PRAIAS DE BÚZIOS: UM TOUR POR SUAS BELEZAS LITORÂNEAS

Atualizado em Novembro , 2019

Sabe aquele lugar repleto de paisagens lindas, onde você ver o azul do mar no infinito, envolto de muita vegetação? Então essas vistas fascinantes você encontrará nas praias de Búzios.

Imagem de uma mulher de vestido branco aproveitando o sol com os pés na água em frente as formações rochosas da Praia da Ferradurinha em Búzios
Praia da Ferradurinha em Búzios

Então se você é aquela pessoa que adora curtir uma cidade repleta de praias, vai amar turistar em Búzios e conhecer todos os cantinhos lindos que te aguardam na cidade.

Mas se você vai conhecer Búzios precisa saber que ela é conhecida por ser bem cara. Além se ser bastante frequentada por turistas de outros países, em especial argentinos. Assim, no local você encontrará muitos estrangeiros.

Então, se você está planejando uma viagem para Búzios e está fazendo a listinha com as praias que pretende conhecer na cidade, nesse artigo vamos falar de todas as praias de Búzios. E pode preparar as roupas de banho e o coração, porque o bronze é garantido e a alegria também.

Aliás, Búzios possui praias para todos gostos. Então vamos conhecer um pouco das belezas litorâneas do Rio de Janeiro.

Praia da Tartaruga

Imagem da paisagem com rochas e o mar se encontrando com o céu ao fundo  na Praia da Tartaruga em Búzios
Praia da Tartaruga em Búzios

Em primeiro lugar vamos falar da Praia da Tartaruga, essa é uma praia com aproximadamente 01 quilometro de extensão, cercada com muitas belezas naturais.

A Praia tem como principais características possuir águas claras, e ser cercada por formações rochosas e vegetação. Assim, ela possui um ar bem natureza, e para quem gosta desse estilo de praia é ideal para passar o dia.

Aliás, a Praia da Tartaruga é muito indicada para a prática de esportes aquáticos.

E se você quiser passar um dia curtindo bastante esse paraíso natural, a Praia possui uma ótima infraestrutura. Desse modo, ela conta com muitos quiosques e restaurantes que possuem cadeiras e mesas espalhadas na areia da praia.

A Praia fica localizada no final da Rua da Tartaruga e próximo dela você encontrará estacionamento particular e público (esse será na Rua da Tartaruga).

Confira nesse artigo todas as informações sobre a Praia da Tartaruga.

Praia da Ferradura

Apesar de não estar entre as praias mais lindas de Búzios, a Praia da Ferradura é muito frequentada por famílias, já que nela o mar possui águas bem tranquilas e rasas. Desse modo, o local é muito indicado para crianças.

A Praia da Ferradura possui aproximadamente 1,5 quilômetros de extensão, e tem esse nome devido ao seu formado que se parece com uma ferradura.

Para quem vai passar o dia inteiro na praia, em sua margem você encontrará quiosques que vendem comidas e bebidas. Aliás, na praia você ainda poderá alugar equipamentos para praticar esportes aquáticos.

Ainda é possível encontrar estacionamento próximo à praia. Mas é claro que na alta temporada não será tão fácil de encontrar uma vaga próximo sua margem.

Praia da Ferradurinha

Imagem de uma mulher de de vestido branco caminhando nas rochas da Praia da Ferradurinha em Búzios.
Praia da Ferradurinha

Sem dúvida essa é uma das praias mais lindas de Búzios. E claro foi a nossa praia preferida na cidade.

Uma curiosidade dessa praia é que ela possui esse nome devido a sua semelhança com a Praia da Ferradura. Aliás, nas praias de Búzios vai ser muito comum você encontrar praias gêmeas, assim como a Praia da Ferradura e a Praia da Ferradurinha.

Mas agora vamos conhecer um pouco a Praia da Ferradurinha. Essa é uma praia pequena, cercada por formações rochosas e vegetação que garante um visual muito especial para ela. A água da Ferradurinha é bem clara e clama.

Por ser uma praia pequena, você não encontrará quiosques no local. Apenas algumas tendas bem simples que vendem lanches, e alugam cadeiras e guarda sol.

O acesso para a Praia da Ferradurinha é feito pelo canto esquerdo (de quem olha para o mar) da Praia de Geribá. Aliás, não é possível chegar até suas margens de carro. Desse modo, o acesso é feito por um estreito caminho de pedras, mas é claro, o visual irá recompensar muito a pequena caminhada.

Gostou da ideia de aproveitar ao máximo essa praia, veja aqui tudo sobre a Praia da Ferradurinha.

Praia da Azeda e Azedinha

Imagem de uma mulher descendo a escadaria de acesso para a praia Azeda e Azedinha em Búzios, com vista para o mar azul que se encontra com o céu no horizonte.
Escadaria de acesso para a Praia da Azeda e Azedinha

E olha mais duas praias gêmeas de Búzios, dessa vez a Praia da Azeda e da Azedinha.

Ao contrário das outras praias gêmeas da cidade, que ficam em lugares diferentes ou ainda é necessário fazer uma pequena trilha para chegar à sua irmã menor, as Praias da Azeda e Azedinha ficam bem próximas uma da outra, separadas apenas por uma rocha.

Aliás, ambas as praias são pequenas e costumam ficar lotadas.

Uma das características das Praias da Azeda e Azedinha é possuírem águas transparentes e calmas. Sendo muito frequentada por famílias.

As praias possuem pequenas faixas de areia, e assim como muitas praias de Búzios são cercadas por paredões de rochas e muita vegetação. O que atribui um visual único para as praias.

Ainda é possível encontrar algumas embarcações na areia da praia, ou trailers um pouco mais afastados que vendem comidas e bebidas. Além de vendedores ambulantes pelo local.

O acesso para a Praia da Azeda e Azedinha é feita a partir da Praia dos Ossos. No canto direito (de quem olha para o mar) você deverá subir uma rua de pedras, e após descer um pouquinho terá uma vista fascinante das praias. Seu acesso é feito por uma escadaria de madeira. Assim, após descer a escada você chegará a Praia da Azeda, e ao caminhar um pouquinho, mais a frente estará a Praia da Azedinha.

Veja todas as informações que você precisa saber sobre as Praias da Azeda e Azedinha.

Praia de João Fernandes

Imagem de uma mulher aproveitando o sol nas águas cristalinas da praia de João Fernandes. Praias de Búziis
Praia de João Fernandes

Essa é uma praia muito frequentada tanto por turista, quanto pelos moradores da cidade. Assim, ela é a praia queridinha dos moradores de Búzios.

Desse modo, a Praia de João Fernandes possui aproximadamente 800 metros de extensão e fica localizada em uma área residencial, com muitos condomínios de luxo e pousadas.

A Praia de João Fernandes possui águas calmas e claras. Aliás, ela tem uma ótima infraestrutura com quiosques e restaurantes. Ao longo de sua orla você também encontrará bares e restaurantes.

Na areia da praia, ainda é possível encontrar tendas alugando equipamentos para praticar esportes aquáticos.

O acesso para a Praia de João Fernandes é bem tranquilo. Desse modo, se você optar em ir de carro poderá estacioná-lo em uma rua próxima a orla.

Animou em conhecer e aproveitar a Praia de João Fernandes, veja aqui tudo sobre essa praia.

Praia de João Fernandinho

E claro, que a Praia de João Fernandes tem sua irmã gêmea, a Praia de João Fernandinho.

O acesso para a Praia de João Fernandinho é feito pela Praia de João Fernandes, por uma trilha de aproximadamente 250 metros que passa em frente ao Hotel Colona.

Ela é uma praia menor, com aproximadamente 100 metros de extensão, cercada por paredões rochosos e vegetação, que garantem aquele visual lindo para o lugar.

Apesar de pequena, na Praia de João Fernandinho você encontrará quiosques que vendem comidas e bebidas. Além de alugar equipamentos para a prática de esportes aquáticos. Desse modo, o lugar é muito procurado por quem deseja tranquilidade, apesar de sua margem ficar lotada.

Praia de Geribá

Imagem de uma mulher caminhando descontraída pelas areias da Praia de Geribá de canga e viseira com os chinelos na mão. Praias de Búzios
Praia de Geribá

Então agora vamos conhecer uma das praias mais badaladas de Búzios, a Praia de Geribá.

Geribá possui aproximadamente 2 quilômetros de extensão e costuma ficar lotada em alta temporada. Aliás, essa praia tem como principais características possuir uma extensa faixa de areia, e a água bem gelada com um pouco de ondas. Sendo uma das praias queridinhas pelos surfistas e ainda quem pratica outros esportes aquáticos.

Sua orla é repleta de restaurantes, quiosques, pousadas e hotéis. Por isso, é um ótimo lugar para se hospedar. Geribá ainda conta com muitas mesas e cadeiras que ficam espalhadas pela areia da praia, caso você queira passar o dia no local.

A Praia de Geribá possui fácil acesso e fica a apenas 10 minutos da Rua das Pedras. Se você optar em ir de carro poderá estacioná-lo em alguma rua próxima a praia.

Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a Praia de Geribá.

Praia Rasa e Baía Formosa

Essas são duas praias que ficam bem juntinhas, sendo uma sequência da outra, por isso vamos falar das duas praias juntas.

As Praias Rasa e Baía Formosa possuem águas calmas, rasas e diferente das outras praias de Búzios, suas águas são um pouco mornas.

Nessas praias você não encontrará quaisquer quiosques ou restaurantes. Tendo em vista sua extensão, a praia é ideal para praticar atividades físicas, principalmente à tarde, quando o pôr do sol garante um espetáculo para você apreciar durante a atividade.

As praias ainda são ideais para quem gosta de velejar, tendo em vista os ventos fortes do local.

Praia de Manguinhos

Imagem do pôr do sol na Praia de Manguinhos visto do pier. Praias de Búzios
Praia de Manguinhos em Búzios

A Praia de Manguinhos é famosa, pois dela você poderá conferir um dos mais lindos Pôr do Sol de Búzios, visto do Porto da Barra. E isso aí, se você vai viajar para Búzios, já sabe onde vai conferir um sunset maravilhoso.

O Porto da Barra é o principal centro gastronômico da cidade, onde você encontrará lojinhas, restaurantes e bares, a beira da praia. Sendo assim, ele é ideal para passar a tarde e conferir pôr do sol. O local costuma ficar lotado nesse horário.

A Praia de Manguinhos não é muito frequentada por banhistas. Mas ela atrai quem pratica esportes aquáticos como vela, kitesurf e windsurf.

Ainda mais, a Praia de Manguinhos fica localizada o longo da Avenida José Bento Ribeiro. Contudo, ao passar pela avenida você não a verá de imediato. Como a praia possui uma pequena faixa de areia ela sempre fica escondida atrás das casas.

Praia das Virgens

A Praia das Virgens é uma praia pequena que não é muito frequentada por banhistas. Desse modo, a praia é deserta e cercada por vegetação rasteira.

O acesso para a Praia das Virgens é feito por uma trilha estreita, entre muitas pedras. Ainda mais, somente dá para chegar a sua margem quando a maré está baixa. Desse modo, essa praia é indicada para quem não dispensa uma aventura durante a viagem.

Praia dos Amores

Se você gosta de uma praia mais sossegada e adora uma pequena trilha, certamente vai amar a Praia dos Amores. Essa é outra praia pequena, com aproximadamente 300 metros de extensão.

O seu acesso é feito por uma trilha de pedras, a partir da Praia do Canto. Por isso, ela é uma praia destinada para quem procura sossego e tranquilidade.

 A Praia dos Amores é cercada por grandes formações rochosas e vegetação que garantem aquele visual maravilhoso.

Praia do Canto

A Praia do Canto fica localizada no Centro de Búzios, próximo a Rua das Pedras. Assim, ao contrário de muitas praias da cidade, a Praia do Canto é mais urbana.

Essa praia tem como características um mar calmo, com águas mais quentes. Sua margem possui uma pequena faixa de areia, mas ela conta com uma ótima infraestrutura. Desse modo, no local você encontrará bares, restaurantes e pousadas.

Praia do Canto ao seguir por uma trilha a esquerda você chegará às sossegadas Praia dos Amores e Praia das Virgens.

Praia da Armação

Imagem da Praia da Armação com a escultura dos Três Pescadores ao fundo e vários barcos ancorados.
Praia da Armação

A Praia da Armação também é uma praia mais urbana. Desse modo, ela segue toda a Orla Bardot e em alguns trechos não é possível ver a areia.

Aliás, essa não é uma praia indicada para banho, mas garante um visual lindo. Apesar de não ser indicada para banho, na Orla Bardot você encontrará bares, baladas e restaurantes para todos os gostos. Além é claro de encontrará a escultura da Brigitte Bardot.

É na Praia da Armação que fica o píer de onde saem os passeios de barco em Búzios. Aliás, nela também se encontra a Escultura dos Três Pescadores.

Praia dos Ossos

Imagem da Praia dos Ossos vista de um ponto mais elevado, com sua paisagem composta de muito verde que se contrasta com as aguas azuis e os vários barcos ancorados.
Praia dos Ossos

A Praia dos Ossos é vizinha da Praia da Armação. Assim, para chegar a está praia basta seguir pela Orla Bardot.

Essa é uma praia com charme único. Assim, o local é bem arborizado e o mar repleto de embarcações, garantindo um lindo visual para a praia. Aliás, da Praia dos Ossos você poderá pegar um táxi marítimo que te levará até as outras praias de Búzios.

O acesso para as Praias da Azeda e Azedinha é feito a partir da Praia dos Ossos, no canto direito (de quem olha para o mar).

Praia Brava

E olha mais uma praia para você aproveitar e curtir muito o litoral do Rio de Janeiro.

A Praia Brava fica um pouco afastada da Rua das Pedras. Aliás, ela possui esse nome devido à quantidade de ondas na maioria dos dias, o que atrai muitos surfistas.

Assim como a maioria das praias de Búzios, a Praia Brava possui aquele visual lindo com vegetação e formações rochosas. Aliás, se você é uma pessoa que adora agitação é na Praia Brava que você encontrará o Silk Beach Club.

Praia Olho do Boi

A Praia Olho de Boi é uma praia pequena e nudista. Desse modo, ela possui aproximadamente 100 metros de extensão.

Essa praia tem esse nome devido a uma semente chamada olho de boi que é muito comum na sua margem.

O acesso para a Praia Olho do Boi é feito por uma trilha a partir da Praia Brava.

Praia do Forno

A Praia do Forno é uma pequena praia com aproximadamente 130 metros de extensão. Ela é cercada por rochas e vegetações trazendo um aspecto bem natural para sua margem.

Uma das principais características da Praia do Forno é que suas areias são grossas com tons avermelhados.

Praia da Foca

Essa é uma pequena praia de aproximadamente 50 metros de extensão. Ela possui um visual típico das demais praias de Búzios, com formações rochosas e vegetação ao redor.

Por ser pequena e pouco explorada, a Praia não possui quiosques ou vendedores ambulantes, apenas muita beleza natural para você admirar.

O acesso para a Praia da Foca é feito por uma trilha de aproximadamente 200 metros.

Por possuir muitas pedras na praia, o local não é muito indicado para banhistas. Contudo, essa é uma praia ideal para quem quer um cantinho sossegado, bem como tirar muitas fotos maravilhosas.

Praia de Tucuns

Por fim, vamos conhecer um pouco da Praia de Tucuns. Ela possui aproximadamente 3 quilômetros de extensão e é a praia mais distante do Centro de Búzios. Por isso, a Praia de Tucuns está entre as praias de Búzios menos frequentada por turistas.

Mas o visual da Praia de Tucuns não deixa nem um pouco a desejar. Desse modo, sua margem possui uma extensa faixa de areia e é cercada por muita vegetação bem preservada, já que o local é pouco frequentado por banhistas.

Essa praia é procurada por praticantes de esportes como surf, kitesurf, windsurf e inclusive ela serve de pouso para quem pratica parapente. Então se você é uma pessoa bem aventureira, a Praia de Tucuns é a ideal.

A Praia de Tucuns não possui quiosques, mas em alta temporada você poderá encontrará algumas tendas ou vendedores ambulantes.

Informações sobre as praias de Búzios

Por fim, vamos a algumas informações sobre as praias de Búzios.

Se você vai viajar para Búzios em alta temporada, poderá encontrar algumas praias bem lotadas. Em alguns casos, sendo até difícil encontrar um espaço na areia.

Ainda mais, Búzios é uma cidade bem cara. Desse modo, se você fizer refeições na praia durante a viagem poderá sair bem cara. Para você ter uma ideia, apressamos um sanduíche do vendedor ambulante na Praia de João Fernandes e ele custava R$ 20,00.

Uma característica das praias de Búzios é que as águas são bem geladas. Para quem prefere água mais quente não vai aproveitar tanto as praias.

Animado para conhecer Búzios? Então veja as pousadas mais incríveis da cidade.

Vai viajar para Búzios conheça também as praias de Arraial do Cabo.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip