E na nossa última viagem para Mendoza, fizemos um passeio para conhecer uma das paisagens mais lindas da cidade, o Cañón del Atuel.

Esse é um passeio que a maioria das agências de Mendoza oferecem e o roteiro também é bem parecido, pois o destino final é o Cañón del Atuel, que fica localizado em San Rafael. E se você quer fazer esse passeio, veja tudo o que vai conhecer durante o tour, como foi o nosso dia conhecendo a atração e dicas para contratar e aproveitar ao máximo o seu passeio.

Veja também: Viagem para Mendoza – 20 dicas e curiosidades sobre a capital do vinho na Argentina.

O Cañón del Atuel

Cañón del Atuel em Mendoza
Cañón del Atuel

Mas antes de falar sobre o nosso passeio, acho importante falar um pouco sobre o Cañón del Atuel, que é um dos lugares mais lindos que conhecemos em Mendoza, ouso dizer que é o lugar mais lindo que visitamos na cidade.

O Cañón del Atuel é um cânion, onde passa o Rio Atuel, localizado no Vale Grande em San Rafael. E o mais interessante é que o Cañón del Atuel foi formado pela erosão fluvial do Rio Atuel e a erosão do vento.

Para quem vai conhecer a atração, o Cânion começa no Embalse El Nihuil, a 70 km de San Rafael. E você pode conhecer ele estando hospedado em San Rafael ou Mendoza, que foi o nosso caso.

O Cañón tem uma extensão de 56 km e uma profundidade de 260 metros. E no local você pode conhecer uma variedade de atrações como La Torta de Hojaldre, El Cinturón de San Martín, La Procesión e muito mais. Além disso, o local é ideal para praticar esportes de aventura como rafting, windsurf e kayak.

Sobre o passeio para o Cañón del Atuel

passeio para o Cañón del Atuel
Cañón del Atuel

O tour para o Cañón del Atuel é um passeio de dia inteiro, então ele começa bem cedo. Saímos da agência às 7:30 da manhã com previsão de retorno às 22:00 e realmente voltamos essa hora. Nesse passeio, pagamos 5.700 Pesos Argentinos (julho de 2022), mas lembre-se que os preços na Argentina não são estáveis.

Se você pretende fazer esse passeio e o da Alta Montanha, se hospede no Centro de Mendoza, pois a agência vai te buscar e deixar no hotel. No nosso caso, como estávamos hospedadas em Luján de Cuyo, tivemos que nos deslocar até a agência por conta própria, porque eles não buscavam nessa região.

Depois de sair do Centro de Mendoza, seguimos para o Cañón del Atuel, mas ainda fizemos duas paradinhas pelo caminho, inclusive para comer. E se você vai fazer esse passeio,agora vamos falar de tudo o que conhecemos. Mas lembre-se, o roteiro pode mudar dependendo da agência.

Veja também: Passeio pelas vinícolas de Mendoza – dicas experiência e preços.

Roteiro do passeio para o Cañón del Atuel

1. Dique Galileo Vitale

Dique Galileo Vitale
Dique Galileo Vitale

Depois de algumas horas de estrada, paramos para tomar café. Foi em uma lanchonete na beira da estrada, mas no local tinha muitas opções para o café da manhã e com bons preços. Essa parada durou aproximadamente 30 minutos e deu para tomar café bem tranquilo.

Mas depois do café, seguimos o passeio e a próxima parada foi para apreciar a bela vista do Dique Galileo Vitale. Essa foi uma parada bem rápida, mas o lugar é belíssimo. O Dique Galileo Vitale foi construído no Rio Diamante para aproveitar suas águas.

2. Altos del Nihuil

Altos del Nihuil
Altos del Nihuil

Depois de conhecer o Dique Galileo Vitale, voltamos novamente para van e seguimos para a próxima parada do passeio, o Altos del Nihuil. Essa é uma parada para almoço, mas ela é bem rápida.

O guia escolheu fazer uma parada mais rápida, apenas para comprar a comida e comer na van, enquanto seguíamos o nosso passeio. Sinceramente, preferimos parar e almoçar no local com mais calma.

Enfim, no Altos del Nihuil compramos algumas empanadas e uma bebida, mas eles também vendem sanduíches. Depois, ainda tiramos algumas fotinhas e apreciamos a bela vista do local, tudo bem rápido. E claro, voltamos para van e seguimos o nosso passeio.

3. Cañón del Atuel

Depois de voltar para a van, todo mundo foi comer os seus lanches, enquanto seguíamos para o Cañón del Atuel. A estrada é de terra e bem sinuosa, então se você costuma passar mal, leve algum remédio para enjoo. Apesar de sinuosa, a estrada é belíssima.

Nesse momento o guia falou sobre o lugar e todas as curiosidades que encontramos pelo caminho. Inclusive, o local tem muitas pedras com formatos de animais e em todas, o guia falou um pouco e com o que ela parecia.

Cañón del Atuel
Museu de Cera

Depois de descer a estrada, passamos pela hidrelétrica, como ela não estava em funcionamento, devido ao baixo volume de água, nem paramos. Fizemos uma parada mais à frente em uma bela paisagem, e depois também paramos no Museo de Cera, um lugar onde você tem uma visão perfeita para um costão de pedras com diversos formatos.

Depois do Museo de Cera, seguimos para o Mirador de los Cóndores, onde se tem uma vista maravilhosa do Cañón del Atuel. Essa é uma das paisagens mais lindas, porque você tem uma vista panorâmica da atração.

Mas o passeio ainda não acabou no mirador. Depois dessas paradas, descemos para fazer uma atividade no Cañón del Atuel, já que no local você pode fazer rafting, trekking, caiaque ou passeio de catamarã.

4. Passeio de catamarã

Passeio de catamarã
Passeio de catamarã pelo Cañón del Atuel

Optamos por fazer o passeio de catamarã e pagamos 2.000 Pesos Argentinos por pessoa (julho de 2020). Esse valor não está incluso naquele pago para a agência. Qualquer atividade que você optar por fazer, vai pagar direto na agência no local.

Depois de comprar o passeio, você espera pelo horário, quando um ônibus vai te levar até o local de onde sai o catamarã. No local onde você espera o ônibus tem alguns estabelecimentos para comprar lanches, como cachorro quente, sanduíche e outras opções.

Passeio de catamarã
Passeio de catamarã pelo Cañión del Atuel

No passeio de catamarã você navega por 40 minutos no Rio del Atuel. Quando estávamos embarcando no catamarã, eles ainda deram a opção de fazer o passeio em uma lancha, mas como estávamos no final da fila, não conseguimos vaga.

Esse é um passeio bem tranquilo para apreciar as belas paisagens do cânion. E no final, você volta para o ônibus e ele te leva até o local, onde a van está esperando. 

5. San Rafael

Depois que voltamos para van, saímos do cânion e fomos fazer um pequeno tour na cidade de San Rafael. Mas não paramos em nenhum momento, o guia apenas apresentou a cidade, enquanto passávamos de van.

O nosso passeio terminou na cidade de San Rafael e depois foi hora de pegar a estrada novamente de volta para Mendoza. Chegamos no Centro de Mendoza já eram 22 horas, então esse é um passeio de dia inteiro e bem cansativo.

O passeio para o Cañón del Atuel vale a pena?

Cañon del Atuel em Mendoza
Cañón del Atuel em Mendoza

Durante esse passeio conhecemos uma das paisagens mais lindas de Mendoza, o Cañón de Atuel. Então se você vai ficar poucos dias em Mendoza e quer conhecer paisagens diferentes, esse passeio vale muito a pena.

Apesar de não ter parado para o almoço, já que gostamos desse tempo para comer uma boa comida e relaxar, aproveitamos muito o passeio para o Cañón e vimos paisagens belíssimas.

Esse é um passeio bem interessante para fazer em Mendoza, mas se você alugar um carro para conhecer o Cañón por conta própria, com certeza vai aproveitar muito mais o local e suas atrações. No cânion, você vai encontrar restaurante, hotel e muitas atividades de aventura para se divertir.

Durante o passeio só dá tempo de ir em uma das atrações do local e preferimos o passeio de catamarã. Então se você quiser explorar mais o lugar, uma boa ideia é alugar um carro ou contratar um transfer particular. Mas independente da forma que você escolher para chegar ao cânion, esse é um passeio que vale muito a pena, basta escolher a opção de transporte que mais faz o seu estilo de viagem.

Veja também: Mendoza além das vinícolas – passeios que vão muito além das bodegas.

Dicas e informações sobre o passeio

E se você vai fazer esse tour, veja as nossas dicas para contratar o seu passeio para o Cañón del Atuel:

  • Confira o roteiro do passeio que você vai fazer, porque as agências podem oferecer um roteiro diferente.
  • Como falamos anteriormente, em sua viagem prefira ficar hospedado no Centro de Mendoza, pois a agência vai te buscar e deixar no hotel.
  • Apesar de o passeio ter algumas paradas para comer, como tomar café da manhã e almoçar, leve alguns lanchinhos e água.
  • Quer organizar a sua viagem para Mendoza? Então contrate aqui o seu passeio para o Cañon del Atuel.

Para sua viagem, confira também as nossas dicas de hotéis 5 estrelas em Mendoza, que são incríveis para ficar. Mas se você procura uma experiência diferente, veja as nossas dicas de hotel vinícola em Mendoza.

*Salve no Pintereste para ler depois

passeio para o Cañón del Atuel

Para ler em seguida: